Apresentação
A vida humana ganha a sua riqueza se é construída e experimentada tomando como referência o princípio da dignidade. Toda e qualquer pessoa é digna e merecedora do respeito de seus semelhantes e tem como direito boas condições de vida e a oportunidade de realizar seus projetos. Características particulares, como sexo, idade, etnia, religião, classe social, grau de instrução, padrão de beleza, opção política, ideológica, orientação sexual, etc., não aumentam nem diminuem a dignidade de uma pessoa. A sociedade é composta de pessoas diferentes entre si, não somente em função de suas personalidades singulares, como também de categorias ou grupos. Entretanto, independentemente da riqueza relacionada às diferenças, existem preconceitos e discriminações, o que resulta, frequentemente, em conflitos. A atitude de preconceito e/ou intolerância está na direção oposta do que se requer para a existência de uma sociedade democrática, pluralista por definição. As relações entre os indivíduos devem estar sustentadas por atitudes de respeito mútuo, diálogo, solidariedade e justiça.
Justificativa
O projeto Bullying na escola: uma ameaça à dignidade humana visa estimular o respeito às diferenças dentro e fora do âmbito escolar. Segundo a psicóloga Vera Miranda, Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência, as grandes aprendizagens do ser humano ocorrem em meio a dois contextos básicos: a família e a escola. Nessas duas esferas de socialização e aprendizagem, a criança vive relações verticais — com os pais e professores — e horizontais — com irmãos e colegas, que possuem igual poder e estão no mesmo nível de hierarquia. Nessas circunstâncias, percebemos a importância que
temos, como educadores/as, no papel social junto a essas crianças, mesmo porque a família, muitas vezes, não tem estrutura para manter um diálogo aberto e adequado sobre temas que envolvem preconceitos já tão arraigados na nossa sociedade. Muitas vezes, nos deparamos com agressões gratuitas de puro preconceito, intolerância e desafeto entre crianças e jovens da nossa comunidade educativa e devemos manter um trabalho de sensibilização destes, a fim de combater esse tipo de comportamento que, muitas vezes, tem como pano de fundo a falta de informação. Silenciar não é uma atitude coerente com a prática educativa, democrática e saudável. O trabalho interdisciplinar e a preocupação com a formação da cidadania colocam em discussão as diferentes relações de gênero, raça, etnia e toda e qualquer desigualdade que ocorra no dia a dia escolar. Nesse contexto, o papel do professor, em união à direção escolar, aos funcionários e aos demais membros da comunidade educativa, é de fundamental importância para a construção de uma escola onde haja respeito e dignidade entre todos.
Objetivos Gerais
Compreender a importância do tema Bullying na escola: uma ameaça à dignidade humana, estimulando e divulgando a formação em Educação não sexista, antirracista, não homofóbica, sem preconceitos e/ou intolerância, visando o bem-estar coletivo.
Objetivos Específicos
• Considerar as diferenças existentes em todos os níveis na nossa comunidade escolar.
• Estabelecer estratégias para o trabalho de sensibilização e combate às práticas agressivas e repetitivas que possam causar angústia e sofrimento.
• Compreender a importância da reflexão e da discussão teórico- -conceitual e da avaliação crítica no que se refere ao tema do projeto.
• Promover a criação de um ambiente educacional e social onde meninos e meninas, homens e mulheres, sejam tratados/as igualmente.
• Estimular o respeito mútuo entre todos os que formam nossa comunidade educativa.
• Sensibilizar a comunidade educativa em relação ao respeito às diferenças.
• Participar de debates sobre os temas abordados no projeto pedagógico em questão.
• Refletir de forma crítica sobre os conflitos que envolvem práticas relacionadas ao bullying no dia a dia escolar.
• Transformar o espaço escolar num espaço democrático, inclusivo e que assegure a aprendizagem, um direito de todos, sem discriminações.
• Propiciar aos alunos a apreciação de textos, documentários, filmes e outras fontes que abordem assuntos relacionados ao tema do projeto.
• Respeitar o outro, sem humilhações ou discriminações.
• Valorizar os pontos de vista de pessoas com opiniões diferentes.
• Construir um dia a dia justo, livre e solidário no ambiente escolar e fora dele.
• Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, aparência física, etc.
• Enfrentar o desafio de instalar, no processo de ensino- -aprendizagem que se realiza em cada uma das áreas de conhecimento, uma constante atitude crítica, de reconhecimento e ações em relação às diferenças no contexto escolar.
• Contribuir para a formação de cidadãos melhores e mais preparados para o mundo.
• Discutir os temas relacionados ao projeto pedagógico para recuperar valores essenciais, como o respeito.
• Trabalhar a questão da autoestima com os diversos segmentos da nossa comunidade educativa. • Contribuir para o combate à prática de bullying e cyberbullying nas relações interpessoais. · Produção de um Vídeo que aborde a execução do Projeto , seus participantes e a produção dos alunos
Metodologia
Fontes de pesquisa
• Livros
• Revistas e jornais
• Textos de pesquisa sobre o tema
• Filmes e músicas
• Pesquisas na comunidade
• Fôlderes
• Produções escritas dos alunos e professores
• Poesias
• Internet
• Cartazes
Descrição dos procedimentos de análise das fontes
As fontes serão utilizadas à medida que as etapas do projeto forem sendo realizadas. Nas salas de aula, os alunos receberão subsídios através de textos, livros, pesquisas e outros recursos necessários para dar embasamento teórico à compreensão do tema e fornecer dados importantes para o desenvolvimento do projeto. Durante a execução do projeto, há de ser providenciado por grupos de alunos , o contato com pessoas, grupos e/ou organizações para a realização de entrevistas ou palestras educativas para grupos de alunos , que as reproduzirão em vídeos , cartazes ou textos que deverão ser exibidos na escola . Também serão utilizadas pesquisas de história oral realizadas com nossos alunos, professores e funcionários, a fim de obtermos diagnósticos e soluções do problema que envolve nossa comunidade educativa em relação aos temas abordados. Os alunos apresentarão trabalhos criativos envolvendo o tema central do projeto, como vídeos , cartazes e textos ou outras apresentações artísticas.
Desenvolvimento
Ações que servirão de subsídio
Pesquisa, seleção e exploração de vários textos relacionados ao tema central e pertinentes ao projeto.
• Textos informativos (leitura, compreensão, debates)
• DVDs (filmes, entrevistas e documentários)
• Internet (pesquisas, entrevistas, textos, etc.)
• Poesias, peças teatrais e outras apresentações artísticas
• Produções de texto
Estratégias que servirão de subsidio
• Realizar uma investigação de forma natural e espontânea para reconhecer a experiência e saber o que pensam os alunos sobre o tema.
• Pesquisar e selecionar textos e vídeos sobre o tema a ser desenvolvido no projeto ( bullying ) .
• Trocar idéias com a direção da escola, com os professores e outros funcionários sobre o objetivo do projeto.
• Sensibilizar os alunos através das aulas, rodas de diálogos, palestras e dos filmes.
• Estimular a leitura de textos sobre o tema.
• Criar condições para a participação efetiva dos alunos em debates e criação de vídeos temáticos.
• Realizar atividades artísticas como exibição de vídeos cartazes a apresentações artísticas e outras atividades relacionadas ao tema do projeto.
• Formar grupos para debater o tema em sala de aula, salas temáticas ou em outro espaço previamente estabelecido.
• Registrar os avanços proporcionados no dia a dia da escola durante a vigência do projeto em clipes feitos por alunos .
• Avaliar mudanças de comportamento de todos os que formam nossa comunidade educativa.
• Respeitar a inclusão de alunos especiais.
• Adequar o projeto ao currículo de cada disciplina.
•Valorizar atitudes e gestos de educação e sensibilidade dos alunos que contribuem para uma escola mais solidária e que aceitam as diferenças.
Cronograma
O projeto é um processo e se refere às atitudes de mudanças de comportamento, visando uma melhor qualidade de vida na escola e buscando contribuir para um dia a dia participativo e democrático, dando ênfase ao diálogo e ao respeito mútuos. O projeto Bullying na escola: uma ameaça à dignidade humana inicia- se no mês de agosto de 2011 e deverá se estender até o último dia de aula deste mesmo ano. Porém, diante da relevância dos temas a serem trabalhados, o projeto poderá ter continuidade no ano escolar de 2012.
Avaliação
A avaliação será contínua e processual, de forma natural, através do diálogo diário, dos debates promovidos e dos registros de atividades vivenciadas ao longo dos trabalhos. O processo de avaliação será espontâneo e verificará o potencial e a competência dos alunos em relação à temática, bem como a capacidade de mudança de comportamento mediante o conhecimento adquirido e experimentado , além do uso das chamadas novas tecnologias . A avaliação, como um processo contínuo, dar-se-á também através da observação das dinâmicas, dos trabalhos e das mudanças de comportamento de todos os envolvidos, principalmente dos alunos, além da observação da articulação destes com outros projetos desenvolvidos na Unidade escolar .
Org . Regis
Reginaldo Pereira - Professor de Sociologia da Rede Publica do Estado de São Paulo
Referências bibliográficas
BENJAMIN, Roberto. A África Está em Nós: História e Cultura Afro-brasileira. João Pessoa: Grafset, 2004.
COSTA, M. S.; MORAES, A. Valores Para a Vida. Coleção Ética e Cidadania. Recife: Construir, 2006.
CURY, Augusto. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
GIKOVATE, Flávio. Arte de Educar. Curitiba: Nova Didática, 2001.
OAKLANDER, Violet. Descobrindo Crianças: A Abordagem Gestáltica com Crianças e Adolescentes. São Paulo: Summus
Editorial, 1980. Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais. Brasília, 1983.
PAROLIN, Isabel. Pais e Educadores: Quem Tem Tempo de Educar? Porto Alegre: Mediação, 2007. Respeitando as
Diferenças no Espaço Escolar – Nielson da Silva Bezerra (org.). Recife: Gestos, 2007.
Revista Aprende Brasil. Diversidade: Tudo É uma Questão de Visão. Ano 2. Nº 4. Abril 2005.
Revista Atividades & Experiências. Habilidades e Competências – Editora Positivo. Ano 9. Maio 2008.
Revista Construir Notícias: Projeto Político Pedagógico – Somos Todos Diferentes e Iguais: Trabalhando a Inclusão
Através da Literatura Infantil/ Nº 29. Ano 05. Julho/agosto 2006.
|