SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO
NÚCLEO PEDAGÓGICO
CAMPINAS
2014
Plano de Trabalho – Núcleo Pedagógico – 2014.
Reginaldo Pereira
Fone : ( 19 ) XXXXXXXX
End. Av. XXXXXXX , XXXXX Bl. XX Apto. XX
Qualificações pessoais:
Profissional voltado à área
de educação, líder de equipe; desenvoltura no trabalho educacional com
crianças, jovens e adultos, complementam o perfil . Acumula experiências na
área da educação, treinamento de equipes de trabalho logístico e administrativo
em geral. Profissional atuante destaca-se na busca de soluções e de novos
desafios.
Formação: Pontifícia Universidade Católica de Campinas – SP
Licenciatura
Plena em Sociologia – 1996
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – SP
Bacharelado
em Ciências Sociais – 2003
Unicamp – Universidade Estadual de Campinas – SP
Aperfeiçoamento
Continuo de Professores -
Especialização
Teia do Saber 2005 - 2006 – 2007
Unicamp –
Universidade Estadual de Campinas – SP
Especializacao em Historia - 2013
Experiência Profissional – EDUCAÇÃO
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo ( Mar/ 2003 a Atual )
Função: Professor PEB II ( OFA ) de Sociologia ,História e Geografia
Histórico: Professor desde 2003 ,
contratado em regime temporário – ACT , tive oportunidade de ministrar aulas
para o Ensino fundamental , Ensino médio e Educação de Jovens e Adultos , na
rede de Ensino Publico do Estado de São Paulo
; desta forma adquirindo experiências com o desenvolvimento de projetos
educacionais , ligados a area de Ciencias Humanas ( sociologia , Geografia ,
Historia ) e Tecnologia da informação
; seja ajudando na elaboração , execução ou supervisão destes ;
proporcionando-me um “ Know how “ , no que se refere ao uso das chamadas
novas tecnologias . Ao longo deste
periodo realizei diversos projetos com temas ligados a sociologia ( Bulling ,
Cotas nas Universidades , Movimentos Sociais , Direitos Humanos , Socializacao
e familia , Religiao , midia , escola , entre outros ; podendo estes serem conferidos no Blog : www.
Regisper.blogspot.com.br . Atualmente ministro
aulas na EE Sebastiao Ramos Nogueira . No entanto tive a oportunidade de atuar
em outras escolas da Diretoria Leste , tais como : E.E. Joao Lourenco Rodrigues
, E.E. Hercy Moraes , E.E.Felipe
Cantusio , entre outras .
Experiência Profissional ( EXTRA )
TETRA PAK –
POOL DE TRANSPORTES – WCA (Nov./ 2002 a Jan./ 2004 )
Função: Gerente de Transportes
IGUASPORT LTDA – DECATHLON (Fev./ 2001 a Set 2001)
Função: Assessor Diretoria - Logística
SINGER DO BRASIL COM. IND. LTDA. (Jan./ 90 a Mar/98)
Função: Líder de Almoxarifados
Cursos Extras
Técnico Mecânico - 1989 ETESG. Bento Quirino – SP
Monitor de Treinamento –SENAI - Singer do Brasil Ltda 1993
Instrutor de Treinamento – SENAI - Singer do Brasil Ltda – 1993
Qualidade e Produtividade – Singer do Brasil Ltda – 1996
Informática e Inglês ( nível
intermediário ) – 1996
Instrutor de empilhadeira elétrica – SINTESP 2001
JUSTIFICATIVA DO ( PLANO ) PROJETO
Considerando as Orientações Técnicas, vivencia
cotidiana nas Escolas, Cursos de Formação realizados pela Diretoria de Ensino nos
ultimos anos para os profissionais da area de Ciencias Humanas , constata-se um
baixo índice de satisfação e aproveitamento dos Professores com relação ao apoio
e atendimento apropriado . Neste mesmo sentido os indicadores de avaliação
externa, indicam a necessidade de melhoria nos seguintes itens : implementação
do Currículo Oficial levando em conta a realidade objetiva das escolas,
avaliação contínua, avaliação do processo de ensino aprendizagem, recuperação
intensiva e recuperação contínua entre outros. Com base em tais informações e
visando melhorar a qualidade da assistência prestada pelo Núcleo Pedagógico, se
faz necessário a proposição de ações de orientação técnica e acompanhamento das
atividades realizadas nas unidades escolares, através da organização de um
Plano de Trabalho capaz de estimular e colocar em prática o currículo da area
de Sociologia , com vistas a fortalecer, orientar e auxiliar os educadores a
fim de que desenvolvam ou aperfeiçoem suas habilidades, reciclando
conhecimentos, buscando novas metodologias de trabalho, propiciando aos
professores ligados a disciplina (
Sociologia ) ; aliando a teoria à
prática ; alem de motiva-los quanto a capacitação e uso dos recursos de Multimeios voltados para
educação ; sejam estes , Internet (
blogs , sites , redes sociais , programas de edicao de textos , planilhas , editores de video e fotos , etc . ) .
Conhecer as expectativas e as impressões dos estudantes tambem torna-se
cada vez mais uma necessidade pedagógica, já que é fundamental estimular neles
uma postura ativa perante o conhecimento, e consequentemente, frente às
exigências de uma formação profissional num mundo em constante transformação.
Além disso, a informática e os ambientes virtuais são ferramentas e tecnologias
dominadas por muitos jovens, que manifestam, a partir de sites de
relacionamentos, blogs e fóruns, suas opiniões sobre diversos assuntos, entre
eles, a sua escolarização; elemento este que merece nossa atenção .
OBJETIVOS GERAIS
Fornecer subsídios para que o professor habilitado/qualificado possa
melhor implementar o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, desenvolvendo de
forma mais eficiente as competências e habilidades previstas no componente
curricular.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
●
Auxiliar os professores no trabalho com o Currículo da
SEE;
●
Capacitar
professores a utilizacao de Recursos de Multimidia
●
Acompanhar as HTPCs visando diagnosticar as dificuldades
e através desse levantamento, propor, auxiliar e direcionar o trabalho docente
e do Professor Coordenador, aproximando assim, U.E. e Núcleo Pedagógico;
●
Trabalhar as dificuldades pontuais dos professores;
levando em conta a realidade de cada U.E .
●
Disponibilizar materiais com orientações de utilização de
acordo com as necessidades específicas de cada Unidade Escolar e elaborar
atividades que as beneficiem;
●
Levantamento das escolas a serem atendidas através da
análise do IDESP e dos resultados do SARESP, prioritariamente, as escolas de
baixo IDESP e as escolas que atingiram parcialmente a meta, com o objetivo de auxiliar
pedagogicamente o professor e a equipe gestora;
●
Desenvolver estudo dos Relatórios do SARESP 2013
apontando pontos de convergência e divergência com o Currículo;
●
Trabalhar as dificuldades da Unidade Escolar, no que
tange habilidades e competências não alcançadas pelos alunos, visando à
melhoria contínua do IDESP;
●
Desenvolver, segundo calendários específicos da SEE,
projetos e programas;
●
Participar de cursos e orientações técnicas promovidas
pela CGEB e EFAP ( SEE) para aperfeiçoamento contínuo e constante;
●
Participar de atividades coletivas do Núcleo Pedagógico;
●
Permanecer em parceria com Dirigente Regional de Ensino,
Supervisores, Direção e Corpo Docente, dentro de uma visão democrática de
gestão escolar, permitindo ouvir os anseios de todos em busca de melhores
caminhos, auxiliando no processo de atingir as metas e objetivos a serem
alcançados por todos, oportunizando uma relação de co-responsabilidade, remetendo
ao desenvolvimento de uma cultura escolar de cooperação, agregando imensos
benefícios às Escolas da Diretoria de Ensino e ao processo de ensino e
aprendizagem, haja vista que a causa é comum a todos, num clima de
reciprocidade e confiança.
AÇÕES
●
Realização do diagnóstico pedagógico das Unidades
Escolares mediante análise do IDESP e SARESP;
●
Caberá ao PCNP juntamente com o PC, equipe gestora e
supervisão observar, mapear, diagnosticar e levantar dados sobre a aplicação
das atividades pedagógicas no interior de cada unidade escolar. Com base nesses
dados tem-se a oportunidade de obter um perfil mais detalhado da escola, seus
avanços e retrocessos, o que vai permitir a revisão, correção e intervenção
mais eficiente por parte do Núcleo Pedagógico nas ações executadas;
●
Realização de Orientações Técnicas para Professores,
visando o desenvolvimento dos conteúdos trabalhados nos cadernos, sugerindo
adaptações e complementações das atividades propostas para a disciplina de sociologia , com os objetivo de, buscar soluções
alem do desenvolvimento profissional.
●
Realização e acompanhamento de Projetos: Brasil das Diversidades,
Cultura é Currículo, Sala de Recursos, Sala de Leitura, Ler e Escrever, ACD,
Acessa Escola, Fundação CASA, e demais projetos propostos pela SEE e DE;
●
Visitas as Unidades Escolares e salas de aula visando;
●
ações para implementação do currículo, tais como, participação
em HTPC, visitas as aulas dos professores, a fim de detectar eventuais
dificuldades e a partir de tal diagnóstico, oferecer assistência tal qual,
formação continuada e orientação quanto as metodologias e estratégias de
ensino;
●
auxiliar professores quanto ao uso de recursos didático
pedagógicos;
●
Acompanhar e orientar, bem como, capacitar os professores
no que tange as avaliações, sejam externas ou internas, e continuadas.
Promovendo a consciência e a cultura, de uma avaliação diagnóstica e não punitiva.
No que se refere às avaliações externas (Saresp, Prova Braisl), orientar os
professores com o intuito de valorizar tais avaliações junto aos educandos,
pois os resultados são de grande relevância tanto para a SEE, quanto para UE e comunidade escolar, no sentido de que os
dados resultantes são parâmetros para o desenvolvimento de ações para o
aprimoramento da Educação no Estado de São Paulo e na Unidades Escolar;
●
Participação em eventos como feiras, exposições, teatros
entre outras atividades realizadas pelas Unidades Escolares. A presença da
Diretoria de Ensino, através do Núcleo Pedagógico, faz-se necessária junto as
equipes gestora e docente, para acompanhar e auxiliar, apoiando e incentivando
a realização de outros eventos, motivando e valorizando toda comunidade
escolar, promovendo assim a elevação da
auto-estima de nosso alunos e a cidadania;
●
Aplicação e acompanhamento das provas do Saresp e Prova
Brasil, entre outras ações propostas pela SEE;
●
Estudo e análise junto à equipe escolar dos indicadores
Saresp/Idesp;
●
Acompanhamento do planejamento escolar e outros períodos
de estudos e reflexões;
●
Acompanhamento de
Projetos Específicos da
disciplina Sociologia.
●
As visitas dos PCNPs às escolas prioritárias, ocorrerão
semanalmente, podendo ser flexível de acordo com o surgimento de outras
prioridades;
●
Visitas de acompanhamento deverão observar os resultados
e estabelecer práticas de novas ações objetivando sanar as dificuldades
encontradas, sempre com registro das ações realizadas e a devolutiva das
mesmas;
●
Discussão das ações relatadas pelos professores,
professores coordenadores e diretores, encontradas nas Unidades Escolares,
registrando os aspectos facilitadores e dificultadores na execução das
orientações técnicas;
●
Cronograma de visitas em ATPCs;
Analise do Fluxo de Trabalho futuro.
●
Cronograma de Acompanhamento do Replanejamento – 2014;
●
Cronograma para Acompanhamento de Conselho de
Classe/Série
●
Plantão do Núcleo Pedagógico – PCNP por área -
Professores atendidos em dias específicos da semana, além do atendimento diário
e em Orientações Técnicas;
●
Orientações Técnicas Descentralizadas
●
Cronograma de visitas conjuntas, supervisão e núcleo
pedagógico, para o acompanhamento das ações propostas
●
Reuniões mensais,com Diretores e PCs, de todas as escolas
para Formação e acompanhamento
●
Reuniões semanais entre a Supervisão de Ensino e o Núcleo
Pedagógico, para Formação, análise das Unidades Escolares visitadas e
cronograma de visitas conjuntas as mesmas;
●
Reuniões quinzenais com pessoal responsavel pela formação
com os professores das tidas como prioritárias;
●
Relatório quinzenal dos PCNPs, contendo: Atividades
desenvolvidas, Problemas encontrados, soluções para os problemas encontrados e
Pendências.
●
Reuniões de Interação entre os PCNPs ;
Metas
●
Elaborar junto as escolas da Diretoria Campinas-Leste , planos
de medio e longo prazo ( Voltados para disciplina de Sociologia ) para que promovam ações quanto a aperfeicoamento na didatica utilizada na U.E
.
Considerações Finais
O trabalho pedagógico faz-se necessário
com o fundamento de auxiliar e nortear as ações de implementação de uma
Educação de qualidade, compromisso já assumido pela SEE e por esta Diretoria de
Ensino, portanto todas as ações deste Núcleo Pedagógico permeiam tal objetivo.
Para a melhoria do ensino público
estadual, é significativa a contribuição da equipe do Núcleo Pedagógico no
processo de ensino-aprendizagem, garantindo melhor desempenho do aluno nas
avaliações escolares.
Faz-se necessário ressaltar que, o trabalho em
equipe em todas as instâncias deve ser presente. Não obstante apresentar-se com
atitude solidária quando solicitado ou quando preciso para execução dos
projetos e tarefas a nós outorgados, bem como prezar pelas relações saudaveis
entre as várias seções e, portanto, diferentes visões segundo as funções
desempenhadas, devem ser uma constante.
Este plano é flexível, podendo ser alterado e atualizado, de acordo com
a experiência vivenciada , a partir da execução deste .
Campinas, 08 de agosto de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário