sexta-feira, 11 de setembro de 2015

MATERIAL ( QUESTÕES ) PARA ESTUDO

SETIMO ANO - HISTORIA 

1 - Assinale o ultimo local reconquistado pelos cristaos em 1492 , na Península Ibérica .

a) Castela
b)Valencia
c)Lisboa
d)Madri
e) Granada

2 - Entre os reinos cristãos da Península Ibérica do século VIII , destacam-se os que estavam localizados ao norte , nas regiões montanhosas . Marque a alternativa a alternativa que não corresponde ao reino cristão desse período :

a) Navarra
b) Castela
c) Leao
d) Aragao
e) Andaluzia

3- O dominio da Peninsula Iberica pelos mouros , iniciado entre os anos de711 e 725 , não foi aceito de forma pacifica e desencadeou um conjunto de campanhas militares que recebeu o nome de reconquista . Dessa reconquista originaram-se as seguintes monarquias europeias :

a) Franca e Espanha
b) Portugal e Espanha
c) Portugal e Inglaterra
d) Austria e Franca
e) Franca e Portugal

4- Explique por que os habitantes da Península Ibérica chamaram de Reconquista as batalhas contra os mouros .

porque a peninsula havia sido tomada pelos mouros, os quais subjugaram os ibéricos...a guerra foi chamada de reconquista justamente para reconquistar seu territorio e expulsar os mouros.

5- Observe a figura do Rei Luiz XIV , e responda .A grande maioria dos reis absolutistas encomendava retratos para que sua imagem ficasse conhecida nos diferentes locais do reino . Nesses retratos , eram colocados vários simbolos da Monarquia absolutista .



Assinale o item que não corresponde a um dos simbolos da monarqia absolutista .



a) A coroa , que simbolizava a soberania e a dignidade do rei.
b) O cetro , sinal de autoridade e forca
c) A espada , símbolo militar
d) O trono , local que marca o centro do poder politico
e) A constituição , com as leis e garantias para todos

A figura acima trata de uma pintura do século XVIII , que retrata o rei da Franca Luis XIV , que ficou conhecido pela frase “ O Estado sou eu “ .


6 – descreva os elementos que constituem a imagem .

A pintura de 1701 , que retrata o rei Luis XIV , com trajes de coroação atenção por seus detalhes ; por exemplo , o manto de pele de arminho , que representa proteção e pureza , bordado com flores de liz , simbolo da monarquia francesa , o cetro na mao , representa o poder politico , a coroa do lado esquerdo , simbolo da realeza e o trono que revela o lugar da autoridade do rei .


7 – Porque o sol foi o símbolo escolhido para representa-lo ?

O rei Luis XIV adotou o SOL como simbolo , pois ele como rei da Franca , irradiava luz ( e poder ) a todos que estavam a sua volta : nacao , corte e súditos , O astro rei e o sol .

8 – No absolutismo europeu , o poder do monarca era transmitido de um rei para outro por meio de :

a) eleição
b) aclamação
c) hereditariedade
d) golpe de Estado
e) nomeação

9- Qual argumento os reis absolutistas utilizavam para justificar o poder que exerciam sobre os súditos ?

segundo o direito divino , pois estava acima  da igreja ; a religiao do rei determinava a dos suditos , a teoria justificava as perseguicoes religiosas a quem se opunha a religiao do monarca . O rei era considerado , entao o representante de Deus naTerra .



 10- A    10- frase dita por Luis XIV , “ O Estado sou eu “ demonstra um sistema politico centralizado ou descentralizado ? Justifique sua resposta .

                 O rei Luis XIV e considerado por muitos estudiosos como o representante maximo do absolutismo , sua afirmacao  " O Estado sou eu " revela um sistema politico centralizado e demonstra que o poder do rei estava acima da igreja e da sociedade     
                        


                          OITAVO ANO _ HISTORIA

1 -  apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:
A - As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
B - A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
C - As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.
D - A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.
E -  A grande influência da nobreza e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
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2. Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é verdadeiro afirmar que:

A - O clero e a nobreza possuíam muitos privilégios, entre eles a isenção tributária (não pagavam impostos).
B - A estrutura social da população francesa não era estratificada.
C - Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais privilegiadas.
D - Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de renda.
E - A estrutura social da população francesa moderna.
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3. Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa foi:

A - A decretação de leis que garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
B - A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e implantação da República.
C - A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa) em 14 de julho de 1789.
D - O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI.
E - O apoio de Luis XIV ao governo de Napoleao .
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4. Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam?

A - Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
B - Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
C - Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
D - Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na política francesa.
E - Eram representantes da alta burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo
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5. Qual era o lema dos revolucionários francesa, que resumia muito bem os anseios do Terceiro Estado?

A - "Liberdade, Paz e Justiça".
B - "Paz, Pão e Terra".
C - "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
D - "Liberdade ainda que tardia".
E - “ Amor , Justica e Dinheiro” .

6 - Explique o principal motivo que levou a burguesia a apoiar o golpe de “18 Brumário”.

Os movimentos populares representavam uma ameaça direta aos privilégios burgueses, enquanto que a Áustria pretendia promover a restauração da velha ordem monarquista. Foi nesse contexto que desenvolveu-se o golpe: através da ação do exército, a burguesia buscou estabelecer no país um governo estável, forte, que eliminasse a possibilidade de participação política da plebe de Paris e de seus líderes "radicais". Somente um governo militarizado poderia garantir as conquistas burguesas da revolução

Observe a caricatura e responda :




7 - Que grupos e que relações sociais estão representados na caricatura?

Oooo        O Povo , o clero e a nobreza 

8 - Antes do movimento revolucionário, quais eram as principais críticas do povo em relação às camadas dominantes?

                Criticavam as desigualdades sociais que agravava, tornando cada vez mais precária as condições de vida
Leia os dois textos seguintes e responda.
  
  "Em todos os lugares havia calma. Nenhum movimento, nem temor ou aparência de movimento no Reino havia que pudessem interromper ou se opor aos meus projetos." (Memórias de Luís XIV para o ano de 1661.)

  "Para nos mantermos livres, cumpre-nos ficar incessantemente em guarda contra os que governam: a excessiva tranqüilidade dos povos é sempre o pregoeiro de sua servidão." (J. P. Marat. As cadeias da escravidão, 1774.)

9 - A que regime político predominante na Idade Moderna européia os dois textos, de formas diferentes, se referem?

Absolutismo europeu 

10 - O texto de Marat apresenta uma noção de cidadania elaborada pela reflexão política do Século das Luzes. De que forma a Revolução Francesa do século XVIII foi a expressão desta nova concepção política?

Através da participação efetiva da sociedade na polí- tica e de sua resistência à opressão exercida pelo Estado absolutista. Os historiadores costumam distinguir a primeira Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra no século XVIII, de uma segunda Revolução, datada do último quartel do século XIX.



NONO ANO - HISTORIA 

1- A Segunda Grande Guerra (1939-1945), a partir de 7 de dezembro de 1941, adquire um caráter mundial quando os:
a) russos tomam a iniciativa de anexar o território dos Estados bálticos.
b) alemães invadem a região mediterrânica da Ásia.
c) japoneses atacam a base americana de Pearl Habor.
d) franceses, por determinação de Petain, ocupam o sudeste da Ásia.
e) chineses cedem a maior parte do seu território às tropas do Eixo.



2 - A II Guerra Mundial foi o maior conflito armado da história da humanidade, caracterizada pelo desenvolvimento da indústria bélica, ao ponto de se produzir a bomba atômica e toda a mortandade decorrente. Sobre o conflito, é incorreto afirmar que:
a) Os Estados Unidos entraram na guerra após o ataque japonês a Pearl Habor.
b) O Eixo era formado pela Alemanha, Itália e Japão.
c) A guerra iniciou-se após a invasão da Alemanha no território soviético.
d) O evento final da II Guerra Mundial foram as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.
e) Em 1940, os alemães conseguiram ocupar Paris.

3- Que acontecimento levou os Estados Unidos a entrarem na guerra?

O ataque  Japonês a Base Militar americana no Oceano Pacifico , Pear Harbor 

4 -  Que fato levou à rendição do Japão, pondo fim à Guerra?

O ataque americano a duas cidades japonesas  ( Hirishima e Nagazaki ) com bombas atômicas .

5 - Podemos apontar como uma das principais causas da Segunda Guerra Mundial:

A - A rivalidade política e militar entre Alemanha e Itália no final da década de 1930.
B - O surgimento e fortalecimento, na década de 1930, de governos totalitários na Europa, com objetivos expansionistas e militaristas.
C - A política expansionista da França, que invadiu e conquistou vários territórios na Europa e na África no final da década de 1930.
D - A aliança militar estabelecida por Itália, Alemanha e Estados Unidos no começo da década de 1930.
E - A rivalidade política e militar entre Alemanha e Austria no final da década de 1940.

6 - Na Segunda Guerra Mundial, o bloco militar conhecido como Eixo era composto pelos seguintes países:

A - Alemanha, Itália e Japão.
B - França, Inglaterra e Estados Unidos.
C - Alemanha, Itália e Rússia.
D - Inglaterra, Estados Unidos e Rússia.
E - Inglaterra, Estados Unidos e Italia

7 - Sobre o final da Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:

A - Estados Unidos e Grã-Bretanha foram os países derrotados e tiveram que reconhecer o domínio alemão na Europa.
B - Embora a guerra tenha terminado em 1945, o Japão assinou a rendição apenas em 1948.
C - Alemanha, Itália e Japão saíram derrotados, marcando o fim dos governos fascistas na Europa.
D - Japão, Estados Unidos e França foram os países que mais saíram fortalecidos politicamente após a Segunda Guerra Mundial.
E - Alemanha, Itália e E.U.A , saíram vitoriosos, marcando o fim dos governos liberais na Europa.



8 - O Partido Nazista assumiu o poder na Alemanha em 1933. A partir de 1934, Hitler ordenou uma série de medidas que se opunham claramente às determinações do Tratado de Versalhes e revelavam o espírito militarista e expansionista de seu governo, responsável pelo início da Segunda Guerra Mundial. Cite três dessas medidas que contribuíram para o início desse novo conflito.

           A invasão  a Polonia  , criação e manutenção de exércitos 


Sem a possibilidade que lhe foi dada de empregar homens de nível inferior, o Ariano nunca teria podido dar os primeiros passos na estrada que devia conduzi-lo à civilização; da mesma maneira que, sem a ajuda de certos animais que possuíam as qualidades necessárias, as quais soube domesticar, ele nunca se teria tornado senhor de uma técnica que lhe permite atualmente prescindir, pouco a pouco, da ajuda desses animais. O provérbio 'o Mouro fez o que devia fazer, o Mouro pode ir-se embora' tem, infelizmente, um significado por demais profundo. (A. Hitler, Mein Kampf (Minha Luta).) Este texto, escrito por Adolf Hitler, explica parte de suas teorias racistas que eram também a base do regime nazista.


9- Quais as principais ideias da ideologia racista de Hitler e dos nazistas?

                Superioridade da raça Ariana . A responsabilidade de conduzir as outras raças que seria o lugar reservado a elas , ja que essas diferenças eram naturais 


10- Como se pode relacionar o racismo nazista com a "teoria do espaço vital", ou seja, com o projeto de ampliação territorial e política?


Para os nazistas o povo alemão necessitava ampliar seu território para alcançar pleno desenvolvimento e a construção do III Reich incorporando territórios onde houvesse  populações de origem germânica, o que justificou a anexação da Áustria à Alemanha (Anschluss) e a ocupação alemã dos Sudetos no sul da Tchecoslováquia em 1938. 






PRIMEIRO ANO - SOCIOLOGIA 




  1. Leia o texto a seguir, letra da música “Choppis Centis”, composta por Dinho e Júlio Rasec, integrantes do grupo Mamonas Assassinas, em 1995.
    Chopis Centis
    Eu dí um beju nela...e chamei pra passear...
    A gente fomos no shopping, pra mode a gente lanchá...
    Comi uns bicho estranho, com um tal de gergelim.
    Até que tava gostchoso, mas eu prefiro aipim.
    Quantcha gente, quantcha alegria, A minha felicidade É um crediário Nas Casas Bahia. Esse tal Chopis Centis... é muitcho legalzinho,
    Pra levar as namorada e dá uns rolêzinho.
    Quando eu estou no trabalho, Não vejo a hora de descer dos andaime
    Prá pegar um cinema ver o "xuasineguer", Tombém o Van "Diaime" (...)
    FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. 5ª edição. p. 50.
    A letra da música apresenta alguns aspectos relacionados ao processo de migração e integração de nordestinos nos grandes centros urbanos do país. De acordo com a letra dessa música é INCORRETO afirmar que:
    a) nessa canção encontramos a imagem do migrante que se adaptou à grande cidade, podendo ser tanto um jovem recém-chegado à metrópole e contente com suas melhores condições, quanto o jovem filho de um antigo migrante que foi para a cidade grande e nela se fixou e progrediu.
    b) a personagem dessa canção manifesta claramente o desejo de retornar para sua terra de origem, devido à sua não adaptação ao padrão de vida metropolitano, e ainda, em razão do preconceito sofrido na cidade grande.
    c) a letra não deixa explícito que se trata de um jovem ligado ao processo de mudança de alguma outra região e com condição para a vida urbana, porém há fortes indícios que apontam para isso, como o sotaque com o qual a canção é interpretada.
    d) a pronúncia diferenciada de certas palavras, a surpresa com as novidades e, principalmente, alguns versos que aproximam as condições de vida e os hábitos desse jovem aos de milhares de outros migrantes que vivem nas grandes cidades brasileiras. e) trata-se de um trabalhador da construção civil, que apesar do baixo salário, se sente feliz por passear no shopping center e conseguir adquirir produtos no crediário de uma loja de eletrodomésticos.
    2 -Uma das superstições características da cultura popular é a relativa ao mês de agosto, considerado mês de mau agouro, quando nenhuma decisão importante deve ser tomada: não se deve fechar negócios, nem marcar casamentos ou fazer mudanças de qualquer espécie. O Jornal Correio de Uberlândia, em agosto de 2008, publicou reportagem que atestava mudanças desse comportamento, durante o referido mês, tais como: realizações de casamentos, de mudanças de residências, ou de negócios em andamento ou, ainda, salões de beleza com movimento normal para “mudanças de visual”.
    Considerando o enunciado acima e o conceito antropológico de cultura, marque a alternativa correta.
    a) Só há pureza e autenticidade nas manifestações provindas da zona rural, não contaminadas pelas vertiginosas transformações do mundo urbano. 
    b) As práticas culturais não são congeladas no tempo, são partes integrantes da história e estão em processo de transformação com a própria história.
    c) As manifestações culturais populares passam por um processo de descaracterização, pois para permanecerem autênticas e tradicionais devem reproduzir integralmente o passado e evitar mudanças. 
    d) As verdadeiras práticas tradicionais não se alteram com o tempo e são reproduzidas da mesma forma como foram originadas.
    e) As manifestações culturais populares não passam por um processo de descaracterização, pois para não permanecerem autênticas e tradicionais devem reproduzir integralmente o passado e causar mudanças.
    O respeito à diversidade cultural tornou-se consenso entre os cientistas sociais a partir dos estudos realizados em diferentes sociedades. Posteriormente tal atitude foi incorporada como um princípio por órgãos internacionais como a ONU (Organização das Nações Unidas). Porém, os mesmos pesquisadores concluíram também que o respeito à diferença cultural não é a forma comum de os indivíduos atuarem no cotidiano. O etnocentrismo e o racismo são atitudes recorrentes em muitas sociedades.
    3- Qual a diferença conceitual entre racismo e etnocentrismo?
    Etnocentrismo é uma atitude na qual a visão ou avaliação de um grupo social sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo, como referência, como padrão de valor. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico considerar-se como superior a outro. Não existem grupos superiores ou inferiores, mas grupos diferentes. Um grupo pode ter menor desenvolvimento tecnológico (como, por exemplo, os habitantes anteriores aos europeus que residiam nas Américas, na África e na Oceania) se comparado a outro mas, possivelmente, é mais adaptado a determinado ambiente, além de não possuir diversos problemas que esse grupo "superior" possui. Racismo: O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. 

    O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.

    4- Por que os cientistas sociais e órgãos internacionais entendem que tais práticas são inaceitáveis?

    Tais orgaos  internacionais e Cientistas Sociais ja concluíram existir apenas uma unica raca humana  , onde o elementos que diferencia esta especie e a cultura , caindo por terra toda e qualquer teoria que aponte em direção contraria , ou seja , nao existe diferenças biológicas consideráveis entre  as populações  do mundo .

    5- Observando a realidade da sociedade brasileira, dê exemplos da cultura de consumo presentes nos dias atuais.

    A cultura de consumo se manifesta no desejo ilusório que o produto oferece. Compre o cigarro e seja livre; Tome o refrigerante e sinta emoção; Utilize o banco tal e seja único.

    6- A diversidade cultural que esteve presente na origem e na formação do Brasil ainda caracteriza nossa sociedade.
    Cite três elementos que atestam essa diversidade e comente cada um 

    Pode-se mencionar a diversidade religiosa, artística, linguística, étnica, etc.
    7- O primeiro sociólogo a chamar atenção para a articulação, os efeitos e a função do mito da  democracia racial na sociedade brasileira foi: 

    A) Gilberto Freyre 
    B) Florestan Fernandes 
    C) Nina Rodrigues 
    D) Delgado de Carvalho 
    E) Durkheim

    8- Em uma aula da 2ª série do Ensino Médio, a professora de Sociologia utilizou o seguinte fragmento de texto:  “A África de hoje, assim como a Europa, tem obrigado antropólogos a pensar cada vez mais sobre os extremos e a destrutividade do tribalismo no mundo moderno. Quando a identidade étnica leva ao extremo a lógica da exclusão da comunidade e passa a considerar os outros como totalmente diferentes e inimigos, as possibilidades de destruição pela guerra aumentam perigosamente. Isso porque, sob a influência do pensamento que divide as identidades, o bem e o mal, o nós e os outros em mundos opostos ou entidades metafísicas, o tribalismo adquiriu contornos rígidos e perversos. É o que explica os terrores justificados pela “limpeza étnica”, seja contra os judeus e os ciganos durante a Segunda Guerra Mundial, seja contra os sérvios na Bósnia de 1995.”  (ZALUAR, Alba. Da Revolta ao Crime S.A. São Paulo: Editora Moderna, 1996. p.21). 
    Assinale a alternativa que contém o par de conceitos centrais para a compreensão das relações  entre etnias diversas: 

    A) preconceito/ pena de morte 
    B) xenofobia/ preconceito 
    C) justiça/ violência 
    D) classes perigosas/ status
    E) preconceito/ status  

    Os estudos antropológicos dedicam-se especialmente às análises culturais  e, para tanto, foram necessárias conceituações e formulações teóricas.  Considerando esse panorama, explique com suas palavras: 

    9- Etnocentrismo:                                                             

    Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades. O termo é formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro. Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas. 

    10 -  Relativismo cultural:

    O relativismo cultural é uma ideologia que defende que os valores, princípios morais, o certo e o errado, o bem e o mal, são convenções sociais intrínsecas a cada cultura. Um ato considerado errado em uma cultura não significa que o seja também quando praticado por povos de diferente cultura.



    SEGUNDO ANO - SOCIOLOGIA


      1- Avalie as seguintes afirmativas acerca da organização familiar em nossa sociedade atual.
      I – As famílias são menos numerosas por causa de medidas governamentais, como o controle de natalidade.                          
      II – As mulheres tem ganhado espaço no mercado de trabalho, no entanto há ausência da participação dos homens nas tarefas domésticas.                                                                                                                                              
      III – A família tem transferido à escola a tarefa de educar e socializar seus filhos.
      ASSINALE se 
      a) apenas I estiver certa.
      b) apenas I e II estiverem certas.
      c) apenas II e III estiverem certas.
      d) apenas III estiver certa.

          e) todas estiverem certas.  



          2- Dentre as diversas características que diferenciam a modernidade de momentos históricos anteriores está a alteração do lugar da religião na vida das pessoas. No entanto, podemos notar que a história da sociedade brasileira está profundamente ligada aos seus símbolos religiosos. Indique dentre os itens a seguir aquele que NÃO expressa essa relação entre a religião e o desenvolvimento de nossa sociedade.
      a) A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.
      b) Feriados religiosos.
      c) Expressões públicas de fé por parte de esportistas.
      d) Cidades batizadas com nomes de santos.
      e) Os dizeres da bandeira do Brasil, Ordem e Progresso



    3=Leia as assertivas seguintes e assinale a que MELHOR classifica as ocupações listadas. Todas elas são formas de trabalho, no entanto, apenas algumas são consideradas formas de emprego – podendo ser, inclusive, formalizado segundo as leis vigentes. Lembre-se que o principal fator de distinção entre eles é a remuneração.

      I. Policial militar;
      II. Dona de casa;
      III. Empregada doméstica.
      a) Todas as ocupações citadas são formas de emprego;
      b) As ocupações I e II são considerados empregos, aos passo que III é considerado apenas trabalho;
      c) As ocupações I e III são considerados empregos, aos passo que II é considerado apenas trabalho;
      d) As ocupações II e III são considerados empregos, aos passo que I é considerado apenas trabalho;
      e) As ocupações I e III são considerados apenas formas de trabalho, aos passo que II é considerado um emprego.
      4- Assinale a alternativa que CONTÉM as palavras que melhor completam a frase a seguir: “O desenvolvimento da tecnologia tem o potencial de liberar o homem do ___________. Com _____________ mais avançadas, é necessário menos esforço por parte do trabalhador, assim como é menor o tempo total gasto na produção de cada bem industrializado. Fossem as coisas assim simples, o desenvolvimento da tecnologia permitiria que os trabalhadores tivessem a sua jornada de trabalho_________, ficando mais tempo disponível para fazerem o que bem entenderem”.
      a) mundo do trabalho – máquinas – reduzida;
      b) sistema capitalista - políticas - mantida;
      c) setor de produção – regulações - aumentada;
      d) obrigatório trabalho remunerado – organizações sindicais - extinta;
      e) mundo do trabalho – ideias – diminuída.

          5- Baseando-se na charge abaixo, apresente uma definição de mais valia destacando a exploração do trabalhador e a concentração de riqueza nas mãos dos proprietários dos meios de produção.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Segundo Karl Marx, o valor do trabalho não paga ao trabalhador é denominada. Mais valia, portanto, é a parte do valor do trabalho não paga ao trabalhador. É da mais valia que o capitalista tira boa parte do seu lucro. Isso revela um pouco da exploração que o trabalhador sofre.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               Leia Leia as  charges a seguir.





















        6.Explique a cena retratada na charge

      Uma trabalhadora recebe um novo modelo de uniforme, que mostra que a qualquer momento ela pode ser demitida e ficar desempregada.
        7. Na charge 2 observa-se um dos motivos do desemprego. Que motivo é esse?

        A informatização das empresa, que substitui a mão de obra e causa a demissão dos empregados.
        8. Cite dois fatores que contribuem para que haja desemprego.

        A falta de qualificação profissional, reflexo da baixa escolaridade, a dificuldade de acesso à moderna tecnologia, a competição acirrada por uma vaga no mercado de trabalho, etc.

        9. Ao discorrer sobre ideologia, Marilena Chauí afirma que “(...) a coerência ideológica não é obtida malgrado as lacunas, mas, pelo contrário, graças a elas. Porque jamais poderá dizer tudo até o fim, a ideologia é aquele discurso no qual os termos ausentes garantem a suposta veracidade daquilo que está explicitamente afirmado”. (CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 04).
        I. O fundamento último do mundo capitalista não são interesses quaisquer, mas os interesses econômicos de classe. II. Na maioria das sociedades capitalistas, as desigualdades são ocultadas pelos princípios ideológicos que afirmam a importância dos seguintes elementos: o progresso, o “vencer na vida”, o individualismo, a mínima presença do Estado na economia e a soberania popular por meio da representação.
        III. Ideologia corresponde às idéias que predominam em uma determinada sociedade, portanto expressa a realidade tal qual ela é na sua objetividade.
        IV. Uma pessoa pode elaborar uma ideologia, construir uma “questão” individual sem interferências anteriores e influências comunitárias para a sua sustentação. Assim, com base em sua própria ideologia, ela poderá refletir e agir em sua sociedade.
        Considerando o fragmento do texto de Marilena Chauí e as afirmativas acima baseadas no conceito de ideologia para Karl Marx. Assinale a alternativa abaixo que apresenta apenas as afirmativas corretas:
        a) I e III.
        b) I e II.
        c) II e IV.
        d) Todas as afirmativas estão corretas.
        e) todas as afirmativas estão erradas.

        10- No final de 2000 o jornalista Scott Miller publicou um artigo no The Wall Street Journal, reproduzido no Estado de S. Paulo (13 dez. 2000), com o título “Regalia para empregados compromete os lucros da Volks na Alemanha”. No artigo ele afirma:
       “A Volkswagen vende cinco vezes mais automóveis do que a BMW, mas vale menos no mercado do que a rival. Para saber por que, é preciso pegar um operário típico da montadora alemã. Klaus Seifert é um veterano da casa. Cabelo grisalho, Seifert é um planejador eletrônico de currículo impecável. Sua filha trabalha na montadora e, nas horas vagas, o pai dá aulas de segurança no trânsito em escolas vizinhas. Mas Seifert tem, ainda, uma bela estabilidade no emprego. Ganha mais de 100 mil marcos por ano (51.125 euros), embora trabalhe apenas 7 horas e meia por dia, quatro dias por semana. ‘Sei que falam que somos caros e inflexíveis’, protesta o alemão durante o almoço no refeitório da sede da Volkswagen AG. ‘Mas o que ninguém entende é que produzimos veículos muito bons.’ E quanto a lucros muito bons?” A relação entre lucro capitalista e remuneração da força-de-trabalho pode ser abordada a partir do conceito de mais-valia, definido como aquele “valor produzido pelo trabalhador [e] que é apropriado pelo capitalista sem que um equivalente seja dado em troca.” (BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 227).

      Por que é possível, para uma empresa como a Volkswagen, manter as regalias para um funcionário alemão, na atual formatação ?

      Resposta livre desde que :
      O aluno devera fazer uso de analise do conceito divisão social do trabalho para explicar sua resposta



      TERCEIRO  ANO - SOCIOLOGIA

      1. Observe a charge.



      A charge remete a uma determinada percepção existente hoje entre estratos da população brasileira a respeito da questão da segurança pública.

      Com base na charge, é correto afirmar:
      a) As crianças são as principais responsáveis pela visão negativa que, socialmente, se construiu dos órgãos de segurança pública.   
      b) A vantagem da polícia em relação ao ladrão é que a primeira usa arma de fogo enquanto o segundo está restrito às armas brancas.   
      c) Situações de exceção tendem a produzir, em parte da população, descrédito em relação às instituições de proteção da cidadania.   
      d) A melhor maneira de se proteger é não sair à rua, pois pode haver conflitos entre policiais e ladrões, fazendo vítimas inocentes.   
      e) As diferenças entre policiais e ladrões seriam claras na consciência dos indivíduos se as mães educassem melhor seus filhos a não cometer equívocos.   

      _____________

      2. Observe o seguinte cartaz.


      Sabendo que a socialização transmite ao indivíduo os padrões culturais da sociedade e que o controle social é um forte instrumento de socialização, a alternativa em que a função do cartaz apresentado se enquadra é:
      a) função de ordem social.   
      b) função de organização social.   
      c) função de eficiência social.   
      d) função de dispersão social.   

      _____________

      3) Judiciario contribuiu com ditadura no Chile, diz Juiz Guzman Tapia

      As cortes de apelação rejeitaram mais de 10 mil habeas corpus nos casos das pessoas desaparecidas. Nos tribunais militares, todas as causas foram concluídas com suspensões temporárias ou definitivas, e os desaparecimentos políticos tiveram apenas trâmite formal na Justiça. Assim, o Poder Judiciário contribuiu para que os agentes estatais ficassem impunes.

      Disponível em: http://www.cartamaior.com.br.
      Acesso em: 20 jul. 2010 (adaptado).

      Segundo o texto, durante a ditadura chilena na década de 1970, a relação entre os poderes Executivo e Judiciário caracterizava-se pela
      a) preservação da autonomia institucional entre os poderes.   
      b) valorização da atuação independente de alguns juízes.   
      c) manutenção da interferência jurídica nos atos executivos.   
      d) transferência das funções dos juízes para o chefe de Estado.   
      e) subordinação do poder judiciário aos interesses políticos dominantes

      _____________

      4. De acordo com o Art. 44 da Constituição Federal, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados (com representantes do povo brasileiro), o Senado Federal (com representantes dos Estados e do Distrito Federal), e o Tribunal de Contas da União (órgão que presta auxílio ao Congresso Nacional nas atividades de controle e fiscalização externa). Com base na Constituição Federal é correto afirmar que
      a) uma das atribuições do Congresso Nacional é nomear Ministros de Estado, Ministros do Supremo Tribunal Federal e o Procurador-Geral da República.   
      b) é da competência do Congresso Nacional processar e julgar ações de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual.   
      c) é da responsabilidade do Congresso Nacional zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância aos direitos assegurados na Constituição Federal, promovendo as medidas necessárias a sua garantia.   
      d) cabe ao Congresso Nacional elaborar as leis e proceder à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da Administração direta e indireta.   
      e) cabe ao Congresso Nacional sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.


       5 -  Leia o texto a seguir:
           Como argumentaram com muita propriedade diversos críticos da tradição sociológica [...]. As nações e os estados nacionais não interagem simplesmente entre si; sob as condições modernas, eles formam – ou tendem a formar – um mundo, isto é, um contexto global com os seus próprios processos e mecanismos de integração. A forma nacional de integração, dessa forma, desenvolve-se e funciona em conexão íntima e num conflito mais ou menos acentuado com a forma global. [...]
                  Para apreender a sua relevância em relação à análise do nacionalismo, é necessário ter em mente que a globalização de modo algum é sinônimo de homogeneização [...]. Pelo contrário, ela deve ser entendida como uma nova estrutura de diferenciação.

      (ARNASON, J. P. Nacionalismo, globalização e modernidade, In: FEATHERSTONE, M. (Org.) Cultura global: nacionalização, globalização e modernidade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 238.)

      De acordo com o texto, é correto afirmar:
      a) Os Estados Nacionais possuem total autonomia quanto à globalização, por isso não sofrem reflexos deste processo, garantindo a homogeneidade, a simetria e unidade contra as distinções.   
      b) A globalização é um processo que atinge e subverte todos os Estados Nacionais, que tendem ao desaparecimento com construção política moderna de regulação das relações sociais locais.   
      c) Apesar da resistência dos Estados Nacionais, a globalização resulta em homogeneização severa em todos os países que atinge.   
      d) Em virtude da presença dos Estados Nacionais, a tendência de homogeneização própria à globalização deve ser relativizada, pois muitas vezes, ao invés de uma homogeneização, ela acaba por promover novas formas de diferenciação.   
      e) Inexiste relação direta entre globalização e Estados Nacionais, pois, estes últimos se preservam por meio de mecanismos de defesa autóctones e totalitários. 

      6 . Considere os trechos a seguir.

      A classe operária não pode apossar-se simplesmente da maquinaria de Estado já pronta e fazê-la funcionar para os seus próprios objetivos.

      (MARX, Karl. A revolução antes da revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p.399.)

      Também do ponto de vista histórico, contudo, o “progresso” a caminho do Estado regido e administrado segundo um direito burocrático e racional e regras pensadas racionalmente, atualmente, está intimamente ligado ao moderno desenvolvimento capitalista.

      (WEBER, Max. Parlamento e governo na Alemanha reordenada: crítica política do funcionalismo e da natureza dos partidos. Petrópolis: Vozes, 1993, p.43.)

      Com base nos trechos, compare as concepções clássicas de Estado formuladas nas obras de Karl Marx e Max Weber. 

      Marx e Weber apresentam concepções bastante diversas a respeito do Estado Moderno. Segundo Marx, o Estado está relacionado com a superestrutura de uma sociedade e é um aparato de dominação da burguesia. Já Weber enxerga o Estado como uma manifestação da racionalização ocidental, marcada por uma organização burocrática e impessoal. Ainda que enxerguem o mesmo fenômeno por perspectivas quase antagônicas, vale ressaltar que os dois autores têm claro que o Estado está intimamente relacionado e inserido na lógica de desenvolvimento do sistema capitalista.

      Democracia e o voto
      uh
      7- “Um homem, um voto – e a maioria deci­de.” Essa definição vale para a democracia atual?
      Sim, diferentemente das regras eleitorais que prevaleceram tanto no Brasil até 1964 e na Antiguidade, atualmente as regras para o exercício democrático no país estabelecem que o sufrágio é universal a partir de 16 anos de idade, em quaisquer condições, portanto cada cidadão tem o poder de um voto, e a maioria dos votos determina os eleitos num processo eleitoral. 

      8- O modelo da democracia ocidental seria adequado para organizar politicamente as várias sociedades existentes no mun­do, apesar da grande diversidade que se observa entre elas?

      O modelo de democracia ocidental não seria adequado para organizar politicamente as várias sociedades existente no mundo, já que esta entraria em contradição com algumas sociedades, o exemplo mais notável é o das Monarquias absolutistas já que em uma sociedade que os governantes são escolhidos pelo nascimento não faria diferença essa forma de governo, outro caso bastante notável é o da anarquia uma vez que se esse tipo de sociedade defende a não existência do estado não teria cabimento uma forma de governo numa sociedade sem estado e sem governantes.

      Os “ratos” e os “queijos”…
      Antigamente, lá em Minas, a política era coisa séria. Havia dois partidos com nome registrado, pro­grama de governo e tudo mais. Mas não era isso que entusiasmava os eleitores. Eles não sabiam direito o nome do seu partido nem se interessavam pelo programa de governo. O que fazia o sangue ferver era o nome do bicho e correlatos por que seu partido era conhecido.
      Em Lavras, os partidos eram os “Gaviões” e as “Rolinhas”. Em Dores da Boa Esperança, onde nasci, eram os “Ratos” e os “Queijos”. Os nomes diziam tudo. Ratos querem mesmo é comer o queijo. E o queijo quer mesmo é se colocar de isca na ratoeira para pegar o rato.
      Como já disse, os eleitores nada sabiam dos programas de governo nem prestavam atenção nas promessas que eram feitas pelos chefões. Sua relação com seus partidos não era ideológica. Nada tinha a ver com a inteligência. Eles já sabiam que política não se faz com razão. .Ganha não é quem tem razão. Ganha quem provoca mais paixão. O entusiasmo que tomava conta deles era igualzinho ao entusiasmo que toma conta do torcedor no campo. Naqueles tempos o entusiasmo não vinha nem da ideologia nem do caráter dos coronéis. O que fazia o sangue ferver era o símbolo “Eu sou Rato”, “Eu sou Queijo”.
      Corria o boato de que coronel Sigismundo, fazendeiro, chefe dos “Ratos”, usava jagunços para matar seus desafetos. Não surtia efeito. Era mentira deslavada dos “Queijos”. Corria o boato de que o doutor Alberto, médico rico, chefe dos “Queijos”, praticava a agiotagem. Mentira deslavada dos “Ratos”. Os chefões, na cabeça dos eleitores, eram semideuses, padrinhos, sempre inocentes. O que dava o entusiasmo era o campeonato. Quem ganharia? Os “Ratos” ou os “Queijos”? Quem ganhasse a eleição seria o campeão, dono do poder, nomeações dos afilhados, até a próxima…
      Mais de oitenta anos se passaram. Os nomes são outros. Mas nada mudou. Política é a mesma paixão pelo futebol decidindo o destino do país. Os torcedores se preparam para a finalíssima en­tre os “Ratos” e os “Queijos”. É como era na cidadezinha de Dores da Boa Esperança, onde nasci 73 anos atrás…
      9- É possível comparar a política do interior de Minas Gerais de tempos atrás com o que acontece no Brasil de hoje? Por quê?
      Ao fazermos uma comparação política brasileira dos dias atuais com a política interiorana mineira de antigamente, podemos dizer que naquela época se existia mais partidarismo e ideologia política, enquanto que hoje o desinteresse pelos ideais políticos são gritantes, mas podemos concluir que ainda assim vivemos com uma política semelhante à antiga dos interiores de Minas Gerais, onde ainda podemos encontrar alguns políticos partidários, embora menos significante e aguerrida do que antes.

      10- O autor afirma que nada mudou nos últimos 80 anos. Será que os partidos, o sistema elei­toral, as disputas e o cenário político permanecem semelhantes? O que mudou e o que não mudou durante esse período? Procure exemplos.

      O autor do texto realmente não está equivocado. Se mudou, a política nos últimos 80 anos não se transformou, o que era e continua sendo necessário. Os partidos não mudaram, continuam sem ideologia e lutando incansavelmente pelo poder. O sistema tentou se aperfeiçoar com a redemocratização, mas ficou devendo e hoje uma reforma eleitoral é mais que necessária. As disputas continuam se baseando pelos interesses e assim continuamos vivendo uma pseuda democracia. A criação de partidos de aluguel, ou seja sem uma ideologia partidaria , exemplifica bem esses cenários, o antes e o agora.

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