Etnocentrismo e Relativismo Cultural
É norma socialmente reconhecida entre nós que devemos cuidar dos nossos pais e de familiares quando atingem uma idade avançada; os Esquimós deixam-nos morrer de fome e de frio nessas mesmas condições. Algumas culturas permitem práticas homossexuais enquanto outras as condenam (pena de morte na Arábia Saudita). Em vários países muçulmanos a poligamia é uma prática normal, ao passo que nas sociedades cristãs ela é vista como imoral e ilegal. Certas tribos da Nova Guiné consideram que roubar é moralmente correto; a maior parte das sociedades condenam esse ato. O infanticídio é moralmente repelente para a maior parte das culturas, mas algumas ainda o praticam. Em certos países a pena de morte vigora, ao passo que em outras foi abolida; algumas tribos do deserto consideravam um dever sagrado matar após terríveis torturas um membro qualquer da tribo a que pertenciam os assassinos de um dos seus.
Centenas de páginas seriam insuficientes para documentarmos a relatividade dos padrões culturais, a grande diversidade de normas e práticas culturais que existem atualmente e também as que existiram.Até há bem pouco tempo muitas culturas e sociedades viviam praticamente fechadas sobre si mesmas, desconhecendo-se mutuamente e desenvolvendo bizarras crenças acerca das outras.
Os europeus que viajaram para as Américas no século XVI acreditavam que iam encontrar gigantes, amazonas e pigmeus, a Fonte da Eterna Juventude, mulheres cujos corpos nunca envelheciam e homens que viviam centenas de anos. Os índios americanos foram inicialmente olhados como criaturas selvagens que tinham mais afinidades com os animais do que com os seres humanos. Para Celso, nunca lá tendo ido, descreveu o continente norte-americano povoado por criaturas que eram meio homens meio bestas. Julgava-se que os índios, os nativos desse continente, eram seres sem alma nascidos espontaneamente das profundezas da terra. O bispo de Santa Marta, na Colômbia, descrevia os indígenas como homens selvagens das florestas e não homens dotados de uma alma racional, motivo pelo qual não podiam assimilar nenhuma doutrina cristã, nenhum ensinamento, nem adquirir a virtude
Anthony Giddens, Sociology, Polity Press,Cambridge , p. 30 .Durante o século XIX os missionários cristãos em África e nas ilhas do Pacífico forçaram várias tribos nativas a mudar os seus padrões de comportamento. Chocados com a nudez pública, a poligamia e o trabalho no dia do Senhor, decidiram, paternalistas, reformar o modo de vida dos "pagãos". Proibiram os homens de ter mais de uma mulher, instituíram o sábado como dia de descanso e vestiram toda a gente. Estas alterações culturais, impostas a pessoas que dificilmente compreendiam a nova religião, mas que tinham de se submeter ao poder do homem branco, revelaram-se, em muitos casos, nocivas: criaram mal-estar social, desespero entre as mulheres e orfandade entre as crianças.
Anthony Giddens, Sociology, Polity Press,
Se bem que o complexo de superioridade cultural não fosse um exclusivo dos Europeus (os chineses do século XVIII consideraram desinteressantes e bárbaros os seus visitantes ingleses), o domínio tecnológico, científico e militar da Europa, bem vincado a partir das Descobertas, fez com que os Europeus julgassem os próprios padrões, valores e realizações culturais como superiores. Povos pertencentes a sociedades diferentes foram, na sua grande maioria, desqualificados como inferiores, bárbaros e selvagens.
O etnocentrismo é a atitude característica de quem só reconhece legitimidade e validade às normas e valores vigentes na sua cultura ou sociedade. Tem a sua origem na tendência de julgarmos as realizações culturais de outros povos a partir dos nossos próprios padrões culturais, pelo que não é de admirar que consideremos o nosso modo de vida como preferível e superior a todos os outros. Os valores da sociedade a que pertencemos são, na atitude etnocêntrica, declarados como valores universalizáveis, aplicáveis a todos os homens, ou seja, dada a sua "superioridade" devem ser seguidos por todas as outras sociedades e culturas. Adaptando esta perspectiva, não é de estranhar que alguns povos tendam a intitular-se os únicos legítimos e verdadeiros representantes da espécie humana.
Quais os perigos da atitude etnocêntrica? A negação da diversidade cultural humana (como se uma só cor fosse preferível ao arco-íris) e, sobretudo os crimes, massacres e extermínios que a conjugação dessa atitude ilegítima com ambições econômicas provocou ao longo da História.
Depois da Segunda Guerra Mundial e do extermínio de milhões de indivíduos pertencentes a povos que pretensos representantes de valores culturais superiores definiram como sub-humanos, a antropologia cultural promoveu a abertura das mentalidades, a compreensão e o respeito pelas normas (valores das outras culturas Mensagens fundamentais:
a) Em todas as culturas encontramos valores positivos e valores negativos;
b) Se certas normas e práticas nos parecem absurdas devemos procurar o seu sentido integrando-as na totalidade cultural sem a qual são incompreensíveis,
c) O conhecimento metódico e descomplexado de culturas diferentes da nossa permite-nos compreender o que há de arbitrário nalguns dos nossos costumes, torna legítimo optar, por exemplo, por orientações religiosas que não aquelas em que fomos educados, questionar determinados valores vigentes, propor novos critérios de valoração das relações sociais, com a natureza, etc.
A defesa legítima da diversidade cultural conduziu, contudo, muitos antropólogos atuais a exagerarem a diversidade das culturas e das sociedades: não existiriam valores universais ou normas de comportamentos válidos independentemente do tempo e do espaço. As valorações são relativas a um determinado contexto cultural, pelo que julgar as práticas de uma certa sociedade, não existindo escala de valores universalmente aceitos, seria avaliá-los em função dos valores que vigoram na nossa cultura.
Fonte :
:http://regisper.blogspot.com.br/2012/08/etnocentrismo-e-relativismo-cultural.html
Org: Rég!s
Maysa Cristiny de Araújo
ResponderExcluirN° 30
1°B
São diversas culturas, com diversos hábitos diferentes dos nossos. Devemos respeitar, porém depende do próprio ser humano aceitar ou não. Pois o que é comum para eles, não é comum para nós.
Nome:Bruna Pícolo dos Reis
ResponderExcluirNúmero:04
Série:1 ano B
Devemos respeitar todas as Culturas, independentemente se concordamos ou não, pois o que é normal pra eles, nao é normal pra gente, a mesma coisa com todos nós, o que é normal pra gente, não é normal pra eles,então todos nós, tanto eles como a gente, devemos respeitar todas as culturas, a cultura sendo boa ou não.
Etnocentrismo !!! rsrrsrsr ... é o nome disso ae que você esta falando , e esse " respeito " é o distanciamento e o relativismo que precisamos para ver as outras culturas .
ExcluirObrigado pela contribuição !!
:Bruna Pícolo dos Reis
Amanda Tavares Albuquerque
ResponderExcluir1ano A
Número 03
Cada povo tem sua cultura e isso deve ser respeitado , cada um tem suas formas de viver , cada sociedade tem suas regras .
Fazemos parte de uma diversidade cultural , e so porque acreditamos em algo não significa que a opinião é crença dos outros estão erradas.
Dizer que cada povo tem sua " Cultura " , hoje Seculo XXI , é meio louco , mas , digamos que sim e esse povo louco tem em sua cultura algo muito " BARBARO " , até que ponto devemos interferir na cultura deste ?? esta seria a grande questão ??? ... mas entendi oque quis dizer , e concordo . todos merecem respeito !!!
ExcluirAmanda Tavares Albuquerque
Amanda Albuquerque
ResponderExcluir1ano A
Número 03
Cada povo tem sua cultura e isso deve ser respeitado .Cada um tem sua forma de viver , cada sociedade tem suas regras .
Nós fazemos parte de uma diversidade cultural , é só porque acreditamos em alguma coisa ,não significa que a opinião , e crença dos outros esteja errada .
Dizer que cada povo tem sua " Cultura " , hoje Seculo XXI , é meio louco , mas , digamos que sim e esse povo louco tem em sua cultura algo muito " BARBARO " , até que ponto devemos interferir na cultura deste ?? esta seria a grande questão ??? ... mas entendi oque quis dizer , e concordo . todos merecem respeito !!!
ExcluirAmanda Tavares Albuquerque
Jessiane Silva
ResponderExcluirN:12
1 ano B
Devemos respeitar todas as culturas, porque cada um tem o hábito diferente ou seja a sua própria cultura, mesmo não achando certo o que eles fazem devemos respeitar.
Devemos respeitar todas as culturas,porque cada um tem o habito diferente ou seja a sua cultura mesmo não achando certo o que eles fazem devemos sempre respeitar.
rsrrsr Nunca se esqueça que existe sim um limite para oque pode ser aceito como certo e errado ... " tudo aquilo que atenta contra a dignidade humana deve ser condenado !!! srrsrrs então aceitar algo que achamos que é errado ... é meio complicado ... por isso precisamos nos colocar no lugar do outro , e ver o "sentido que determinado comportamento social " faz ... e então nos propor a entender ... e se assim mesmo ainda achar que é errado ... talves esse " comportamento seja errado mesmo !!! já pensou nisso ?? rrsrsr
ExcluirNome: Victor Almeida dos santos
ResponderExcluirN:38
1°c
Não podemos tratar mal uma pessoa que não tem a mesma religião que a nossa , mesma cor da pele ou que não gosta da mesma coisas, não existe certo ou errado devemos tratar todos iguais e respeitar cada cultura.
Cada pessoa deve ser tratada conforme os valores de sua cultura , muitas vezes uma forma de tratamento vista como um tratamento " mal " em uma cultura , pode ser encarado como um comportamento normal em outra , devido a isto devemos sempre levar em consideração os valores da cultura a qual nos referimos .
ExcluirValeu !!
Victor Almeida dos santos
Gabriel Henrique Soares Pereira
ResponderExcluirN:18
1°C
Gabriel Henrique Soares Pereira
N:18
1°C
Devemos respeitar todas as culturas porque elas não são iguais, se todo mundo começar a ter uma visão etnocêntrica e preconceituosa o mundo inteiro entrará em uma discussão, ou até mesmo em guerra, como já temos em alguns lugares. Julgar o próximo por causa da cor, religião, sexualidade é preconceito, é errado.
... começar a ter uma visão etnocêntrica não seria bem o termo , mas sim seria o fim !!! pois , a conclusão final que se chega é que a pessoa passa a acreditar que a sua cultura é a unica , ou a melhor ... desprezando a importância e legitimidade das demais existentes .
ExcluirBoa !!
Gabriel Henrique Soares Pereira
Paulo Henrique Dias
ResponderExcluirN.35
1.A
Porque Cada cultura tem suas diferenças e semelhanças e Cada pessoa emprega diferenças no Género Cultural.Pois devemos respeita para não sermos desrespeitados também,pois isso gera desavenças como preconceito e racismo.É importante respeitar diferentes Culturas para aprender novos costumes e gostos.Então Devemos sim Respeitar as Diferenças entre culturas para que nos tornemos uma pessoa para sociedade
Respeitarmos as culturas alheias não é garantia de termos a nossa respeitada , no entanto é um ótimo exercício , para que possamos entender a diversidade de culturas existentes . O entendimento dessas nos trará uma maior compreensão e respeito diante daquilo que até então era desconhecido .
ExcluirGostei !
Paulo Henrique Dias
Suelen Lays da Silva
ResponderExcluirN:36
1.B
devemos aceitar as outras culturas, mesmo não as achando certas. Podemos não aceitar todos os costumes, mas temos que intender que para outras pessoas podem achar isso certo enquanto outras erradas. Ou seja não podemos julgar as pessoas por suas crenças
rsrrsr Nunca se esqueça que existe sim um limite para oque pode ser aceito como certo e errado ... " tudo aquilo que atenta contra a dignidade humana deve ser condenado !!! srrsrrs então aceitar algo que achamos que é errado ... é meio complicado ... por isso precisamos nos colocar no lugar do outro , e ver o "sentido que determinado comportamento social " faz ... e então nos propor a entender ... e se assim mesmo ainda achar que é errado ... talves esse " comportamento seja errado mesmo !!! já pensou nisso ?? rrsrsr
ExcluirBom !!
Suelen Lays da Silva
Devemos sim respeitar as culturas das outras pessoas, mas não significa que eu deva aceitar o que essas culturas são acostumadas a fazer e que pra eles são normais.
ResponderExcluirEx: Em algumas culturas quando a Criança nasce com alguma deficiência física que precise de cuidados especiais pro resto da vida,são mortos ainda recém-nascidos.Respeitar e aceitar são coisas totalmente diferentes
N'29
1'B
Bem lembrado ... temos alguns costumes que hoje em dia não devemos, mais aceitar , pois eles já não mais se justificam , por isso devemos sempre levar em conta o processo de aculturação desse povo em questão !!
ExcluirLega1
Mayara Siqueira
Aimee Silva
ResponderExcluirN* 03
1ºC
Nós devemos respeitar todas as culturas pois aquilo que é certo para mim, talvez não seja certo para você! E ninguém tem o direito de interferir nisso, é uma opinião e temos que respeitar.
Existem culturas que realmente fica difícil se questionar, como alguns países que têm a cultura do estupro, eu penso que se a pessoa tem esse pensamento, ""tudo bem"" porém, não deveria envolver pessoas que não concordam com isso. Tipo, que só está pessoa se prejudique.
Mas como isso não acontece, eu não sei se realmente devemos respeitar todas as culturas, então eu acho que devemos contanto que não interfira na sua vida.
Bem ,
ExcluirDevemos nos reservar o direito de interferir sim ... em tudo aquilo que atingir a dignidade humana , nunca podemos aceitar que o sofrimento possa ser aceito , como próprio dessa ou daquela cultura . Devemos partir do principio de que todo ser humano é detentor de inteligencia e capaz de discernir o certo do errado ... do bem e do mal e uma vez detentor dessas condições deve lhe ser assegurado sua dignidade enquanto sujeito humano !
Boa !!
Aimee Silva
Patrícia Ramos Tolomeotti
ResponderExcluirN.48
1.C
É importante respeitar a diversidade cultural porque querendo ou não cada um de nós fazemos parte dela,cultura é apenas a maneira de agir e pensar de cada pessoa mesmo estando errado ou não devemos respeitar.
Se estiver errado ... Não !!!
ExcluirErrado é errado ... certo é certo !!
rsrrsrrsr ... certo !!
Patrícia Ramos Tolomeotti
Thiago Henrique Mogental de oliveira
ResponderExcluirN:38
1.B
Existe uma variedade enorme de culturas com diferentes costumes,crenças,que devem ser respeitadas pelo, fato de que o que pra nossa cultural é considerado estranho para eles é normal, você não precisa concordar que aqueles hábitos são certos ou melhores , mas precisa tentar entender, e respeitar aquele hábito
A palavra chave . é entender , uma vez que entendemos o sentido que aquele ato faz ... descobriremos se é certo ou errado !!
Excluirentendido !!
Thiago Mogental
Thiago Henrique Mogental de Oliveira
ResponderExcluirN:38
1.B
Existe uma enorme diversidade de culturas com diferentes costumes e crenças que devem ser respeitadas você não precisa concordar ou admirar ela
Mas sim respeitar e tentar entender
João Victor Novais de Oliveira
ResponderExcluirN°15
1°B
Devemos respeitar as outras culturas por que temos a nossa e achamos "normal" , mas para outras culturas não .Do mesmo modo q achamos outras culturas diferentes , eles olham a nossa e falam a msm coisa.
Por conta disso , devemos respeitar todas as culturas pois , todas estão certas, para nós não ,mas para eles sim .
Normal ... Diferente ... mesma coisa ... é bom perceber que as culturas tem jeitos próprios de sentir , e se sensibilizar ... e é isso que define o certo e o errado para ela ...
Excluiro caminho é esse !!
João Victor Novais de Oliveira
Vitor Hugo Nunes p.
ResponderExcluirN·41
1·B
Por que devemos respeitar todas as culturas ? Simples porque cada povo tem sua cultura, seu jeito de viver e suas regras e devemos respeitar tudo isso .. por que imagine só, alguém que sempre discorda de tudo que você fala, do jeito que você vive e de seus costumes
Devemos sempre tolerar as diferenças por que o mundo é feito diferenças, a diversidade que temos no mundo é o que faz dele tão divertido
Nem sempre essa diversidade garante uma boa diversão , muitas vezes em nome dessa diversidade tem se garantido a manutenção de rituais absurdo , e praticas abusivas , em nome praticas culturais que já deveriam estar superadas , tem se submetido pessoas a condições que não se justificam ... Cultura do estupro , linchamento apedrejamento , etc
ExcluirValeu !!
Vitor Hugo Nunes p.
Thayná Hannah Marques Lopes Nº37 1ºB
ResponderExcluirPrimeiro de tudo devemos respeitar. Independente de qualquer diferença, cada cultura tem seus costumes e maneiras de agir ou pensar, as vezes não pode ser certo para nós mas para eles sim, então faremos a nossa parte que é RESPEITAR.
rsrrrs ... a nossa parte é respeitar , mas ... mas ... as diferenças sempre vão existir ; e é nessas diferenças que somos iguais , somos iguais porque somos todos de culturas diferentes , temos que preservar essas diferenças desde que elas sejam diferenças realmente culturais !!
ExcluirThayná Hannah Marques Lopes
Devemos respeitar outras culturas porque queremos que respeitem a nossa. Muitos costumes que temos eles não entendem e acabamos achando normal, pois já estamos acostumados a muito tempo com tal ato, assim como não entendemos muitos costumes asiáticos (Não generalizando).E muitas das vezes nos perguntamos
ResponderExcluir-Como isso é normal?
-Como eles deixam isso acontecer?
mas o conceito de respeitar acaba sendo difícil pelas diferenças encontradas, é por isso muitas pessoas não respeitam, pois não entendem
Abner Brites Romão
Nº1
1º Ano C
E.E. Professor Benevenuto Torres
O caminho é esse sem duvida , conhecer para entender e respeitar .
ExcluirParabéns !!
Abner Brites Romão
Cada povo tem sua cultura e isso deve ser respeitado. cada um tem uma forma de viver ,Cada sociedade tem suas regras .Respeitar as diferenças é o básico para viver corretamente em uma sociedade..
ResponderExcluirJESSICA,n°13 1B
Viver em uma sociedade " mundial " ... nos dias de hoje nos impõe alguns limites ... dentre eles esta o de entender as demais sociedades ... entende las já é um bom começo !!
ExcluirBoa !!
jessica oliveira
Raíssa Alencar
ResponderExcluir1·B
N·35
Simples. Cada povo tem sua cultura e isso deve ser respeitado. Cadaum tem sua formas de viver, cada sociedade tem suas regras . Podemos até discordar mas desrespeita-los não é legalseria como se alguém não aceitasse nada que vc falasse, agisse ou coisa do tipo, é sempre importantes respeitar, tolerar as diferenças pois o mundo é feito de diferenças
Respeitar a cultura de um povo é aceitar a diferença , é entender que somos diferentes dentro de algo maior que é a humanidade ... mesmo a tolerância nos impõe limites que consideramos certo e errado !!
ExcluirRaíssa Alencar
Gabriela
ResponderExcluir1ºC
Número:20
O texto fala sobre um assunto muito polêmico nos dias de hoje, é interessante, sobre a sociedade. Devemos aceitar a cultura de cada um, não somos obrigados a seguir a outras culturas que não sejam as nossas, mas devemos respeitar. Cada um com sua cultura, sexualidade, crença e suas diversas diferenças. Não devemos julgar a ninguém, pois todos nós somos iguais.
Devemos ter um minimo de coerencia , um senso de auto preservação , sensibilidade humana , não podemos jamais ferir a dignidade humana em favor de qualquer cultura !!
ExcluirGabriela Miranda
Gabriela
ResponderExcluirNúmero:20
1ºC
É um assunto muito polêmico nos dias de hoje, na sociedade, é interessante. Devemos respeitar a cultura de cada um, não somos obrigados a seguir alguma outra cultura que não seja a nossa, mas devemos respeita - lá. Cada um com suas crenças, sexualidades, culturas, e outras diversas diferenças. Não devemos julgar a ninguém, pois somos todos iguais, e iremos todos para um mesmo lugar no final.
Devemos ter um minimo de coerencia , um senso de auto preservação , sensibilidade humana , não podemos jamais ferir a dignidade humana em favor de qualquer cultura !!
ExcluirGabriela Miranda
Mateus Lopes N°27
ResponderExcluir1°ano B
Devemos respeitar todas as culturas, mesmo que nós na nossa forma de pensar e na forma que aprendemos a viver na sociedade, acharmos hábitos "errados" na cultura deles, devemos respeitar pois o que vemos de errado e estranho analisando a cultura deles, talvez eles achem o mesmo da nossa cultura... Tudo vai de acordo com a forma que formos ensinados e da etnia do nosso país e região.
O certo e o errado vai depender do quanto você conhece daquela cultura , descobrir o sentido que faz os atos em determinadas culturas é um trabalho que demanda estudos e aprofundamento ... tem tudo haver com oque você já disse ... depende da forma como você foi ensinado ...
ExcluirBoa !!
Mateus Lopes
Nayê Angelo
ResponderExcluirN°34
1°A
Pois o respeito vale mais que mil palavras e não precisamos aceitar mais sim respeitar as culturas mesmo que nós não queremos segui - lá pois exemplo um casal homossexual pra alguns não é normal mais não tem que ser normal mais sim comum . devemos entender os lados dos outro e respeitar . pois o etnocentrismo é quando achamos que nossa religião é melhor que a dos outros .
Respeito ... já é um começo !! ETNOCENTRISMO = NOSSA VISÃO DE MUNDO É A QUE DEVE PREVALECER !!!
ExcluirNayê Angelo