quinta-feira, 5 de maio de 2011

PIRATARIA ... MAIS UMA ARMA DOS INGLESES

Piratas, corsários e bucaneiros

Desde que começaram as atividades comerciais entre os povos, grupos de pessoas dedicadas ao roubo das caravanas que levavam as mercadorias surgiram. Os piratas nada mais são do que esses ladrões, mas que, em vez de se dedicar aos assaltos em terra, dedicam-se a praticar esses roubos no mar. Desde a Antiguidade, há registro desses ladrões do mar. Homero, na sua Odisséia, cita-os. Os romanos também relataram problemas de ataques de piratas aos seus navios. Na  Idade Média, a pirataria praticada pelos vikings e pelos muçulmanos nos mares em torno da Europa também ficou registrada na História. Mas, foram os piratas dos séculos XV, XVI e XVII que deixaram a principal marca em nossa história, e foi a partir deles que se criou a imagem do pirata que conhecemos hoje: homens maltrapilhos, beberrões, adornados por peças de ouro, que tinham o mar do Caribe como principal palco de atuação. 

A pirataria nesse período se desenvolveu a partir da descoberta das terras no Novo Mundo, possuidoras de inúmeras riquezas, dentre as quais o ouro e as pedras preciosas, itens importantíssimos na economia mercantilista que vigorava na época. Com a divisão das terras americanas entre Portugal e Espanha, a partir do Tratado de Tordesilhas, em 1494, homens passaram a se dedicar a roubar os navios que saíam da América, principalmente os navios espanhóis e portugueses - foi assim que a pirataria alcançou seu auge em nossa história.
Podemos dizer que todo homem do mar que pratica o roubo no mar pode ser chamado de pirata; no entanto, eles não eram um grupo homogêneo. Havia aqueles grupos que atuavam sem vínculos com qualquer país, roubando cargas puramente a fim de benefícios próprios, e havia aqueles que atuavam com autorizações de seus países, ou seja, possuíam a chamada Carta de Corso, que era uma autorização real para que esses homens praticassem os roubos a navios de nações inimigas. Esse tipo de pirata era chamado de corsário.
   
                                           AGORA ... UM VÍDEO  ( EM ESPANHOL !!! )      SOBRE O PIRARA FRANCIS DRAKE  ;  
     

                                                                      NA INGLATERRA ERA CONSIDERADO UM HERÓI 


Sir Francis Drake, um dos mais conhecidos corsários de nossa história.

Os corsários eram originários principalmente da Inglaterra, França e Holanda, países que ficaram de fora do Tratado de Tordesilhas, e, portanto, não tinham direito às terras do Novo Mundo. Como forma de compensação, os governantes desses países promoveram a pirataria, que, através da tributação da carga roubada, gerou lucros fabulosos. Alguns desses corsários ganharam muita fama e riqueza em seus países, como é o caso de Francis Drake, almirante e corsário inglês que foi agraciado com título de nobreza pela Coroa Britânica, devido aos serviços prestados.
 Vale, aqui, ainda, falar dos bucaneiros, que foram os piratas que aterrorizaram o mar do Caribe no período das Grandes Navegações. Esses piratas receberam esse nome devido ao hábito de utilizar o bucán, um tipo de grelha usada para defumar a carne. Esses piratas não respondiam a nenhuma Coroa, atuando em proveito próprio, e defendiam somente seus fortes, que tinham como principal base a Ilha de Tortuga, no Caribe.

Assim, podemos dizer que corsários e bucaneiros eram piratas, pois também eram homens que praticavam roubos nos mares. Conhecemos, então, um pouco mais desses interessantes personagens da nossa história e vimos que, apesar de, em geral, ter-se uma imagem homogênea deles, trata-se, na verdade, de diversos grupos muito distintos entre si, que partilhavam interesses diversos e atuaram em muitos momentos de nossa história; no entanto, todos eles eram unidos pela atividade de praticar roubos nos mares. Interessante, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário