quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Resumo sobre Reforma Protestante -2011 6ª Série


Resumo sobre Reforma Protestante



Reforma Protestante

1. Conceito
* A Reforma Protestante foi um movimento cristão iniciado no século XVI, na Alemanha, que protestava contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. 


2
. Antecedentes
* A força e o prestígio da Igreja Católica ficaram abalados, no século XVI, com as transformações econômicas e culturais na Europa. 
* Até o final da Idade Média, a grande maioria dos cristãos permaneceu unida em torno da autoridade do papa, chefe máximo da Igreja Católica. 
* No início da Idade Moderna, porém, alguns cristãos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. 
* Alguns destes cristãos deixaram de obedecer ao papa e separaram-se da Igreja de Roma. 
* Foram várias as causas que originaram a Reforma, a maioria relacionada com as condições gerais da Europa no século XVI. 

3
. Causas 
* O luxo da Igreja, pois, enquanto pregavam a pobreza e a simplicidade, os papas e bispos vivam rodeados de escritores e artistas, imersos em grande quantidade de riquezas. 
* A condenação da usura (empréstimo a juros) e a noção de que o lucro era pecado, ideias que prejudicavam especialmente a burguesia, que estava em ascensão. 
* O aumento do poder dos reis, que não viam com bons olhos a influência do papa interferindo nas questões locais. Além disso, alguns reis queriam se apoderar das terras da Igreja. 
* A influência do Renascimento Cultural, que espalhou pela Europa uma nova maneira de pensar, caracterizada pelo individualismo e pelo espírito crítico. 
* A simonia, ou seja, a venda de relíquias sagradas e cargos eclesiásticos, que transformava muitas práticas religiosas em comércio. 
* A invenção da prensa móvel por Gutenberg, que possibilitou a divulgação e cópia muito mais rápida de livros. Também possibilitou que a Bíblia fosse traduzida nas línguas locais. 
* A venda de indulgências, ou seja, de perdões. De acordo com esta doutrina, as pessoas obtinham o perdão dos seus pecados mediante pagamento. 
* O conjunto destes fatores impulsionaram as críticas contra as doutrinas católicas, que levaram a instauração da Reforma Luterana, Calvinista e Anglicana. 

4. 
Reforma Luterana
* A Reforma Luterana foi iniciada por Martinho Lutero, na Alemanha. Tudo começou quando, para propiciar a construção da Basílica de São Pedro, em Roma, o papa Leão X ordenou a venda de indulgências. 
* Em 1517, o monge Martinho Lutero se desentendeu com o dominicano Tetzel, que vendia indulgências em nome do papa. Isto porque Lutero se recusava a apoiar a absolvição dos pecados mediante pagamento. 
* Ao ser ameaçado por Tetzel, Lutero reagiu, afixando na porta da Igreja de Wittenberg as 95 Teses, documento que condenava a venda de indulgências, entre outras práticas e doutrinas da Igreja. 
* A disputa entre Lutero e a Igreja se prolongou até 1520, quando o papa o excomungou. Lutero queimou publicamente o documento de excomunhão e passou a difundir sua doutrina. 
* Assim, surgiu o luteranismo, doutrina que ganhou adeptos em várias regiões da Europa, principalmente na Alemanha, Suécia, Dinamarca e Noruega. 

5
. Reforma Calvinista
* A Reforma Calvinista foi iniciada por João Calvino, na Suíça. Nascido na França, Calvino teve que fugir para este país, em 1536, para defender as idéias mais radicais de Lutero. 
* Na Suíça, Calvino passou a dar destaque à ideia da predestinação, segundo a qual o trabalho e a prosperidade alcançada por meio dele são sinais de benção divina e salvação da alma. 
* Vale ressaltar que a formação do sistema capitalista foi muito estimulado pelos valores do calvinismo, que encorajava o trabalho e o lucro e condenava os prazeres e os gastos. 
* Por corresponder aos interesses da burguesia, o calvinismo se expandiu para os países onde o comércio era mais desenvolvido. 
* Na França, os calvinistas eram chamados de huguenotes; na Inglaterra, de puritanos; na Escócia, de presbiterianos; na Holanda, fundaram a Igreja Reformada. 

6
. Reforma Anglicana
* A Reforma Anglicana foi iniciada por Henrique VIII, na Inglaterra. Henrique VIII havia solicitado ao papa a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão, para casar-se com Ana Bolena. 
* Diante da recusa do papa – e usando isso como pretexto –, o rei ordenou que seu casamento fosse anulado por um tribunal eclesiástico inglês. 
* Além disso, o rei fez com que o Parlamento lhe outorgasse o título de chefe supremo da Igreja da Inglaterra. Assim, em 1534, nascia o anglicanismo. 
* A Igreja da Inglaterra separou-se de Roma, mas conservou boa parte da doutrina católica. 
* Os puritanos (calvinistas ingleses) entraram em choque com os anglicanos, gerando inúmeros conflitos. No século XVII, estes conflitos levaram às emigrações em massa para regiões da América do Norte. 

7
. Noite de São Bartolomeu
* A Reforma deu origem a conflitos religiosos entre católicos, que queriam manter seu poder, e os protestantes, que pretendiam aumentar sua influência. 
* Um destes conflitos ocorreu na França, em 1572, e foi denominado Noite de São Bartolomeu . 
* Na ocasião, mais de 30 mil protestantes foram assassinados por católicos. 

8
. Contra-Reforma
* A Contra-Reforma foi uma reação da Igreja Católica à Reforma Protestante. 
* As principais iniciativas da Contra-Reforma foram a convocação do Concílio de Trento, a criação da Companhia de Jesus e o aumento das atividades do Tribunal da Inquisição. 
* O Concílio de Trento condenava a doutrina protestante, aconselhava a formação dos sacerdotes em seminários e instituiu uma lista de livros proibidos – o Index. 
* O Tribunal da Inquisição foi um instrumento de terror e obscurantismo utilizado pela Igreja Católica contra todos que divergiam de sua doutrina – os hereges. As práticas envolviam interrogatórios, tortura e morte. Agiu com maior intensidade em Portugal e Espanha. 
* A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa criada por Inácio de Loyola, na Espanha. Sob rígida disciplina, os chamados jesuítas combatiam as idéias protestantes e dedicaram-se a conversão de diferentes povos ao cristianismo. 

Um comentário:

  1. ola professor MEU NOME E LORENA RODRIGUES FREITAS NUMERO 24 6 SERIE A OU 7 ANO A VAI APARECER GIOVANA PORQUE PRECISA JA TER UM BLOG PARA ESCREVER ENTAO USEI O BLOG QUE O SENHOR PEDIU PRA FAZER MAIS SOU LORENA RODRIGUES FREITAS bom eu nao gostei da minha nota na sua prova entao quero fazer a recuperacao mesmo nao precisando como o senhor disse pra fazer a recuperacao tem que vir no blog e ler ai contar entao : A reforma protestante iniciou-se devido ao monge martinho lutero da alemanha ele sabendo das barbaridades que o papa estava falando ele resolveu fazer 95 teses e pregar na porta de wittemberg e comecou a fixar sua reforma a contra reforma foi os papas,bispos,padres que cientes de como estava indo a igreja resolveram entao tentar levanta-la existiram mais fundadores da reforma como joao calvino henrique vii mais o que eu achei mais importante foi isso
    Bem eu quero fazer a recuperacao para tentar tirar uma nota mais auta mesmo nao precisando.AGRADECO

    ResponderExcluir