Sociologia: O processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade
Processo de construção do olhar sociológico
O olhar sociológico é um olhar que não é o do historiador ou o do geógrafo, tampouco
o do filósofo. De modo a destacar as particularidades do olhar sociológico, bem como as
preocupações inerentes à Sociologia enquanto ciência, dentre as Ciências Humanas, é
importante entender a especificidade do olhar sociológico sobre a realidade. Qual é esse olhar?
A palavra “estranhamento” está relacionada com esse olhar. Para a construção do olhar
sociológico, é preciso lançar um olhar de estranhamento sobre a realidade.
Dito de outro modo é preciso “desnaturalizar” o olhar.
VÍDEO DESNATURALIZAÇÃO E ESTRANHAMENTO
O treino do olhar é o primeiro passo para a construção de um olhar sociológico para a
realidade, e este se faz com base no estranhamento do cotidiano. Estamos acostumados a
encarar tudo como natural, como se o mundo e as coisas que nos cercam fossem “naturais” e
sempre tivessem sido assim. Para desenvolver um olhar sociológico é preciso quebrar tal forma
de encarar a realidade.
O olhar de estranhamento tem a ver com observar a realidade e compreender que o
nosso olhar nunca é neutro. O ser humano não olha simplesmente. Toda vez que observa algo, o
faz a partir de uma perspectiva, de um ponto de vista. Esse olhar é repleto de prenoções que
podem ser positivas ou negativas.
É o estranhamento nos ajuda a ter consciência disso.
Mesmo indo a um lugar que não conheciam, esse olhar lançado sobre o desconhecido é
onde se encontra um dos objetivos da Sociologia é debruçar-se sobre tais preconceitos e
prenoções, identificando e resignificando-os.
O imediatismo do olhar . O objetivo aqui é dar continuidade à explicação do que é o olhar sociológico a partir da
discussão a respeito do olhar do senso comum em contraposição ao olhar científico.
Olhamos o mundo e parece que simplesmente vemos as coisas tal como elas
são. Entretanto, ao olhar alguma coisa e nomeá-la, é preciso ter antes uma ideia
do que ela seja; as pessoas têm alguma ideia do que é um carro, e, por isso,
quando veem diferentes carros, podem dizer que viram um.
O olhar humano sempre está repleto de prenoções sobre a realidade que nos
ajudam a compreendê-la. E elas estão repletas de conhecimento do senso
comum. O conhecimento do senso comum é uma forma válida de pensamento,
mas não é a única possível. Há, por exemplo, o conhecimento científico.
O
conhecimento científico parte do senso comum para olhar a realidade, mas ele
sempre precisa ir além do senso comum.
Nosso olhar nunca é um olhar neutro, ele está sempre repleto dessas
prenoções que vêm do senso comum. Para lançar um olhar sociológico sobre a
realidade é necessário afastar-se dessa forma de observá-la. E é necessário um
método. Método é a forma pela qual um cientista observa e analisa seu objeto
de estudo. Ou seja, é o modo como estuda a realidade. Os métodos variam de
uma ciência para outra, dependendo do seu objeto de estudo, ou seja, daquilo
que elas estudam.
Toda construção científica é um lento processo de afastamento do senso
comum. Não se pensa sociologicamente quando imerso no senso comum. O
problema é que estamos imersos nele. Nossa maneira de pensar, de agir e de
sentir está repleta desse tipo de conhecimento. Apesar de ser uma forma válida
de conhecimento, não é ciência. A ciência se constrói a partir de um cuidado
metodológico ao olhar a realidade que procura se afastar dos juízos de valor
típicos do senso comum. E para construir um olhar sociológico sobre a
realidade, o primeiro recurso metodológico é o olhar de estranhamento.
NA PRATICA COMO SERIA O OLHAR DE ESTRANHAMENTO
VÍDEO
Em que medida a Sociologia pode contribuir para a sua formação pessoal?
Muitos diriam que essa ciência social tem a função de formar o “cidadão
crítico”. Mas essa justificativa – até porque a ideia de formar o cidadão crítico
anda meio banalizada –, não é suficiente.
Pensar sobre esse tema significa uma oportunidade ímpar para se aproximar da
sociologia como campo de saber e compreender algo de suas preocupações.
Vale a pena inserir nesse contexto o papel mais fundamental que o pensamento
sociológico realiza na formação do jovem: a desnaturalização das concepções
ou explicações dos fenômenos sociais.
Razões objetivas e humanas
Desnaturalizar os fenômenos sociais significa não perder de vista a sua
historicidade. É considerar que eles nem sempre foram assim. É perceber que
certas mudanças ou descontinuidades históricas são fruto de decisões. Estas
revelam interesses e, portanto, são fruto de razões objetivas e humanas.
A desnaturalização dos fenômenos sociais também depende de nos
distanciarmos daquilo que nos rodeia e de que participamos, para focalizar as
relações sociais sem estarmos envolvidos. Significa considerar que os
fenômenos sociais não são imediatamente conhecidos.
Reconhecendo as causas
Para explicar um fenômeno social é preciso procurar as causas que estão além
do sujeito, isto é, buscar as causas externas a ele, mas que têm implicações
decisivas sobre ele.
Essas causas devem apresentar certa regularidade, periodicidade e um papel
específico em relação ao todo social.
Aprender a observar
Uma aproximação em relação à sociologia, mesmo no ensino médio, exige que
o aluno aprenda procedimentos mais rigorosos de observação das relações
sociais. E, ainda, que saiba, pelo menos em alguma medida, como o
conhecimento é elaborado nas ciências sociais.
Para compreender e formular explicações para os fenômenos sociais é preciso
ter conhecimento da linguagem por meio da qual esse conhecimento é criado e
comunicado.
Para trabalhar um tema
Os fenômenos sociais são conhecidos por meio de modelos compreensivos, ou
explicativos, e mediante a contextualização desses modelos, com destaque para
a época em que eles foram elaborados e para os autores com os quais um
determinado autor dialoga.
Assim, trabalhar um tema (como violência, mundo do trabalho etc.) só é
possível por meio de conceitos e teorias. É importante, também, que você
conheça a articulação entre os conceitos e as teorias e saiba observar sua
relevância para compreender ou explicar casos concretos (temas).
Vale lembrar também que os conceitos têm uma história e que não são palavras
mágicas que explicam tudo, mas elementos do discurso científico que
sintetizam as ações sociais para tentar explicá-las. E, ainda, é bom ter em mente
que um conceito admite vários sentidos, dependendo do autor e da época em
que ele é elaborado.
Teorias servem de base da mesma forma, é preciso compreender as teorias no contexto de seu
aparecimento e posterior desenvolvimento. Isso é necessário tanto do ponto de
vista de como essas teorias foram sendo assimiladas e desenvolvidas por outros
autores, como em relação ao caráter das críticas feitas a elas.
Conhecer conceitos e teorias com o rigor necessário a um aluno do ensino
médio consiste na única maneira possível de se distanciar e se aproximar dos
fenômenos sociais e, assim, construir os fundamentos para a formação crítica.
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