terça-feira, 26 de março de 2013

ENTENDA OS FATOS QUE LEVARAM AO GENOCÍDIO EM RUANDA


              

Cerca de 800 mil pessoas foram mortas entre abril e junho de 1994 no país.

Matéria de : 18 de dezembro de 2008 


               Em um período de cem dias entre abril e junho de 1994, cerca de 800 mil pessoas foram mortas em Ruanda, no que ficou conhecido como o maior genocídio africano dos tempos modernos.Mesmo para um país conhecido por sua história turbulenta, a escala e a rapidez do genocídio chocaram o mundo.
               A maioria dos mortos era da etnia tutsi, e a maioria dos autores das mortes, da etnia hutu.O estopim do massacre foi a morte do presidente do país, Juvenal Habyarimana, um hutu, quando seu avião foi derrubado ao sobrevoar o aeroporto da capital, Kigali, no dia 6 de abril de 1994.Um juiz francês culpou o atual presidente de Ruanda, Paul Kagame, que na época era líder de um grupo rebelde tutsi, e alguns de seus parceiros pelo ataque ao avião.
              Kagame nega veementemente responsabilidade pela morte do ex-presidente e diz que o acidente foi provocado por extremistas hutus, de forma a criar um pretexto para colocar em ação planos de exterminar a comunidade tutsi.Quem quer que seja o responsável, o ataque deu início a uma explosão de violência que, poucas horas depois, se espalhou pela capital e por todo o país, e só começou a diminuir três meses depois.A morte do presidente, no entanto, não foi a única causa do genocídio.
                                       ABAIXO TRAILER PARA RELEMBRAR O FILME 

Histórico de violência
              Tensões étnicas em Ruanda não são novidade. Sempre houve conflitos entre a maioria hutu e a minoria tutsi, mas as hostilidades entre os dois grupos aumentaram consideravelmente desde o período colonial.Os dois grupos étnicos são na verdade muito similares - falam a mesma língua, vivem nas mesmas áreas e seguem as mesmas tradições.
             Entretanto, tutsis tendem a ser mais altos, mais magros e de pele um pouco mais clara do que a dos hutus. Alguns acham que a etnia teria sua origem na Etiópia.Durante o genocídio, os corpos dos tutsis foram atirados em rios. Seus assassinos diziam que os mortos estavam sendo enviados de volta para a Etiópia.Quando os colonizadores belgas chegaram à região em 1916, produziram carteiras de identidade classificando as pessoas de acordo com sua etnia.
             Os belgas consideravam os tutsis superiores aos hutus.Naturalmente, os tutsis gostaram da idéia e durante cerca de 20 anos desfrutaram de empregos e oportunidades de educação melhores do que os dos vizinhos hutus.O ressentimento entre os hutus foi crescendo gradualmente e culminou em uma série de revoltas em 1959.Mais de 20 mil tutsis foram mortos e muitos fugiram para países vizinhos como Burundi, Tanzânia e Uganda.
             Quando a Bélgica deixou o poder e deu independência a Ruanda, em 1962, os hutus assumiram o governo.Nas décadas seguintes, os tutsis tornaram-se os bodes expiatórios em todas as crises.
Rumo ao genocídio
            No período que antecedeu o genocídio, a situação econômica piorou e o presidente Juvenal Habyarimana começou a perder popularidade.Ao mesmo tempo, refugiados tutsis em Uganda - com o apoio de hutus moderados - começaram a formar o movimento Rwandan Patriotic Front (Frente Patriótica Ruandense), ou RPF, liderado por Kagame.O objetivo do grupo era derrubar Habyarimana e garantir seu direito de retorno à terra natal.
           Habyarimana decidiu explorar essa ameaça como uma forma de trazer dissidentes hutus de volta para o seu lado. Tutsis dentro de Ruanda foram acusados de ser colaboradores do RPF.Em agosto de 1993, após vários ataques e meses de negociações, um acordo de paz foi assinado entre Habyarimana e o RPF, mas isso não foi suficiente para diminuir as tensões.O ataque contra o avião de Habyarimana, no início de abril de 1994, foi a última gota.Ainda não foi estabelecido quem matou o presidente - e, com ele, o presidente de Burundi e outros altos funcionários do governo.

            O efeito do ataque, no entanto, foi instantâneo e catastrófico.Assassinatos em massa ;Em Kigali, a guarda presidencial iniciou imediatamente uma campanha de vingança.
Líderes da oposição política foram mortos e, quase imediatamente, começou o assassinato em massa de tutsis e hutus moderados.Dentro de horas, recrutas foram enviados a todo o país para executar a onda de crimes.Alguns tutsis conseguiram escapar para campos de refugiados.Entre os primeiros organizadores do massacre estavam militares, políticos e homens de negócios, mas em breve vários outros aderiram à campanha.
             Encorajada pela guarda presidencial e por propaganda massiva em estações de rádio, formou-se uma milícia não-oficial chamada Interahamwe (o nome significa "aqueles que atacam juntos"). No auge da violência, o grupo reuniu 30 mil pessoas.Soldados e policiais encorajaram cidadãos comuns a participar. Em alguns casos, os militares obrigaram civis hutus a assassinar tutsis vizinhos.Os participantes com freqüência recebiam incentivos, como dinheiro ou comida. Em alguns casos, os mandantes dos crimes disseram aos hutus que poderiam se apropriar das terras dos tutsis que assassinassem.
              De maneira geral, não houve interferência da comunidade internacional durante o genocídio.As tropas da ONU se retiraram do país após a morte de dez soldados.No dia posterior à morte de Habyarimana, o RPF retomou seu ataque contra as forças do governo e várias tentativas da ONU de negociar um cessar-fogo fracassaram.
Depois do genocídio
           Finalmente, em julho, o RPF capturou Kigali. O governo se desintegrou e o RPF declarou um cessar-fogo.Tão logo ficou aparente que o RPF tinha sido vitorioso, cerca de 2 milhões de hutus fugiram para o Zaire (hoje República Democrática do Congo).Entre os refugiados estão muitas pessoas que, mais tarde, foram acusadas de envolvimento nos massacres.Inicialmente, um governo multi-étnico foi formado, com um hutu, Pasteur Bizimungu, como presidente, e Kagame como seu vice.Mas a dupla mais tarde entrou em desacordo e Bizimungu foi preso sob acusação de incitar violência étnica. Kagame assumiu a Presidência.
            Embora o massacre em Ruanda tenha terminado, a presença de milícias hutus no Congo levou a anos de conflitos no país vizinho.O atual governo de Ruanda, liderado por tutsis, já invadiu o Congo duas vezes, dizendo querer eliminar as forças hutus da região.Nesse meio-tempo, um grupo rebelde tutsi no Congo continua ativo, argumentando que não vai depor armas porque, se o fizesse, sua comunidade estaria sob risco de genocídio.
A maior força de paz do mundo, hoje posicionada no Congo, não conseguiu resolver o conflito.

Org: Regis 
Fonte : http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,entenda-os-fatos-que-levaram-ao-genocidio-em-ruanda,296107,0.htm
     OS COMENTÁRIOS DEVEM SER POSTADOS PELOS ALUNOS  RESPONDENDO A SEGUINTE QUESTÃO : 
" COMO A ONU DEVERIA TER INTERVIDO  NO CONFLITO   , OU CONFLITOS REGIONALIZADOS COMO ESTE DEVEM SER RESOLVIDOS PELOS POVOS ENVOLVIDOS . O QUE VOCÊ  ACHA QUE PODERIA SER ACRESCENTADO AO FILME  : TIROS EM RUANDA  E AO  DOCUMENTÁRIO ? GENOCÍDIO EM RUANDA " 


sábado, 23 de março de 2013

Globalização e Direitos Humanos




Globalização  e Direitos Humanos

                 Estava  eu um dias desses  atrás pensando em um desafio aos meus ... alunos do nono ano do ensino fundamental ... o tema era Globalização ( oque fazer para  encoraja-los a entender esse tema como algo que realmente pode seu entendido como um processo global ; onde nem  sempre esta globalização atinge todos os campos ... como exemplo propus a abordagem dos Direitos Humanos e  a Globalização  . Será que os direitos humanos ,  que se pressupõe universais , são realmente respeitados ?. Para responder a esta pergunta nada melhor do que se inteirar  sobre “ os chamados DIREITOS HUMANOS  “ ,  constante  na declaração dos Direitos Humanos   promulgada e defendida pela maioria dos países integrantes da ONU , após a Segunda Guerra Mundial , e ir além ... Buscar e registrar no cotidiano , Violações desses direitos através de fotos.
            Como desafio para o ensaio de  “Inclusão Digital” , foi solicitado que :
·        Uma vez localizado a violação registra-lo ;
·        Identificar qual artigo  esta sendo violado na imagem registrada ;
·        Descrever a situação  e local da violação  ;
·        Formatação de texto dentro de parâmetros pré-estabelecidos
·        Envio de texto para  e-mail especifico ;
Bom saber que alguns bons resultados vem sendo colhidos nesta construção do entendimento  do tema  ( ... ) , abaixo alguns dos trabalhos entregues  ?







1.Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.
Artigo XXV
1.Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.
As fotos foram tiradas no viaduto do terminal central de ônibus urbano de campinas (foto 1) e próximo a antiga rodoviária (foto 2). Eu me encontrava indo para o centro de campinas.
Escola Estadual Felipe Cantusio
Carolina Borges  Nº 6  série 8ª A

Artº 23º - 1 - Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do seu trabalho, a condições eqüitativas e satisfatórias de trabalho e à proteção contra o desemprego 



              Nesta imagem mostra um moço de 43 anos  , que esta pedindo dinheiro ao outro moço da combi , pois não tem serviço , isso é uma violação nos direitos humanos , pois todos tem direito ao trabalho , mesmo não tendo estudo , pode ser um trabalho qualquer , mais tem direito !
8°A de sara cristina


Artigo nº 25 : Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.



Situação: Fui ao centro da cidade de Campinas e me deparei com esse morador de rua, o que é uma violação do direito humano de que todos podem exercer o direito de ter um lugar para morar. O mendigo está deitado em cima de recicláveis dentro de um sanito.

André De Angelis Gava - 8ªB Nº 04

artigo 25: toda pessoa tem direito a um pa­drão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive alimen­tação, roupa, habitação nos padroes de qualidade boa.O direito de toda pessoa esta formulado na onu de boas condiçoes nesse artigo

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXX NAO VEIO FOTO XXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
esta foto eu tirei em campinas no bairro cidade jardim na linha ferrea na rua de baixo da minha casa. nome:
Felipe Maciel Bueno numero 11 série 8b


ARTIGO 25 º - COMIDA E ABRIGO PARA TODOS

1. Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e aos serviços sociais necessários, e o direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.

ARTIGO 21 º - DIREITO Á DEMOCRACIA

"Todas as pessoas têm o direito de igual acesso aos serviços públicos do seu país."

ARTIGO 23 º DIREITOS DOS TRABALHADORES

1 - "Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do seu trabalho, a condições eqüitativas e satisfatórias de trabalho e à proteção contra o desemprego."
Estava no centro da cidade de Campinas,quando vejo uma morador de rua.Tirei essa foto na Av. Francisco Glicério !!!
Nome : Mariana M. Rios N º 30 8 ªA

Artigo XXV

1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.



Situação : Nessa imagem os diretos humanos que estão sendo violados são : da moradia , emprego , e saude , mostra um senhor no centro da cidade , com a perna totalmente machucada , e inflamada . E ele teria sim , o direito de um tratamento medico !


 Ingrid Cristina Beato- 8ºA


ARTIGO 25 º -  Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e aos serviços sociais necessários, e o direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.




Situação : Estava andando nas linhas do trem que ficam do lado da casa da minha avó, e encontrei um mendigo dormindo,e eu acho que ele tem o total direito de ter uma moradia, comida e um emprego capas de sustentá-lo.Perguntei há ele se podia tirar uma foto e ele deixou, depois dormiu de repente, como se estivesse desmaiado e então eu aproveitei e tirei a foto. - Deayra Figueira




Art . ???  Toda pessoa tem direito a vida, a liberdade e a segurança pessoal. 



As pessoas tem direito a vida, mas para a sociedade se ele não for o que as pessoas querem ele será rejeitado. Andando na rua e ver uma pessoa caída com uma aparência desagradável faz com que a pessoa pense que a pessoa que está caída e ferida fez algo ruim para
outras, mas ela pode ter sofrido agressões por querer ter direito a sua própria
vida. Campos Elísios. / Laura Oliveira n: 22 8B 



nome : "magavilhoso santos" NÃO IDENTIFICADO CLASSE E Nº - PLAGIADO DE : 

http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/edh/redh/01/01_rabenhorst_oqs_dh.pdf


- Toda pessoa , tem direito a uma moradia fixa, independendentemente da escolha do local , ou seja,  não se resume apenas um teto e quatro paredes, mas sim o direito de toda mulher, homem ou jovens de ter acesso a um lar e a uma comunidade segura para viverem em paz, com dignidade, saúde física e saúde mental.



 Na imagem acima ,mostra um pouco sobre os direitos humanos da sociedade. O senhor relata que não tem uma moradia em bom estado e não tem condições de higiene. 

8ºA. Rafaela Fatima




art 23° : Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do seu trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à proteção contra o desemprego.






Fato: sai pelas ruas de campinas e flagrei um moço e o filho dele,o moço levou o filho dele pra pedir dinheiro no semáforo isso é uma violação dos direitos humanos pq todo ser humano tem direito ao emprego,pois o moço deveria estar no trabalho e o filho na escola.
 Caio H. n°5 serie 8°a


Artigo XIII
1. Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.


A imagem foi tirada na rua 13 de maio, em frente a Igreja do Rosário. Ao fundo tem moradores de rua. Toda pessoa tem direito a moradia, de acordo com as leis, essa imagem mostra a violação dessa lei.


1.      Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.   (artigo 25)

2.      Situação: na imagem o morador de rua esta em péssimas condições de vide a violação que esta sendo comedita é da moradia que por direito dele ele teria que ter um lugar pra ficar com uma condição melhor.Igor Vinicius Amato 8ª A n° 13


Art. 196 - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para suapromoção, proteção e recuperação recuperação.



















As fotos foram tiradas, na Avenida das Amoreiras, a mulher ter 25 anos e esta sendo atendida pelo bombeiro, no lugar do acidente, isso não viola, a lei mais demostra que pelo menos ali ela esta sendo comprida.
Stefanie Maria Zamuner dos Santos 8°A N°38


 Art.10º - Toda a pessoa tem direito a sua causa. O Direito à Vida exige a segurança social, a habitação, condições de alimentação e sobrevivência com dignidade, condições, em um mundo de exploração hipercapitalista, necessariamente ligadas aos direitos econômicos, o que nos alerta permanentemente para uma defesa intransigente e aguerrida de que a Vida tem de ser protegida e, é dever de todos os Estados a sua promoção e qualificação. Nesse sentido é que nas convenções e tratados deveríamos trocar o tempo dos verbos quando se fala de "adotarão medidas", para uma assertiva de que os Estados "devem tomar medidas de proteção de seus cidadãos e cidadãs".
Art.25º- Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para assegurar a saúde, o seu bem-estar e o da família, nomeadamente quanto à alimentação, o vestuário, a habitação, a assistência médica, assim como quanto aos serviços sociais necessários; tem direito à segurança em caso de desemprego, de doença, de invalidez, de viuvez, de velhice ou nos outros casos de perda dos seus meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade. 
EM QUAL SITUAÇÃO FOI TIRADO  A FOTO ?
Nome: Jessica Taina Almeida Santana. Nº: 16 


Artigo º23 Todas as pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à proteção  contra o desemprego.



Todos nós temos direito a um bom trabalho,independente de qualquer classe social. E nessa imagem vemos esse direito sendo violado vemos um mendigo pedindo esmola e isso é uma violação do direito humano.

QUAL FOI A SITUAÇÃO ?? .

Nome : Jady Callegari do Vale 8ºSérie B 

Trabalho enviado por :  Giovana Farias de Oliveiras 8º Série B não pode ser exibido  ... o formato  do blog não permite ... ( foi avaliado )