sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

GEOGRAFIA 6ºANO- PAISAGEM

PAISAGEM NATURAL E PAISAGEM CULTURAL
Paisagem natural e paisagem cultural são tipos de paisagens que apresentam entre si elementos diferentes identificados pelos nossos cinco sentidos, especialmente a visão.s pela análise dos elementos que as compõem. Os elementos naturais e os elementos culturais formam-nas e permitem-nos diferenciá-las. As paisagens são áreas as quais nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição) são capazes de observar e fazer delas uma possível interpretação. Movimento, cores, cheiros e sons fazem parte de uma paisagem.

VIDEOS SOBRE PAISAGEM




           Muitos, ao serem questionados sobre o que é uma paisagem, acabam respondendo que é tudo aquilo que é belo, portanto, tudo aquilo que está relacionado com a estética. Contudo, na verdade paisagem é tudo aquilo que podemos perceber segundo nossos sentidos, independente da interpretação visual que fazemos.
O que é paisagem natural?
        Paisagem natural é o ambiente que apresenta apenas elementos da natureza, ou seja, nesse tipo de área não há intervenção humana. Suas características naturais são, portanto, preservadas, não sofrem nenhum tipo de modificação que não seja de ordem natural.
Na Terra há muitos locais que apresentam paisagens naturais. Os lugares mais remotos, com condições adversas à vida humana, são paisagens naturais. Florestas densas e áreas de preservação também correspondem a paisagens desse tipo.
Normalmente seus elementos são: árvores, rios, cachoeiras, montanhas, serras e geleiras. Esses se modificam com o tempo, porém essa modificação é feita por elementos da própria natureza, como ventos, chuvas e ação dos raios solares.
É importante dizer que podemos encontrar paisagens naturais em meio a paisagens culturais. Áreas de preservação ambiental ou parques, como o famoso Central Park em Nova Iorque, nos Estados Unidos, são exemplos disso.

  • Grand Canyon
Grand Canyon é uma falha natural localizada nos Estados Unidos.

            O Grand Canyon localiza-se nos Estados Unidos, no estado do Arizona. Essa paisagem é um vale deslumbrante de, aproximadamente, 445 quilômetros de extensão. Trata-se de uma fissura natural esculpida por processos erosivos relacionados especialmente à ação das águas do Rio Colorado.
A neve, a chuva e os ventos também modificaram a paisagem ao longo dos anos. Os montes íngremes com coloração avermelhada atraem milhares de turistas, configurando-se como uma das mais belas paisagens naturais do mundo.
O que é paisagem cultural?
Paisagem cultural é aquela que sofreu intervenções humanas.

         Paisagem cultural é o ambiente que apresenta elementos naturais e elementos culturais, ou seja, é o ambiente que já sofreu intervenção humana. Sabemos que o ser humano, desde os primórdios de sua existência, estabelece relações com o meio em que vive usando os recursos naturais disponíveis para sua sobrevivência e adapta-o segundo as suas necessidades.
A inserção de elementos culturais dá-se segundo a construção do espaço geográfico, expressando então a cultura de determinadas sociedades. As paisagens culturais apresentam maior dinamicidade, pois estão em constante alteração.
A criação das cidades é um grande exemplo de paisagem modificada. Os principais símbolos de uma paisagem cultural são as construções civis, como casas, edifícios, pontes e estradas. Esses símbolos marcam a presença social e identificam a paisagem.
Diferente das paisagens naturais que sofrem modificações ao longo do tempo e de forma mais lenta, as paisagens culturais modificam-se com bastante rapidez e, muitas vezes, drasticamente, alterando-se completamente.
→ Exemplo de paisagem cultural
Paisagens culturais estão sob a nossa visão o tempo todo, fazem parte do nosso dia a dia.
  • Grande Muralha da China

A Grande Muralha da China é uma enorme fortificação que atravessa o território chinês.


          A Grande Muralha é uma construção de aproximadamente 21 quilômetros de extensão e cerca de sete metros de altura, localizada na China. A construção foi motivada pela contenção de invasões de alguns grupos nômades, deu-se entre 220 a.C. e 206 a.C. e seu responsável foi o primeiro imperador da China, Qin Shi Huang. A construção é tão grande que pode ser vista da Lua. A Grande Muralha da China representa uma intervenção humana em meio a uma paisagem natural.
Paisagem natural brasileira


Bonito é um município brasileiro que apresenta diversas paisagens naturais.

          O Brasil é um país de extensão continental e possui grande diversidade (cultural, biológica e até paisagística). Podemos encontrar diversos exemplos de paisagens naturais, como as densas florestas tropicais, as diversas unidades de conservação e os parques nacionais. Um belo exemplo de paisagem natural é o município de Bonito, localizado no Mato Grosso do Sul.
Bonito é um dos mais belos destinos brasileiros, o que atrai turistas que buscam conectar-se com os elementos naturais presentes em suas paisagens. Os rios de águas cristalinas, as grutas, as cachoeiras e as cavernas são símbolos dessa paisagem natural.
Veja também: Regiões do Brasil
Paisagem cultural brasileira
São Paulo é um grande exemplo de paisagem cultural.

               O Brasil, no período de sua colonização, apresentava territórios nunca antes explorados pelo ser humano. Apesar da presença dos nativos em território nacional, muitas regiões apresentavam-se intocadas. Com a ocupação dos europeus e sua expansão pelo território, a paisagem brasileira modificou-se.
Ao longo da história, o espaço geográfico alterou-se por completo mediante a urbanização e a apropriação do ser humano segundo suas necessidades. O crescimento populacional também influenciou a mudança da paisagem. Casas, edifícios e outras construções civis tomaram o lugar das paisagens naturais e hoje correspondem às paisagens culturais do nosso país. Um grande exemplo de aglomeração urbana e de símbolos culturais é a cidade de São Paulo.




oRG: rÉG!S
fONTE: https://escolakids.uol.com.br/geografia/ambiente-natural-e-ambiente-1 - (UEPB) - “A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual”.
A partir da afirmativa do autor acima citado, é correto afirmar:
a) Espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural.
b) Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.
c) A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente.
d) A paisagem tem significado apenas panorâmico, pois é destituída de conteúdo social, o que nos permite contemplar as formas, mas jamais analisar a sua essência.
e) A paisagem assim como o território são delimitados pelo alcance visual de quem os observa; são, portanto, espaços delimitados pelas relações de poder, cuja escala varia conforme a posição do observador.


2 -
 A paisagem reproduz a expressão de vários tempos, ou seja, o contexto histórico em que ela foi construída. Caracteriza-se pelos elementos que foram inseridos ao longo do tempo e que coexistem com os atuais. Construções, casas, prédios, armazéns, ruas praças e a distribuição deles no espaço compõem os elementos de uma paisagem e podem sofrer transformações ou permanecer inalterados.
Diante dessa perspectiva, pode-se afirmar que:
I. Toda paisagem resulta da transformação ocasionada pela ação humana.
II. A paisagem expressa a história das práticas sociais e naturais.
III. Os elementos de uma paisagem podem transformar-se ao longo do tempo.
IV. A construção do espaço geográfico corresponde a uma transformação das paisagens.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II               
b) II e III             
c) II, III e IV               
d) I, III e IV               
e) Todas estão corretas.


3 -
 Assinale a opção INCORRETA em relação às características da Paisagem:
a) As paisagens representam apenas elementos naturais de um determinado lugar.
b) A paisagem é tudo o que os nossos olhos veem de um determinado local.
c) As paisagens mudam.
d) As paisagens podem ser bonitas ou feias.


4 -
 Assinale a opção INCORRETA em relação às características do Espaço Geográfico:
a) O Espaço Geográfico é formado pelos aspectos originais da natureza.
b) Lugar é a parte do Espaço Geográfico onde vivemos e interagimos com a paisagem.
c) O Espaço Geográfico é a natureza transformada pelos seres humanos, por meio de seu trabalho ao longo da história.
d) Para entendermos o Espaço Geográfico faz-se necessário compreender a sociedade que o criou e continua a transformá-lo ao longo do tempo.

5 - A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural. Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais.
a) Rodovia, edifícios e represa.
b) Geleira, floresta e conjunto de montanhas.
c) Hidrelétrica, cidade e lago.
d) Cachoeira, lago e loteamento.
e) Ruas avenidas, florestas


6 -
 A respeito do conceito de região, avalie as proposições a seguir:
I) Uma região pode ser criada com a finalidade de realizar estudos sobre as características gerais de um território, assim como para entender determinados aspectos do espaço.
II) A região resulta de uma elaboração racional e intencional do ser humano. Tem a finalidade de facilitar a análise, a gestão e a compreensão de uma determinada área e dos elementos que a compõem.
III) Em geral, a região pode ser entendida como uma área que foi dividida obedecendo-se a um critério específico.
IV) Algumas regiões surgem de forma natural e são estabelecidas sem que seja necessária a especificação de um critério que as defina ou classifique. Elas são chamadas de regiões naturais.
Estão corretas as alternativas:
a) II e III.       
b) II, III e IV.       
c) I, II e III.       
d) Todas as alternativas.    
e) Apenas a alternativa IV.


7 - Categoria amplamente utilizada no âmbito da política, esse conceito é comumente entendido como uma área delimitada por fronteiras e está relacionado com uma configuração de poder. É, portanto, uma área apropriada, uma porção do espaço geográfico onde uma relação hierárquica estabelece-se.
A que categoria geográfica refere-se a definição acima?
a) paisagem  
b) lugar
c) espaço geográfico 
d) região
e) território

8 -
 “Esta categoria pode ser definida como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.”
A que categoria geográfica refere-se o fragmento acima?
a) região
b) território
c) paisagem cultural
d) lugar
e) espaço geográfico

9 - O conceito geográfico associado à separação de uma área do todo através de um critério por suas semelhanças:
a) região 
b) território
c) paisagem cultural 
d) lugar 
e) espaço geográfico


10 -
 O conceito geográfico associado ao plano do cotidiano, do vivido e do indivíduo é:

a) região 
b) território            
c) paisagem cultural            
d) lugar            
e) espaço geográfico




Nenhum comentário:

Postar um comentário