terça-feira, 22 de maio de 2012

Apartheid - Atividade 9º ANO

Apartheid

O apartheid, termo africâner que quer dizer separação, surgiu oficialmente na África do Sul em 1944, e serve para designar a política de segregação racial e de organização territorial aplicada de forma sistemática a aquele país, durou até 1990.

O objetivo do apartheid era separar as raças no terreno jurídico (brancos, asiáticos, mestiços ou coloured, bantus ou negros), estabelecendo uma hierarquia em que a raça branca dominava o resto da população e, no plano geográfico, mediante a criação forçada de territórios reservados: os Bantustanes.

Em 1959, com o ato de autogoverno, o apartheid alcançou o sua plenitude quando sua população negra ficou relegada a pequenos territórios marginais, autônomos e privados da cidadania sul africana.

Até aquele momento, a África do Sul com suas importantes riquezas minerais e sua situação geoestratégica, tinha se alienado do bloco ocidental. Contudo, o sistema racista fez com que, no momento em que se desenvolvia a descolonização, as pressões da comunidade internacional cresciam contra o governo de Pretória.

Em 1960, a África do Sul foi excluída da Commonwealth (Comunidade das Nações). A ONU aplicou sanções. Em 1972, a África do Sul foi excluída dos Jogos Olímpicos de Munique, perante a ameaça de boicote geral dos países africanos. Finalmente, em 1977, o regime sul africano foi oficialmente condenado pela comunidade ocidental e submetido a um embargo de armas e material militar. Em 1985, o Conselho de Segurança da ONU convocou seus Estados membros para adotar sanções econômicas.



Em todas estas condenações internacionais houve certa hipocrisia. Durante a Guerra Fria, o regime racista foi visto como um muro de contenção à expansão do comunismo na África. Moscou, pelo contrário, animou a luta contra o apartheid armando Angola e Moçambique, países cujos governos pró soviéticos se enfrentavam em guerrilhas patrocinadas pelo ocidente e apoiadas pela África do Sul.

O fim da Guerra Fria precipitou o fim do apartheid. O presidente Frederik de Klerk ,depois de várias negociações com os representantes das diversas comunidades étnicas do país, pôs fim ao regime racista em junho de 1991. Daí em diante, a população negra recuperou seus direitos civis e políticos.

O processo culminou com a chegada de Nelson Mandela, mítico militante anti-apartheid que tinha passado 27 anos na prisão, à presidência da República da África do Sul.

Fonte : http://www.infoescola.com/historia/apartheid/
Org: Régis

Atividade : Os alunos devem postar nos comentarios a sua conclusão de como o  filme : MANDELA  ( assistido na aula  de Geografia ) aborda o tema  , quais  as cenas que mais  chamam a atenção , como o filme nos faz entender o fim do do Apartheid .

Atenção : Os alunos devem  identificarem - se ao postar sua atividade : Escola ; série , e número ;
                          OBS:  Os alunos devem criar uma conta no google para  ser possivel  fazer uso  dos
                         comentários .

53 comentários:

  1. Deborah R. n°7 8°A

    Pelo que eu entendi apartheid era um racismo óbvio e grosseiro, que separava os negros dos brancos, criando um tipo de hierarquia social e econômica. No filme o que me chamou a atenção foi a falta de respeito e a violência contra os negros. A cena da mãe que carregava um bebê e foi presa, a cena de insinuação de estupro na cadeia, a raiva do policial que queria trabalhar na prisão só por vingança. Também me impressionou o tempo que ele ficou longe da esposa e dos filhos, quando eles se reencontram e quando a filha mais nova de Mandela discursou em nome dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom sua percepção Débora ... Gostei de sua observação quanto à hierarquia social ... tá registrado sua participação !!! rrsrrsrsrrsr !!! mas lembre-se AGORA vocês são
      9º ANO !!! rsrrsr

      Excluir
  2. LUIZ FERNANDO, 8ªA, Nº21

    pelo que eu intendi o apartheid foi uma epoca de desonra para os negros por que eram presos por causa da cor, e nao podiam conviver junto com os brancos a menos que tivessem passe.No filme do "MANDELA" varias cenas de tortura me chamaram a atençao.Certamente foi uma epoca dolorosa para os negros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz ,

      Você teria que tentar ser mais profundo tentar falar de que forma o apatheid era vivido ... no filme ... mas tá bom , conseguiu entender a proposta !!!

      Excluir
  3. eu entendi que o Apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis no mundo. Ele aconteceu na África do Sul de 1948 até 1990 e durante todo esse tempo esteve ligado à política do país. A antiga Constituição sul - africana incluía artigos onde era clara a discriminação racial entre os cidadãos, mesmo os negros sendo a maioria na população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. putz esqueçi o nome e a série : Matheus Lima n°26 8°A

      Excluir
  4. Mariana, nº 25, 8ª A.


    No filme mostrou como é esse regime do apartheid, vimos a discriminação contra os negros, os negros eram excluídos do governo, não podiam votar, ficavam em áreas das cidades isolados, sem convívio com suas famílias, não podiam ter acesso aos estudos, tinham que fazer trabalhos escravos, eram tratados sem respeito e dignidade.
    O filme mostra tudo isso, através de uma história em que, um policial, apesar de no começo maltratar, não tratar com respeito os presos, convive com Mandela um homem negro que ficou preso por 27 anos e 21 anos sem poder tocar na família, o policial nesse convívio, se deixou sensibilizar por seu drama, pelo o que Mandela passava, pela sua coragem de enfrentar todas as dificuldades, pela sua luta de querer melhorar um país tomado pelo ódio, pela discriminação, pelo preconceito...
    Me chamou a atenção isso, pois foi uma lição de vida, porque um policial racista mudou seu jeito de pensar e agir, por uma simples convivência com um negro, e além dessa ''reviravolta'' Mandela após sair da prisão se tornou presidente, e seu objetivo maior continuou sendo para um país digno, com direitos iguais para todos, colocando fim no apartheid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito ... Mariana , você realmente entendeu a proposta da atividade ; parabéns ... o foco deve ser o filme mesmo !!!teve uma boa compreenção e conseguiu relaciona-lo com o tema estudado !!

      Excluir
  5. Diego Alexandria n'8 9°A

    Basicamente , sem assitir o filme , mais ja tendo uma noção basica da historia , penso eu que o filme " MANDELA " Abordava com cenas cinematograficas os terrores que aconteçiam na africa do sul, com fatos de recismo e descriminação social alem de coisas que hoje são vistas como absurdas como a separaçao por cor por exemplo...
    Acredito tambem , que mandela tenha sido um homem importante para o percurso dessa historia , poedendo assim liderar a "revolução" e trazendo tempos novos para os que viviam ali e assim dando o digno direito de cada humano viver com diguinidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego ;
      Seu esforço esta valendo , apesar de não ter assistido o filme ; Gostaria que você " assistisse " o video do blog e postasse um comentário a respeito !!!
      Não dá para supor... rsrrsr faça isso !!

      Prof. Rég!s

      Excluir
    2. Já assisti o video , minha opinião no comentario 1 nao mudou muito , mais agora eu entendi os detalhes , Basicamente os negros eram massacrados e desmoralizados , sem chançes de desenvolver quaisquer intelecto , para assim servirem apenas com trabalho braçal.
      Alem disso eram obrigados a viver em condições precarias idependente do emprego ou escolaridade ( por causa de sua cor ) , porem por sorte talvez a ONU veio a intervir alem de organizações negras e protestos e com isso o Apartheid teve fim .

      Excluir
  6. Gustavo F.Peres nª12 8°A

    No filme assistido na aula de geografia mostra o que foi o apartheid.Era uma época de separação da Africa do sul, brancos não se misturavam aos negros. O filme mostra que os negros não tinham direito de votar e ficavam isolados do mundo e so tinha direito de receber visitas de seis em seis meses,sem condição de viver e não tinham direto de respeito e dignidade.O que foi mais comovente para mim foi o policial Gregory que era racista que maltrtava os negros,mais isso começou a mudar,pois ele recebeu o cargo de acompanhar o Mandela.Mandela ficou preso por 27 anos,mais isso começou a mexer com o policial.Depois de um longo tempo Mandela conseguiu sair da prisão e acabar com fim de um sofrimento de muitas familias e pessoas negras dando o fim no apartheid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deveria falar a respeito de como é tratado o Apartheid no filme ... mas ta bom ... você foi capaz de identificar as diferenças com o tratamento que as pessoas deveriam dar as outras ..

      Excluir
  7. FELIPE CANTUSIO
    Vinicius Alberto nº33 8A 9 ano

    O filme retrata que Apartheid era um regime racial que existia na Africa do Sul, onde isso obrigava os negros a viver separados dos brancos.Os brancos controlavam o poder e os negros não tinham os direitos políticos e econômicos , até mesmo votar os negros não podiam.Policias negros não podia prender brancos por que podiam ser presos ou morrer. Mandela foi preso e ficou 27 anos na cadeia, 21 deles sem poder tocar na mulher.Os negros tinham que pedir permissão para poder falar os brancos era atendidos primeiro para depois atender os negros. Mandela lutava por um mundo melhor , onde os negros e os brancos pudessem viver lado a lado e ter os mesmos diretos.O policial Gregory vigiava a visita e as correspondências de Mandela com isso fez ele olhar a luta deles de forma diferente e com sua mudança ele também conseguiu q sua mulher racista também olhasse os negros de forma diferente , A cena q mais chama atenção e onde os negros tinham que ter uma carteirinha para poder viver
    Após sair da prisão Mandela continuou sua luta pela igualdade tornado se o primeiro Presidente negros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ... bom mesmo ... você conseguiu o objetivo da atividade ... Parabéns !!!

      Excluir
  8. Pelo o que deu para entender , o apartheid foi quando os brancos achavam que os negros fossem um tipo de terrorista . Os brancos achavam que eram maior que os negros , então , eles tomavam conta da cidade para que os negros não passasse por lá . Se passa-se um negro os policias paravam para ver se tinha permissão de estar lá , se não estivesse seria preso.

    ResponderExcluir
  9. Nome: Kerolyn da Silva numero: 16 8 serie A

    Pelo o que deu para entender , o apartheid foi quando os brancos achavam que os negros fossem um tipo de terrorista . Os brancos achavam que eram maior que os negros , então , eles tomavam conta da cidade para que os negros não passasse por lá . Se passa-se um negro os policias paravam para ver se tinha permissão de estar lá , se não estivesse seria preso.

    Estou mandando denovo , pois esqueci de coloca meu nome [:

    ResponderExcluir
  10. Régis , Yuri fez pela minha conta porque está sem internet .

    Yuri Stalin n°37 8°a

    ah eu não assisti o filme , mais pelo que eu entendi , o apartheid foi uma epoca que os negros era odiados , sofriam desacato pelos brancos , não podia anda sem passe na cidade .
    eles devia ser mais respeitado , assim como os brancos tinha direitos , eles tambem tinham que ter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas o comentário é para ser do filme ... !!! pena que vc não pode estar presente ... pensarei numa forma de repor esse conteudo para vc Yuri !!! pode deixar comigo !!! rsrrsrr !!!

      Excluir
  11. André Moreira Pimentel Nº02 8ªB

    O Filme trata-se de um dos maiores infrigimentos dos direitos humanos citado pelo homem , o apartheid , que aconteceu na Africa do Sul,e separava as raças de homens brancos com negros.
    Separava totalmente, com o transporte público de brancos e negros , escolas a brancos e negros , facudades mesmo, não existia para negros ,e nas escolas encinavam trabalhos braçais que era o tipo de trabalho que os negros iriam ter, fora isso também precisavam de augum tipo de passaporte para ficar no local onde também tinha brancos, a preferencia de brancos em filas comerciais, etc.
    A respeito da politica, negros nao tinha direito a voto, e o crime feito por um negro , seria uma coisa gravissima com prisao perpetua...Como exemplo o stupro, se um negro estuprar uma mulher branca,prisao perpétua,caso um branco cometesse esse crime , seria dado uma simples muda ou nada ...
    Os negros , abviamente cansados disso, fiseram um tipo de congresso, para retirar o apartaid, sem resultados , até q teve um massacre de sua raça que homens brancos mataram milhões de negros, ai o lider Nelson Mandela , decidiupartir para a luta armada , e Nelson foi condenado a prisão perpétua.
    Vários tumutos aconteceral , para que Neuson Mandela fosse libertado, até os países em vouta , e a ONU bloquearam o comércio com a Africa do Sul, quebrando com a economia.
    Entre mais infrigimentos dos direitos humanos , tumultos e brigas politicas , conseguiram com que o apartheid fosse retirado , pois a Africa do Sul estava com a economia acabada. Entao Libertam Nelson , depois de mais de 22 anos preso , e 4 ou mais anos depois, na 1ª eleição democratica, Nelson Mandela foi eleito o presidente da Africa do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André ;
      você assistiu ao filme ?
      Vejo que você foi muito influenciado pelo video do texto acima ... mas tudo bem ... vc esta com um bom entendimento mas queria que falasse como o filme tratou o apartheid , com relação ao filme ... ( num sei não !!! rsrrsr !! ) com relação ao entendimento ..."" MUITO BOM !!! "

      Excluir
  12. GUSTAVO F. PERES Nº12 8ªA

    O apartheid foi a separaçao da Africa do Sul em dois lados , brancos e negros. Os negros eram proibidos de expresar sua opnião de votar, tinham que ficar longe dos brancos e eram muitomaltratados e tinham de trabalhar igual escravos para os brancos.
    Quando os brancos eram presoso eles só tinham direito de receber visitas de seis em seis meses.No filme o policial Gregory era muito racista e maltratava os negros quando ele recebeu a missão de acompanhar o Mandela. O que me chamou a atenção foi quando o policial percebeu que o que ele estava fazendo era muito errado e ele começou a entender q o Mandela estava certo de querer ser um homen livre como todas as pessoas. Mandela após 27 anos consegue sair da prisão e dar um fim no apartheid e a tortura de muitas famílias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ... Poderia falar mais ... mas isto já é o suficiente para o nosso objetivo ... percebeu o contexto do fatos ...tá bom !!!

      Excluir
  13. Isabele Nascimento Morelli, N°12, 8 série B

    No filme sobre o apartheid mostra o preconceito dos brancos contra os negros, os negros não tinham acesso a saúde, votos e eram maltratados. Para andar na cidade tinham que ter um passe, se não eram presos !
    Os negros foram mandados para uma Ilha e se isolaram de tudo e de todos, e nisso foi um branco junto chamado Gregory, porque ele sabia a língua que Mandela falava, e assim ele podia saber todos os planos do Nelson Mandela para acabar com o preconceito. Mais com o convívio com o Mandela ele foi entendendo como os negros pensavam em relação a discriminação e achou isso totalmente errado .
    Mais depois de 21 anos sem ver a família e 27 sem ter liberdade ele foi libertado, e Nelson Mandela conseguiu o que ele e os negros queriam a LIBERDADE, e depois disso ele foi presidente da África e fez tudo diferente um mundo sem preconceitos e com liberdades de expressão !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ... apesar de você não ter saido muito do contexto romanceado do filme , deveria falar um pouco mais a respeiti de como eram tratados os negros na Africa do Sul !!! mas tá bão !!!

      Excluir
  14. Tayane Lopes nº 30 8ªB

    Pelo que eu entendi,o apartheid era muito racismo entre eles , os negros não tinham direito há nada, os brancos era muito grosseiros com eles, na prisão eles só tinha há direito de mandar e receber carta , de 6 meses á 6 meses. Os sargentos sempre liam as cartas para ver se tinha algo sobre política, se tinha eles removeriam todo o assunto da carta , com um pequeno canivete.Quando eles recebiam visita,ps sargentos sempre ouviam a conversa deles pelo um telefone , e eles os negros só podiam falar á linguagem de lá , para eles saberem o assunto que estavam falando, se falassem a linguagem deles(dos negros)a visita ia embora imediatamente.Quando um sargento pedisse o passe no meio da rua para as pessoas negras, se eles não tivesse eles iriam presos, sem dó.Depois de um longo tempo, Mandela conseguiu sair da prisão e acabar com fim de um sofrimento de muitas familias e, pessoas negras dando o fim no apartheid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Tayane ;

      Você percebeu muito bem como era feito acensura na Africa do Sul ; as principais diferenciações entre negros e brancos ; de modo geral esta muito bom , vc atingiu os objetivos para este exercicio !!

      Excluir
  15. Na África do Sul da Apartheid, nos anos 60, o agente penitenciário James Gregory (Joseph Fiennes) é promovido para uma prisão de segurança máxima em uma ilha próxima à Cidade do Cabo. Por ter crescido perto de uma comunidade negra, ele é um dos poucos brancos que sabe fluentemente o dialeto Xhosa, por isso consegue uma vaga como chefe do setor de censura no prédio onde está preso o perigoso terrorista Nelson Mandela (Dennis Haysbert). Lá, ele cuidará das cartas que chegam e saem da ilha, para se certificar de que a comunicação dos criminosos seja segura.

    Acostumado com o fato de que os negros querem matar todos os brancos para tomar a África para si, Gregory e sua família não se incomodam com a hostilidade e violência com que este povo é tratado, assim como pensa toda a população branca. Porém, com a convivência com Mandela, o agente passa a ver que nem tudo é como as autoridades lhe contam. À medida que o líder negro conta para ele suas convicções e os ideais pelos quais seu povo luta, o carcereiro vai notando que talvez ele esteja do lado errado, o lado dos verdadeiros terroristas. Com mulher e dois filhos para criar, sem chance de outra profissão fora da vida militar, James fica em um impasse sobre o que deve fazer com o futuro de sua carreira.

    O respeito pela figura de Nelson Mandela se torna maior, assim como suas atitudes em prol do governo atual parecem resultar em tragédias das quais ele se sente culpado. Pressionado para ficar, já que é o único a entender o dialeto dos negros, Gregory precisa tomar decisões que influenciarão no futuro do país e que poderão fazer com que se funde uma nova África do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo ;

      Você não colocou qual sua classe ... seu nº ... e falou de alguma cena que mostra como eram tratados os negros ... mas tá valendo ... nosso 1º objetivo é esse mesmo ... fazer vcs perceberem o regime do Apartheid , e a violação dos direitos humanos ; porém sabemos que você pode fazer melhor !!! Né ??!!

      Excluir
    2. Flora Ribeiro 9ºB Nº:7

      Bom , o apartheid foi um tipo de separação entre os brancos e negros da Africa do Sul, uma ideia dos colonizadores ingleses e holandeses da êpoca e foi até introduzido como política oficial,
      as divisões não eram só entre negros e brancos mais para pessoas consideradas "de cor" e indianas, que claro levou o povo principalmente os negros a protestarem contra a lei por isso alguns chamados líderes anti-apartheid foram punidos com prisão perpetua, só em 1990 o presidente Frederik WillKlerk iniciou negociações para acabar com o apartheid que levou as eleições multiracionais onde se elegeu Nelson Mandela um dos príncipais líderes anti-apartheid como presidente da africa do sul .A minha opinião é claro contra o apartheid que aconteceu em um continente onde a predominancia é negra, não se pode chegar em um lugar e considerar uma raça inpura é totalmente ignorante da parte do ser humano da quela êpoca nós somos todos iguais. A parte que mais me marcou do video foi quando a mãe disse a filha que a razão para tudo aquilo estar acontecendo era pela vontade de Deus e que as separações eram com as de animais.

      Excluir
    3. pelo o que eu entendi do apartheid eram um desrespeito com os negros.
      o racismo dos brancos contra os negros e na prisão os negros só tinham direito ha mandar e enviar as cartas para os familiares de 6 a 6 meses e se o soldado achasse que tinha uma coisa escrita sobre politica ele retirava com um tipo de canivete e as visitas dos familiares dos negros era só pelo telefone e o soldado escutava a conversa deles pelo telefone e só podiam falar no idioma de lá. e se o soldado escutasse algo ao respeito sobre politica a visita ia embora. e se os negros estivessem nas ruas precisava de passes para estar la e se os negros não estivessem com os passes la na ora os soldados batiam neles e retiravam eles do local e iam presos depois o Nelson Mandela saiu da prisão e acabou com os sofrimentos de varias familiais negras e acabou com o apartheid.

      Excluir
  16. Vitor Hugo Tadei Marreiro 8ºserie B Nª35
    O filme fala sobre uma infregesao da lei que foi clasificado como aparthede que é uma violasao dos direitos humanos isso siginifica que os negros nao poderiao estar onde os brancos estavao ex negros tinha seus onebus para eles e brancos tinhao para eles, tudo era separodo e uma mulher branca nao poderia ter filhos e nem se casar com um negros e vc teria que ter um visto para ir a cidade,etc.. Isso é uma das violasos do direitos humanos é a lei de ir e vir o filme fala muito bem disso eu gostei se esses tipos de filmes fosem esibidos mais nas escolas acho que os alunos teria mais comsiemcia de outras coisa, uma cena que mais me chamol a atensao foi a revista sem ropa achei interesante por que se é uma resista sem ropa ele vao entrar com o que la dentro e tembem gostei de quando mandela tem sua visita que possa tocar a sua faminha depois de 21 anos.
    Esse é meu resumo do filme e do texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal , Vitor ;
      Vc deve prestar mais atenção na sua escriat ... tem varios errinhos ( mais dá pra entender ) Quanto ao conteudo vc percebeu bem oque era preciso ...

      Excluir
  17. n 13 8 b o que eu entendi foi que o APARTHEID foi um regime racial que existiu na africa do sul,onde os negros nao ficavam perto branco e eles nao tinham direitos nem politicos como votar nem economicos.no filme o mandela so tinha direito de receber cartas uma á cada 6 meses,ele ficou presao 27 anos e 21 anos sem poder tocar nem na mulher nem nos filhos,alem disso o sargento lia todas as cartas e se tivesse alguma coisa sobre politica ele tirava. tambem tinha o passe para os negros se os policias pegassem um negro sem passe ele era espancado e preso.Os brancos nao gostavam dos negros porque as pessoas do governo falavam que a carta da liberdade falava de dizimas os brancos e na verdade era bem diferente porque a carta da liberdade fala sobre parar com o apartheid, para as brancos e negros tenham o mesmo direito em relaçao a tudo, votar ,poder conviver junto sem passe sem desigualdade.depois de muito tempo mandela saiu da prisao.Virou presidente com isso acabou o apartheid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Isabelle ;

      Vc percebeu o contexto em que se passa o filme ; Notou as atrocidades que eram cometidas , e atingiu o objetivo da atividade .!!

      Excluir
  18. Nome: Bruno da Costa N°3 8° série B


    Então , pelo que eu entendi o apartheid era muito racismo entre eles , porque eles não tinha direito a nada , nem mesmo trabalhar com brancos , porque era tudo divido entre brancos e negros , porque os brancos eram muito grasseiros com os negros. Quando eles recebiam visita , os sargentos sempre ouviam a conversa deles pelo um telefone , e os negros só podiam falar á linguagem de lá , para eles saberem o assunto que estavam falando.
    E sobre o passe , quando os policiais passavam pela rua , e via algum negro andando , eles corria imediatamente e perguntava se estávam com o passe , e se não tivessem iria preso , ou os policias batiam nos negros. Depois de um longo tempo, Mandela conseguiu sair da prisão e acabar com fim de um sofrimento que havia sofrido , e nisso realizou presidente dando fim no apartheid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno ;

      Você percebeu que existia uma diferença de tratamento entre os cidadãos , isso é bom ... é um começo para entender o contexto como um todo !!!

      Excluir
  19. Giovanna Nascimento nº 09 8ªB ..

    O filme me chamou bastante a atenção quando os negros estavam na cidade "dos brancos" sem o "passe" e a mulher negra foi presa , e ela estava com um bebê , e como aquele homem que ajudou o Mandela disse "não podia prender mães com os bebês" uma coisa assim ... Mostra o quanto os brancos eram ignorantes , achavam que os negros só serviam pra ser empregados e escravos .. Mas o que eu gostei mesmo no filme , foi a "revolução" dos negros para haver a solta de Mandela , e o quanto eles lutaram por aquilo que eles queriam , mostraram garra e atitude ,mesmo muitos morrendo . E depois de mais ou menos 26 anos preso , Mandela foi solto e depois eleito o Presidente da Africa do Sul .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ;

      Gostei de ver que vc percebeu as contradições no regime na Africa do Sul ; e ainda mais notar que toda mudança dependeu de muita luta !!!

      Excluir
  20. Nome: Bruno da Costa N°3 8° série B

    Bom pelo que eu entendi , o apartheid era muito racismo entre eles , os negros não tinham direito há nada , nem mesmo trabalhar juntos , muito menos conviver com os brancos. Na prisão eles tinham direito de mandar e receber cartas de 6 a 6 meses. Quando eles recebiam visita , os sargentos sempre ouviam a conversa deles pelo um telefone , e os negros só podiam falar á linguagem de lá , para eles saberem o assunto que estavam falando.
    E á respeito do passe , quando o sargento tivesse na rua , e via um negro , ele corria diretamente e pediria o passe , se não tivesse iria preso.
    Depois de um longo tempo, Mandela conseguiu sair da prisão e acabar com fim de um sofrimento que havia sofrido , e realizou o sonho de virar presidente e deu o fim no apartheid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei ;

      Você conseguiu notar as abordagens que o filme coloca ao tratar esta problemática !!! ( lingua )

      Excluir
  21. Na minha opinião o aparthei foi uma grande vergonha pra o mundo todo em pleno sec 20 as pessoas fazendo isso com os negros cade os direitos humanos , o filme foi muito interesante por que falo muito disso no filme os filhos do Sr.Gregory perguntaram por que as pessoas brancas faziam isso com as pessoas negra, a mãe responde que deus que escolheu assim que isso o apartheid foi uma coisa muito gorsseira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Vinicius ;

      Você lembrou de falar de uma coisa que poucos perceberam ...
      A justificativa de que Deus é que quiz assim .... Otimo !!!

      Excluir
  22. taynara pereira nº31 8ªB

    O apartheid era meio que contituido pelo racismo, no filme conta que os brancos, podiam tudo e os negros não podiam nada..
    os brancos se consideravam muito superiores, enfim.. as pessoas negras era obrigada a ter passe, caso contrario seria presa.
    No final do filme Mandela consegue sim sair da prisão e mostrar que eles também são humanos e que todos são iguais independente da cor
    Eu acho que o que mais chamou atenção do filme foi a hora de pedir passe para as pessoas, eles apanhavam sem culpa /: porem, naquela epoca
    só de uma pessoa negra existir já era baseado em uma culpa, por que querendo ou não iriam ser maltratadas e feito como prisioneiros o que mostra um pouco sobre os direitos humanos (:

    ResponderExcluir
  23. ISABELLE STEPHANE PEREIRA FERREIRA N°13 8°B


    O APARTHEID,ERA UM REGIME DE SEGREGAÇÃO RACIAL QUE EXISTIU ENTRE OS ANOS DE 1948 - 1990, QUE NA AFRICA DO SUL E SEPARAVA OS NEGROS DOS BRANCOS.
    OS NEGROS NÃO TINHAM DIREITOS POLÍTICOS ,CIVIS E ECONÔMICOS, NÃO PODIAM VOTAR E MUITO MENOS SEREM VOTADOS.
    NO FILME OS NEGROS SÓ TINHAM DIREITO DE RECEBER CARTAS À CADA SEIS MESES E SE NA CARTA CONSTASSE ALGO SOBRE O REGIME POLITICO, A POLICIA RASURAVAM. ELES NÃO PODIAM ANDAR PELA CIDADE SEM ''UM PASSE'' SENÃO ERAM ESPANCADOS E PRESOS .MANDELA,HOMEM QUE LUTOU SOBRE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS NEGROS,FOI PRESO E FICOU 27 ANOS NA CADEIA, 21 ANOS SEM PODER TOCAR NA MULHER E NOS FILHOS; DEPOIS DE MUITO TEMPO ELE FOI SOLTO TORNANDO-SE PRESIDENTE DA AFRICA DO SUL ACABANDO DE VEZ COM O APARTHEID.

    ResponderExcluir
  24. E.E.Felipe Cantusio , Pyetra Gonçalves da S. Ferreira Nº29 8ªB
    Como eu não assisti tudo, mais oque deu pra mim entender é que o apartheid é uma violação do direito humanos, e o filme fala que os pretos não podem fazer nada sem ou com a autorização e o senhor mandela ele faz uma coisa que ele vai para na cadeia e com isso vem o protesto para solta o senhor mandela até que anos depois ele é solto e tudo volta ao normal como era antes só que agora ele e todos os outros pretos também pode fazer oque quiser sem a autorização dos brancos.
    E com isso aconteceu o fim do apartheid.

    ResponderExcluir
  25. Letícia Calatróia de Souza 8ªB nº:17

    O apartheid foi um acontecimento marcante da história da África do Sul. Na época, os negros eram totalmente maltratados, não tinham direitos a absolutamente nada. Os brancos os tratavam pior do que animais, e eles viviam totalmente separados.
    Uma parte muito marcante dessa história, foi a prisão do líder dos negros, o Nelson Mandela que foi condenado a prisão perpétua.
    Depois de um tempo, os países do exterior e a ONU começaram a pressionar a África do Sul para que eles acabassem com o apartheid. Depois de muita pressão, o presidente da África do Sul acabou com esse regime e os negros voltaram a ter seus direitos.
    O Nelson Mandela ainda estava preso, e os negros começaram a fazer protestos para que ele fosse solto, depois de 27 anos preso ele foi liberado.
    Nelson Mandela se candidatou a presidente e foi eleito.
    Uma das coisas que me chamou a atenção no filme, foi o modo que os negros eram tratados, eles sofriam muito e não tinham nenhum direito, e também a maneira que os brancos mandavam ali.

    ResponderExcluir
  26. o que entendi que o apartheid foi nada menos que um racismo mesmo sendo em um pais com uma população negra muito maior que de brancos,e ao mesmo tempo uma limpeza etnica deixando os negros em situações que desrepeitam muito os direitos humanos inclusive na ilha robben e matando milhares não so de homens e mulheres mas de crianças,e infelizmente este masacre so foi cesado 42 anos depois de seu incicio sendo que foi cesado no mesmo ano que nelson mandela foi solto apos ter ficada 27 anos presos

    Luiz Gustavo N°21 8B

    ResponderExcluir
  27. Caroline Corrêa, N°:05 8°B


    No filme mostrou como é o apartheid, falou sobre a discriminação contra os negros, os negros eram excluídos do governo, não podiam votar,estudavam em escolas separadas isso quando estudavam, ficavam em áreas das cidades separadas, não convívia com suas famílias, tinham que fazer trabalhos escravos, eram tratados sem respeito nenhum, e ainda apanhavam.
    O filma falou da historia de Mandela que era um negro que defendia e lutava pelos seus direitos, e acabou sendo preso por 27 anos e 21 anos sem poder tocar na família,conviveo com um policial e nesse convívio se sensibilizou com sua historia e pelo que Mandela passou, admirando sua coragem de enfrentar todas as dificuldades que passou e ainda passava sem desistir dos seus ideais e sempre lutarpor um pais melhhor sem ódio e que todos fossem tratados iguais,que não existisse o preconceito,e principalmente pela paz.
    Depois dessa convivencia o policial que era racista como a maioria,mudou seu jeito de pensar e agir, e viu realmente o lado da historia de Mandela, que depois que saiu da prisão se tornou presidente tornando seu país digno e com direitos iguais para todos, acabando assim com o apartheid.

    ResponderExcluir
  28. professor eu já postei meu comentário ma esqueci de por meu numero e classe então to colocando agora: Diogo palatin nº6 8ªB

    ResponderExcluir
  29. Victória Auana 8ªB nº32

    O Apartheidn foi uma fase da história em que as pessoas brancas e as pessoas negras eram separadas em suas classes sociais. O filme ‘’Mandela – A Luta Pela Liberdade’’ relata uma parte da vida de Mandela. Relata também sobre como basicamente foi o Apartheidn. Em cenas chocantes o filme mostra a vida dos negros que recebiam tratamentos sub-humanos. Os negros só tinham acesso aos centros das cidades, caso estivessem possuindo um tipo de passe, caso contrario eles seriam imediatamente presos. Neste período todos os negros não possuíam liberdade, direitos em gerais, ou seja, eles eram tratados como seres inferiores. Muitos deles foram dramaticamente mortos e presos. O regime Apartheidn durou dezenas de anos, e só acabou quando um dos líderes negros foi solto de uma penitenciaria onde passará a maior parte de sua vida. Alguns anos depois Mandela foi eleito presidente e morreu após outros anos depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu entendimento ... mas O Mandela NÃO MORREU !!!! rsrrsrrs !!! Ainda não !!! ele até esteve presente na abertura da Copa de 2002 , que foi na Africa do Sul !!! ... a respeito de seu comentário acho que vc consegui entender oque era o Apartheid !!!

      Excluir