terça-feira, 12 de setembro de 2017

SOCIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

DETERMINISMOS : BIOLOGICO E GEOGRAFICO - SOCIOLOGIA - PRIMEIRO ANO


Home
DETERMINISMO BIOLÓGICO 

O Determinismo Biológico atribui as capacidades físicas e psicológicas do ser humano à sua etnia, nacionalidade ou o grupo ao qual pertence. Julga-se que um português é burro apenas por ter nascido em Portugal, que um japonês é inteligente e bom em matemática apenas por ter Nascido no Japão e ser de origem oriental, que um Brasileiro é preguiçoso simplesmente por ser Brasileiro.
Os antropólogos acreditam que a influencia das características de cada ser humano vem de sua cultura. Uma criança Japonesa que for criada no Brasil, dentro da cultura brasileira, irá acabar tendo os mesmos costumes, todas as crianças tem a mesma capacidade, independente de raça, nacionalidade, sexo ou classe social, desde que tenham as mesmas oportunidades.
No livro “Cultura,Um Conceito Antropológico” o autor Roque de Barros Laraia afirma :“A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente” .Sendo assim homens e mulheres são capazes de exercer as mesma funções, o que vai definir o que devem ser tarefas exercidas pelo sexo masculino e o que devem ser tarefas exercidas pelo sexo feminino vai ser a cultura da sociedade na qual vivem.Meninos e meninas agem de formas diferentes por causa da educação que recebem e da cultura que os influencia, não por causa de sua genética hormonal.
Assim o humano seria destituído de liberdade de decidir e de influir nos fenômenos em que toma parte. A determinação de seus atos pertence à força de certas causas, externas e internas. É a principal base do conhecimento científico da Natureza, porque afirma a existência de relações fixas e necessárias entre os seres e fenômenos naturais: o que acontece não poderia deixar de acontecer porque está ligado a causas anteriores.
                 DETERMINISMO GEOGRÁFICO
O determinismo geográfico considera que as diferenças entre as tribos não podem ser explicadas pela limitação do seu meio ambiente. Eles consideram o clima como fator importante no determinismo geográfico. A natureza dos homens é mesma, são seus hábitos que os mantêm separados. Muito influencia na fisionomia do ser humano, ou seja, na formação de caráter do homem. Não é difícil de enxergarmos isso, pelo contrario é uma coisa nítida! Uma pessoa que nasce na Itália, por exemplo, se levada quando criança para qualquer outro pais, obviamente não terá os costumes, sotaque, jeito de um italiano ! Fatalmente, ela será atingida com a cultura do determinado lugar ou região, com a educação provinda daquele lugar. Podendo ter nascido um nobre e morrer como um simples trabalhador rural ou vice-versa.
Portanto a cultura de forma antropológica, formado por conhecimentos crenças, corte moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem dentro de uma sociedade, não é influenciada pelo ‘determinismo biológico’, nem pelo ‘determinismo geográfico’. A genética hereditária de um ser humano não constitui um fator de importância nas diferenças entre as culturas e há uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. Assim, se compreende as diferenças na história cultural de cada grupo, onde pode ser encontrada em um mesmo ambiente físico uma grande diversidade cultural.



ASSISTA AO VIDEO : DETERMINISMOS BIOLOGICO E GEGRAFICO



ORG. Reg!s
FONTE :https://destinocomum.wordpress.com/2012/08/29/determinismo-biologico-e-determinismo-geografico/


RESPONDA NOS COMENTÁRIOS A QUESTÃO : POR QUE SOMOS DIFERENTES ?  

79 comentários:

  1. Maysa Cristiny de Araújo
    N°30
    1°B

    Nossa diferença está no modo como pensamos, na nossa cultura, e na forma como agimos de acordo com a nossa criação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Maysa ,

      No entanto você foi sucinta demais , deveria discorrer mais sobre o assunto tentar demonstrar oque levou você a acreditar que nossas diferenças estão localizadas na cultura

      Valeu !!

      Maysa Cristiny de Araújo

      Excluir
  2. Nome:Bruna Pícolo dos Reis.
    Número:04
    Série:1 Ano B


    Somos parecido,somos todos humanos. Mas as semelhanças acabam por ai.
    Ninguém pensa igual, pois cada um viveu experiências diferentes, mesmo irmãos gêmeos pensam diferente, pois os 2 nunca estiveram no mesmo lugar o tempo todo, nós somos o que aprendemos com as experiências que tivemos, por isso não somos iguais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta esta mais ou menos ai ... no que aprendemos ; no que nos é ensinado ... como nos é ensinado . Isto é oque nos torna diferente , e nos faz diferente dos outros ...

      Bruna Pícolo dos Reis.

      Excluir
  3. por que nos sere humanos pensamos diferentes cada um pensa de um jeito

    Aluno: Denzel Cortez N:15 Escola Benevenuto Torres serie 1c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ... definitivamente oque nos diferencia não é devido pensarmos um diferente do outro , mas sim a cultura dos povos ... essa é a difernça entre os seres humanos !!

      Denzel Cortez

      Excluir
  4. Nome: João Victor Novais de Oliveira
    Nº15
    1°B
    somos diferentes por conta que , cada um pensa de um jeito , cada um foi criado de uma forma diferente , seja a cultura ou os pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basicamente , Cultura é oque nos diferencia uns dos outros ... quando voc~e diz " cada um foi criado de uma forma diferente , seja a cultura ou os pai" , deixa claro pra mim que vc entendeu que oq nos diferencia é a cultura !!

      é isso ai !!
      João Victor Novais de Oliveira

      Excluir
  5. Nome: Bruna Rigonatto

    N°:3

    Série: 1B

    A diferença está na carga genética, na cultura, no modo de criação. Somos diferentes por termos identidade única e de acordo com as características que possuímos.

    Porém, podemos encontrar pessoas que compartilham conosco estilo e filosofia de vida. Não que sejam almas gêmeas, sim energias que se conectam por afinidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cultura , isso nos diferencia ...

      Bruna Rigonatto

      Excluir
    2. Nome:Jessiane Silva

      N:12

      1B

      Não somos diferentes um do outro mas sim a cultura que nos diferenciam.

      Excluir
    3. Questão de analise ... 100% cultura !!

      valeu !!

      Jessiane Silva

      Excluir
  6. nome:Matheus Henrique oliveira da Costa
    numero:28
    serie:1B
    somos todos diferentes porque cada um de nós tem um jeito de ser diferente. Mesmo assim, esse jeito de ser é influenciado pela sociedade. Assim são criados grupos com o seu “jeito de ser”. Temos vários exemplos, tais como os emos, roqueiros, coloridos, etc. Cada um tem o seu jeito de ser, mas, algumas características desse mesmo jeito de ser são parecidas.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ampliarmos essa visão ... srrsrrsr ao invés de pensar ... " como os emos, roqueiros, coloridos, etc." imagine muita gente , que partilham o mesmo território , a mesma língua , crenças ...a esse conjunto de fatores entre outros ... rsrrsrr , muitos mais é a definição do que chamamos cultura ...

      Legal !!

      Matheus Henrique oliveira da Costa

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Adôni Mathias

    N°1

    1°A

    A cultura é o fator único para sermos considerados diferentes.O modo como vivemos, as crenças que nos são impostas desde o princípio de nossas vidas,e como fomos criados.Tudo isso se baseia na cultura, onde cada povo tem a sua específica, o que nos torna dinstintos uns dos outros.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Fábio Henrique N°43 1°B

    o que nos diferencia uns dos outros são as várias culturas que estão presentes em nossa sociedade. A cultura, que afeta o meio de convivência, o modo como nascemos, crescemos, vivemos, estudamos,assim fazendo com que sejamos tão opostos uns dos outros, porém, com direitos e deveres iguais, então também somos iguais por sermos diferentes, somos iguais nas diferenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo !! iguais nas nossa diferenças ... Ótimo você entendeu exatamente o Objetivo do exercício ... gostei !

      rrsrsrr ... Fábio Henrique N°43 1°B

      Excluir
  12. Nome:João Vitor Lopes

    N°:25

    Série:1C

    Nós somos diferentes porque temos atitudes e pensamentos diferentes,e também por que nossas culturas são diferentes, e muitas de nossas ações são baseadas na nossa cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas ... as nossas ações são uma resposta embasada em nossa cultura , respondemos as expectativas dessa !!

      João Vitor Lopes

      Excluir
  13. Nome:Alison Ferreira de Oliveira
    N:2
    1B

    Basicamente, o que diferencia no seres humanos são suas culturas.

    ResponderExcluir
  14. Nome:Julia Dos Anjos
    N°:17
    Série: 1B
    A principal diferença entre nos e a cultura,no modo em que agimos em determinadas situações,também as coisas que aprendemos e como aprendemos nos fazem pensar de modo diferente dos outros.

    ResponderExcluir
  15. São as nossas variações De Culturas, que afeta o meio de convivência, o modo como nascemos, crescemos,vivemos (pensamos e agimos ).
    Sabrina Lima
    N 37
    E.E Prof.Benevenuto Torres

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Thayná Hannah Marques Lopes
    Nº 37 - 1ºB

    Somos diferentes por não pensarmos de formas iguais, por ser criado cada um de um jeito pelos pais e pela sua cultura, ou seja, a cultura é o que nos diferencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Herdamos muito mais que a genética de nossos pais ... herdamos tb a Cultura ...
      Thayná Hannah Marques Lopes

      Excluir
  19. Todos somos diferentes,pelo fato de pensar,agir e ate mesmo pelo jeito que interpretamos o mundo a nossa volta. Como em uma situação de risco, alguns avançam e outros travam. Uma criança pode ver um mundo colorido e feliz já outra escuro e frio. Cada um de nos agimos seguimos nosso próprio extinto, por isso somos diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jeito que interpretamos o mundo a nossa volta , esta intimamente ligado a cultura a qual pertencemos , agimos conforme aprendemos ... observando aquilo que nossa cultura nos coloca como certo ou errado !!

      Suelen Lays ... sem n° e sem classe

      Excluir
  20. Gabriel Henrique Soares Pereira
    N°18
    Série:1C

    Somos diferentes porque recebemos uma criação onde nos ensinam a pensar, chorar, rir, ler e etc... e essa criação está ligada a cultura, o lugar onde moramos não torna a gente diferente e sim a cultura pertencente aquele lugar.

    ResponderExcluir
  21. Ingrid Duarte
    Nº12
    1ªA


    Somos diferentes tanto pela questão genética, quanto pelo meio que vivemos. Vários fatores externos influenciam na nossa formação, como por exemplo a classe social, cultura, ideologia, etnia, orientação sexual, nacionalidade, forma como fomos educados, etc., mas acima de tudo, não se deve diferenciar e oprimir uma pessoa por ser quem ela é. Não se deve possuir um caráter discriminatório, visto que somos todos seres humanos.
    A sociedade nos impõe um molde de como ser, viver e agir, mas não devemos obrigatoriamente nos prender a ele, pois estaremos ocultando a nossa essência, de forma que os preconceitos acabam nos fazendo vítimas da própria sociedade quando não seguimos o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geneticamente idênticos !!! culturalmente diferentes ... mesma especie cultura diferente , pois " Vários fatores externos influenciam na nossa formação, como por exemplo a classe social, cultura, ideologia, etnia, orientação sexual, nacionalidade, forma como fomos educados, etc , " nada mais é do que a CULTURA !!!

      Ingrid Duarte

      Excluir
  22. Vitor Dos Santos Farias Nª 41
    1ª Ano A Escola Benevenuto Torres

    Somos diferentes, pois cada pessoa vem de uma cultura, mas ninguém pensa igual porque cada um vive sua vida, passamos por experiencias que nem todos passam. Todos temos aparências diferentes,Há pessoas que têm família,outras vivem sozinhas, algumas boas outras ruins, umas educadas outras não...
    Por isso que é importante a comunicação pois nós conhecemos melhor, e trocamos experiencias.
    Apenas somos únicos e especias e todos merecemos o respeito nas suas diferenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comunicação entre culturas , conhecer para entender !! quebrar barreira !!

      Vitor Dos Santos Farias

      Excluir
  23. Thiago Henrique Mogental de Oliveira
    N:38
    1'B

    A diferença está na cultura e na genética,
    A genética diferencia nossas características físicas como cor do cabelo,dos olhos
    A cultura diferencia nossos costumes e crenças
    Outra coisa que nos diferencia é o pensamento porque temos pensamentos gostos e opiniões diferentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus pensamentos são programado para caminhar dentro do mundo que sua cultura permite !!

      Thiago Henrique Mogental de Oliveira

      Excluir
  24. Patrícia Ramos Tolomeotti
    n.48
    1.c
    começa a partir da nossa cultura,ou seja se onde crescemos, como agimos e como pensamos, pois cada pessoa tem o seu próprio jeito é é isso que nós diferencia uns dos outros,podemos sim encontrar pessoas que gostam do mesmo estilo de música (exemplo) mais ela não nos torna "almas gêmeas" pois temos sempre algo que pode nos diferenciar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse negócio de alma gêmea tb é cultural !!! sabia ??

      Patrícia Ramos Tolomeotti

      Excluir
  25. o que nos diferencia é o nosso modo de pensar,religião,agir,como somos ensinados por nossos pais e a cultura do nosso país.Diferentes países com diferentes culturas e diferentes ensinamentos e é isso nos diferencia.

    nome:Wagner Lima
    N°40
    1°C
    escola:Benevenuto torres

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. Thabata Kaori
    n°44 1°B

    Cada um de nós temos a capacidade de sermos diferentes um dos outro como no agir, pensar, falar, habitos no dia a dia até mesmos nossas características, Soomos diferentes principalmente, nas nossas cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrrs ... apesar de vc não falar quais caracteristicas ... sim oq nos diferencia é a cultura !!

      Excluir
  28. Somos criados diferente,pensamos diferente,assim nossa cultura e diferente de outra pessoas mais ainda podemos encontrar pessoas que pensa igual Nome:Felipe Gabriel N°17 1°c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pensar igual é meio arriscado , mas dentro de um mesmo padrão !!

      Felipe Gabriel

      Excluir
  29. Aimee Silva
    Nº03
    1ºC

    Nós somos diferentes pois somos ensinados de maneiras diferentes, em diferentes culturas

    ResponderExcluir
  30. A diferença está na carga genética, na cultura, no modo de criação. Somos diferentes por termos identidade única e de acordo com as características que possuímos.

    Porém, podemos encontrar pessoas que compartilham conosco estilo e filosofia de vida. Não que sejam almas gêmeas, sim energias que se conectam por afinidades.
    Nome :jessica Oliveira N°13 1B

    ResponderExcluir
  31. A diferença está na carga genética, na cultura, no modo de criação. Somos diferentes por termos identidade única e de acordo com as características que possuímos.

    Porém, podemos encontrar pessoas que compartilham conosco estilo e filosofia de vida. Não que sejam almas gêmeas, sim energias que se conectam por afinidades.
    Nome :jessica Oliveira N°13 1B

    ResponderExcluir
  32. Rafael Beckman Santos Sena
    N:33
    1°B


    A diferença está na carga genética, na cultura, no modo de criação. Somos diferentes por termos identidade única e de acordo com as características que possuímos. Todos nós temos a mesma dignidade social, somos todos iguais perante a lei. Cada um de nós é um ser único e especial e todos devem ser respeitados na sua diferença.

    ResponderExcluir
  33. Porque somos diferentes?

    R: Somos diferentes por termos identidade única e de acordo com as características que possuímos. Nossos modos de pensar, gostos, personalidades não são iguais a de todos.

    Hannah Beatriz da Silva Ferreira
    n: 23
    1º C (Benevenuto)

    ResponderExcluir
  34. Porque somos diferentes??
    R: Somos diferentes por termos identidade única e de acordo com as características que possuímos. Somos diferentes pois nosso modo de pensar, agir, vestimenta não é igual ao da outra pessoa, mesmo sendo amigos.

    Hannah Beatriz da Silva Ferreira
    n:23
    1ºC (Benevenuto)

    ResponderExcluir
  35. Sarah Gomes Leal N°37 1°C

    somos diferentes por causa da nossa cultura e pelo modo em que a seguimos

    ResponderExcluir
  36. Nome:João Vitor Lopes

    N°:25

    Série:1C

    Somos diferentes porque temos atitudes e pensamentos diferentes, e também por causa da nossa cultura e nossos costumes.

    ResponderExcluir
  37. Sarah Gomes Leal N°37 1°C

    somos diferentes por causa da nossa cultura e pelo modo em que a seguimos

    ResponderExcluir
  38. Vinícius Fogaça Pereira
    Número 40 1°B
    Somos diferentes por causa da educação que recebemos e por causa da cultura que nos influencia

    ResponderExcluir
  39. a cultura que nos diferencia uns dos outros, porque oq é certo para nós, para outros pode ser errado.
    nosso modo de pensar tambem nos diferencia ate mesmo na nossa criaçao.

    leonardo furlan
    N•28
    1• ANO-C

    ResponderExcluir
  40. O que nos diferencia uns dos outros é a nossa cultura

    1'Bom
    N'29

    ResponderExcluir
  41. A única coisa que nos diferencia é a cultura, como agimos e pensamos. Temos caráter diferente, temos religiões diferentes, o raciocínio ( que é o principal )diferente, gostos diferentes. Somos ensinados desde crianças a ter costumes diferentes e, temos costumes diferentes. A resposta é essa somos diferentes pois temos culturas diferentes!
    Nome: Abner Brites Romão
    Nº: 1
    Serie: 1°ano C
    E.E. Professor Benevenuto Torres

    ResponderExcluir
  42. Mariana Kethlyn
    N°26,1°B

    Somos diferentes por diversos motivos, mas sociologicamente falando somos diferentes por conta da nossa cultura, cada pessoa é criada de acordo com a cultura da sociedade em que vive, portanto ela influência em como agimos ou até mesmo como pensamos.

    ResponderExcluir
  43. A diferença está na carga genética, na cultura, no modo de criação. Somos diferentes por termos identidade única e de acordo com as características que possuímos,Somos parecido biologicamente, somos todos humanos. Mas as semelhanças acabam por ai.
    Ninguém pensa igual, pois cada um viveu experiências diferentes, mesmo irmãos gêmeos pensam diferente, pois os 2 nunca estiveram no mesmo lugar o tempo todo, nos somos o que aprendemos com as experiências que tivemos, por isso não somos iguais

    Vitor Hugo
    N· 41
    1·B

    ResponderExcluir
  44. Nome: vinicius cauan
    N: 39
    Serie: 1'c



    Somos diferentes por causa da nossa cultura, nosso pensamento e nosso modo de agir, com essas personalidades nos ternamos diferentes uns dos outros.

    ResponderExcluir
  45. Nome: vinicius cauan
    N: 39
    Serie: 1'c

    Somos diferentes por causa da nossa cultura e do nosso jeito de agir, com isso voçê sabe como a pessoa e diferente de vc, ela pode fazer coisas diferente de vc.

    ResponderExcluir
  46. Nome: vinicius cauan
    N: 39
    Serie: 1'c

    Somos diferentes por causa da nossa cultura e do nosso jeito de agir, com isso voçê sabe como a pessoa e diferente de vc, ela pode fazer coisas diferente de vc.

    ResponderExcluir
  47. O que nos diferencia das outras pessoas são nossa cultura e nosso modo de pensar,não podemos julga-las por serem diferentes devemos apenas aceita-los independe de sua cultura

    Adriel Henrique N°46 1°C

    ResponderExcluir
  48. Porque somos diferentes?
    Somos diferentes se olharmos mais a dentro!Se olharmos nossa estrutura corporal veremos que nós seres humanos somos todos iguais ,mas se olharmos com outros olhos veremos muitas diferenças ,nos sonhos,nos pensamentos,mas ideias ,no caráter e no que queremos para nossas vidas ...
    Mateus Lopes N27 1 B

    ResponderExcluir
  49. A diferença está na carga genética, na cultura, no modo de criação. Somos diferentes por termos identidade única e de acordo com as características que possuímos.

    Porém, podemos encontrar pessoas que compartilham conosco estilo e filosofia de vida. Não que sejam almas gêmeas, sim energias que se conectam por afinidade Jessica Oliveira n°13

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  51. Nayan Martineli 1a n;33

    Somos diferentes pelo fato de cada um ter sua cultura

    ResponderExcluir