TEMAS TRANSVERSAIS

Trabalho e Consumo



          Este tema incorpora no currículo escolar demandas sociais urgentes, de abrangência nacional, passíveis de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e com importante papel na promoção da participação social e política. Seus pressupostos são os seguintes: em todo produto ou serviço consumido existe trabalho social; este trabalho é realizado segundo determinadas relações de trabalho que não são naturais e sim construídas historicamente, sendo, portanto, passíveis de crítica, intervenção e transformação.
Busca-se, portanto, pela análise do trabalho e do consumo na atualidade, explicitar as relações sociais nas quais se produzem as necessidades, os desejos e os produtos e serviços que irão satisfazê-los. Participar dos debates sobre as formas de realização e organização do trabalho e do consumo, compreendendo suas relações, dependências, dilemas e direitos vinculados, assim como os valores que lhe são associados, subsidiará uma atitude crítica, na perspectiva da valorização de formas de ação que favoreçam uma melhor distribuição da riqueza produzida socialmente.

Texto I 


                            TRABALHO E CONSUMO                                

 O trabalho e o consumo, na sociedade atual, encontra-se desarticulados das necessidades profundas e vitais no ser humano. Antigamente, na luta pela sobrevivência, o trabalho tinha um significado real e imediato e o homem realizava-se por meio dele. E o consumo estava restrito apenas para saciar as necessidades básicas do homem. 
  Os tempos mudaram e a sociedade passou a exigir cada vez mais do trabalhador. O trabalho tornou-se uma obrigação, muitas vezes penosa, que se realiza apenas em troca de um salário que na maioria dos casos, não atendem as necessidades básicas do cidadão. Esse trabalho tem gerado distribuição desigual de renda, a riqueza de uns e a pobreza de outras.
  As formas de trabalhar mudaram com o tempo algumas profissões surgiram, como a do engenheiro espacial, outras, praticamente desapareceram ou diminuíram muito em quantidade. Essas mudanças diminuíram consideravelmente as vagas do mercado de trabalho, o trabalho formal aquele com carteira assinada, ficou mais difícil, por outro lado, o trabalho formal ainda representa oportunidades.
 No entanto, a batalha diária pela sobrevivência através do trabalho muitas pessoas chegam a viver para trabalhar, ´´ trabalho  excessivo``, esta condição de trabalho leva grandes consequências na qualidade de vida, como por exemplo, na saúde envolvendo má alimentação, falta de concentração, distúrbios do sono, cansaço do corpo e da mente, podendo ainda desenvolver casos mais graves como o estresse e a depressão.
 Todo trabalho merece ser valorizado, tal que a natureza é modificada pelo trabalho do homem.
  O trabalho é uma das formas motivadoras para o consumismo. Quanto mais o cidadão ganha dinheiro, maior será seu poder aquisitivo de bens. O homem da sociedade atual está ficando cada vez mais exigente e é incapaz de ficar satisfeito por muito tempo; Quando satisfaz uma necessidade tem outra logo em seguida.
  A desvalorização imediata das antigas ofertas de mercado tem por objetivo desfazer-se de mercadorias não duráveis para que novas ofertas a substituem. Assim o mercado manipula a insatisfação com a identidade adquirida levando o consumidor a uma necessidade de uma nova identidade.
 Mudanças nos hábitos e costumes acontecem, porém, os consumidores adotam ações preventivas e novas tendências de consumismo, por exemplo, não apostam somente no plano de saúde, antes disso, recorrem a academias, nutricionistas, terapias para garantir uma boa qualidade de vida, e sofrem influências com a mídia direta ou indiretamente no seu comportamento social e pessoal, exibindo estas tendências em hábitos, moda, estilos e novas tecnologias, etc.
   O consumismo pode transformar a sociedade em vários aspectos e um deles é o fato de que tudo o qual se consome e gera dejetos tem um destino adequado após uso. Como por exemplo, o consumo de eletrônico quando não descartados corretamente podem apresentar ricos à nossa vida, por meio da contaminação de metais pesados ´´ substâncias químicas`` contidos nesses objetos descartados.
   No entanto, cabe à escola o papel de discutir esses temas com os alunos, futuros integrantes do mercado de trabalho de trabalho e de consumo. Lutar por direitos ligados à liberdade, à participação nas decisões políticas e à igualdade de condições dignas é um modo de consumir a  cidadania.
   Portanto, o homem para viver em uma regularidade social precisa do trabalho para garantir sua sobrevivência dentro do consumo numa sociedade de ordem capitalista. Essa temática gera várias indagações como: o homem trabalha para viver ou vive para trabalhar? Consome para viver ou vive para consumir? Enquanto trabalha não estaria também de certa forma consumindo?


Org : Reg!s
Fonte : http://vidaconsumoetrabalho.blogspot.com.br/











TEXTO II





O QUE TEMOS É O QUE PRECISAMOS OU O QUE QUEREMOS?





 TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS - ABRAHAM MASLOW.


        ´´ O homem é incapaz de ficar satisfeito por muito; quando satisfaz uma necessidade, tem outro logo em seguida``- Abraham Maslow.
           As pessoas mudaram seus hábitos com o passar dos anos, e podemos dizer que ainda bem, afinal de contas, se eles não houvessem mudado, certamente estaríamos na mesma condição, com os mesmos produtos e serviços, sem nenhuma inovação.

        Para ajudar a entender a necessidade humana e, principalmente, a entendermos a evolução dessa necessidade, vamos estudar a Hierarquia das Necessidades Humanas de Maslow.
        Abraham Maslow é considerado o pai da Teoria Motivacional Moderna e retrata em escalas a satisfação e não satisfação em relação às necessidades, veja:

Necessidades Fisiológicas: Diz respeito à necessidade do ser humano em relação à alimentação, moradia, saúde, etc.  A satisfação do ser humano nesse caso, é ter uma remuneração para satisfazer essa necessidade primária. A sua insatisfação é não ter essa remuneração, e muitas vezes se confinar num ambiente do trabalho apenas para não perdê-la, ou seja ele trabalha pela necessidade e não pela satisfação.

Necessidades de Segurança: O ser humano precisa sentir-se seguro contra roubo, perigo, desemprego, doenças, ´´ por ele e pela família``, além de outros fatore sociais. Para ele, a                satisfação é ter um governo que lhe ofereça segurança, um trabalho estável, ter uma família que lhe acolha, etc. O que é insatisfatório para o ser humano nesse caso são as situações não previsíveis.

Necessidade Social: Com as necessidades primárias equilibradas ´´fisiológicas e de segurança``, o ser humano precisa sentir-se aceito na socidade, conquistar amizades e fazer relacionamento, a satisfação, nesse caso, é ter suas vontades compreendidas, ter suas opiniões levadas em consideração. A sua insatisfação ocorre quando justamente esses desejos não acontecem.

Necessidades da Auto - Estima: Quando você é reconhecido pelo grupo em que está envolvidos, as necessidades são secundárias, porém fundamentais. Trata-se do desejo de uma imagem positiva, ter o reconhecimento das pessoas, conquistar a admiração plena. Isso pode acontecer com o prestígio da profissão, porém, é facilmente desacreditada quando a baixos salários, falta de reconhecimento e motivação.

Necessidade de Auto - Realização: Por ser a última da hierarquia de Maslow, podemos levar em consideração que seja a mais difícil de se entender, porém, não tão difícil de se conquistar. A realização pessoal deve ser compreendida por nós mesmos. É importante encontrar algo que realmente lhe dê prazer, como uma profissão, uma atividade complementar, etc.




                  VALORES SOCIAIS

                          ÉTICA


                     RESPEITO



SOCIODIVERSIDADE - A DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL
Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaç...



Nenhum comentário:

Postar um comentário