PROJETO NUCLEO PEDAGOGICO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO LESTE
  Rua Rafael Sampaio, 485 , Vila Rossi, Campinas , São Paulo.
PLANO DE TRABALHO





NÚCLEO PEDAGÓGICO








CAMPINAS
2014

Plano de Trabalho – Núcleo Pedagógico – 2014.








                                                 
Reginaldo Pereira      
Fone : ( 19 ) XXXXXXXX
End. Av. XXXXXXX , XXXXX Bl. XX Apto. XX

Qualificações pessoais:

Profissional voltado à área de educação, líder de equipe; desenvoltura no trabalho educacional com crianças, jovens e adultos, complementam o perfil . Acumula experiências na área da educação, treinamento de equipes de trabalho logístico e administrativo em geral. Profissional atuante destaca-se na busca de soluções e de novos desafios.

Formação:  Pontifícia Universidade Católica de Campinas – SP
                     Licenciatura Plena em Sociologia – 1996

                     Pontifícia Universidade Católica de Campinas – SP
                     Bacharelado em Ciências Sociais – 2003

                     Unicamp – Universidade Estadual de Campinas – SP
                     Aperfeiçoamento Continuo de Professores  - Especialização
                     Teia do Saber     2005 - 2006 – 2007

                     Unicamp – Universidade Estadual de Campinas – SP
                     Especializacao em Historia - 2013


Experiência Profissional – EDUCAÇÃO

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo ( Mar/ 2003 a Atual )
Função: Professor PEB II ( OFA ) de Sociologia ,História e Geografia


Histórico:  Professor desde 2003 , contratado em regime temporário – ACT , tive oportunidade de ministrar aulas para o Ensino fundamental , Ensino médio e Educação de Jovens e Adultos , na rede de Ensino Publico do Estado de São Paulo  ; desta forma adquirindo experiências com o desenvolvimento de projetos educacionais , ligados a area de Ciencias Humanas ( sociologia , Geografia , Historia ) e Tecnologia da informação ; seja ajudando na elaboração , execução ou supervisão  destes ;  proporcionando-me um “ Know how “ , no que se refere ao uso das chamadas novas tecnologias  . Ao longo deste periodo realizei diversos projetos com temas ligados a sociologia ( Bulling , Cotas nas Universidades , Movimentos Sociais , Direitos Humanos , Socializacao e familia , Religiao , midia , escola , entre outros  ; podendo estes serem conferidos no Blog : www. Regisper.blogspot.com.br . Atualmente ministro aulas na EE Sebastiao Ramos Nogueira . No entanto tive a oportunidade de atuar em outras escolas da Diretoria Leste , tais como : E.E. Joao Lourenco Rodrigues , E.E. Hercy Moraes  , E.E.Felipe Cantusio , entre outras .


Experiência Profissional ( EXTRA )


TETRA PAK      – POOL DE TRANSPORTES – WCA (Nov./ 2002 a Jan./ 2004 )
Função: Gerente de Transportes

IGUASPORT LTDA – DECATHLON (Fev./ 2001 a Set 2001)
Função: Assessor Diretoria - Logística

SINGER DO BRASIL COM. IND. LTDA. (Jan./ 90 a Mar/98)
Função: Líder de Almoxarifados

Cursos Extras
Técnico Mecânico  - 1989  ETESG. Bento Quirino – SP
Monitor de Treinamento –SENAI - Singer do Brasil Ltda 1993
Instrutor de Treinamento – SENAI - Singer do Brasil Ltda – 1993
Qualidade e Produtividade – Singer do Brasil Ltda – 1996
Informática e  Inglês ( nível intermediário ) – 1996
Instrutor de empilhadeira elétrica – SINTESP 2001





JUSTIFICATIVA DO ( PLANO )  PROJETO


Considerando as Orientações Técnicas, vivencia cotidiana nas Escolas, Cursos de Formação realizados pela Diretoria de Ensino nos ultimos anos para os profissionais da area de Ciencias Humanas , constata-se um baixo índice de satisfação e aproveitamento dos Professores com relação ao apoio e atendimento apropriado . Neste mesmo sentido os indicadores de avaliação externa, indicam a necessidade de melhoria nos seguintes itens : implementação do Currículo Oficial levando em conta a realidade objetiva das escolas, avaliação contínua, avaliação do processo de ensino aprendizagem, recuperação intensiva e recuperação contínua entre outros. Com base em tais informações e visando melhorar a qualidade da assistência prestada pelo Núcleo Pedagógico, se faz necessário a proposição de ações de orientação técnica e acompanhamento das atividades realizadas nas unidades escolares, através da organização de um Plano de Trabalho capaz de estimular e colocar em prática o currículo da area de Sociologia , com vistas a fortalecer, orientar e auxiliar os educadores a fim de que desenvolvam ou aperfeiçoem suas habilidades, reciclando conhecimentos, buscando novas metodologias de trabalho, propiciando aos professores ligados a disciplina  ( Sociologia ) ;  aliando a teoria à prática ; alem de motiva-los quanto a capacitação  e uso dos recursos de Multimeios voltados para educação ; sejam estes , Internet  ( blogs , sites , redes sociais , programas de edicao de textos , planilhas  , editores de video e fotos , etc . ) .
Conhecer as expectativas e as impressões dos estudantes tambem torna-se cada vez mais uma necessidade pedagógica, já que é fundamental estimular neles uma postura ativa perante o conhecimento, e consequentemente, frente às exigências de uma formação profissional num mundo em constante transformação. Além disso, a informática e os ambientes virtuais são ferramentas e tecnologias dominadas por muitos jovens, que manifestam, a partir de sites de relacionamentos, blogs e fóruns, suas opiniões sobre diversos assuntos, entre eles, a sua escolarização; elemento este que merece nossa atenção .






OBJETIVOS GERAIS

Fornecer subsídios para que o professor habilitado/qualificado possa melhor implementar o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, desenvolvendo de forma mais eficiente as competências e habilidades previstas no componente curricular.






OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


               Auxiliar os professores no trabalho com o Currículo da SEE;
               Capacitar professores a utilizacao de Recursos de Multimidia

               Acompanhar as HTPCs visando diagnosticar as dificuldades e através desse levantamento, propor, auxiliar e direcionar o trabalho docente e do Professor Coordenador, aproximando assim, U.E. e Núcleo Pedagógico;
               Trabalhar as dificuldades pontuais dos professores; levando em conta a realidade de cada U.E .
               Disponibilizar materiais com orientações de utilização de acordo com as necessidades específicas de cada Unidade Escolar e elaborar atividades que as beneficiem;
               Levantamento das escolas a serem atendidas através da análise do IDESP e dos resultados do SARESP, prioritariamente, as escolas de baixo IDESP e as escolas que atingiram parcialmente  a meta, com o objetivo de auxiliar pedagogicamente o professor e a equipe gestora;
               Desenvolver estudo dos Relatórios do SARESP 2013 apontando pontos de convergência e divergência com o Currículo;
               Trabalhar as dificuldades da Unidade Escolar, no que tange habilidades e competências não alcançadas pelos alunos, visando à melhoria contínua do IDESP;
               Desenvolver, segundo calendários específicos da SEE, projetos e programas;
               Participar de cursos e orientações técnicas promovidas pela CGEB e EFAP ( SEE) para aperfeiçoamento contínuo e constante;
               Participar de atividades coletivas do Núcleo Pedagógico;
               Permanecer em parceria com Dirigente Regional de Ensino, Supervisores, Direção e Corpo Docente, dentro de uma visão democrática de gestão escolar, permitindo ouvir os anseios de todos em busca de melhores caminhos, auxiliando no processo de atingir as metas e objetivos a serem alcançados por todos, oportunizando uma relação de co-responsabilidade, remetendo ao desenvolvimento de uma cultura escolar de cooperação, agregando imensos benefícios às Escolas da Diretoria de Ensino e ao processo de ensino e aprendizagem, haja vista que a causa é comum a todos, num clima de reciprocidade e confiança.

           AÇÕES
               Realização do diagnóstico pedagógico das Unidades Escolares mediante análise do IDESP e SARESP;
               Caberá ao PCNP juntamente com o PC, equipe gestora e supervisão observar, mapear, diagnosticar e levantar dados sobre a aplicação das atividades pedagógicas no interior de cada unidade escolar. Com base nesses dados tem-se a oportunidade de obter um perfil mais detalhado da escola, seus avanços e retrocessos, o que vai permitir a revisão, correção e intervenção mais eficiente por parte do Núcleo Pedagógico nas ações executadas;
               Realização de Orientações Técnicas para Professores, visando o desenvolvimento dos conteúdos trabalhados nos cadernos, sugerindo adaptações e complementações das atividades propostas para  a disciplina de  sociologia , com os objetivo de, buscar soluções alem do desenvolvimento profissional.
               Realização e acompanhamento de Projetos: Brasil das Diversidades, Cultura é Currículo, Sala de Recursos, Sala de Leitura, Ler e Escrever, ACD, Acessa Escola, Fundação CASA, e demais projetos propostos pela SEE e DE;
               Visitas as Unidades Escolares e salas de aula visando;
               ações para implementação do currículo, tais como, participação em HTPC, visitas as aulas dos professores, a fim de detectar eventuais dificuldades e a partir de tal diagnóstico, oferecer assistência tal qual, formação continuada e orientação quanto as metodologias e estratégias de ensino;
               auxiliar professores quanto ao uso de recursos didático pedagógicos;
               Acompanhar e orientar, bem como, capacitar os professores no que tange as avaliações, sejam externas ou internas, e continuadas. Promovendo a consciência e a cultura, de uma avaliação diagnóstica e não punitiva. No que se refere às avaliações externas (Saresp, Prova Braisl), orientar os professores com o intuito de valorizar tais avaliações junto aos educandos, pois os resultados são de grande relevância tanto para a SEE, quanto para UE e  comunidade escolar, no sentido de que os dados resultantes são parâmetros para o desenvolvimento de ações para o aprimoramento da Educação no Estado de São Paulo e na Unidades Escolar;
                 Participação em eventos como feiras, exposições, teatros entre outras atividades realizadas pelas Unidades Escolares. A presença da Diretoria de Ensino, através do Núcleo Pedagógico, faz-se necessária junto as equipes gestora e docente, para acompanhar e auxiliar, apoiando e incentivando a realização de outros eventos, motivando e valorizando toda comunidade escolar,  promovendo assim a elevação da auto-estima de nosso alunos e a cidadania;
               Aplicação e acompanhamento das provas do Saresp e Prova Brasil, entre outras ações propostas pela SEE;
               Estudo e análise junto à equipe escolar dos indicadores Saresp/Idesp;
                 Acompanhamento do planejamento escolar e outros períodos de estudos e reflexões;
               Acompanhamento de  Projetos Específicos da disciplina Sociologia.
               As visitas dos PCNPs às escolas prioritárias, ocorrerão semanalmente, podendo ser flexível de acordo com o surgimento de outras prioridades;
               Visitas de acompanhamento deverão observar os resultados e estabelecer práticas de novas ações objetivando sanar as dificuldades encontradas, sempre com registro das ações realizadas e a devolutiva das mesmas;
               Discussão das ações relatadas pelos professores, professores coordenadores e diretores, encontradas nas Unidades Escolares, registrando os aspectos facilitadores e dificultadores na execução das orientações técnicas;
               Cronograma de visitas em ATPCs;

                           Analise do Fluxo de Trabalho futuro.

                        Cronograma de Acompanhamento do Replanejamento – 2014;
                        Cronograma para Acompanhamento de Conselho de Classe/Série
                        Plantão do Núcleo Pedagógico – PCNP por área - Professores atendidos em dias específicos da semana, além do atendimento diário e em Orientações Técnicas;
                        Orientações Técnicas Descentralizadas
                        Cronograma de visitas conjuntas, supervisão e núcleo pedagógico, para o acompanhamento das ações propostas
                        Reuniões mensais,com Diretores e PCs, de todas as escolas para Formação e acompanhamento
                        Reuniões semanais entre a Supervisão de Ensino e o Núcleo Pedagógico, para Formação, análise das Unidades Escolares visitadas e cronograma de visitas conjuntas as mesmas;
                        Reuniões quinzenais com pessoal responsavel pela formação com os professores das tidas como prioritárias;
                        Relatório quinzenal dos PCNPs, contendo: Atividades desenvolvidas, Problemas encontrados, soluções para os problemas encontrados e Pendências.
                        Reuniões de Interação entre os PCNPs ;
Metas
               Elaborar junto as escolas da Diretoria Campinas-Leste , planos de medio e longo prazo ( Voltados para disciplina de Sociologia ) para que promovam  ações quanto a  aperfeicoamento na didatica utilizada na U.E .
Considerações Finais

O trabalho pedagógico faz-se necessário com o fundamento de auxiliar e nortear as ações de implementação de uma Educação de qualidade, compromisso já assumido pela SEE e por esta Diretoria de Ensino, portanto todas as ações deste Núcleo Pedagógico permeiam tal objetivo.
Para a melhoria do ensino público estadual, é significativa a contribuição da equipe do Núcleo Pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, garantindo melhor desempenho do aluno nas avaliações escolares.
 Faz-se necessário ressaltar que, o trabalho em equipe em todas as instâncias deve ser presente. Não obstante apresentar-se com atitude solidária quando solicitado ou quando preciso para execução dos projetos e tarefas a nós outorgados, bem como prezar pelas relações saudaveis entre as várias seções e, portanto, diferentes visões segundo as funções desempenhadas, devem ser uma constante.
Este plano é flexível, podendo ser alterado e atualizado, de acordo com a experiência vivenciada , a partir da execução deste .




Campinas, 08 de agosto de 2014.


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