sábado, 11 de fevereiro de 2012

OQUE É GLOBALIZAÇÃO ? GEOGRAFIA 9º ANO



"A notícia do assassinato do presidente norte-americano Abraham Lincoln, em 1865, levou 13 dias para cruzar o Atlântico e chegar a Europa. A queda da Bolsa de Valores de Hong Kong (outibro-novembro/97), levou 13 segundos para cair como um raio sobre São Paulo e Tóquio, Nova York e Tel Aviv, Buenos Aires e Frankfurt. Eis ao vivo e em cores, a globalização"(Clóvis Rossi – do Concelho Editorial – Folha de São Paulo)


"O furacão financeiro que veio da Ásia, passou pela Europa, Estados Unidos e chegou ao Brasil, teve pelo menos uma vantagem didática. Ninguém pode mais alegar que nunca ouviu falar da globalização financeira. Até poucos meses, é provável que poucos soubessem onde ficava a Tailândia ou Hong Kong. Hoje muita gente sabe que um resfriado nesses lugares pode virar uma gripe aqui. Especialmente se fizer uma escala em Nova York."
(Celso Pinto – do Conselho Editorial – Folha de São Paulo)
Mas, o que é essa globalização e como é que ela se manifesta ?




Não há uma definição que seja aceita por todos. Ela está definitivamente na moda e designa muitas coisas ao mesmo tempo. Há a interligação acelerada dos mercados nacionais, há a possibilidade de movimentar bilhões de dólares por computador em alguns segundos, como ocorreu nas Bolsas de todo o mundo, há a chamada "terceira revolução tecnológica"( processamento, difusão e transmissão de informações). Os mais entusiastas acham que a globalização define uma nova era da história humana.
Qual a diferença entre Globalização, Mundialização e Internacionalização?


Globalização e Mundialização são quase sinônimos. Os americanos falam em globalização. Os franceses preferem mundialização. Internacionalização pode designar qualquer coisa que escape ao âmbito do Estado Nacional.

Quando o mundo começou a ficar globalizado?


Novamente, não há uma única resposta. Fala-se em início dos anos 80, quando a tecnologia de informática se associou à de telecomunicações. Outros acreditam que a globalização começou mais tarde com a queda das barreiras comerciais.
Globalização é poder comprar o mesmo produto em qualquer parte do mundo?
Não se pode confundir globalização com a presença de um mesmo produto em qualquer lugar do mundo. A globalização pressupõe a padronização dos produtos (um tênis Nike, um Big Mac) e uma estratégia mundialmente unificada de marketing, destinada a uniformizar sua imagem junto aos consumidores.
Se as empresas globalizadas não tem país-sede, o que ocorre quando querem fazer um lobby?
A rigor, as empresas globalizadas preocupam-se muito mais com marketing, o grosso de seus investimentos. Se em determinado país as condições de seu fornecedor se tornaram desfavoráveis - os juros aumentaram, o que implica no aumento dos produtos -, a empresa globalizada procura outro fornecedor em outro país. Ela não perderá tempo em fazer lobby sobre determinado governo para que o crédito volte a ser competitivo.
Por que dizem que a globalização gera desemprego?
A globalização não beneficia a todos de maneira uniforme. Uns ganham muito, outros ganham menos, outros perdem. Na prática exigem menores custos de produção e maior tecnologia. A mão-de-obra menos qualificada é descartada. O problema não é só individual. É um drama nacional dos países mais pobres, que perdem com a desvalorização das matérias-primas que exportam e o atraso tecnológico.


A globalização vai deixar os ricos mais ricos e os pobres mais pobres?
Em seu relatório deste ano sobre o desenvolvimento humano, a ONU comprova que a globalização está concentrando renda: os países ricos ficam mais ricos, e os pobres, mais pobres. Há muitos motivos para isso. Alguns deles: a redução das tarifas de importação beneficiou muito mais os produtos exportados pelos mais ricos. Os países mais ricos continuam a subsidiar seus produtos agrícolas, inviabilizando as exportações dos mais pobres.


Fonte: http://www.coladaweb.com/geografia/globalizacao/o-que-e-globalizacao
Org.: Rég!s





                             ASSISTA UM VÍDEO


   





                          Paródia sobre Globalização


Musica e Letra de : Luiz André Nunes Cardoso 



Galera preste atenção
No que vamos explicar
O processo de mudança
Que o mundo vai adotar

O passado que vivemos
Hoje se aposentou
E a tecnologia
Enfim si modernizou

Trazendo inteligência
E muita educação
Mais saúde e lazer
E uma boa condição

Isso é globalização
Isso é modernização
O processo que transforma
O futuro da nação

E nos meios de informação
Um show de renovação
Celular com internet
Revista e televisão

As empresas se destacam
Trazendo inovação
Com muita eficiência
E boa satisfação

Do Japão tem a Suzuki
Da China tem a Steel
Coca-cola americana
E é sucesso no Brasil

Isso é globalização
Isso é modernização
O processo que transforma
O futuro da nação

Mais o mundo tem problema
Pode crê que vou dizer
Muita fome e pobreza
E muita destruição

No Haiti foi terremoto
Tsunami no Japão
Deslizamento no Brasil
Causado pela erosão




As matas são derrubadas
E os rios são poluídos
O ar é contaminado
E o planeta esta perdido


Isso é globalização
Isso é modernização
O processo que transforma
O futuro da nação

Nenhum comentário:

Postar um comentário