quarta-feira, 17 de abril de 2013

Síntese do Filme: Tempos Modernos


          Muitos conhecem somente algumas cenas ... agora você pode assistir ele completo  ... aproveite ...  veja a síntese do filme ... tente relaciona-lo com a visão da sociedade na época ( finais da década de 1930  - inicio da década de  1940 )    




Síntese do Filme: Tempos Modernos

1-Título do filme : TEMPOS MODERNOS
2- País de Produção: E.U.A .
3- Diretor : CHARLIE CHAPLIM
4- Ano de produção : 1936
5- Duração : 85 minutos
6- Distribuidora : CONTINENTAL HOME VÍDEO
7- Assunto : A condição do operário na grande indústria durante a depressão dos anos 30.
8- Resumo : O filme faz uma crítica ao capitalismo e ao modelo industrial.
ROTEIRO:
1- Relação trabalho intelectual e trabalho manual.
O presidente da fábrica, do seu escritório, comandava  e vigiava tudo. As ordens eram passadas a um funcionário que se encarregava de repassá-las aos operários que executavam o que era mandado. Era  um trabalho meramente mecânico. O rítimo  de trabalho dos operários era determinado pela velocidade das máquinas, que ficava a cargo de um técnico que a controlava. Todo trabalho era em série, visando só a produtividade .Portanto o trabalho intelectual era exercido por quem comandava e o trabalho manual por aqueles que trabalhavam pesados: os operários.
2- O controle sobre o processo de trabalho.
Os operários eram controlados através do sistema de cartão de ponto , pelo circuito interno de TV. A todo momento , os operários eram vigiados tendo apenas os intervalos do lanche que também era pré-determinado, ao toque da sineta voltavam ao rítimo alucinante de produção contínua.
3- A fragmentação e desqualificação do trabalho.
Sendo um processo de produção fragmentado, para aumentar o desempenho do operário a produção é dividida em várias operações. Cada operário executa uma única etapa, cada um tendo uma função específica e sempre do mesmo jeito, o que o aliena  do processo de trabalho.
Com a própria mecanização, o trabalho desqualifica-se a partir do momento em que é só chegar com uma carta de apresentação, não passavam por um processo de treinamento, de qualificação.Eram totalmente dominados .
4- A solidariedade dos envolvidos no processo de produção.
Durante o filme percebi que não havia solidariedade nas pessoas envolvidas no processo de produção.
5- O rítimo de trabalho.
O rítimo de trabalho era tão acelerado que levava o sujeito a ter até mesmo um comportamento inadequado,pois a dura jornada de trabalho, a mecanização das ações, o despreparo  profissional, tudo isto levava o individuo a um cansaço muito grande, o trabalhador não podia perder muito tempo . Em ocorrência disto havia muitos acidentes de trabalho. Com a cena do filme nos mostra.
6- Conclusão:
No filme, podemos perceber que nas industrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das industrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito visava o lucro.  A produção sempre em rítimo bem acelerado.
O movimento sindicalista luta por melhores condições de trabalho e salários para os operários . Começava aí uma luta de classes .
O filme é uma metáfora daquela sociedade ( sociedade capitalista), como seria o século XXI.
Org. Reg!s
Fonte - http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/sintese-do-filme-tempos-modernos-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário