sábado, 31 de agosto de 2013

GEOGRAFIA PARA O NONO ANO A e B - TEXTO - VÍDEO E EXERCÍCIOS

                                                


        :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::                             :::   Os alunos devem copiar ou imprimir o texto , colar no caderno ; pois os :::                             :::  alunos passarão por avaliação . Devem ainda  responder as questões     ::: 
        :::     abaixo  relativas ao assunto   . A resposta somente sera aceita               :::                             :::                                         com justificativa .                                                          :::                           :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


                                 URBANIZAÇÃO E DENSIDADE DEMOGRÁFICA




As áreas de maior concentração demográfica localizam-se no Hemisfério Norte da Zona Temperada, na Eurásia (3/4 da população mundial), sendo os países mais populosos do Mundo: a China, Índia e EUA. Os países mais povoados do mundo são: Bangladesh, Holanda, Bélgica, Formosa, Porto Rico. Existem fatores condicionais para esta concentração que são: Clima favorável, presença de recursos naturais, riqueza em minérios para indústrias e riqueza em solos para agricultura. E apesar de existirem desde a Antigüidade, as cidades passam a ocupar o centro da economia e populacional somente a partir da Revolução Industrial. O processo de urbanização começa interligado à industria. A cidade atrai a população do campo devido a presença da indústria e a necessidade de mão de obra e mercado consumidor. A urbanização pode ser considerada a marca registrada do século XX. E, em decorrência dela, surgem vários problemas como, por exemplo, os ambientais. Como o ritmo de expansão da cidade é mais acelerado do que a ampliação da sua infra-estrutura, esses problemas tendem a agravar-se com o tempo, principalmente nas regiões mais pobres porque se somam a miséria, a falta de saneamento básico e a ocupação desordenada dos espaços urbanos. A perda da cobertura vegetal, provocada pela ocupação humana e industrial e pela instalação de vias de circulação, diminui a infiltração da água no solo, aumenta a impermeabilização do solo, acentua as chamadas "ilhas de calor afeta a fauna, reduz a umidade atmosférica, aumenta a erosão, acaba com os mananciais. Com isso, a cidade passa a conviver com o assoreamento de canais, rios e represas, a falta d’água, os deslizamentos de morros e as inundações constantes. A poluição do ar, causada pelas indústrias e, principalmente, pela fumaça lançada pêlos veículos, provoca doenças e intensifica o efeito estufa. O lixo doméstico e os resíduos industriais são outro problema: o lixo, além de poluição é fonte de doenças, e desperdício de matérias-primas. O lixo orgânico tem três destinos: incinerado, o que polui o ar; transformado em adubo nas usinas de compostagem; depositado em aterros sanitários, o que produz um líquido altamente tóxico, conhecido como "chorume", e o gás metano, boa fonte energética. O lixo não-orgânico pode ser reciclado por meio de coleta seletiva, e a reciclagem é uma fonte de renda, diminui o desperdício de matérias-primas e reduz a poluição. Para assegurar a melhoria da qualidade de vida em uma cidade e de sua população é necessário um desafio que não só adote uma prática político-administrativa que contemple os aspectos diretamente ligados ao meio ambiente, como efeito estufa, poluição do ar, deslizamento de morros, desmatamento, destino do lixo, falta d’água, contaminação de água e outras no mesmo sentido, mas também que se invista muito em infra-estrutura e em estratégias de desenvolvimento tecnológico, econômico, social e cultural.

VALIDO SOMENTE COM JUSTIFICATIVA ... VALIDO SOMENTE COM JUSTIFICATIVA  ... VALIDO SOMENTE COM JUSTIFICATIVA ...  VALIDO SOMENTE COM JUSTIFICATIVA ...  VALIDO SOMENTE COM JUSTIFICATIVA 



INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - De acordo com o texto responda:

1- Onde se localizam as áreas de maior concentração demográfica do mundo?
2- Qual é a diferença entre populoso e povoado?
3- Quais são os países mais populosos do mundo?
4- Quais são os países mais povoados do mundo?
5- O que facilita a concentração populacional?
6- Quando as cidades passaram a ser centro econômico e populacional?
7- Porque a população deixou o campo em direção as cidades?
8- Quais são os problemas causados pela urbanização?
9- Quais são os problemas causados pela perda da cobertura vegetal, provocada pela ocupação humana e industrial e pela instalação de vias de circulação?
10- O que causa a poluição do ar?
11- Quais são os problemas causados ela poluição do ar?
12- Quais são os destinos dados ao lixo?
13- O que é necessário para assegurar a melhoria na qualidade de vida?

                                                
Distribuição da População Rural e Urbana. Brasil  1940 / 1991
Ano
Urbana %
Rural %
1940
31,23
68,77
1950
36,16
63,84
1960
44,67
55,33
1970
55,92
44,08
1980
67,60
32,40
1991
75,47
24,53
Fonte: IBGE / 1991
14- De acordo com a tabela ao lado quando a população urbana ultrapassou a rural?

15- Assinale a alternativa que explica a tabela ao lado:

a) Devido à grande industrialização nas cidades, o período de 1940-1950 registrou as maiores taxas de crescimento da população urbana.
b) O intenso processo de modernização do campo explica o acentuado esvaziamento da população rural entre 1950 e 1960.
c) A forte industrialização registrada, no campo e na cidade, explica as taxas iguais de crescimento da população urbana e rural entres 1950 e 1960.
d) Após 1950, o processo de industrialização gerou forte migração da população do campo para a cidade, praticamente invertendo sua distribuição no final dos anos 80.

                                                   
16 -  Considerando-se a distribuição da população mundial por atividades econômicas, é incorreto  afirmar que:

      a) o setor terciário apresenta-se em expansão principalmente nos países em  desenvolvimento e desenvolvidos.
      b) em diversos países subdesenvolvidos, o número de pessoas empregadas no setor secundário vem  
      aumentando devido à existência de um processo de industrialização;
      c) os países subdesenvolvidos apresentam geralmente um setor terciário hipertrofiado;
      d) em todos os países subdesenvolvidos, de economia capitalista, o predomínio dos setores terciário e secundário       reflete o elevado poder aquisitivo da sociedade.


17- A população do Brasil é:

a) irregularmente distribuída, predominando etnicamente o negro e etariamente o velho;
b) de elevado crescimento vegetativo, elevado nível educacional e com predominância étnica do negro;
c) regularmente distribuída, predominando os brancos e etariamente o jovem;
d) de grande crescimento vegetativo, etariamente jovem e com  predominância étnica de brancos e negros.

                                                            
Taxas de Crescimento da População Brasileira
Ano
%
1950/1960
3,17
1960/1970
2,76
1970/1980
2,48
1980/1991
1,89
1995
1,32

18- Estudos recentes sobre a população brasileira explicam a situação apresentada na tabela ao lado (diminuição do crescimento da população) , como resultado da:

a) queda da taxa de fecundidade das mulheres, associada a um mínimo de programação familiar;
b) grande concentração da renda após 1970, acentuando o aumento da taxa de mortalidade infantil;
c) queda do índice de fertilidade das mulheres, nas duas últimas décadas, e o aumento da taxa de mortalidade  infantil.
c) diminuição da entrada de imigrantes associada à saída de brasileiros para o exterior, em busca de melhores condições de vida.
       
Org. Reg!s
Fonte :http://profclaugeohist.blogspot.com.br 

10 comentários:

  1. Regis tem q copiar as perguntas no caderno ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Control C... Control V + Imprimir ou Maos a obra copiar o texto ...vc que sabe !!!

      Excluir
  2. nome Carolina Borges n°06 série 8°A (estou postando este comentário para poder fazer a prova de recuperação)
    Por estarem localizados no continente Asiático, a China e a Índia, este é considerado o continente mais populoso do mundo, correspondendo a 1/3 da população mundial. o clima nesses países é muito seco no inverno e no verão é úmido, oque ajuda na plantação de arroz, que é a base de sua economia; e por isto atrai tantas pessoas para morar nestes países.

    ResponderExcluir
  3. O video fala sobre as semelhanças entre a China e a Índia, são dois países com uma densidade demográfica enorme, são populosos e em algumas areas á muita pobreza e em outras á riqueza.
    Já o texto fala em que areas á uma grande concentração de pessoas e o que favoreçe.
    Mariana M. Rios nº 30 8ªA

    ResponderExcluir
  4. Igor Vinicius Amato 8ª A nº 13

    A area onde se localiza a maior parte da populaçao mundial fica na Eurásia e isso tem muitos motivos para acantecer o clima, seus recursos minerais e naturais o bom solo para a agricultura.
    Os países onde tem a maior quantidade de pessoas ou seja populoso é a China India e EUA ja os mais povoados sao: Bangladesh, Holanda, Bélgica, Formosa, Porto Rico.
    Mas esses lugares nao foram sempre assim isso só aconteceu depois da revluçao industrial onde começou a surgir industrias e começou a atrair o povo do campo em busca de uma vida melhor mas com tudo isso de cada vez mais e mais industrias isso começou a degradar o meio ambiente com a poluiçao do ar, agua, desmatamento entre outros

    ResponderExcluir
  5. A Asia e a Europa são a onde se concentra as maiores populações do mundo, Os países mais populoso são China e Índia e EUA, Os países mais povoados tem um clima favorável, com muitos recursos naturais, riqueza em mineiro para industrias, a partir da revolução industrial começa a aumenta mais, com a ocupação inadequada de pessoas, as cidades começa a ter problemas de saneamento saúde, escola. Podemos reciclar o lixo de varias maneiras, o orgânico, e os outros, cada um tem seu jeito mas tem como ser reciclado.
    Stefanie Santos 8A, N 38

    ResponderExcluir
  6. Ingrid Cristina Nº 14 8ºA
    A Índia e a China, são países velhos, mas com a maior população do mundo, mas esses países tambem enfrenta problemas, porque a urbanização cresce sem para, e causa problemas na infro estrutura, como nos não reciclamos o lixo ele se acumula, invade nossos rios e da enchente. Com isso perdemos áreas verdes que a chuva iria penetras, mas em vez disso temos ruas com concreto e que chega La no final da rua e causa enchente.

    ResponderExcluir
  7. nome: adriano roncatto n:01 8a ( to comentando para fazer prova de recuperação)
    fala sobre a india e a china e que la são os lugares mais populosos do mundo, e fala também que la o clima e muito seco, e em algumas partes tem pobreza e outras riqueza.

    ResponderExcluir
  8. Caio H. N° 5 8°A
    A India e a China sao muito semelhantes,portanto as duas tem uma grande populaçao, e sao chamadas de baleias da economia mundial,eem partes da India e da China a partes de pobreza e riquezas

    ResponderExcluir
  9. Pedro Henrique 8°A n° 34

    ai Regis só vi 8 pessoas comentando no blog mais na sala quase todo mundo falo que comento, vo comenta aqui sobre o vídeo e você devolve meu 1 ponto blz ?

    O vídeo mostra onde se encontra a maior parte da população do mundo , China e Índia ;
    a maioria das pessoas que abitam esses países sofrem com pobreza, e isso prejudica elas com a falta de alimento, saneamento básico, etc. Mais também tem a parte que pessoas com grande porte financeiro investe em plantações que com a ajuda do clima seco ganham bastante dinheiro.

    ResponderExcluir