Disciplina SOCIOLOGIA: Professor:
Régis
Nome:_____________________________________n0:_______
Série/Ano: 1º ANO _______
1- (UEM)
Toda sociedade desenvolve mecanismos de controle social com o objetivo de fazer
com que cada indivíduo adote comportamentos esperados.
Sobre
esse assunto, assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e Falsa(s) .
I) A
família, como esfera privada da vida regida por sentimentos e laços de sangue,
não participa dos processos de controle social. – ( F )
II)
A polícia e o judiciário são instituições que exercem controle social de tipo
formal e são próprias de sociedades complexas.( V )
III)
A religião é uma importante instituição de controle social, devido a sua alta
eficiência na definição de comportamentos socialmente aceitos.( V )
IV)
O controle social para ser eficiente deve combinar a transmissão de valores com
estratégias de coerção. ( V )
V) Nas
sociedades complexas, ocorre uma tendência de substituição de estratégias
difusas de controle pela sua institucionalização formal, o que pode ser
observado pelo incremento do aparato jurídico e policial ( V )
a) F , V , V ,V ,V
b)
V , F , F , V , V
c) F , F , V ,V , F
d) V , V , V, V, F
e)
F , F , V , V , V
Leia
o texto a seguir:
2 -
“Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio
corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do
indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras
pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança
estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela
experiência social.”
(BERGER,
Peter L. e BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”.
In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio
de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200).
Podemos
concluir do texto que
I)
os indivíduos, desde o nascimento, são influenciados pelos valores e pelos
costumes que caracterizam sua sociedade. ( V )
II)
a relação que a criança estabelece com o seu
corpo não deveria ser do interesse das ciências biológicas, mas apenas da
sociologia. ( F
)
III)
o fenômeno tratado pelo autor corresponde ao conceito de socialização, que
designa o aprendizado, pelos indivíduos, das regras e dos valores sociais. ( V )
IV)
as experiências individuais, até mesmo aquelas que parecem mais relacionadas às
nossas necessidades físicas, contêm dimensões sociais.
( V )
V)
o desconforto físico que uma criança sente, como a fome, o frio e a dor, pode
receber dos adultos distintas respostas de satisfação, dependendo da sociedade
na qual eles estão inseridos. ( V )
Sobre
esse assunto, assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e Falsa(s) .
a)
F , V, V , V , F
b)
V , F , F , V , V
c) V , F ,V , V, V
d)
F , V, V , F , V
e)
V , V , F , V, V
3- (UNIOESTE)
ASSINALE o item que melhor completa a frase “Os dois conceitos sociológicos:
família e parentesco, ajudam no desenvolvimento sociológico ao
a)
desvelarem a forma, a intensidade e finalidade da reprodução sexual da
humanidade, pela qual a humanidade se perpetua.”
b)
provocarem a constatação de que estão na origem das classes sociais, por meio
do nascimento dos indivíduos.”
c)
serem o local do amor e outras tantas e importantes relações afetivo-emocionais
experimentadas pela sociedade.”
d)
possibilitarem a compreensão da organização social apenas nas sociedades de
menor densidade.”
e) tornarem compreensíveis as relações de afinidade e
consanguinidade experimentadas pelos membros de um determinado grupo.”
4- (UFPR)
Normalmente, quando se fala de socialização, se pensa no processo de
interiorização de normas e de comportamentos sociais pela criança. Durkheim
afirma que a socialização primária da criança, que ocorre nos primeiros anos de
vida, é de responsabilidade da família, e a socialização secundária se faz em
instituições como a igreja e a escola.
Considerando
que vivemos no século XXI, que outras instituições participam hoje da
socialização da criança? Cite duas e justifique sua escolha.
resposta: O aluno poderia
discorrer sobre a participação da mídia, grupos de referências, como as bandas
favoritas, clubes e várias outras instituições que participam do processo de
socialização das crianças. Aí, naturalmente, vai do poder de argumentação do
candidato.____________________________________
5- O
filósofo e teórico social Michel Foucault (1926-1984) dedica sua obra “Vigiar e
punir” (1999) para o entendimento das formas de controle social externas e
internas. Segundo o autor, a construção do sujeito dócil, útil e submisso à
ordem estabelecida é possível apenas por meio de processos “disciplinadores”,
nos quais o corpo e a mente do sujeito são moldados de acordo com o que se pede
no meio social. Para entender esse fenômeno, Foucault voltou-se para a
observação de instituições disciplinadoras, como a escola e os quartéis, onde
os indivíduos que ali permanecem vivem sob o controle da instituição.
Podemos
concluir que, para Foucault, controle social é:
a)
a forma de controlar a reprodução biológica de um grupo social.
(b)
a forma de estabelecer critérios em relação à reprodução humana em países
superpopulosos.
(c) um conjunto entre
formas externas e internas de intervenção no comportamento do sujeito
desviante.
d)
um conjunto de regras que limita a interação entre indivíduos de classes e
estratos diferentes em sociedades estamentais.
e) um
conjunto entre formas externas e internas de não intervenção no comportamento do sujeito desviante.
6- Sobre
as relações entre o consumo de conteúdos televisivos e o processo de
socialização, é correto
afirmar
que a
a) socialização é
centralizada pela família, pelo círculo de amigos e por aparelhos ideológicos
específicos em uma relação
interpessoal primária, podendo a televisão reforçar costumes já existentes,
ainda que se ausente do estabelecimento de novos hábitos ou crenças.
b)
socialização ocorre em todo convívio social de forma ativa e consciente,
podendo o indivíduo escolher
quais
padrões de comportamento deseja seguir ou não, inclusive aqueles exibidos na
televisão e sincronizados pelo cotidiano social a partir do agendamento
midiático.
c)
televisão é um importante meio de socialização, por meio do qual são pautados,
recepcionados e
incorporados
os principais valores e crenças dos indivíduos de uma sociedade.
d)
televisão funciona como um importante instrumento de socialização, por meio do
qual o indivíduo
observa
e aprende comportamentos e valores comuns e normalizados na sociedade.
e) televisão
não é um meio de socialização, por meio
do qual são os pais se utilizam na criação dos filhos , pois os principais valores principais crenças
dos indivíduos de uma sociedade são transmitidos exclusivamente pelas famílias
.
6- Observe
a imagem abaixo. Fonte: FACEBOOK, 2015.
Analisando a imagem a partir da definição
socioantropológica de cultura e diversidade, é correto afirmar que a cultura é
a)
dinâmica, em constante conflito com pensamentos diferentes. Mudanças culturais
são específicas do processo em que duas ou mais culturas se encontram e se
modificam.
b) dinâmica, em
constante mudança. Comportamentos e atos aceitos em uma época podem não ser
mais aceitos em outra época.
c)
padronizada para aqueles pertencentes a ela. Comportamentos considerados certos
serão assumidos como certos pelos membros de um agrupamento cultural
específico.
d)
padronizada para dirimir a existência de preconceito e discriminação entre
diferentes sujeitos e culturas. Mudanças culturais nessa direção são possíveis
por meio da instituição de regras sociais e leis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário