quinta-feira, 30 de agosto de 2018

TEXTO - SOCIALIZAÇÃO 1° ANO E.M.

   
           VISITE TRABALHOS FEITOS POR ALUNOS :   



            Pensando o Individuo , temos que  esse carrega um grande conhecimento sobre normas, gestos, palavras, maneiras de pensar, conversar e interagir com as outras pessoas. Esse conhecimento nós usamos, atualizamos, ensinamos e apreendemos novamente, sempre em um processo de troca com as outras pessoas em inúmeras situações da vida cotidiana. As instituições são uma parte significativa deste processo de socialização;onde esta abaixo destacado : a religião, a escola e a família.
Família
           Alguém conhece aquele ditado que diz “a caridade bem entendida começa por casa”? É um provérbio interessante que tenta nos ensinar que a nossa família é o mais importante. Mas também assinala um aspecto significativo: que a família é a nossa primeira escola de vida. Por quê? Porque é com ela que aprendemos a nos relacionar uns com os outros. Também aprendemos um aspecto muito importante para o futuro na sociedade: os papéis que cada um de nós vai ter em diversas situações.
           Vamos pensar como aprendemos esses papéis. Uma das brincadeiras que as crianças mais gostam é de mamãe e papai. É normal que compremos de presente para uma criança um brinquedo de bebê, ou para cozinhar, ou para trabalhar de algum ofício (como carpinteiro), ou comprar um caminhão de bombeiros, ou uma fantasia de policial. Desta maneira, as crianças, por meio das brincadeiras, vão aprendendo diferentes papéis e ocupações que as pessoas têm na vida adulta e até de maneira simultânea. Por exemplo, uma mulher é mulher, é mãe, é profissional, trabalha fora ou é dona de casa, mas ao mesmo tempo também é filha, pode ser avó e várias “coisas” mais. Uma criança pequena também brinca de várias coisas, um dia de cabeleireira, outro dia de mamãe, outro dia de pintora e assim por diante. Ao mesmo tempo aprende a ser filha e respeitar o pai e a mãe. Com certeza também é neta, aprendendo que deve ter respeito pelos avós, já que se trata de pessoas mais velhas que ela.
Dica 1 – Relembre tudo sobre Indivíduo, Sociedade e Socialização nesta aula preparatória para Sociologia  https://blogdoenem.com.br/individuo-sociedade-socializacao-sociologia-enem/
           Para vários de nós já aconteceu que os nossos pais disseram “não brinque com a bola dentro de casa”, nós não obedecemos e acabamos quebrando algum vidro ou uma janela como consequência. Ali os pais precisam se impor e aplicar uma punição, por exemplo, não nos deixar assistir televisão, não comer docinhos ou proibir alguma coisa que gostamos de fazer. É difícil para eles, às vezes, aplicar essa punição, porque eles não querem que os filhos fiquem tristes, mas nós precisamos entender que as nossas ações têm consequências é que somos responsáveis por elas.
           Um dos melhores aprendizados de nossa vida é com os irmãos. Eles são os nossos melhores amigos e ao mesmo tempo colegas de travessuras, às vezes aliados e outras vezes ferozes inimigos. Os irmãos nós ensinam que as outras pessoas são iguais a nós, que ninguém tem privilégio, a compartilhar as coisas e respeitar a vez de cada um. Pedir emprestado um brinquedo ao nosso (a) irmão (ã) nos ensina a respeitar a propriedade de outra pessoa, pois não podemos quebrar o brinquedo já que não nos pertence. São coisas muito sutis, mas que, ao longo da nossa infância, vão ensinando-nos que há outras pessoas no mundo, as quais temos que respeitar. Ensina-nos também que existem determinadas maneiras de nos relacionar com cada pessoa, pois uma relação entre irmãos não é igual a uma relação com os pais, nem com os avós. O fundamental é que todas essas relações, ainda com suas variações, estão baseadas no respeito.
           Vários autores importantes têm trabalhado sobre as funções e importância da família, assim como a maneira pela qual contribui a constituir ideias, valores e relações que as pessoas vão desenvolver ao longo da vida. Um conceito muito interessante foi proposto pelos autores Berger e Luckmann, que denominaram esse conjunto de experiências que a nossa família nos transmite como socialização primária. Inspirados no sociólogo e filósofo Alfred Schutz (1899 – 1959), os autores citados tentaram compreender as maneiras nas quais a família, como instituição (ou seja, como relação social duradoura e geradora de códigos, normas e valores), contribuía a constituir ao ser humano e a dotá-lo do conhecimento necessário para o resto da vida.
                                                     Da família para a escola
        Na aula passada trabalhamos um pouco com a função da escola, tanto no processo de socialização como na sua inter-relação com as diversas partes da vida de uma criança. A escola vai ser a nossa segunda instância de socialização já que ela nos recebe desde muito pequenos. Na hora de entrar na escola aprendemos também várias maneiras de nos relacionar, desta vez com pessoas que não são parte da nossa família. É uma instância difícil para muitas crianças, já que ficam longe dos pais e passam um tempo considerável sem eles. Mas encontram e conhecem muitos amigos e os professores, que também vão ser muito importantes na educação deles.
     Na escola vamos assimilando progressivamente conteúdos temáticos e curriculares específicos, aprendemos matemática, língua, história, ciências, artes, etc. Mas também é importante que uma criança tenha tempo e espaço para brincar, para interagir com outros. Assim o trabalho em equipe, os esportes, atividades de final de ano, são várias maneiras pelas quais elas vão aprendendo a trabalhar com outros e a respeitar outras opiniões. É normal que no caso de crianças que são filhos únicos a escola seja o momento de conhecer “irmãozinhos”, outros iguais que têm os mesmos direitos, mas outros desejos e outras maneiras de falar e se comportar.
            Um dos aprendizados mais importantes na escola é conhecer diferentes tipos de autoridades, como nossos (as) professores (as), diretores (as), pessoal que trabalha na limpeza, funcionários, etc. Também encontramos edifícios, mesas, cadeiras e coisas que não são da nossa propriedade, mas que não são de ninguém, elas são públicas, de todos, e por isso devemos respeitá-los e mantê-los limpos e em boas condições. As crianças também aprendem que existem várias maneiras de serem avaliadas no espaço da escola, não se trata somente do conhecimento das áreas mencionadas, senão também a conduta e o respeito às normas. Esperar na fila do banheiro, responder apropriadamente ao professor, se responsabilizar por uma tarefa que não foi feita, enfrentar as consequências dessa falta de responsabilidade e responder também frente aos pais e assim por diante.
                                       Religião
         É possível comparar a nossa religião com a escola e a família? As pessoas aprendem as mesmas coisas na Igreja, por exemplo, que em casa todos os dias? O que acontece então com as pessoas que são de diferentes religiões? É possível nos entendermos com essas pessoas de outras religiões? Eis aqui muitas perguntas de difíceis respostas, que vamos tentar utilizar como um caminho para refletir sobre a importância da religião nas relações entre as pessoas.
        Acreditamos importante começar dizendo que o fato de viver em uma sociedade plural, ou seja, com diferentes religiões, etnias, raças, crenças, identidades, requer de nossa parte uma atitude de respeito e compreensão que, embora não seja simples, é necessária e tem se convertido no principal desafio das sociedades modernas. As crescentes migrações e fluxos de pessoas por motivos econômicos, políticos, sociais e culturais têm provocado um conjunto de inconvenientes e desafios às autoridades políticas das sociedades atuais, como bem explicam autores como Appadurai, Arato e Cohen, Castles e Miller, entre outros. Isso aqui é de suma importância, já que é preciso encontrar uma maneira para que nós consigamos viver juntos de maneira harmoniosa, respeitando as crenças e costumes de todas as pessoas.
      Vamos trabalhar um pouco melhor isto com um exemplo. Em países como França e Espanha as problemáticas surgidas pelas religiões diferentes não são somente de um nível pessoal, ou seja, desentendimentos entre pessoas. Elas têm virado problemas de Estado, no sentido de que às vezes é preciso que as máximas autoridades tomem uma decisão sobre determinadas liberdades, usos e costumes. Sendo assim, nos países citados existem algumas proibições. Um caso desses são as mulheres de religião islâmica, que costumam utilizar um velo que cobre grande parte do rosto e do cabelo, para andar pela rua e nos espaços públicos, chamado burca.
image001.jpg
Domingo, 10 de julho de 2011. Jornal El País. Espanha.
Disponível em: . Acessado em: 27/05/2012
            Este tipo de práticas, entre outras, tem gerado uma controvérsia muito grande, no que refere à liberdade das pessoas, das imposições das religiões e daquilo que o Estado pode “deixar acontecer” no espaço público da sua população. Alguns setores da população acreditam que é uma evidência de falta de liberdade das mulheres dessa religião e, ao mesmo tempo, uma maneira de promulgar a religião em espaços públicos que o Estado tem declarado como laicos. Assim, no caso da França e Espanha acabou sendo proibido por lei o uso em espaços públicos da burca, apesar da insistência de homens e mulheres islâmicos, em um esforço de salientar a convivência igualitária entre todas as pessoas.
          Por outro lado, é importante mencionar que a análise sociológica da religião, do seu conteúdo ideológico e da sua influência positiva ou negativa está longe de ser simples. Enquanto alguns autores, como o mesmo Karl Marx (1818 – 1883) ou seguidores do seu pensamento como Lois Althusser (1918-1990), têm considerado a religião (e até a escola) como mecanismos de dominação de alguns grupos sociais por parte de outros mais poderosos. Outros autores, como Thomas Marshall (1893 – 1981), têm reconhecido que, por exemplo, a religião católica tem sido uma origem muito importante da igualdade dos direitos que hoje todos nós temos, já que ela foi a que reconheceu que todo mundo é igual frente aos olhos de Deus.
                                  Interações complexas
             Este último exemplo nos conduz a uma discussão interessante em relação às funções de cada uma das instituições que temos comentado família – escola – religião. Mas também das possíveis contradições que entre elas aparecem, já que elas são parte fundamental da conformação do indivíduo como pessoa, capaz de interagir em qualquer situação cotidiana. Podemos nos perguntar o que acontece com uma pessoa que na sua casa aprendeu e praticou sempre a religião islâmica. Ela acredita que determinadas práticas e ações lhe dão honra e a fazem uma pessoa melhor, e na hora que chega à escola as autoridades lhe negam o exercício da religião. Ela tem direito a reclamar e exigir que lhe permitam praticar a sua religião em espaços públicos? Esse tipo de ações e práticas corresponde somente ao espaço privado da família e do lar? Como podemos decidir quem está certo quando algumas práticas religiosas ou culturais de uma pessoa insultam ou denigrem a outra? O espaço público deve ser neutro, ou seja, sem inclinação nenhuma?
                Todos esses interrogantes são complexos e dificilmente encontramos uma resposta que consiga dar conta de todas as opiniões, especialmente porque possivelmente não exista só uma posição certa. O fenômeno de coexistência (e a necessidade de convivência) de pessoas de diversas religiões, etnias, identidades, etc. tem se convertido em uma característica central das sociedades de caráter multicultural, em que a mistura cultural e as diversas exigências de direitos privados e públicos fazem parte da agenda das autoridades de quase todos os países.
        Dentro da sociologia estes problemas tentam ser pesquisados e analisados desde diferentes perspectivas, procurando levar em conta todos os interesses e sujeitos que fazem parte de situações cada vez mais comuns e regulares. A principal tensão provém do fato de que a família é um espaço privado, doméstico, em que os direitos das pessoas garantem que possam realizar as práticas que as pessoas escolham na medida em que respeitem os direitos humanos. O caso da escola e da religião resulta mais complexo já que compromete espaços públicos, em que muitas pessoas com diversas crenças, religiões, identidades entram em contato, e é preciso definir e encontrar maneiras de conviver pacificamente, sem faltar com o respeito a ninguém.
                No Jornal El Pais, da Espanha, foi publicada uma matéria titulada “Sem “burka” não quero viver”. Foi uma reportagem feita sobre uma menina de religião islâmica que mora na Espanha, chamada Melilla, de quinze anos, que parou de ir ao colégio. O motivo foi que nele não era permitido usar a burca, um pedaço de tecido que cobre o rosto, característico das mulheres de religião islâmica. Melilla escolheu continuar utilizando a burca nos espaços públicos, embora isso exija parar de estudar. Vejamos um trecho da reportagem, o que foi dito pelo diretor do Colégio:
           “Nós comunicamos à mãe da criança que ela não pode vir no Colégio com a burca. Insistimos na importância das aulas para a formação dela. Ela tentou negociar conosco. Ao final Melilla regressou ao colégio sem a burca, mas usando-a em alguns momentos do dia. Nós dissemos para ela que tirasse a burca, e ela obedeceu.
                 Depois do recreio, Melilla veio conversar comigo, perguntando se ela podia continuar no colégio tirando e botando a burca por alguns momentos. Eu pedi para ela que não viesse ao colégio usando a burca, toda coberta, nem que tentasse convencer outras meninas a fazer a mesma coisa (informação que já tínhamos). “Ela não voltou ao colégio depois disso”.
image002.jpg
Foto de Melilla na sua casa, usando a burca, quando foi feita a reportagem. Jornal El Pais.
Disponível em: . Acessado em: 30/05/2012.


Questão 1
A decisão do diretor do colégio de pedir para Melilla que não usasse a burca é problemática. Ele oferece algumas razões pelas quais o colégio não aceitou que ela usasse o velo sobre o rosto para assistir as aulas todos os dias. Lembrando as informações que foram trabalhadas sobre alguns países e suas políticas em relação às práticas religiosas, podemos afirmar que:
a) É responsabilidade do colégio como instituição pública oferecer um espaço neutro, sem privilegiar acessório que manifeste uma identificação religiosa.
b) No caso do colégio da reportagem poderiam ser permitidos alguns acessórios religiosos e outros não, já que as autoridades da instituição podem escolher que tipo de religião salientar e qual não.
c) Melilla pode reclamar ao colégio para aceitar o uso da burca já que é a sua religião e, como instituição pública, eles devem respeitar o seu direito.
d) Para ser permitido o uso da burca nos espaços públicos como um colégio seria necessário uma lei do Estado para permitir a identificação religiosa de cada indivíduo.

JUSTIFICATIVA :____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Questão 2
Em relação à aprendizagem que Melilla teve na sua casa, podemos entender que a família dela pratica a religião islâmica e que os filhos vão aprendendo dos pais os usos e costumes da religião. Mas também sabemos que a família de Melilla faz parte de uma comunidade, de uma sociedade de maior escala. Em relação ao convívio de diversas religiões em uma sociedade podemos dizer que:
a) Para evitar problemas e conflitos entre as pessoas, o Estado deveria escolher, reconhecer e promover uma religião só, para que todas as pessoas a praticassem.
b) Cada família pode praticar a religião escolhida dentro da esfera da sua vida privada, ou seja, reconhecer que existem algumas práticas e costumes que devem ser diminuídos ou evitados em espaços públicos se as leis da sociedade assim o estabelecem.
c) O Estado não deveria intervir nas escolhas das pessoas, tanto se as ações e costumes são realizados em espaço privado como em espaço público, sem importar se acabam sendo gerados conflitos entre as pessoas e os grupos.
d) Considerando que os conflitos religiosos, étnicos e de identidade são produto exclusivamente dos movimentos migratórios das últimas décadas, os Estados, utilizando o seu poder, deveriam simplesmente deixar entrar no país aquelas pessoas que têm a mesma religião da maior parte da sua população


.JUSTIFICATIVA :____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Questão 3
image003.jpg
Lendo a história em quadrinhos da Mafalda conversando com a sua amiga Susanita, podemos ver que elas discordam nas prioridades que querem atingir quando crescer. A Susanita sugere ironicamente para Mafalda sair na rua sem vestido, e Mafalda acaba batendo na amiga, mas sabendo que ela tem razão. Por que que a Mafalda reconhece que a Susanita está certa?
a) Porque os vestidos têm, efetivamente, um valor maior para quase todas as pessoas, comparado com o conhecimento amplo sobre diversas coisas.
b) Porque a polícia prende as pessoas que não têm amplo conhecimento sobre coisas e carecem de cultura.
c) Porque sair sem cultura é ilegal, da mesma maneira que sair sem botar roupa, mas com uma punição menor.
d) Porque é ilegal sair na rua sem botar roupa, sendo um código de conduta apropriado para manter a ordem pública.

JUSTIFICATIVA :____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Questão 4
Sociologia Enem
Observemos juntos a imagem. Ali se retrata uma família, um pai, uma mãe e o filho, com uma atitude violenta, onde o pai grita para a mãe e o filho. Ao conviver com esse tipo de trato entre eles, o filho reproduz a sua atitude com o ursino. Da cena familiar podemos deduzir que:
a) A maioria das relações entre os pais e os filhos acaba sendo de violência e gritaria quando os filhos não se comportam, como parte normal das punições que os pais aplicam na etapa de socialização primária.
b) É a decisão do filho reproduzir ou não esse tipo de atitude, já que no processo de constituição do indivíduo ele tem a capacidade de se isolar das relações familiares nas quais se encontra inserido.
c) É o direito dos pais tratar do jeito que eles acreditam apropriado os filhos, ainda que isso acabe em formas e maneiras violentas, já que as relações familiares se encontram na esfera privada, em que as pessoas podem fazer a sua vontade.
d) A experiência de socialização primária e o contato com a família no primeiro período de vida influencia as atitudes e maneiras pelas quais as crianças vão estabelecer contato com outras pessoas, já que se trata da primeira instância de relacionamento com os outros.


JUSTIFICATIVA :____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5
Em um artigo muito interessante titulado O processo de socialização infantil sob um novo olhar, a sua autora, a Professora Eliza Maria Barboza, estabelece que:
“Quando nos colocamos o desafio de conhecer as formas usadas pela criança para se
organizar subjetivamente num novo contexto social, a escola, havia para nós uma idéia implícita de que as experiências produzidas no grupo familiar são fundamentais para essas outras que se iniciam com a escolarização. Acreditamos que as experiências vividas em outros contextos são tomadas pela criança como ponto de partida para a interpretação de novos esquemas sociais. A construção da visão de mundo efetuada pela criança se faz com o auxílio dos elementos produzidos por sua contínua interação com seus semelhantes, em contextos sociais que vão se interpondo e, por isso, não são excludentes”. (Revista Poiésis – Volume I, Número 1,, janeiro/dezembro 2003. p. 20-34)
Do parágrafo citado do artigo da professora Barboza, podemos entender que:
a) A única maneira de compreender as formas pelas quais uma criança se adapta e desenvolve em um novo contexto social é por meio da análise das relações familiares, já que são estas as que determinam a compreensão que a criança tem dos outros contextos sociais.
b) Não é possível colocar em comparação as experiências de socialização familiares com outros contextos de socialização já que, pelo fato de ser a primeira instância, ela é diferente dos outros contextos sociais.
c) É preciso entender que existe uma conexão entre as experiências produzidas no grupo familiar como instância de socialização primária. Especialmente porque delas derivam as maneiras pelas quais a criança vai a começar a compreender e interpretar o mundo que a rodeia.
d) Dificilmente seja possível trasladar a aprendizagem que a criança teve com sua família para outros contextos sociais porque a relação que ela tem com os membros do seu núcleo familiar é completamente diferente da com o resto das pessoas. Aliás, o tipo de interação é muito diferente, já que no grupo familiar os pais e avós não são entendidos como semelhantes


.JUSTIFICATIVA :___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Org. Régis
https://blogdoenem.com.br/escola-religiao-e-familia-sociologia-enem/



OS ALUNOS DEVERÃO PARTICIPAR DESTA ATIVIDADE ATRAVÉS DOS COMENTARIOS SEGUINDO O EXEMPLO ABAIXO :

ALUNO :  Rég!s        Série  : 1º Ano G   : EE Benevenuto Torres 

1A -  Justificativa  : Porque o céu é azul , e quando esta verde pende para o amarelo , no entanto pode se notar que quando é roxo , fica verde .

2 C-  Justificativa  : Porque o céu é azul , e quando esta verde pende para o amarelo , no entanto pode se notar que quando é roxo , fica verde .

3A -  Justificativa  : Porque o céu é azul , e quando esta verde pende para o amarelo , no entanto pode se notar que quando é roxo , fica verde .

4B -  Justificativa  : Porque o céu é azul , e quando esta verde pende para o amarelo , no entanto pode se notar que quando é roxo , fica verde .

5D -  Justificativa  : Porque o céu é azul , e quando esta verde pende para o amarelo , no entanto pode se notar que quando é roxo , fica verde .






127 comentários:

  1. Aluno: Sérgio Henrique N:34 Serie1A

    1-D:Para ser permitido o uso da burca nos espaços públicos como um colégio seria necessário uma lei do Estado, por isso o colégio estava serro de proibir o uso de burca na sala de aula ou dento do colégio

    2-C: O Estado não deveria intervir nas escolhas das pessoas, mas como não é cistume o uso de burcas em colégios,isso deveria ser respeitado por todos

    3-A: Porque os vestidos têm, efetivamente, um valor maior para quase todas as pessoas, e por esta errada Mafalda se irrita e bate na sua amiga

    4-B: o garoto reproduz esse tipo de violência trazida pela relação de seus pais, assim o garoto demostra a violência em seu urso incho de pelúcia

    5-A:A única maneira de compreender as formas pelas quais uma criança se adapta e desenvolve em um novo contexto social.
    As relações dos pais são muito importante para a adaptação de uma criança , porque se uma criança vê o pai batendo na mãe ele vai tentar reproduzir isso, então por isso é importante a relações familiar

    ResponderExcluir
  2. Pedro Henriques N. Dos reis N:28 1ano:A
    E.E.prof.Benevenuto Torres

    RESPOSTAS
    1:c acho eu que como todos cidadão nos temos direito de nós expressamos livremente e mesmo que as pessoas não concordem elas têm que resperespeitar nossa religião nossa forma de se vestir ou até mesmo o sexo de cada um sem ter preconceito.

    2:B achei essa resposta a mais lógica pra mim é sim as vezes para evitar conflitos cm outros cidadãos não que nós somos obrigados mais sim podemos evitar algumas práticas em lugares publicos porque existem várias religiões e para não incomodar o próximo podemos minimizar algumas práticas em espaços públicos

    3:DPorque as pessoas pouco se importam se vc tem cultura ou não a sociedade quase num geral as vezes só olham suas vestes e já dão uma identidade a vc sem mesmo saber sua cultura ou seus conceitos

    4:D Pq quando ainda somos crianças nós não sabemos pq é errado ou certo então nós nos espelhados em nossos pais (socialização primária)então se eles xingaren um ao outro nós iremos achar certo e vamos colocar aquilo em ação mais pra frente pq foi esses valores q nós foram atribuídos quando pequenos

    5:A no meu ponto de vista sim oq aprendemos em casa nos ajuda na forma de entendemos as outras q ainda iremos aprender pois desde pequeno na família já está sendo passado algum conceitos a nos é sim ela interfere a nós socializarmos em contextos sociais

    ResponderExcluir
  3. Aluna:Giovanna P. De Mello Série:1°B :E.E Benevenuto Torres

    1C- Justificativa;Como a escola é uma instituição publica, deveria respeitar os valores religiosos e culturais de Melilla(que no caso, é usar a burca)

    2B- Justificativa;Cada um é livre pra praticar sua religião, apenas deve tomar cuidado para não expressar algumas ações de sua religião em publico e causar conflitos com outras pessoas.

    3A-Justificativa; As pessoas se importam mais com bens materiais do que em ter cultura e uma origem

    4D-Justificativa; A criança irá se espelhar em seus pais, devido a socialização primaria, e assim reproduzirá o mesmo que seus pais na sociedade.No caso dessa família, tendo pais agressivos, a criança se tornará agressiva com as demais pessoas

    5B-Justificativa;A socialização primaria não pode ser comparada com outras formas de socialização,porque como ela é a primeira forma de socialização, se torna diferente

    ResponderExcluir
  4. ALUNO :Igor Matos Série : 1º Ano B : EE Benevenuto Torres
    1 A - Justificativa : Pois a escola deve se preocupar com o aprendizado de cada aluno e não sobre as vestimentas.

    2 B- Justificativa : Pois tudo tem limite, e também as pessoas devem ter um limite com a prática de sua religião.

    3 D - Justificativa : Pois se a pessoa carece de cultura, deve-se, no mínimo ter uma conduta apropriada.

    4 D - Justificativa : Pois a criança reproduz aquilo que os pais ensinam e fazem com ela com outras pessoa.

    5 C - Justificativa : Pois de acordo com a socialização primária (socialização familiar) a criança pode aprender como entender o mundo e como viver nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - x - justificativa errada !!
      2 - 0,6
      3 - 0,6
      4 - 0,6
      5 - 0,6
      total - 2,4

      Excluir
  5. Nome: Isthefany
    Série: 1 ano B
    Escola: E.E. Professor Benevenuto Torres

    1-C justificativa: É direito dela expressar seu valor cultural.

    2-B justificativa: A escolha vem de cada família, cada um tem o direito de escolher sua religião.

    3-A justificativa: muitas pessoas acham que ter bens maiores e mais importante do que ter uma cultura e não e assim.

    4-B justificativa: a criança não tem obrigação de agir igual os pais por eles tem o direito de escolher oque fazer.

    5-D justificativa: a interação das outras pessoas são bem diferentes da família o aprendizado e outro.

    ResponderExcluir
  6. Vitor Ferreira Dos Santos de Lacerda. N°39 1°ano B. EE Benevenuto Torres.

    1A Pois em minha opnião a Escola tem que manter o seu papel principal com os alunos, com o seu foco de apredizado e socialização, porque cada ambiente tem suas regras e a religião não deveria interferir tão intensamente na vida de uma pessoa ao ponto de fazê-la não ter o direito de estudo, então um espaço "neutro" na escola seria o ideal.

    2B Bem, não concordo muito com essa alternativa , porém, é a que identifiquei como "mais correta" pois, sim, devemos reconhecer que podem haver conflitos com pessoas de outras religiões e para isso no sentido de não se colocar como o único certo devemos nos privar e só no nosso ambiente normal como a nossa casa, um lugar onde se cultua a religião devemos assumir esse papel de religião para não causar discussões..

    3D Aqui devemos levar em conta várias coisas, mas no foco da tirinha dizia sobre a cultura e, na cultura temos o aprendizado que ao decorrer do tempo aprendemos tanto com os pais como sozinhos,então se levarmos em consideração que se alguém ja não nos dissesse que não pode sair pelado e etc, não teriamos a noção que é errado essa situação, e sendo assim se for mencionada ou vivenciada essa cultura/explicaçao então teriamos a cultura/noçao daquela situação. Assim podemos afirmar que sem a cultura passada de pai/responsavel pra filho o ser humano seria totalmente tolo no mundo.

    4D Brevemente explicando é porque sem outros convívios com outras pessoas além de sua familia a criança não sabe oque é certo e errado entao ele segue aquilo pois é sua única referência.

    5C pois como ja diz na alternativa, a criança só tera base familiar, pois ela nao teve convivencia com o mundo a fora e sua única noção é com sua família , ela agirá como se falasse com seus pais ou simplesmente nao agirá por não confiar em ninguém além de seus pais.

    ResponderExcluir
  7. Ana Carolina Dourado Ferreira N°02 1°B Questão 1 - c) ela pode reclamar com a escola sobre a burca, afinal ela tem esse direito, porém após ter recebido o não ela deveria ter respeitado e começar a ir a escola sem ela.
    Questão 2 - b) como o caso da Melilla ela não podia usar a burca na escola ela deveria ter respeitado a instituição e não ter usado a burca, ao invés disso ela foi embora da escola.
    Questão 3 - a) as pessoas dão mais valor a algo fútil como um vestido do que para a cultura que é algo realmente valioso, Mafalda se irritou e bateu na susanita por saber que o senso comum está do lado dela.
    Questão 4 - d) ele vê os pais agindo de forma violenta, então, por ser pequeno e ainda não ter outros tipos de socialização acaba achando que isso é normal, correto.
    Questão 5 - c) a primeira socialização da criança é com a família, a maneira como a criança age é espelhada no que ela vive com seus familiares.

    ResponderExcluir
  8. Aluna: Thayná Nunes Dos Santos Série: 1º ano B E. E. Prof. Benevenuto Torres

    1-c Justificativa, a garota tem o direito de utilizar a roupa que vai de acordo com sua religião em espaços públicos, podendo então as utilizar na escola.
    2-B Justificativa, nem todos tem a mesma religião, logo, por uma questão de respeito ao espaço do próximo há alguns costumes que devem ser evitados quando se estão em espaços públicos
    3-D Justificativa, porque sair sem roupas é de fato um crime
    4-D Justificativa: O modo que a criança é socializada refletirá no seu jeito de agir na sociedade
    5- C

    ResponderExcluir
  9. E.E Benevenuto Torres
    NOME:Gabriel Pereira Nº32 1ºC
    Respostas:
    1) C ; Pois a escola, por ser uma instituição pública, tem a obrigação de aceitar a opção da religião da menina, pois a escola não pode falar não a religião de qualquer pessoa, porquê cada religião merece respeito e colaboração de todos.
    2) B ; Pois as pessoas tem que reconhecer que tem diversas religiões, e todas merecem respeito. EU concordo com essa afirmativa , porquê se as pessoas fizerem costumes , que ofendem a religião do próximo, isso não seria uma coisa divertida, daria um conflito entre religiões!
    3) A ; Ultimante no mundo pode ser perceber que as pessoas estão cagando pra cultura=conhecimento, e que prefere coisas banais (como roupas,eletrônicos) pois são coisas mais simples de conseguir, tendo mais preocupação em curtir , do que ter um QI.
    4) D ; Acreditou eu que o filho reproduzirá tudo que aprendeu em casa, lá fora, pois ele começou a ser SOCIALIZADO ali. Ele reproduzirá tudo aquilo que foi visto em casa , pois foi aquilo que ele aprendeu ouvindo e vendo dos pais, que são a inspiração dele.
    5) A ; Simples , pelo fato que a PRIMEIRA SOCIALIZAÇÃO do garoto(a) , e da família, e ela fica responsável por ensinar tudo que o menino precisa saber sobre o mundo fora de sua casa. ( modos, comportamento, etc..)

    ResponderExcluir
  10. Nome:kathellyn stefanny n°21 EE Benevenuto torres

    1-(A)
    Justificativa: A escola deve ser um lugar neutro sem se manifestar muito sobre costumes de certas religiões,para que não haja conflitos entre alunos com outro tipo de religião.


    2-(B)
    Justificativa: todas as pessoas tem o livre arbítrio para escolher a religião e os costumes em que querem seguir,mas em alguns lugares públicos que não permitem determinados costumes é melhor que eles sejam diminuídos ou evitados para que não haja nenhum conflito entre as religiões.

    3-(A)
    Justificativa:A cultura e o conhecimento são importantes para o ser humano mas nem todos reconhecem isso, e então dão valor a roupas/vestidos,pois se a cultura tivesse importância para todos ela seria tão cobrada quanto a roupa ao sair na rua.

    4-(D)
    Justificativa: os pais são espelho para os filhos,suas atitudes refletem a maneira em que os filhos irão agir já que os pais são responsáveis por transmitir e passar os primeiros valores para o filho sendo assim a criança reproduzira suas atitudes.

    5-(A)
    Justificativa:para entender como uma criança enxerga e compreende os contextos sociais temos que levar em conta sua relação com os familiares, pois a família interfere de forma intensa na socialização primária, a relação da criança com a família determina o modo em que ela enxerga o mundo e suas instâncias socializadoras.

    ResponderExcluir
  11. Aluna: Natalia C.L Marçon Serie : 1° Ano A EE Benevenuto Torres
    1.D= porque ( na escola) percebemos que Melilla foi socializada muito pela família e pela religião , e para ela não iria ser nada fácil mudar o jeito que ela foi criada, seria muito bom se tivesse uma lei que obrigasse o colégio a aceitar os costumes que ela teve desde criança , que passou de geração , e cultura do pais e com a lei ela e outros iria ter direito de ir estudar do jeito dela.
    2.B= Porque não são todas as pessoas que vão aceitar o jeito de viver daquela pessoa, não são todos os lugares que vão ser bem vistos os costumes de cada pessoa, então em lugares privados e públicos temos que fingir ser uma pessoa que não somos, pois a sociedade não esta preparada para ver costumes diferentes do dele , sempre ira existir uma certa dificuldade de aceitar as diferenças.
    3.D= porque Susanita esta certa em dizer que se Mafalda se sair sem conhecimento não vai dar nada, ninguém esta preocupado se a pessoa tem um bom conhecimento ou não.
    4.D=porque a primeira socialização de uma criança é pela família , temos os nossos pais como espelho, se eles refletem modos ruins , as crianças vão agir da mesma forma mais tarde na sociedade.
    5.A= porque quando nascemos os pais tem o papel de nos preparar ao máximo possível para o mundo , eles são as nossas bases , e com eles que aprendemos as principais ¨lições¨, se os pais instrui bem uma criança isso vai interferir em outros contextos sociais sabermos conviver mais tarde na sociedade.

    ResponderExcluir
  12. Aluno: Larissa Gabriely de Almeida. Série: 1 ano A
    E.E.Prof.Beneveturo Torres


    1 C- Justificativa: Assim como católicos vão com terços e meninas crentes vão de saias demonstrando suas religiões e crenças, ao pedir que a Melilla não vá para escola com sua burca, o diretor esta (em meu ponto de vista) diferenciando a religião e crenças da Melilla com a dos outros alunos, o que em uma escola não é o ideal, já que a escola deve tratar todos com igualdade.Então, a Melilla teria direito de usar sua burca, mas a tirando quando necessário.

    2B- Justificativa: Pois cada um tem o direito de acreditar naquilo que quer, podemos escolher se somos católicos, evangélicos, ateus, islâmicos e etc. Mas, tendo um senso que de nem todos acreditam no mesmo que você, e respeitando a fé de cada um.

    3D- Justificativa: Pois na sociedade que nos encontramos é mais valorizado o uso de roupas do que a necessidade de Cultura, quando na realidade a cultura deveria ser igualada às roupas em questão de valorização, porque a cultura é muito importante assim como as roupas.

    4D- Justificativa: Seu filho irá aprender contigo o que é certo e errado, se você ensinar que tudo é na violência, ele será violento com todos e ate mesmo com você, se ensinar ele na calma, na conversa e que ele deve respeitar os outros, ele será educado e respeitoso, traduzindo, seu filho levará você como base e espelho, e tentará ser como você mostra ser o ideal, o certo.

    5A- Justificativa: Quando chegam na escola, as crianças tem apenas como referência o que é certo e errado com sua família. Se na escola alguns são mal-educados é porque em casa ele a criança não aprendeu com a família a ter educação com os outros, se alguns são calmos foi por que os pais lhe mostraram que com calma tudo se resolve, traduzindo, a família é muito importante para a compreensão e comportamento em outros grupos sociais.

    ResponderExcluir
  13. Benevenuto Torres - Gabriel de Almeida Olivato - N°12 - 1°A

    1-A) Pois em um espaço publico, e em um país laico, é necessário que seja oferecido direitos para cada pessoa e para cada cultura

    2-C) O estado não deveria intervir nas culturas das pessoas, pois são a sua crença e sua cultura, onde ela cresceu e foi criada a partir disto, tendo em vista que outras culturas não tiveram o mesmo tipo de atitude do estado

    3-A) Pois a moda é algo que se é mais valorizado do que a cultura, a onde o carater da pessoa é medido diante da roupa em vez da cultura e inteligencia que ela possua. E porque não se pode sair na rua sem roupas

    4-D) Devido a forma em que o filho é tratado, ele irá representar isto aos próximos, pois sua socialização primaria a partir dos pais dele fizeram ele se tornar uma pessoa assim

    5-D) A relação em que a criança possuí com sua família é totalmente diferente com que ela tem com os seus semelhantes em sua volta, tendo apenas como ponto de partida em sua vida o conhecimento gerado pela sua família, mas com o passar dos anos a pessoa se molda através das convivencias com os outros em sua vida

    ResponderExcluir
  14. Aluno: João Witor Brito de Lima
    Série: 1 Ano A
    E.E.Prof Benevenuto Torres

    1C - Justificativa: Pois, se um Indivíduo segue uma determinada Religião, ela tem que ser respeitada não importa aonde esse indivíduo esteja, e se pedirem para que esse indivíduo pare com suas práticas, o indivíduo pode reclamar dizendo que são práticas da sua religião e que devem Respeitar o seu Direito.

    2D - Justificativa: pois, se os estados, utilizando seu poder fizessem isso, os conflitos religiosos naquele país deixariam de acontecer fazendo com que as pessoas da religião (que tem a maior parte da população) vivessem com aqueles da sua própria religião.

    3D - Justificativa: após Mafalda bater em sua amiga, ela reconhece que a amiga está certa, pois, ela sabe que se ela sair na rua sem roupa ela estaria agindo de maneira ilegal para com o código de conduta.

    4C - Justificativa: os Pais utilizam todos os meios possíveis para tratar seu filho, mesmo que leve a formas e maneiras violentas, pois como estão em uma área privada, acreditam que podem fazer sua vontade, sem se preocupar com a reprodução de atitude do seu filho.

    5D - Justificativa: se uma criança tem uma aprendizagem com a sua familia, claramente será dificil mudar ou trazer outros contextos, afinal a relação que ela tem com o seu Núcleo Familiar é muito diferente do que ele tem com as outras pessoas.

    ResponderExcluir
  15. Aluno:Richard Serie:1º ANO A Escola:EE Benevenuto Torres

    1-b)Justificativa: melilla pediu pro diretor deixa la usar a burca so que ele nao autorizou,porque tampa o rosto dela e para outras pessoas que nao conhece a religiao acha estranho uma maneira de se vestir da religiao islâmica.o direto queria socializar de uma maneira correta da sociedade onde ela se localizava.

    2-b)Justificativa:tem que ter uma noção na sociedade não e porque a sua religiao tem que usar uma coisa que obrigatorio usar,por exemplo se a igreja ou templo exigir que voce so pode usar aquela roupa ou acessorio etc. eles iam perder seguidores porque as pessoas parar sua vida ou perder um emprego otimo pra usar os acessorios ou roupa. em todo lugar mas o caso de melilla e outro ela deve ter aprendido que e pra usar a burca não importa aonde fosse so que ela ainda sugeriu pro diretor que ela usasse fora da sala de aula a burca ele não autorizou isso foi injusto

    3-d)Justificativa:e uma lei da sociedade porque todos foram socializados que sair na rua sem roupa e uma falta de respeito com as pessoas.

    4-c)Justificativa: Porque a criança convivendo a socialização Primaria ela vai estar com a familia e do jeito que a familia o tratar e o que ela fizer a criança vai adquirir o jeito que os pais os tratam e vai fazer isso com o filho dele.

    5-a)justificativa:as crianças tem a socislização primaria que e com a familia entao como a scocialização primaria e com a familia os do jeito que os pais agem ou falam a criança vai adquirir as personalidade quem ele aprendeu com os pais e vai demontra la fora de casa entao vai muito da educação dos pais.

    ResponderExcluir
  16. 1C justificativa : a religião vai de pessoa pra pessoa e da família, então o colégio deveria entender e respeitar

    2C justificativa : porque o estado não pode interferir na religião

    3C justificativa : porque por exemplo, eu saio sem cultura na rua vou acabar fazendo coisa fora do comum que a sociedade não aceita,não que sair sem vestido na rua não traga transtorno!

    4D justificativa : porque a primeira educação vem da familia e a expiração também, mas depois ele percebe que não é bem assim

    5C justificativa : não soube me justificativa!

    ResponderExcluir
  17. Emilly freitas 1-A

    1a-sim eles devem oferecer um espaço a ela pois cada um tem sua religião.

    2b-na minha opinião as famílias podem sim praticar a sua religião escolhida assim cada um reconhecerá seus costumes.

    3d-porque não podemos sair nas ruas sem roupa,para evitar punições.

    4d-as crianças vão fazer o que os pais incentivam pois é a socialização primária.

    5c- o que a criança vivencia é o que ela vai aprender para o futuro dela, que se começa na socialização primária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - 0,6
      2 - x - justificativa errada !!
      3 - 0,6
      4 - 0,6
      5 - 0,6
      total 1,8

      Excluir
  18. 1D - Justificativa: Realmente, as autoridades máximas concordando com algo, seria mais ''aceitável'' do que diretores de uma escola decidir algo mais complicado.

    2C - Justificativa: Se os mesmos não estão incomodando ninguém, não tem porque o estado interferir, cada um tem que ser livre para decidir o que quer.

    3D - Justificativa: Alem de incomodar as pessoas, deixa as mesmas de certo modo ofendidas, causando muitas vezes conflitos.

    4D - Justificativa: Levamos nossas experiencias primarias por muito tempo com nós, e elas influenciam em tudo. Por exemplo, uma criança de 5 anos é influenciada pelos pais á agredir outras pessoas(por causa da violência dentro de casa), a criança ira agredir, mais pra ela isso será normal.

    5C - Justificativa: Como eu já disse, a criança ira se comportar de acordo com sua socialização primaria.
    Nome: Juliano Da Silva m. Junior ~ Nº: 20 ~ Série: 1º A.

    ResponderExcluir
  19. Vitória Camilly da Silva Lima 1°A N°37

    1D- por que cada um tem a religião e o seu jeito de se vestir

    2B- pois todas as pessoas tem o direito de seguir determinadas culturas, mas como nem todos aceitam sua cultura, então é mais facil as pessoas evitar seguir essa cultura em um espaço público pois assim ela poderá seguir livremente sem ninguém reclamar

    3D- se vc sair sem roupa pode ser preço e por isso que a cultura é mais importante ao ver na sociedade o vestido é importante pq sai uma pessoa mais culta

    4D- pois as crianças são moldadas desde pequenas a como tratar o próximo e se elas são tratadas com gritos chigamentos etc.. Ela vai tratar as pessoas que estão ao seu redor do mesmo jeito que ela é em casa

    5c- eu escolhi essas questão pois a socialização primária vem dos nossos pais e eles nos incentiva.

    ResponderExcluir
  20. ALUNO:VITOR HUGO N:36 SÉRIE:1 ANO A E.E.PROF.BENEVENUTO TORRES

    1 A - JUSTIFICATIVA: A escola deve procurar saber do aprendizado do aluno e não as roupas.

    2 B - JUSTIFICATIVA: Tudo tem limite , as pessoas tem que ter um limite na pratica de sua religião

    3 D - JUSTIFICATIVA: Se a pessoa necessita de cultura , deve , no minimo ter uma postura.


    4 D - JUSTIFICATIVA: A criança produz oque os pais ensinam e acaba fazendo com outras pessoas .


    5 C - JUSTIFICATIVA: De acordo com a socialização primaria , a criança pode aprender como viver e entender o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - 0,6
      2 - 0,6
      3 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA !!
      4 - 0,6
      5 - 0,6
      TOTAL - 2,4

      Excluir
  21. aluna: Júlia Felonta De Mello
    série: 1 ano A
    EE Benevenuto Torres

    1A JUSTIFICATIVA : a religião vai da pessoa, da familia então o colégio deveria respeita a religião da melilla

    2C JUSTIFICATIVA : porque o estado não pode interferir na religião

    3C JUSTIFICATIVA : porque exemplo se eu saio sem cultura na rua vou acabar fazendo coisas fora do comum, não que sair sem vestido na rua não traga

    4C JUSTIFICATIVA : a educação primaria vem da família então, tudo que um pai fazer o filho vai achar comum, mas não é bem assim

    5D JUSTIFICATIVA : não sei justificar!

    professor eu já mandei outro e-mail, mas esqueci de colocar o nome etc... então esrou reenviando

    ResponderExcluir
  22. ALUNO:luana bergamini de almeida SERIE: 1° Ano A : EE Benevenuto torres

    1C- Porque a nossa sociedade plural, existem diferentes religioês requer de nossa parte a compreensão e o respeito que não saõ tão simples

    2c- Porque o fato de em alguns paises não aceitarem o uso da burca é a religião deles e precisamos respeitar

    3c- Porque ela viu que estava errada e sua amiga tinha razão , que da mesma forma que sair sem cultura é ilegual mas sair sem vestido tambem é ilegal só com uma poniçao menor

    4d- Porque a familia é a nossa socialização primaria , a nossa primeira escola da vida (nosso espelho) então nos enfluenciam em tudo até termos o primeiro contato com outras pessoas

    5c-Porque existe uma conexão com a familia onde tudo começa, para que as crianças possam entender e compreender o mundo em que elas vivem

    ResponderExcluir
  23. ALUNO:PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS. SERIE:1ano A. EE.PROFESSOR BENEVENUTO TORRES
    1B)a escola deveria aceitar a burca porque é uma instituição pública onde não há restrições em questão de vestimentas religiosas.

    2C) o estado não deve intervir na religião de nenhuma pessoa, cada um crê naquilo que acredita! Uma Religião só para todos seria algo errado, pois nem todos crêem na mesma coisa.

    3D) Sair sem cultura sem demonstrar que não a tem não causará dano algum, já sair sem roupa a policia te prende, porque é ilegal sair sem roupa em lugares públicos.

    4D)Uma criança que cresce vendo o pai batendo na mãe, reproduz isso em sua mente como o certo a se fazer quando sua esposa ou qualquer outra pessoa não o obedecer, a socialização primária ensina os valores que fazem com que nós reproduzimos aquilo para toda a vida.

    5A) a família ensina para a criança os valores que nenhuma outra entidade ensina, e só a família pode compreender por completo as atitudes da criança, pois, foi a família que fez a socialização primária do indivíduo, que o ensinou certos valores que depois de um certo tempo a criança começou a reproduzir. Somente pelas relações familiares que podem analisar perfeitamente.

    ResponderExcluir
  24. ALUNO:Pedro victor SÉRIE:1 Ano A
    EE Benevenuto Torres


    1C- A Melilla tem que reclamar ao colegio e fazer eles aceitar ela como uma aluna normal porque isso é um direito dela

    2B- Todo mundo tem o direito de escolher qualquer religião que ele ou ela quiser e mesmo sendo uma religião totalmente diferente o estado nao pode falar ou opinar nada porque foi uma decisão dele

    3D- É uma lei que se aplica ao público para impedir a desordem

    4A- Quase toda famílias tem o ato de educar o filho com violência, todo mundo pensa que com a violência a educação

    5A- Ah varias formas de se educar uma criança mais no meios da nossa época a melhor opção é fazer um novo contexto social

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - X
      2 - X JUSTIFICATIVA ERRADA !!
      3 - 0,6
      4 - X
      5 - X
      TOTAL - 0,6

      Excluir
  25. Nome:samuel santos de paula n°33 1 serie A

    Benevenuto Torres

    1C- justificativa: porque a escola tem que respeitar a religião de cada um .

    2C- justificativa: eu acho que cada pessoa tem sua preferência em escolher sua própria religião .

    3D-justificativa:porque ela faz uma comparação entre o vestido e a cultura.

    4D- justificativa: ele faz isso com o ursinho por ter sido socializado assim.

    5C- justificativa: todas socializacoes influenciam numa conexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - 0,6
      2 - X
      3 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA !!
      4 - 0,6
      5 - 0,6
      TOTAL - 1,8

      Excluir
  26. Nome:Vitória Helena Ortiz Dias N:38 Série:1 ano A Benevenuto Torres.


    Questão 1
    R: (c),mesmo o colégio não querendo aceitar a menina usar eles têm a deixar pois é uma religião que é dela,e quem deu esse aprendizado para ela foi os pais dela.

    Questão 2
    R: (c),o estado não deve intervir na religião de ninguém e o que a pessoa aprender na religião dela ela deve usar em qualquer lugar e em qualquer situação.

    Questão 3
    R: (d)sair na rua sem roupa é ilegal pois se algum policial ver pode dar alguma punição.

    Questão 4
    R:(d) do mesmo jeito a a criança foi criada pelos os pais vai ser o jeito q ela vai tratar as pessoas lá fora com violência,gritos e isso não é muito bom nem para os pais e nem para a propria criança.

    Questão 5
    R:(d) tudo que a criança aprende deis do começo é com a família pois são os pais, avós que ensinam as atitudes,o respeito e tudo mais as outras coisas começam a aprender depois que se socializar com outras pessoas e aí que vem algumas outras atitudes diferentes.

    ResponderExcluir
  27. Aluna: Ana Beatriz Souza da Silva
    Série: 1° ano A - manhã
    EE Benêvenuto Torres

    1A) JUSTIFICATIVA: a escola como uma instituição pública não deve privilegiar um individuo ou grupo, pois assim evita conflitos entre os mesmos, promovendo a igualdade entre pessoas de religiões, etnias, raça, crenças, etc., diferentes.

    2B) JUSTIFICATIVA: creio que cada um pode sim escolher sua própria religião e que ninguém mais deve intervir nisso, mas o individuo deve evitar pratica-la em locais públicos respeitando o espaço das outras pessoas.

    3D) JUSTIFICATIVA: sair na rua sem roupa é ilegal pois considera-se um ato de desrespeito com outras pessoas que estão no mesmo espaço público que o individuo.

    4D) JUSTIFICATIVA: na socialização primária além da criança aprender aquilo que os pais falam, ela também reproduz o comportamento deles, como é mostrado na tirinha, o garoto aderiu o comportamento violento dos pais.

    5C) JUSTIFICATIVA: na socialização primária a criança é apresentada aos poucos por seus familiares — normalmente por seus pais — para a sociedade, nela esta suas primeiras noções de "mundo".

    ResponderExcluir
  28. Benevenuto Torre
    Thaís Girelli nº27 1ºD
    Questão 1
    A-Os colégios não podem interferir na crença dos aluno.
    Questão 2
    B-Cada indivíduo tem o direto de escolher no que quer acreditar, mas sendo assim respeitar as normas de cada lugar para não haver conflitos.
    Questão 3
    A-Mafalda interpreta a cultura como crescimento e, sua amiga pensa mais na aparência ao que pode oferecer como pessoa [desenvolvimento].
    Questão 4
    D-Como a socialização primária não se pode ser escolhida,a tendência de reproduzir o que se apende desde a primeira socialização é grande;No caso dessa família o garoto aprendeu a ser violento em suas atitudes, como vemos os pais agindo anteriormente.
    Questão 5
    C-Aprendemos a ver o mundo a partir das primeiras instâncias, e com a socialização dos demais como religião e escola vemos o mundo de uma forma que não conseguiríamos ver sem essas outras socializações.


    ResponderExcluir
  29. Giovana Aparecida Oliveira de Souza
    1°A N•14

    1C-cada um se vesti da maneira que bem entender por mas que existi a religião e a cultura isso não pode privar ninguém

    2B-todas as pessoas tem o direito de seguir a cultura q quiser ou a cultura q aprendeu desde quando criança as vezes deixar de seguir determinada cultura pode não ser aceito tão fácil como deveria.

    3D-porque se vc sair na rua sem roupa pode causa um grande alvoroço na sociedade e também é contra a lei.

    4D-as crianças tratam as pessoas como são tratadas em casa ou em qualquer outro lugar.

    5D-O que a criança aprende com a família vai ta sempre com ela.
    Ela vai aprender certas coisas com a família, mas é essêncial ela ter socialização secundária para conseguir atingir a meta de chegar até a socialização terciária.

    Prof:Regis
    Questionário de sociologia.

    ResponderExcluir
  30. ALUNO:Vinicius Carmazini N°28 1°C

    1B- JUSTIFICATIVA:Pois eles queriam mandar na menina, sendo que todos nós temos nosso direito de se vestir como quiser

    2C- JUSTIFICATIVA:O "estado" não deveria entrar no meio de discussões assim, já que todos q ali participam são adeptos de alguma religião

    3D- JUSTIFICATIVA:Por questão de respeito com os outros também

    4D JUSTIFICATICA:Já diz o ditado 'filho de peixe peixinho é' o filho vai seguir os "exemplos" de seus pais

    5A JUSTIFICATIVA:Por que é assim que a criança começa a entender o mundo, pela maneira que a família dela passa a ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - X
      2 - X
      3 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA !!
      4 - 0,6
      5 - X
      TOTAL - 0,6

      Excluir
  31. Nome: Isabella Pereira Costa ano: 1°C
    E.E Benevenuto Torrres
    1C justificativa: como escola pública, existem pessoas diferentes.De diferentes religiões, gostos e culturas. A escola deve respeitar a religião de melila, e ajuda la e nn julga la.

    2B justificativa: A família de melila tem sim, a liberdade de escolha, mas infelizmente e preciso reconhecer, que vivemos em uma sociedade, e a família deve aceitar, que em alguns lugares deverá ser evitado o uso.

    3A justificativa:Pois infelizmente os bens, "vestido" é mais valorizado do que as outras coisas.

    4D justificativa:As crianças está em uma fase, que aprendem, tudo que veem. Quando viram adultas, sim elas se tornam parte de seus pais.

    5A justificativa: Pois é ponto de partida, para a criança viver, em outros lugares da sociedade.

    ResponderExcluir
  32. João Lucas de Oliveira , N°39 , escola estadual Benevenuto Torres , 1D

    Questão
    1: A , O colégio tem como responsabilidade manter os previlegios e normas da escola.

    2: B,Toda pessoa pode escolher sua religião, costumes e cultura ,e evitar alguns costumes em pubpúbl.

    3:D, É quase um crime sair sem roupa nas ruas,isso causa um aflito e comflito entre a sociedade.

    4:D, O primeiro contato com a família e essencial para uma criança, dependendo do convívio com a família ela vai sim ser educada ou orientada pela família.

    5:C,O primeiro contato é o mais importante entre a família,por esse contato é como as crianças verão o mundo lá fora e se socialização.

    ResponderExcluir
  33. Nome:Higor Vinicius dos Santos Portela N°10 1°ano C escola: E.E Prof Benevenuto Torres

    1-C Justificativa: porque o colegio tinha que aceitar ja que era um acessório da religiao de Melilla

    2-C Justificativa: porque a religiao deles permitia o uso dos acessórios e os lugares publicos nao deviam intervir em nada porque e a religiao deles

    3-A Justificativa: porque nos dias de hoje a sociedade nao se importa muito com cultura conhecimento e outras coisa...

    4-D Justificativa: a socialização primaria e a base de tudo, tudo que a criança ve os pais fazendo vai entender que deve fazer o mesmo

    5-A justificativa: porque as crianças se adaptam a um lugar onde sao criadas e tem como base e espelho os pais l, entao tudo oque e feito pelo responsavel serve de exemplo para a criança seja um ato bom ou ruim

    ResponderExcluir

  34. Lucas barreto de Oliveira n18 1 ano c
    escola benevenuto Torres
    R:A
    R:não por que a escola laico não pode falar sobre uma região na escola
    2)
    R:c
    3)
    R:a
    4)B
    5)c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - 0,6
      2 - X - SEM JUSTIFICATIVA
      3 - X
      4 - X
      5 - X - SEM JUSTIFICATIVA
      TOTAL - 0,6

      Excluir
  35. Matheus Alexandre Rodrigues de Lima martMart N°23 série:1 anoC
    E.E Benevenuto torres

    1(D) Eu acho que é essa por causa que deveria ter uma lei porque muitos não aceitam um colega que vem com roupas religiosas,e ficaria uma coisa chata na escola pois uns aceitam e outros não aí se tiver lei todos tem que aceitar

    2(B)EU acho que é essa pois pois cada um savs os seus limites dentro da sociedade e temos que respeitar todas religiões mas devemos se portar em lugares pupúblic

    3(C) EU acho que é essa pois sair para a sociedade sem cultura você ira se machucar com sentimentos pessoais,apanhar muito na vida ,porque sem cultura você não tem respeito com o próximo,não tem uma ideologia,pois ea mesma coisa sair na rua sem roupa ira apanhar,se machucar,se desrespeitada.

    4(D)Eu acho que é essa pois voce estabelece as coisas que aprende ou que vê seus pais fazendo e absorve elas para você e você irá fazer com os outros também

    5(B)EU acho que é essa pois não tem como comparar que a socialização familiar eigual as outras socialização (escola,religião)pois lá você absorca ideias e coisas de varias pessoas já na família não pois é a primeira socialização quando vc epequeno e não tem uma mente mais afirmada .

    ResponderExcluir
  36. 1C- justificativa:a religião é algo que cada um tem a sua, e ninguém deve ser julgada, mas sim, respeitada.
    2C- justificativa: o estado deve respeitar a religião de cada um, e jamais tirar alguém da escola por tradições de sua religião.
    3A- justificativa: Muitas pessoas ligam mais para o que está vestindo e não estão nem aí para o conhecimento cultural.
    4A- justificativa: O pai tenta fazer que o filho dele aprenda a fazer o certo através de um ato violento, mas acaba gerando um pensamento que a violência vai ser bom na vida dele.
    5D- justificativa: A primeira socialização vem da família e cada família tem um jeito diferende de socializar, mas isso acaba interferindo em outros tipos de socialização

    ResponderExcluir
  37. Nome:Luiz Gustavo 1° ano A : E.E. Benevenuto torres

    1 C Justificativa: O colégio, como instituição publica, deve aceitar o direito de Melilla de usar a burca e respeitar esse uso sem nenhuma descriminação, porque no caso, eles acham que influenciariam outras crianças a essa religião.

    2 B Justificativa: Cada família pode escolher a religião que quiser para segui-la e praticá-la,mas existem costumes que realmente devem ser evitados em espaços públicos, porque, os indivíduos dessa mesma comunidade, podem achar aquilo estranho, anormal, desrespeitoso em alguns casos, já que esses costumes não são de seu habitual de praticas religiosas.

    3 D Justificativa: Certamente, sair em publico sem uma vestimenta é uma perturbação para a ordem publica e um ato obsceno para os demais indivíduos da sociedade, porque isso é uma tradição (o uso de vestimentas), o pudor nos obriga a nos vestir, a nos envolver em panos e por causa de motivos de proteção mesmo, como se proteger do frio e entre outras coisas.

    4 D Justificativa: A criança, no caso, seria um tipo de ‘’espelho’’ que reflete o que ela vê em casa com a família, e acaba sendo influenciada a ter comportamentos e atitudes da mesma maneira com outros indivíduos.

    5 A Justificativa: A criança, como citado na questão anterior, ira reproduzir o que se vê em casa, o relacionamento dentro do circulo familiar ira influenciar muito como ela se adapta e se desenvolve em outros contextos e trata os indivíduos

    ResponderExcluir
  38. Nome: Ingrid Lopes de Souza n°17 1°ano A
    Escola: Benevenuto Torres

    1- (c) Melilla pode reclamar sim para escola pois na religião dela tem q usar a burca e isso pode signigicar desrespeito a sua religião
    2- (b) O governo deve deixar sim as pessoas escolherem sua religião, porém alguns costumes podem incomodar ou até prejudicar outras pessoas por isso deve ser controlado
    3- (d) É ilegal sair na rua sem roupa, e mafalda sabe disso, mas ela acha q n ter cultura tbm é algo ruim pois n é ilegal
    4- (c) O menino foi socializado pelos pais assim, ele desde pequeno aprendeu a ser violento
    5- (a) Para compreender a socialização de uma criança precisamos analisar seu ambiente familiar, onde ela costuma frequentar etc.

    ResponderExcluir
  39. Caio Henrique 1 serie C : E.E Benevenuto Torres

    1A - pois todos tem que ter o direito de escolha e de ter a opniao e crença que quiser

    2B - pois cada um pode ter a religião que quiser dentro de casa e nao tentar influênciar as outras pessoas a sua crença

    3D - pois é proibido sair na rua sem vestimenta e a polícia pode te prender, mas sair na rua sem cultura não acontece nada porquê o governo não quer que nos sejamos inteligentes e que possuimos cultura para que os governantes continuem governando do jeito que está

    4D - é verdadeiro pois o primeiro contato que você tem com o mundo é com os seus pais, e se eles te influenciarem de um modo errado, você vai aprender errado e vai viver impondo características erradas

    5C - pois é correto afirmar que a socialização primária, e é onde aprendemos o inicial e o fundamental para a vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA
      2 - 0,6
      3 - 0,6
      4 - 0,6
      5 - 0,6
      TOTAL - 1,8

      Excluir
  40. E.E Benevenuto Torres
    Isabelly vitória da Silva Alves
    N° 31 1ano C


    1 = a , Porque a escola e uma instituição pública , e por ser pública tem que aceitar a todos

    2= B , cada tem direito de ter sua religião , e todas merecem respeito
    Mesmo assim as religiões tem que entender que seus costumes podem interferir na religião do próximo


    3= A , Porque as pessoas atualmente no Brasil , estão ligando menos para o conhecimento , e preferindo cada vez mais se encaixar em grupos sociais que se preocupam mais com a aparência , do que a inteligência!!

    4= D , Porque a primeira socialização da criança e com os pais , e com isso eles desenvolvem o carater e a personalidade da criança , e ela e influenciada por tudo que ocorre dentro de casa

    5= C , Porque a família e respondavel por ensinar tudo a criança e nisso e a socialização primaria !!

    ResponderExcluir
  41. Deborah Dias 1série C E.E. BENEVENUTO TORRES
    1A...é obrigatório ter um espaço neutro. Assim n teria tanta brigas por brigas de escolha privadas e individuais.
    2C...as escolhas de cada pessoa é um conceito de liberdade e pessoas nao tem o direito de intervir nas escolhas dos outros e sim respeitalos. Dentro das escolas e outros locais publicos deve ser respeitados as escolhas das pessoas.
    3A...um vestido é importante pois se sair na rua sem roupa é crime e falta de respeito...agr se ter ou n cultura isso n é obrigatorio e nem todos tem um reconhecimento sobre.
    4B...a criança nao obrigatoriamente segue os passos que os pais fazem. Muitos realizam a mesma açao porem outros escolhem coisas diferentes pois com o tempo vai adquirindo conhecimento do que é certo ou nao...claro que os filhos te. Alguma atitude parecida com os pais porem nem sempre todas sao identicas
    5C...é pela familia que as criança vai comecar a a socializacao e o modo de pensar..pois sao é familia que a criança tem o primeiro contato e depois ela vai ter contato com mundo assim acontecendk a socializavao secundaria

    ResponderExcluir
  42. Aluno: Rodney Weverton Ferreira Miranda. Série:1A. E.E.Benevenuto Torres
    1-D:Visto que em alguns países as pessoas não podem se edentificar ou manifestar suas crenças, é necessário uma autorização do estado senão a pessoa pode ter consequências. Antigamente e até atualmente as testemunhas de Jeová sofrem com a perseguição de governos que não são a favor da pregação do Reino de Deus, e por elas defender suas crenças elas sofrem punições severas, inclusive ser presas.
    2-B:Eu não concordo com esse tipo de proibição! A pessoa tem o direito de expressar a suas crenças por meio dás atitudes dela! Mas infelizmente a muitas pessoas têm que evitar em alguns lugares a suas crenças,para evitar problemas com os estados.
    3-C:Justamente a roupa é uma parte importante pro ser humano então é essencial o uso dela, mas a cultura também. A Mafalda bateu nela porque queria mostrar que ela tinha que tá certa não sua amiga, mesmo reconhecendo que sua amiga tinha mais razão.
    4-D:Existe a expressão usada por país irresponsáveis: Faz o que eu mando, mas não o que eu faço! Isso é impossível o filho com certeza segue o exemplo dos pais, por isso a socialização familiar pode trazer um comportamento bom ou ruim para vida do cidadão.
    5-A:Muito do que os país fala para os filhos é para o bem deles, por isso, ele se prepara pro mundo ouvindo os país. Além disso, o texto destacou algo importante, na família os irmãos são um dos preparativos para o cidadão na vida dele. Com os irmãos aprendemos a pegar algo de alguém se a pessoa deixar, na família se o filho pega o brinquedo do irmão e o irmão fala para mãe é capaz do menino que pegou o brinquedo seja ponido ou apanhe, na sociedade se a pessoa roba ela é presa. Então, a família prepara o cidadão para vida.

    ResponderExcluir
  43. ALUNO: Davi soares dos santos Série: 1º Ano A : EE Benevenuto Torres

    1A-por que a escola tem a responsabilidade de de oferecer um espaço neutro sem favorecer acessório que manifeste uma identificação religiosa.

    2B-por que cada familia ou pessoa pode escolher sua religião costume ou crença na suas vidas privadas mas dependendo tem q ser evitadas em espaços publicos de acordo com a lei do local.

    3D-Tambem lembrando que sair em vias públicas nú é crime.ULTRAJE PÚBLICO AO PUDOR, arts. 233 do Código Penal.

    4D-A familia e a socialização primária (a familia) e a mais importante pois la, a criança aprendera como dever se comportar e agir em certas ocasiões.

    5C-...

    ResponderExcluir
  44. ALUNO: Abner Andrade Argenton Série: 1° Ano B - EE Benevenuto Torres


    1 (A) - Justificativa: A escola, é um lugar publico e que devemos respeitar os outros. Então, é sim necessário ser um lugar "neutro", caso não fosse, macumbeiros poderiam levar galinhas
    para a escola?!

    2 (B) - Justificativa: Para evitar desrespeito com outras religiões.

    3 (D) - Justificativa: Porque é lei, e deve ser cumprida, caso contrario, haverá punição. E já não é a mesma coisa com a cultura, já que não é lei obtê-la.

    4 (D) - Justificativa: Se uma criança tem sua socialização primaria "arruinada", por brigas do pai e da mãe, essa criança vai se espelhar neles, ou seja, vai ser uma pessoa brava.

    5 (C) - Justificativa: A criança deve ser socializada para ver, conhecer e respeitar o mundo. Se ela for para a escola sem uma boa socialização primaria, vai dificultar a sua socialização secundaria.

    ResponderExcluir
  45. Bruna Peres da Silva Mendonça
    Escola: Benevenuto torres
    Série:1°B-Manhã
    1(c)A religião vai da própria pessoa e da família, então a escola e o público deveria respeitar.
    2(c) Porque o estado não pode interferir na religião.
    3(c)Porque se saírem sem cultura na rua ira aumentar o problema,etc.
    4(d)Porque primeiro a educação e o exemplo vem da família.
    5(c)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - X
      2 - X
      3 - X
      4 - 0,6
      5 - SEM JUSTIFICATIVA !!
      TOTAL - 0,6

      Excluir
  46. Raissa- 1°B - Benevenuto
    1 C, desde que as razões oferecidas pelo diretor do Colégio não seja validas, Melilla deve ter o direito de usar a Burca, pois é sua religião, ou recorrer a uma Lei do Estado.

    2 B, pois tambem devemos ter consciência que em alguns lugares não são adequados para praticar sua religião.

    3 D, sair na rua sem roupa, se expõe mais do que sair sem cultura.

    4 D, a forma em que a criança é criada, interfere em como ela vai agir na sociedade.

    5 A, analisando a relação familiar da criança é mais facil para compreender o desenvolvimento dela no contexto social.

    ResponderExcluir
  47. ALUNA:Júlia Beatriz SÉRIE: 1° ano D, E.E.Professor Benevenuto torres

    1 (A) escolho está alternativa porque penso que deveria ser aceitado todas as religiões ou costumes de todos, Mas sem intervir nas regras de certos locais.
    2 (B) Escolho está alternativa porque na minha opinião, ninguém deve deixar se ter sua religião ou costumes. Mas respeitando sempre também as outras, com moderação da sua
    3 (D) Escolhi está alternativa porque estamos em uma sociedade em que se importam mais em uma pessoa nua que daria mais repercussão, do que muitas pessoas por ai com mentes vazias de Cultura... É uma verdade que dói, Mas infelizmente é a realidade dos dias de hoje.
    4 (C) A nossa primeira socialização vem de dentro de casa, É cada um recebe as suas com os costumes de Cultura diferentes dos pais, por mais que não possa se encaixar em outra etapa da vida um dia lá fora com outros costumes e culturas diferente que irá conhecer.
    5 (D) As crianças podem ser educadas de uma maneira dentro de casa, Mas, a partir da escola a mente que foi formada pelos pais naquele núcleo privado pode ser lapidada com outros conhecimentos.

    ResponderExcluir
  48. Aluna: Beatriz P. Série: 1° D EE Benevenuto Torres

    1D - Justificativa: assim como citado no texto, a Espanha e a França foram dois países que proibiram por lei o uso em espaços públicos da burca, contudo, talvez esse seja o motivo pelo qual Melilla abriu mão da escola enquanto outros alunos (da mesma religião) continuaram seus estudos, abrindo mão do uso da burca no espaço escolar. Não sei ao certo se essa alternativa justifica exatamente o que quero dizer, porém, se é proibido por lei o uso da burca em espaço público (como a escola) é cabível que a jovem precise de uma "aprovação" do estado para praticar tal ato.

    2B - Justificativa: Essa também não é uma alternativa que represente bem minha opinião, porém, o senso de reconhecer que existem outras crenças e religiões além das suas, poderia facilitar o convívio de todos em espaços públicos, podendo conviver diversas crenças diferentes sem que um prejudique o outro.

    3D - Justificativa: O fato de precisar de roupas ao invés da cultura para sair na rua é apenas uma breve apresentação de que na sociedade em que vivemos, as propriedades são outras.

    4D - Justificativa: A imagem mostra claramente que o que a família "ensina" e "passa" para os menores, é o que eles vão levar consigo como "normal" ou "certo", mesmo que isso signifique gritarias por pouca coisa ou falta de educação. Se é vivido isso no lar, é exatamente isso que levaram adiante consigo.

    5C - Justificativa: como citado no parágrafo, a contínua interação das crianças com seus semelhantes (familiares) é quase que um pequeno empurrãozinho para que as crianças comecem a compreender e interpretar o mundo lá fora. Depois da socialização em outros contextos sociais, é possível que toda a visão de mundo que a criança tinha com sua família, mude, porém, já vai ser um breve ponto de partida antes da interação com esses outros contextos.

    ResponderExcluir
  49. Aluno Gabriel Márcio santoS de melo
    Número 8 1°c
    E.E Benevenuto torres

    1a justificativa:essa porquê temos que respeitar a religião dos outras pessoas independente de raça cor ou etnia

    2b justificativa : porque todos temos uma religião ou seja uma criação diferente devemos respeitar os outros

    3d justificativa : porque a sociedade não nos permite sair sem usar roupas ,sem cultura ..

    4d justificativa , porque está sendo socializado ali ouvindo gritos quando criança pode vir a repor ao longo da vida

    5b justificativa porque as crianças são seres em fazer de desevolvimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA !!
      2 - 0,6
      3 - 0,6
      4 - 0,6
      5 -X
      TOTAL - 1,8

      Excluir
  50. aluno gabriel marcio santos de melo
    ee benevenuto torres numero 8 1c noturno
    1a justificativa esaporque temos que respeitar uns aos outros independente de cor ou raça ou etnia

    2b justificativa porque todos temos uma religiao ou seja uma criaçao diferente das outras cada um no seu quadrado devemos respeitar uns aos outros

    3d justificativa porque a sociedade nao nos permite sair sem rupas na rua o seja sem cultura

    4d justificativa porque esta sendo socializado de uma maneira agressiva possivelmente ele vai ser agressivo um fruto nao cai longe da arvore q o gerou

    5b justificativa porque as crianças sao seres em fase de desevolvimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA !!
      2 - 0,6
      3 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA !!
      4 - 0,6
      5 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA !!
      TOTL 1,2

      Excluir
  51. Aluno:Amanda A.Munhoz de Lima. Série:1° ano De
    EE Benevenuto Torres

    1-d-justificativa: pois certos países não estão acostumados com certas religiões,por este motivo alguns países são contra o uso da burca,por eles não se identificarem.

    2-c-justificativa: no meu ponto de vista, ninguém deve ser julgado por sua religião,e ninguém deve julgar, nem mesmo estados e países. Cada pessoa tem sua criação e com essa criaçao vem a religião que os pais passam para seus filhos.

    3-d-justificativa:por que a sociedade (tempos atras) decidiram que andar sem roupas é um ato obceno.

    4-d-justificativa: pelo que eu vejo a socialização primária que recebemos de nossos pais, influenciam muito nas pessoas que vamos nos tornar. Entao se uma criança observa as ações dos pais,essa criança vai querer fazer igual.

    5-c-justificativa: a socialização vindo da familia afeta no comportamento do indivíduo, sendo positivo ou negativo. A pessoa precisa passar primeiro pela socialização vindo da familia (socialização primária) para depois assim, saber comportar-se na escola que faz parte da socialização

    ResponderExcluir
  52. Jeovana Gabrieli- 1°D noite Benevenuto torres
    1)D - todos os lugares que vamos tem uma regra e assim como todas as regras deve ser seguidas, na escola nada muda, na escola eles tem a doutrina e as regras deles e nós devemos seguir


    2)C - o estado deveria entender que,religião é uma coisa que não é mudada de uma hora para outra e sim deve ser respeitado a qualquer circunstância.

    3)D- assim como nas escolas tem leis e regras, mas ruas e cidades também tem, e obviamente é totalmente fora da lei sair nu na rua ou algo do tipo

    4)B- bom, eu acho que o filho pode decidir levar essa educação primária pra vida ou não, mas é bem provável que isso não aconteça, pois ele está acostumado com essa educação já

    5)C- pra gente passar de uma "fase" precisamos passar primeiro da socialização primária e assim podemos ir pra escola, que já é uma outra socialização

    ResponderExcluir
  53. Aluno: Lucas da silva
    número: 19
    1 ano C

    1a_ porque a escola não tem nada a ver com as roupas dela
    2c_ cada um escolhe sua religião
    3d_ para respeito de todo mundo, eu não gostaria de ver as pessoas peladas na rua
    4d_ele vai seguir seus pais como exemplo
    5a_cada pai ensina de um jeito diferente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA !!
      2 - X
      3 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA !!
      4 - 0,6
      5 - X
      TOTAL - 0,6

      Excluir
  54. Gabryelle Perenha - 1° D noite Benevenuto torres
    1)D - Pois todas as escolas devem ter regras e devem ser seguidas


    2)C - o estado deveria entender que,religião é uma coisa que nao e mudada de uma hora para outra e sim deve ser respeitado a qualquer circunstância.

    3) A - As roupas são prioridade na vida das pessoas, pois não seria legal sair na rua sem vestido ou algo do tipo

    4) D - pois o filho não tem culpa dos pais brigarem perto dele, e a criança aprende com aquilo q acontece diariamente

    5) D -

    ResponderExcluir
  55. ALUNO:Richard balduino hofstetter SÉRIE:1ºANO B : EE Benevenuto Torres.
    1)(C) justificativa:na minha opinião o colégio devia se responsabilizar com algumas coisas como permitir o uso das vestis adequada de certas religiões.
    2)(B) sim, cada pessoa deviria ter direito de praticar a sua religião onde quiser e andar de acordo com sua religião em lugares públicos

    3)(A)Muitas pessoas só pensam e comprar e consumir, mais na verdade temos que ter conhecimento na nossa cultura e outras.

    4) (A)sim, alguns pais devem punir os filhos como tirar alguma coisa que gosta ou deixar de castigo

    5) não sei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - X
      2 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA !!
      3 - X
      4 - X
      5 - X
      TOTAL - 0,0

      Excluir
  56. Aluna: Agatha Vitória da Silva Série: 1°ano D Escola: EE Benevenuto Torres

    1A- Justificativa: Na nossa escola tinha muitas pessoas que usava burca e só ela foi chamada atenção, não existe lei que proíbe usar a burca na escola, então todos tem o direito, assim como os outros tinha ela tinha também.

    2B: Justificativa: Cada família tem seus direitos de escolher suas regiões, mais sabendo que não são em todos os lugares que podem usar os tipos de roupas. Porque muitos lugares proibem, então saber onde deve usar ou não.

    3D: Justificativa: Porque a gente não pode sair sem roupa na rua, é ilegal e hoje em dia ninguém sai sem roupa na rua.

    4A- Justificativa:Os país de hoje não tem paciência com o filho por isso gera a violência, a gente aprende que os pais ensina. ele acha normal bater no urso porque está acostumado com aquele tipo de violência, que a mãe e o pai prática com ele.

    5D: Justificativa: A gente tem maneira diferente de tratar as pessoas , então em casa a gente tem outro tipo de reação e na rua outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA
      2 - 0,6
      3 - 0,6
      4 - X
      5 - X
      TOTAL - 1,2

      Excluir
  57. aluno: Ana Beatriz Serie : 1 ANO D
    escola: Benevenuto Torres

    1-(A) justificativa: Os direitos devem ser iguais para todos, não é só porque uma usa burca que vai ser diferente de nos, minha opinião, todos somos iguais,cada um tem a sua Religiões, e deveria respeitar!

    2-(B) justificativa: Cada Familia e pessoas escolhem ter a religiões que querem!

    3-(D) justificativa: Se sairmos sem roupa logico que será ilegal, todos irá zoar e principalmente no mundo de hoje

    4-(A) Justificativa: entre as relações 'pais e filhos' hoje em dia mudou muito!Apesar que os filhos gritam com os pais e pais gritam com os filhos e partem para violencia. Mais na minha opinião , os filhos aprendem na parte da violencia com os pais do jeito que os 'tratam'

    5-(D) justificativa: Dentro de casa somos uma pessoa diferente do que somos na rua, agimos com nossos familiares de uma forma totalmente diferente,principalmente os pensamentos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA !!
      2 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA !!
      3 - 0,6
      4 - X
      5 - X
      TOTAL - 0,6

      Excluir
  58. aluno:wesley brian henrique castro almeida série: 1°ano B :EE Benevenuto Torres

    1C-por que é a religião dela que fala que é preciso que elas cubram a cabeça com o velo, pois assim elas podem andar livres

    2B- pois a etnia de cada lugar é diferente, por exemplo: em alguns países é muito raro as mulheres terem o comando da propria vida

    3D- o que a malfada quer falar é que alem de ninguem ter conhecimento completo ,na sociedade a roupa tem mais significado do que a sabedoria

    4D- pois a socialização primaria é a primeira coisa a se aprender com a familia

    5B- porque o barboza afirma "Quando nos colocamos o desafio de conhecer as formas usadas pela criança para se organizar subjetivamente num novo contexto social, a escola, havia para nós uma idéia implícita de que as experiências produzidas no grupo familiar são fundamentais para essas outras que se iniciam com a escolarização" e com isso ele afirma que a familia é a primeira socialição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - X
      2 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA !!
      3 - 0,6
      4 - 0,6
      5 - X
      TOTAL - 1,2

      Excluir
  59. Aluno Talles Serie:1 ano D :EE Benevenuto torres
    1A:Geralmente as escolas são laicas, e não pode promover nenhum tipo de religião dentro do colégio, assim como ela não pode usar burca outros alunos não podem ir promovendo outra religião.
    2B- cada um pode ter a religião que bem entender, mas em um ambiente público tem que evitar alguns costumes da sua religião para evitar intrigas.
    3D- porque a gente não pode sair sem roupa na rua, isso é ilegal.
    4D- a criança está na socialização primária e não tem contato com outras pessoas alem da família, e acaba achando certo descontar em algo já que vive isso na sua casa.
    5C- porque a familfa é a socialização primárias e diferencia de fsmfamí pra família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - 0,6
      2 - 0,6
      3 - 0,6
      4 - 0,6
      5 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA !!

      Excluir
  60. ALUNO :Laysla Karoline N21
    Série: 1º Ano B
    EE Benevenuto Torres

    1A - justificativa : questao foi A foi a escolhida pois não podemos ser proibidos de tais coisas pelo nossas escolha ou maneiras que nos vestimos,principalmete em ambiente "publico"
    2 C- Justificativa : nada nem ninguem deveria se "intrometer" nas nossas escolhas,pois isso é pessoal
    3A - Justificativa : Realmente muitas outras coisas são mais preocupantes do que a cultura
    4B
    5D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - X - JUSTIFICATIVA ERRADA !!
      2 - X
      3 - X
      4 - X
      5 - X
      TOTAL - 0,0

      Excluir
  61. E.E.BENEVENUTO TORRES
    nome:Wilkerson Gean Lima Crisostomo Nº41 1ºB

    1-D
    R=com uma lei do estado todos poderiam ir sem se preocupar falicita para os alunos que usam coisas religiosas

    2-C
    R=o estado nao deveria interferi em algo que as pessoas escolhem para elas como suas religioes etc..

    3-D
    R=sair na rua sem roupas é crime sendo ato obsceno e para manter as pessoas na lei

    4-A
    R=nao devemos tratar as crianças de forma violenta para educalas por que na maioria as crianças pegam o costume dos pais e isso pode prejudicar na sua socializaçao

    5-C
    R=as crianças começam sua socializaçao com a familia ate ela aprender como funciona o mundo ate ela passar para outra etapa da sua vida

    ResponderExcluir
  62. Ana Rita V. De Oliveira N;02 1Ano:A
    E.E.Prof. Benevenuto Torres

    1)A-Sabemos que a escola é uma instituição social e que a regras e normas sociais ,mas a escola não deveria impor o que os alunos deveriam se vestir quanto a sua religião ,pois cada um tem sua religião e deve ser respeitada.

    2)B-Cada Individuo tem o direito de praticas a religião que quiser.Mas todos devemos ter a consciência ao praticas seus costumes em lugares publicos e privados ,pois as vezes a sociedade tem dificuldade de aceitar costumes diferentes dos deles .

    3)D- Porque sair na rua sem vestimenta é crime e no mesmo momento as pessoas irão dizer que você não tem cultura alguma .

    4)C- É direito dos pais educarem seus filhos do jeito que acharem melhor ,pois a criança esta na socialização primaria ,e tudo aquilo que ela aprender ela vai colocar em pratica ,pois para ela vai estar certo .

    5)D-A criança vai agir da maneira que ela convive com a familia ,pois ela ainda não foi introduzida em novos e diferentes realidades sociais .

    ResponderExcluir
  63. Ana Rita V. de Oliveira N:02 1Ano:A
    E.E.Prof. Benevenuto Torres

    1)A-Sabemos que a escola é uma instituição social e que à regras e normas sociais ,mas a escolha não deveria impor o que os alunos deveriam vestir na escola pois cada pessoa em sua religião e deve ser respeitada

    2)B-Cada individuo tem o direito de praticas a religião que quiser .Mas todos devem ter a consciência ao praticas seus costumes em lugares publicos ou privados ,pois as vezes a sociedade tem dificuldade de aceitar ou ver costumes diferentes dos deles

    3)D-Porque sair na rua sem vestimenta na rua é crime ,e as pessoas não estão preocupadas se você Tem Cultura ou não .

    4)C-É Direito dos pais educarem do jeito que acharem melhor pois a criança esta na socialização primaria ,e tudo aquilo que ela aprender ela vai colocar em pratica pois para ela vai estar certo pois os pais dela que a ensinaram.

    5)D-A criança vai agir da maneira que ela vive com a familia ,pois ainda não foi introduzida em novas e diferentes realidades sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo Ana Rita , muito bem você conseguiu responder e justificar as suas respostas ; entanto há correções que devem ser feitas ...
      1 - ok
      2 - ok
      3 - ok
      4 - ERRO ! ( existe um padrão de comportamento que considera se aceitável ; no entanto tb existe , formas de encarar o mundo que devem ser privadas da criança na fase primaria )
      5 - erro ! ( A criança se apresentará na escola com uma bagagem que dará suporte para novos aprendizados ; sendo que comportamentos como , respeito , disciplina , empatia , etc serão complementados com o convivio secundario nesta outra fase )

      Excluir