TRABALHO DE GEOGRAFIA 3º ANO – GEOGRAFIA
- NOTURNO
Caso necessário fazer pesquisas auxiliares para obter as RESPOSTAS ...
VÍDEO AULA SOBRE REGIONALIZAÇÃO
1. Leia:
I. Com o fim da segunda guerra mundial, ficou
evidente a grande desigualdade econômica, social, cientifica e tecnológica
existente entre os países.
II. Durante a segunda guerra, as principais
potências mostraram ao mundo seu poderio bélico por meio de diversos
armamentos, bombas e aeronaves sofisticadas.
III. A partir da década de 1950, as expressões
"países desenvolvidos e subdesenvolvidos" começaram a se torna
extintas, mudando para "países ricos e em desenvolvimento".
Assinale a alternativa correta:
a) apenas a I está correta b) a II e a III estão corretas c) a I, a II e a III estão corretas d) a I e a II estão corretas e) apenas a III está correta JUSTIFICATIVA
:
2. Uma outra maneira de regionalizar o mundo
foi introduzida no período pós-guerra. Em 1952, o demógrafo francês Alfred
Sauvy, ao estudar a economia mundial, usou pela primeira vez a expressão:
a) País em desenvolvimento b) Terceiro mundo c) País tecnológico d) Potência mundial e) País do médio poder JUSTIFICATIVA
:
3. Durante a década de 1980, a imprensa e os
meios diplomáticos passaram a utilizar as expressões "Norte" e
"Sul" para referir respectivamente aos países:
a) tecnológicos e culturais b) religiosos e guerrilheiros c) exportadores e importadores d) produtores e os não produtores e) desenvolvidos e subdesenvolvidos JUSTIFICATIVA
: 4. É bom lembrar que os países classificados
como desenvolvidos não formam um conjunto homogêneo. Há diferenças entre eles,
principalmente quanto ao desenvolvimento científico e tecnológico. A liderança
nesse setor cabe ao países citados a seguir, exceto:
a) Marrocos b) Alemanha c) Reino Unido d) França e) Japão JUSTIFICATIVA
:
5. Por volta do final dos anos 1980 e início
dos 1990, os países do bloco socialista, diante do crescente descontentamento
da população em relação à falta de liberdade democrática, entre outras razões,
abandonaram o regime socialista e implantaram o sistema:
a) monárquico b) capitalista c) neo-político d) comunista e) parlamentar JUSTIFICATIVA
:
6. A regionalização do espaço mundial, ao agrupar os países, possibilita
comparar as diferenças e as semelhanças entre eles, além de aspectos gerais e
particulares, permitindo obter uma análise mais ampla do espaço mundial.
A regionalização, proposta no mapa, divide o mundo em duas regiões, utilizando
como critério
Parte superior do formulário
a)o tamanho
do Produto Interno Bruto (PIB)
.
b)o papel desempenhado na
geopolítica mundial.
c)a capacidade de inovação
tecnológica.
d)o nível de desenvolvimento
socioeconômico.
e)o potencial de atração de investimentos.
JUSTIFICATIVA
:
Org. Rég!s Fonte : http://questoesconcursos.blogspot.com.br e https://www.qconcursos.com
Compreendendo três civilizações importantes: Fenícia, Pérsia e Hebraica.
VIDEOAULA ...
Primeiras Civilizações: Fenícios, Persas e
Hebreus
Fenícios
Localizada a oriente do Mar Mediterrâneo, a Fenícia, ao contrário do Egito e da Mesopotâmia, não possuía terras férteis para a agricultura, sua economia dependia do comércio e da navegação e sua religião era politeísta.
Seu território não era unificado, constituía-se de várias cidades-estado autônomas, compostas basicamente por artesãos e navegadores, e eram governadas pela elite mercantil. A região foi dominada por vários povos, como assírios, neobabilônicos, persas e macedônicos.
Uma das principais características deste povo é a criação de um alfabeto para facilitar o comércio, composto por 22 sinais e que foi utilizado posteriormente por outros povos, originando os alfabetos grego, latino, indiano, árabe e hebraico.
Persas
O território que corresponde ao Império Persa é resultado da unificação dos territórios dos povos medas e persas, feita por Ciro, e estende-se do rio Indo ao Mar Mediterrâneo e do Cáucaso ao Índico.
O Império atingiu seu auge com Dario I, que introduziu a moeda, o dárico, expandiu o comércio, abriu novas estradas e criou um sistema administrativo em que a região foi dividida em satrápias, governadas por sátrapas. Este imperador foi derrotado na Batalha de Maratona, quando tentou invadir a Grécia. Seus sucessores também não obtiveram sucesso em novas conquistas e no governo de Dario III, Alexandre, o Grande, da Macedônia, conquistou o Império.
Sua religião era o zoroastrismo, fundada por Zoroastro (ou Zaratustra) e que pregava a existência do bem (Ormuz) e do mal (Arimã), e consequentemente, do céu e inferno. Nesta crença, as pessoas poderiam escolher de que lado iriam ficar.
Hebreus
Localizada entre o Mar Mediterrâneo, a Fenícia, a Síria e os desertos árabes, a civilização hebraica é resultado de uma série de lutas e perseguições.
Destaca-se na literatura, devido à escrita do Antigo Testamento. Sua religião, diferente dos povos estudados até agora, é monoteísta, e o governo fica nas mãos do patriarca, o “pai da comunidade”.
Sua trajetória se inicia quando partem de Ur, com Abraão como seu líder, e chegam ao Egito, onde ficam no período de dominação dos hicsos. Depois, partem em busca da Terra Prometida e formam o Reino de Israel. Entretanto, este foi dividido em Reino de Judá e Reino de Israel. O Reino de Israel foi então tomado por Sargão II, assírio, e os hebreus foram expulsos (diáspora).
Posteriormente, Nabucodonosor dominou Judá e ocorreu o “Cativeiro da Babilônia”, episódio bíblico. A região foi então conquistada pelos persas, quando foi permitido o retorno dos hebreus, porém ocorreram várias outras dominações, expulsões e perseguições a eles.
Caso necessário fazer pesquisas auxiliares para obter as RESPOSTAS ...
Questão 1
(Unesp 2003) Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a. C., um povo semita, que passou a ocupar a estrita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios.
O contido nesse parágrafo refere-se ao povo:
a) fenício.
b) hebreu.
c) sumério.
d) hitita.
e) assírio.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA :
Questão 2
(Ufpb 2006) Sobre os povos da Antiguidade Oriental, é correto afirmar:
a) A agricultura foi o principal fator de enriquecimento e desenvolvimento dos hebreus, devido ao aproveitamento das águas através de complexos e amplos sistemas de irrigação.
b) A religião constituiu a principal herança deixada pelos egípcios, de onde provém o monoteísmo judaico.
c) O comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.
d) A guerra de conquista foi a principal característica dos sumérios, povo que construiu um império que se estendia do Egito às fronteiras da Índia.
e) A escrita cuneiforme, um das mais importantes formas de registro escrito, produzido em blocos de argila, foi a principal contribuição dos persas, povo que habitou a Mesopotâmia.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA :
Questão 3
Que característica da civilização fenícia foi herdada por civilizações da Europa Ocidental, como a grega e a romana, e que se destaca ainda hoje como uma das invenções mais importantes para o desenvolvimento da cultura humana?
a) a invenção da bússola.
b) o desenvolvimento da escrita alfabética.
c) a criação da pólvora.
d) a descoberta da fusão de metais, como o ferro.
e) o desenvolvimento do monoteísmo religioso.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA :
Questão 4
Os fenícios notabilizaram-se por se deslocarem com grande habilidade através do mar Mediterrâneo. A colônia mais famosa que essa civilização criou às margens do Mediterrâneo foi a cidade de Cartago (“Cidade Nova”), que travou guerras contra os romanos que ficaram conhecidas como:
a) Guerras Ítalo-Africanas
b) Insurreições Cartaginesas
c) Guerras Médicas
d) Guerras Greco-Persas
e) Guerra Púnicas
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA :
Questão 5
(UFPE) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas.
A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta:
a) Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.
b) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Essa unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em volta dos reis.
c) Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII a.C., quando ocorreu uma onda de protestos dos trabalhadores contra os comerciantes.
d) A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.
e) Os hebreus organizaram-se social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA :
Questão 6
(UFRN) Entre os hebreus da Antiguidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou:
Ai dos que decretam leis injustas; dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! (Isaías 10:1-2)
Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra! (Isaías 5:8)
Esses pronunciamentos do profeta Isaías estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorreu:
a) a saída dos hebreus do Egito, sob o comando de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando as terras dos povos que ali habitavam.
b) a imigração para o Egito, quando os hebreus receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência de José, que exercia ali o cargo de governador.
c) a formação de uma aristocracia, que enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos camponeses endividados.
d) a conquista de Jerusalém por Nabucodonosor, quando os judeus foram despojados de suas terras e deportados para a Babilônia.
e) o domínio persa, como Ciro, o Grande, que massacrou milhares de camponeses hebreus.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA :
Questão 7
Na tradição muçulmana, há uma narrativa que associa o povo árabe ao patriarca Abraão e, de igual modo, entre os hebreus também há esse vínculo direto. Nos dois casos, o vínculo é sanguíneo e remete aos filhos do referido patriarca, que eram, respectivamente:
a) José, para os hebreus, e David, para os árabes.
b) Ismael, para os árabes, e Isaque, para os hebreus.
c) Jacó, para os hebreus, e Judá, para os árabes.
d) Isaque, para os árabes, e Ismael, para os hebreus.
e) Ismael, para os hebreus, e Salomão, para os árabes.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA :
Questão 8
O termo semita é comumente usado para referir-se aos hebreus (ou judeus), tal como o termo antissemita é usado para qualificar o tipo de discurso ou ideia pessoal que tem por objetivo hostilizar a cultura hebraica. A origem desse termo, segundo a tradição hebraica, remete à figura de:
a) Sem, um profeta obscuro da época dos patriarcas.
b) Sem, um rei babilônico que dominou a Mesopotâmia.
c) Nenhuma das alternativas.
d) Sem, filho de Noé.
e) Sem, isto é, os hebreus seminômades que habitavam a península arábica.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA :
Questão 9
Quem era os dois deuses dos persas ?
a ) Ahura Mazda e Ahiman
b ) Arimã e Auramatza
c ) Crentese e Fenício
d ) Buda e Maomé
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA :
Questão 10
Os Persas ocupavam uma área que hoje corresponde ao: