terça-feira, 11 de junho de 2019

Avaliação Ensino Fundamental - História


Avaliação Bimestral 



Disciplina: HISTÓRIA     Professor: Régis


Nome:_____________________________________n0:_______ Série/Ano:  



 1-  Qual é o líder do movimento fascista?

a)  Luiz Inácio Lula da Silva (Lula)

b) Benito Mussolini

c) Adolf Hitler

d) Winston Churchil

e) Stalin

2- O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava:

a)  As mulheres e os trabalhadores

b) Os fascistas e os estrangeiros

c) Os homossexuais e os soviéticos

d) A raça ariana e as mulheres

e) Os homossexuais e os estrangeiros

3-   (Faap-1996) Sobre os movimentos fascistas afirma-se:

I. Os movimentos fascistas se enquadram nos totalitarismos de direita, que visam garantir a propriedade
privada contra o avanço político dos comunistas.
II. Como o avanço eleitoral dos comunistas é sempre maior em época de crise econômica e social, o período posterior Guerra Mundial foi propício aos extremismos
políticos.
III. Na Itália, onde primeiramente se definiu o totalitarismo de direita, constituiu-se um Estado corporativista, uma ideologia militarista, expansionista e de exaltação nacional.
IV. Na Alemanha os azares da guerra e a depressão dos anos 30 propiciaram a tomada do poder por Hitler, que
definiu um Estado totalitário, monopartidário intervencionista, militarista, nacionalista, expansionista e
acima de tudo, racista.
V. Outros países europeus experimentaram regimes de direita no mesmo período, como por exemplo a Espanha e Portugal.
São corretas as afirmações:

a) I - III e V apenas
b) II e IV apenas
c) I - II e III apenas
d) III e IV apenas
e) todas são corretas

4 - (Fatec-2009) Considere atentamente o cartaz de propaganda política a seguir.

O cartaz apresenta símbolos de dois grupos políticos que, no poder,




Resultado de imagem para nazismo x comunismo



a) implementaram medidas baseadas nos fundamentos do liberalismo econômico, por acreditarem que isso
alavancaria o processo industrial de seus paises.
b) defenderam a idéias de que o Estado deveria atuar minimamente no domínio econômico, deixando o mercado regular livremente a produção e o consumo.
c) adotaram medidas radicalmente opostas em relação a questão fundiária, pois um deles defendia interresses de proprietários enquanto o outro defendia a coletivização.
d) criaram obstáculos aos grandes fazendeiros e as burguesia nacional, uma vês que realizaram uma abertura
na economia favorecendo o capital estrangeiro.
e) estavam de lados antagônicos, uma vez que um deles instaurou uma monarquia parlamentar enquanto o outro preferiu adotar o regime republicano.

5- As Olimpíadas modernas, apesar de serem vistas como momento de confraternização entre povos, foram palco, muitas vezes, de misturas entre esportes e política, transformando-se em demonstração de força ou de superioridade de um país ou de um regime político sobre os demais. Na Olimpíada de Berlim, em 1936, um atleta negro norteamericano chamado Jesse Owens conseguiu quatro medalhas de ouro, tornou-se o grande vitorioso dos Jogos e atrapalhou a imagem que a Alemanha e seu governante, Adolf Hitler, pretendiam que o evento tivesse. Isso se deu porque

A) a Alemanha estava em guerra com os Estados Unidos e não queria que um norte-americano triunfasse em seu território.
B) as concepções raciais do nazismo pregavam a superioridade ariana e não admitiam a vitória de um negro sobre brancos.
C) a cidade de Berlim estava cercada por tropas aliadas e os alemães não puderam, em virtude disso, participar dos Jogos.
D) as propostas políticas do nazismo evitavam misturar esportes e política e Owens, ao receber a medalha, fez um discurso político.
E) a Alemanha pretendia demonstrar seu poder por meio de vitórias nos Jogos e, assim, compensar as derrotas na Guerra Mundial.

6- ) A viagem levou uns vinte minutos. O caminhão parou; via-se um grande portão e, em cima do portão, uma frase bem iluminada (cuja lembrança ainda hoje me atormenta nos sonhos): ARBEIT MACHT FREI – o trabalho liberta. Descemos, fazem-nos entrar numa sala ampla, nua e fracamente aquecida. Que sede! O leve zumbido da água nos canos da calefação nos enlouquece: faz quatro dias que não bebemos nada. Há uma torneira e, acima, um cartaz: proibido beber, água poluída (...). Isto é o inferno. Hoje, em nossos dias, o inferno deve ser assim: uma sala grande e vazia, e nós, cansados, de pé, diante de uma torneira gotejante, mas que não tem água potável, esperando algo certamente terrível acontecer, e nada acontece, e continua não acontecendo nada. LEVI, Primo. É isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1988. p. 20.

A descrição acima – de um prisioneiro chegando a Auschwitz – revela angústia e horror. Os campos de
concentração nazistas eram

a) lugares de reabilitação de doentes mentais, criminosos comuns e prisioneiros políticos, adversários do Nazismo.
b) instalados apenas na Alemanha e, neles, foram alojados, durante a Segunda Guerra Mundial, judeus, homossexuais e comunistas.
c) lugares de execução sumária e imediata de inimigos nacionais alemães e de pessoas que se recusavam a
trabalhar.
d) instalados para acolher os imigrantes que, vindos da Europa Oriental, tentavam penetrar no território do
Terceiro Reich sem autorização.
e) lugares onde os considerados indesejáveis eram submetidos a humilhações, trabalhos forçados ou
execuções em massa.

7- A experiência nazista alemã inaugurou uma nova modalidade na política: as grandes manifestações de massa. Todas as alternativas apresentam afirmações que contêm estratégias utilizadas na mobilização das massas no período nazista, EXCETO:

a) O Fuhrer estimulou o uso do uniforme para dissimular as diferenças sociais e projetar a imagem dos alemães
como uma nação coesa.
b) O governo alemão atribuía enorme importância à política de rua pela capacidade de ela transmitir sensação
de conforto e encorajamento à multidão.
c) O governo nazista musicou, filmou e teatralizou os assuntos políticos para atrair a multidão aos eventos
públicos.
d) O governo alemão estimulou linchamentos e execuções em praça pública visando ao incitamento ideológico e à difusão do ódio racial contra os muçulmanos.
e) Os nazistas organizaram paradas, desfiles e concentrações de rua como grandes espetáculos, com a intenção de emocionar e contagiar a multidão.

8 -   Após a vitória do selecionado brasileiro de futebol contra a equipe checa – que levaria o time nacional as semifinais da competição – publicou-se uma declaração do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre sobre essa conquista: “Creio que uma das condições de vitória dos brasileiros nos encontros europeus prende-se ao fato de termos tido a coragem de mandar à Europa desta vez um team francamente afro-brasileiro. Tomem os
arianistas nota disto.” (Um team afro-brasileiro ... , Correio da Manhã,  15.06.1938.)

Levando em conta o contexto histórico, é correto afirmar que a declaração de Gilberto Freyre

a) avalia que a vitória no campo esportivo não devia servir para esconder as mazelas de uma sociedade mestiça.
b) reconhece como positiva a miscigenação do povo brasileiro, ao mesmo tempo em que critica a busca dos nazistas pela raça pura.
c) reforça a tradição preconceituosa da população brasileira, por realçar o estereótipo do negro como pouco
afeito ao trabalho.
d) entende a importância dos brasileiros em buscar a constituição de uma raça perfeita, como faziam os
fascistas.
e) defende as idéias dominantes em meados do século XX, que apontavam a superioridade dos brancos sobre os negros.

9 - Não pode ser considerado um fator que propiciou a eclosão da Segunda Guerra Mundial:

a) A ascensão de regimes totalitários na Itália e na Alemanha nos anos 20 e 30.
b) Os efeitos da crise de 29 na economia européia.
c) As cláusulas punitivas do Tratado de Versalhes, imposto
à Alemanha ao final da Primeira Guerra Mundial.
d) A vitória dos republicanos na Guerra Civil Espanhola barrando o avanço do fascismo na Espanha.
e) A união entre a Áustria e a Alemanha empreendida por Hitler.

10- Após a Primeira Guerra Mundial, a febre de negócios baseada na especulação provocou a Crise de 1929. Identifique, nas alternativas a seguir, os principais fatos que a produziram.

a) Aparecimento de ideologias como o Fascismo e o Nazismo.
b) Superprodução de mercadorias e saturação dos mercados consumidores.
e) Má colheita e demanda ilimitada da indústria.





Fonte ;  Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br
Org. Rég!s

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