2º ANO SOCIOLOGIA 2012 - TRABALHOS - 1º BIM

SOCIOLOGIA – A FORMAÇÃO DA DIVERSIDADE – I.
Nos processos de aculturação e de assimilação ocorrem mudanças culturais, porem são diferentes. Estas mudanças ocorrem por causas externas, quando duas ou mais culturas entram em contato, porém as mudanças não se dão apenas por causas externas, há mudanças por fatores internos da própria cultura. No final do processo de aculturação pode ocorrer a assimilação, que implica o fim da cultura de um dos grupos, uma vez que a cultura do segundo grupo é assimilada pelo primeiro, embora seja algo muito difícil de ocorrer.


2º ano do EM – A formação da diversidade

Aculturação e Assimilação:
Além do conceito de Darcy Ribeiro sobre como se fundou a sociedade brasileira – através da miscigenação da "raça" branca (português), negra (povos africanos) e índio (nativos brasileiros) – outros autores ao olhar de outra maneira, menos "poética", olham, além deste primeiro momento da miscigenação um tanto forçada na maior pare do tempo entre estes três grupos.
Outros grupos que fizeram parte da formação da sociedade brasileira vieram, principalmente, da Europa. Muitos países da Europa tiveram sua contribuição na imigração brasileira: Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Suíça, Holanda,Ucrânia. Além disso, tivemos a imigração chinesa, coreana, japonesa, estadunidense, boliviana, sírio-libanesa, e outras imigrações menos representativas. Em todo caso, cada um destes grupos possibilitaram mudanças na realidade cultural no Brasil desde o século XVI. É evidente, e não podemos descartar, que o Brasil como colônia tinha outras características que hoje já não são as mesmas, inclusive naquilo que ainda é muito forte: a religião. Os dogmas católicos já resultaram em punições severas para os tidos como hereges ou pagãos. Hoje, depois de séculos de iluminismo e liberalismo, os direitos individuais se fortaleceram, como o direito a vida.





Todos os povos, isolados ou não, possuem mudanças em sua cultura com o passar do tempo. No caso brasileiro, encontramos essas mudanças no idioma, na alimentação, no vestuário. Exemplo: Mandioca (Manioca – Tupi), Nhoque (Gnocchi – italiano), calça jeans (genes – italiano, mas difundido como jeans por Levis Strauss – estadunidense). Todas estas coisas, e outras mais fazem parte do nosso dia a dia e compõem nossa cultura. Um dos primeiros a estudar esse fenômeno foi John Wesley Powell, um geólogo estadunidense. Na segunda metade do século XIX, após ter estudado a cultura indígena do oeste dos EUA, Powell começou a estudar fenômeno da imigração italiana para o país. Deste estudo, percebeu que as características de uma cultura podiam ser adquiridas pela outra à partir do contato, a modificando, independente do distanciamento ou discriminação que um grupo cultural possa ter em relação ao outro. A esta "troca" de características, Powell deu o nome de aculturação.
Outro fenômeno que se aproxima deste é outro, mais raro: a Assimilação. Neste fenômeno, um grupo cultural mais forte "absorve" o grupo cultural mais fraco. No Brasil, muitos dos imigrantes se casaram com brasileiros, ou os seus filhos, fazendo que muito do era uma cultura de povo, mas isolada em uma família, se "diluísse" em meio a sociedade brasileira, restando apenas algumas características do povo nos descendentes destes imigrantes. Outro ponto foi a destruição dos tupinambás: as mulheres eram capturadas e forçadas a viver com os portugueses que vieram morar no Brasil; os homens, ou eram escravizados, ou mortos em "guerras justas". Os séculos que se seguiram desde a chegada das primeiras embarcações de Portugal, os tupinambás e outros grupos étnicos deixaram algumas de suas características – produtos alimentícios, técnicas de artesanato, armas – mas a grande etnia Tupi foi dizimada.

"A aculturação é o conjunto de fenômeno que resultam de um conjunto contínuo e direito entre grupos de indivíduos de culturas diferente e que provocam mudanças nos modelos (patterns) culturais iniciais de um ou dos dois grupos"
CUCHE, Dennys. A noção de cultura nas Ciências Sociais. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2002. p. 115

"Por outro lado, não se pode confundir aculturação e assimilação. A assimilação deve ser compreendida como a última fase de aculturação, fase aliás raramente atingida. Ela implica o desaparecimento total da cultura de origem de um grupo e na interiorização completa da cultura do grupo dominante"
CUCHE, Dennys. A noçãode cultura nas Ciências Sociais. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2002. p. 116.

"
O FENÔMENO DA ACULTURAÇÃO
Durante a colonização do Brasil, houve intenso contato entre a cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos escravizados.





Em decorrência desse contato, ocorreram modificação, tanto na cultura dos europeus recém-chegados – que assimilaram muitos traços culturais dos outros povos – quanto na dos indígenas e africanos, que foram subjugados e perderam muitas de suas características culturais. Desse processo de contato a mudança cultural resultou a cultura brasileira.
Quando seres humanos de grupos diferentes entram em contato direto e contínuo, geralmente ocorrem mudanças culturais, pois se verifica a transmissão de traços culturais de uma sociedade para outra. Alguns traços são rejeitados; outros são aceitos e incorporados, quase sempre com mudanças significativas, à cultura resultante.
Esse processo de mudança cultural provocada pelo contato entre dois ou mais grupos culturalmente distintos, e no qual um desses grupos assimila aspectos da cultura de outro grupo, é tradicionalmente conhecido como aculturação. Entretanto nos anos 70, alguns cientistas sociais, como o antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro( 1922- 1997), questionaram essa conceituação.





Terra de Índio, 2005, mostra as conseqüências da aculturação, resgate de identidade e a falta de terra da tribo Tupinambá de Olivença Bahia. O documentário Terra de Índio, relata as dificuldades que os índios Tupinambás de Olivença sofrem pela falta do bem mais precioso para toda aldeia, a terra. Que hoje está sobre o domínio e poder dos fazendeiros e coronéis da região, que destroem a mata atlântica, privando o índio até mesmo de pescar e plantar para sua sobrevivência.


Na verdade, diziam eles, a adoção de traços culturais de um grupo por outro geralmente envolve desigualdades ou assimetrias, como ocorre, por exemplo, como relação entre povos indígenas e a sociedade capitalista no Brasil. Não se trata de uma relação entre iguais, mas de uma relação de dominação. Essa dominação pode ser de tal forma intensa que não deixa ao grupo subordinado nenhuma alternativa senão aculturar-se (LINDOLFO, Felipe. In: Dicionário de Ciências Sociais, op., p. 19)
OLIVIERA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia – Ensino Médio, São Paulo, Ática, 2008. p. 193






ACULTURAÇÃO: Processo pelo qual duas ou mais culturas diferentes, entrando em contacto contínuo, originam mudanças importantes em uma delas ou em ambas. Quando dois ou mais grupos entram em contato direto e contínuo, geralmente ocorrem mudanças culturais nos grupos, pois verifica-se a transmissão de traços culturais de uma sociedade para outra. Alguns traços são rejeitados e outros aceitos, incorporando-se, frequentemente com alterações significativas, à cultura resultante. É a fusão de culturas diversas, dando origem a uma nova cultura.

ASSIMILAÇÃO: Processo social em virtude do qual indivíduos e grupos diferentes aceitam e adquirem padrões comportamentais, tradição, sentimentos e atitudes de outra parte. É um ajustamento interno e indício da integração sócio-cultural, ocorrendo principalmente nas populações que reúnem grupos diferentes. Em vez de apenas diminuir, pode terminar com o conflito.
Org. Rég!s 

Tarefa : Os alunos devem ler os textos acima e :
  • Resumir ( mais ou menos 20 linhas ) ;
  • Dar 02 exemplos de ( 02 ) aculturação e Assimilação ( 02 ) 
  • Postar ( no espaço comentarios ) até 25/04/2012 ( para ser avaliado )

9 comentários:

  1. Júlia Dias Ferreira 2ºc

    Professor Régis, bom.. o que eu entendi sobre aculturação e assimilação :
    Aculturação é quando duas culturas distintas ou parecidas são absorvidas uma pela outra formando uma nova cultura diferente. Além disso aculturação pode ser também a absorção de uma cultura pela outra, onde essa nova cultura terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida.
    Assimilação é quando você lê ou escuta algo, presta atenção, aprende e cria relações com outros conhecimentos prévios seus.Você assimila um conteúdo quando o aprende e o apreende, fazendo com que seus conceitos se relacionem com sua própria vida.
    Um exemplo de aculturação é a cultura romana, que logo por ser tão similar à grega torna-se praticamente uma cultura denominada como cultura greco-romana. Esse tipo de fenômeno acontece graças à convivência com outras culturas.
    Outro exemplo,são os ameríndios, de um modo geral, assimilaram o cavalo no seu modo de vida; no entanto, os índios Soshone não os conseguem criar visto o seu território não proporcionar o pasto necessário.
    Os romanos assimilaram boa parte do vocabulário dos gregos. E, de quebra, também os deuses e os mitos. A assimilação, nesse caso, se deu por pura conveniência.
    E há a assimilação por necessidade de aceitação. Num país tropical como o Brasil, o que teria sido mais lógico há 500 anos? Assimilar os hábitos dos índios, que andavam bem à vontade, ou os hábitos dos europeus, que usavam trajes apropriados para climas gelados? Para não serem vistos como selvagens pelos empertigados europeus, nossos ancestrais decidiram assimilar um traje pouco apropriado ao nosso clima.

    ResponderExcluir
  2. Nome:Anderson Rafael Da Silva
    Nº01 2ºC

    Bom pelo conceito de Darcy Ribeiro para ele quem fundo a sociedade brasileira, formada por três grupos de raças branca, negras e índios.
    Mais outros grupos que também fizeram parte da formação muitos vieram da Europa, Países da Europa como Portugal, Espanha, Itália e outros também contribuirão.
    Vivemos em torno de varias coisas que não são típicos de nosso pais, exemplos Nhoque ( italiano), calça jeans (genes – italiano, mas difundido como jeans por Levis Strauss – estadunidense).
    Só a Mandioca que é típico de nosso pais que era mais cultivado pelos índios (Tupi).
    Notamos muito em teles jornais ou ate em propagadas que deixar todos nós com aquele gostinho de querer comprar.
    Vivemos em uma diversidade étnica, tudo misturado branco com negros asiáticos e outros, mais se nos pensar um pouco não muda nada somos todos iguais o que pode mudar é só a aparência o resto não muda .
    Ainda podemos ver muito preconceitos em toda parte do mundo.
    Antigamente muita gente não mudava a sua cultura de jeito nenhum, mais com o mundo de hoje podemos esperar tudo do seres-humanos!!!
    Muitas pessoa saírem do seu pais de origem para ver se conseguem uma vida melhor, mais pode acontecer que alguns não conseguem e resolve volta
    alguns pode ser ate discriminado por ter saído do seu pais de origem.

    Exemplos:
    Aculturação

    1º visto com relação às comunidades indígenas brasileiras. No começo do século XX, as autoridades oficiais acreditavam que a ampliação do contato entre brancos e índios poderia, em questão de décadas, extinguir as comunidades indígenas. Contudo, o crescimento das comunidades indígenas – a partir da década de 1950 – negou o prognóstico do início daquele século.

    2ºUma pessoa que tem sua cultura normal e nota outra pessoa q possui um jeito diferente de se vestir e seu abito são totalmente diferente, notamos em lojas roupas que passarão na tv com outras pessoas que já estão nas lojas.

    Assimilação

    1ºOs romanos assimilaram boa parte do vocabulário dos gregos. E, de quebra, também os deuses e os mitos. A assimilação, nesse caso, se deu por pura conveniência. Se a cultura grega era melhor e mais avançada, por que não copiá-la

    2ºquando uma pessoa tem a sua cultura no seu próprio pais, e quer experimentar outra cultura que pode ter visto em qualquer lugar mais não esquece da sua cultura de origem

    ResponderExcluir
  3. Arthur Guilherme Souza Tobias - Nº 2 - Felipe Cantusio 2ºAno

    Trabalho sociologia

    A aculturação refere-se ao encontro de duas culturas diferentes e, segundo afirmações mais tradicionais, a sobreposição de uma cultura sobre a outra. Historicamente, a aculturação moderna tornou-se evidente a partir da colonização nas Américas, África e Oceania.

    Exemplo de Aculturação: Um exemplo típico desse fenômeno é a cultura romana que logo por ser tão similar à grega torna-se praticamente uma cultura denominada como cultura greco-romana. Esse tipo de fenômeno acontece graças à convivência com outras culturas.

    Outro exemplo, os ameríndios, de um modo geral, assimilaram o cavalo no seu modo de vida; no entanto, os índios Soshone não os conseguem criar visto o seu território não proporcionar o pasto necessário.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Assimilação é o processo pelo qual minorias étnicas adquirem características culturais dos grupos dominantes. O termo é algumas vezes utilizado em relação a imigrantes de vários grupos étnicos que se estabeleceram em uma região. Novos costumes e atitudes são adquiridos através do contato e comunicação, no qual cada grupo de imigrantes contribui com um pouco de seu próprio traço cultural na nova sociedade. A assimilação cultural normalmente envolve uma mudança gradual e ocorre em vários níveis e torna-se completa quando novos membros da sociedade se tornam irreconhecíveis em relação aos antigos.

    Exemplo 1: Uma criança quando mexe num computador pela primeira vez, usa todos os esquemas anteriores (adquiridos) na tentativa de se ajustar a nova situação (assimilação). Havendo mudança das estruturas internas (esquemas) frente ao novo objeto, adaptando-se a ele, (acomodação) a criança começa a compreender e a interagir.
    Exemplo 2: Uma criança que está aprendendo a jogar voleibol, usa seus esquemas anteriores, para tentar compreender o movimento do toque e da manchete (assimilação) e a medida que ocorre transformações (acomodação), novos ajustes são feitos (incorporados) aos movimentos anteriores, aproximando-se progressivamente de uma estrutura mais flexível e organizada para o jogo em si.
    Espero que os exemplos acima sirvam para ilustrar este processo tão sutil da assimilação e acomodação. Como este tema foi bastante discutido, gostaria de outras posições a respeito e quem sabe mais exemplos.

    ResponderExcluir
  4. o que eu mais gostei de comentario foi o video que voces fizeram sobre os indios!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nome:Bruno Henrique Fragoso Fernandes
    N°04 Serie: 2°C


    O texto de aculturação fala que um individo se abita em alguma “tribo” ele passa a ter aquela culura, a mesma rotina os mesmos habitos e custumes.Isso podemos dizer quer ele foi”educado” daquela forma para poder ser aceito entre todos.
    Porem quando a algum contato direto com outra tribo, geralmete ocorre mudanças culturais com ambas, assim gerando uma nova cultua.
    Já na aculturação o individuo aceita e adquire os padrões comportamentais, como por exemplo suas tradições, seus sentimentos e atitudes de alguma outra parte.


    Exemplos: Na aculturação: Na propria escola e também em tribos de generos de musica.
    Na Assimilação:Na minha opinião uma delas é na igreja, e tambem na propria familia.

    ResponderExcluir
  6. Texto 1
    Formação da Diversidade
    2 - Exemplos
    1° - A repercussão de um acidente decorrente de uma falta de conhecimento ou compreensão das questões relacionadas com discriminação e preconceito pode ser ampla e debilitante.
    2° - A primeira coisa a se reconhecer é que ter um problema ou questão em torno de atitudes antiquadas não é o fim do mundo, na verdade, deveria ser tratada como uma oportunidade e não um problema. O problema surge quando você sabe da ocorrência de um problema e não faz nada sobre isso. A ignorância não é uma desculpa, na verdade, vai contar contra você.

    Resumo - Formação da Diversidade
    Como uma sociedade que já percorremos um longo caminho em termos de igualdade e da diversidade de formação nas últimas décadas. Nos velhos tempos, quando linguagem e comportamento discriminatório não foram apenas tolerados, mas, em alguns casos, foi incentivada e verdadeiramente estão bem atrás de nós. No entanto o preconceito e a discriminação ainda estão conosco, em uma escala menor, mas eles ainda estão lá, todos os mesmos, e não devemos fingir que não estão. Complacência pode muitas vezes, ser o nosso pior inimigo na luta contra a discriminação, mas é importante sublinhar que a erradicação do preconceito, especialmente no local de trabalho, é um processo contínuo. Com isso em mente, a igualdade e a diversidade de formação nunca foi tão importante para as empresas. A repercussão de um acidente decorrente de uma falta de conhecimento ou compreensão das questões relacionadas com discriminação e preconceito pode ser ampla e debilitante. Existe um caminho muito simples para evitar qualquer coisa remotamente similar e que, apesar da igualdade e da diversidade de formação é apenas parte disso. A primeira coisa a se reconhecer é que ter um problema ou questão em torno de atitudes antiquadas não é o fim do mundo, na verdade, deveria ser tratada como uma oportunidade e não um problema.

    Texto 2
    O Fenomino da aculturação
    2 - Exemplos
    1° - Aculturaçao e a assimilaçao da cultura de um outro grupo ou individuo.
    Exemplo: Comer em fast food, algo que nao e pertecente a cultura brasileira, mas ja foi assimilada por ela.
    2° - Aculturação é quando nos deparamos com um certo grupo de pessoas que por falta de escolaridade, ou pelo seu baixo nível de escolaridade, não conseguem manter um nível de conversa mais "elevado", aí temos um processo de aculturação, o "a" torna-se um advérbio de negação, então etmológicamente, a "aculturação" literalmente significa: falta (ou ausência) de cultura. Exemplo do cotidiano: uma empregada doméstica dificilmente conseguirá manter uma conversa sobre obras de arte por exemplo.
    Resumo - O Fenomeno da aculturação
    A resultante do fenômeno de aculturaçõa que resultou do contato entre índios, europeus e africanos.A caracterização da cultura dessas sociedades rurais constitui elemento indispensável para se aferirem com a necessária precisão os fenômenos de mudanças e transição que sofrem os grupos indígenas em suas relações com a nossa frente pioneira. Alguns grupos como os Kayapó, os Nambikuária os contatos diretos com o habitante rural são hostis ou esporádicos. Nesses contatos atuam elementos pioneiros isolados, o seringueiro, o garimpeiro que não intervem na cultura indígena.apesar da natureza desses contatos muitos elementos nossos foram adotados pelos indígenas, desde instrumentos de ferro, armas de fogo até doenças. Mas que a preocupação pela difusão desses traços, os estudos desses grupos focalizaram sua atenção nas mudanças totais promovidas não apenas pela adoção do facão ou do machado de ferro



    Nome: Hiago junior da silva (Batora)
    n°10 serie 2°C

    ResponderExcluir
  7. Camila Bueno de Souza nº6 2ºC

    Resumo dos textos:
    Os processos de assimilaçao e aculturaçao, ocorrem por causas externas da cultura, quando dois ou mais culturas entram em contato.
    E atraves da miscigenaçao, o contato de brancos, negros e indios.
    Todos os, povos isolados ou nao possuem mudanças em sua cultura,, com o passar di tempo, no Brasil houve varias mudanças.
    A a culturaçao veio do processo de contato entre culturas.
    A assimilaçao, que é: um grupo mais forte absorve a cultura de um grupo mais fraco.
    Um ponto importante foi a destruiçao dos tupinambas, mulheres capturadas, homens escravizados e morto, pelos Portugueses que invadiram suas tribos, mas mesmo assim os indios deixaram sua cultura, alimentos, tecnicas de artesanato, caça e armas.
    Com o contato de africanos e indigenas, as culturas foram modificadas, resultou na cultura brasileira, que é vivida até hoje.

    Exemplos: Aculturação: Em uma sala de aula, todos os alunos da mesma cidade natal, e chega um aluno de um estado diferente, com culturas diferentes, e esse aluno acaba dividindo suas culturas e aprendendo as novas culturas e habitos com os alunos da sala.

    O uso da calça jeans, que antes era uma coisa de cultura propria e que agora é uma cultura mundial, todos usam.

    Assimilaçao: Funcionarios de uma empresa que estao habituados com o trabalho teem que treinar um funcionario novo, como eles já estao na empresa a mais tempo, acabam querendo denegrir a imagem do funcionario antes mesmo dele começar o trabalho, e porque? Porque eles sabem mais que ele, sua cultura e mais forte do que a dele.


    Um outro exemplo de assimilaçao, e daquele texto Estabelecidos o Outsiders, um grupo se acha um mais forte do que o outro, e disputam o mesmo espaço, o grupo mais velho da torcida se acham mais importantes do que os novatos, e por isso há muita briga, também acontecido pela cultura mais forte e a mais fraca.

    ResponderExcluir
  8. Maykon de Paula - N°18 2°C FELIPE CANTUSIO.

    Powell em seus estudos percebeu que as características de uma cultura, podiam ser adquiridas por outra á partir do contato, e modificando, independente da distancia ou discriminação que um grupo possa ter em relação ao outro. Para esta "troca" de características, Powell deu o nome de aculturação.
    Na assimilação, é um processo que quando grupos diferentes, culturas diferentes, adquirem padrões, formas, tradição, não só adquirem como também aceitam.

    ACULTURAÇÃO: Quando ocorre a junção de dois grupos, duas culturas diferentes, e que nesse processo ocorram aceitações e rejeições, entre as duas culturas, ou então até surgir um novo grupo, uma nova cultura.

    ASSIMILAÇÃO: Processo de quando dois grupos ou culturas se encontram, aceitam e adquirem padrões comportamentais, tradição, em ambas as partes.
    EXEMPLOS:
    ACULTURAÇÃO: 1- Um exemplo típico desse fenômeno é a cultura romana que logo por ser tão similar à grega torna-se praticamente uma cultura denominada como cultura greco-romana. Esse tipo de fenômeno acontece graças à convivência com ambas culturas. 2 - Os ameríndios, de um modo geral, assimilaram o cavalo no seu modo de vida; no entanto, os índios Soshone não os conseguem criar visto sem o seu território não ter a proporção ideal para o pasto.

    ASSIMILAÇÃO: 1 - Uma criança quando mexe num computador pela primeira vez, usa todos os esquemas anteriores adquiridos na tentativa de se ajustar a nova situação (assimilação). Havendo mudança das estruturas internas (esquemas) frente ao novo objeto, adaptando-se a ele, a criança começa a compreender e a interagir. 2 - Uma criança que está aprendendo a jogar voleibol, usa seus esquemas anteriores, para tentar compreender o movimento do toque e da manchete (assimilação) e a medida que ocorre transformações (acomodação), novos ajustes são feitos (incorporados) aos movimentos anteriores, aproximando-se progressivamente de uma estrutura mais flexível e organizada para o jogo em si.

    ResponderExcluir
  9. Entendi que aculturação é quando uma cultura influencia a outra,ela decorre de varios fatores,mudanças de sentimento,de cultura,religiao,vestimentas, algumas coisas são aceitas e outras não,como em qualquer sociedade hoje em dia,Ja assimilação é quando elas já tem a opinião formada,eles aceitam e adquirem (praticam) comportamentos diferentes a cultura ou tradiçao do seu grupo,entre outras coisas,e isso gera conflitos...O termo assimilação é muitas vezes usado indistintamente com o termo aculturação.
    1- ACULTURAÇÃO
    um exemplo é a cultura romana que logo por ser tão similar à grega torna-se praticamente uma cultura denominada como cultura greco-romana. Esse tipo de fenómeno acontece graças à convivência com outras culturas. Outro exemplo é a cultura brasileira que adquiriu traços da cultura de Portugal, da África, que juntamente com a cultura indígena formou-se a cultura brasileira.



    Thaynara Possatti
    2ºano c Noite
    E.E Felipe Cantusio
    nº 25

    ResponderExcluir