quarta-feira, 8 de junho de 2011

PROVA 7ª SÉRIES - 2º BIMESTRE - COM RESPOSTA

7ª Série    Desconsidere Provas AeB 


1 - A Europa Ocidental, nos séculos XV e XVI, sofreu diversas transformações políticas, econômicas e sociais. Sobre essas transformações podemos afirmar que: l - o Humanismo e o Renascimento foram movimentos intelectuais e artísticos que privilegiaram a observação da natureza. 2 - a Reforma Luterana, identificando-se com os segmentos camponeses alemães, difundiu-se em virtude da centralização do Estado alemão. 3 - a Reforma Calvinista aproximava-se da moral burguesa, pois encorajava o trabalho e o lucro. 4 - a reação da Igreja Católica, denominada Contra-Reforma, através do Concílio de Trento (1545), tentou barrar o avanço protestante, alterando os dogmas da fé católica. As afirmativas corretas são:
a) apenas l e 2.
b)
apenas l e 3.
c) apenas l e 4.
d) apenas 2 e 3.
e) apenas 2 e 4.

2 - Em O RENASCIMENTO, Nicolau Sevcenko afirma: "O comércio sai da crise do século XIV fortalecido. O mesmo ocorre com a atividade manufatureira, sobretudo aquela ligada à produção bélica, à construção naval e à produção de roupas e tecidos, nas quais tanto a Itália quanto a Flandres se colocaram à frente das demais. As minas de metais nobres e comuns da Europa Central também são enormemente ativadas. Por tudo isso muitos historiadores costumam tratar o século XV como um período de Revolução Comercial." A Revolução Comercial ocorreu graças:
a)
às repercussões econômicas das viagens ultramarinas de descobrimento.
b) ao crescimento populacional europeu, que tornava imperativa a descoberta de novas terras onde a população excedente pudesse ser instalada.
c) a uma mistura de idealismo religioso e espírito de aventura, em tudo semelhante àquela que levou à formação das cruzadas.
d) aos Atos de Navegação lançados por Oliver Cromwell.
e) à auto-suficiência econômica lusitana e à produção de excedentes para exportação.

3 - Dentre os fatores que contribuíram para a eclosão do movimento reformista protestante, no início do século XVI, destacamos o(s):
a) declínio do nacionalismo no processo de formação dos estados modernos.
b)
embate entre o progresso do capitalismo comercial e as teorias religiosas católicas.
c) fim do comércio de indulgências patrocinado pela Igreja Católica.
d) encerramento da liberdade de crítica provocado pelo Renascimento Cultural.
e) abusos cometidos pela Companhia de Jesus e pela ação política do Concílio de Trento.


4 - Sobre a Reforma religiosa, do século XVI, é correto afirmar que
a)
nas áreas em que ela penetrou, obteve ampla adesão em todas as camadas da sociedade.
b) foi um fenômeno tão elitista quanto o Renascimento, permanecendo afastada das massas rurais e urbanas.
c) nada teve a ver com o desenvolvimento das modernas economias capitalistas.
d) fundamentou-se nas doutrinas da salvação pelas obras e na falibilidade da Igreja e da Bíblia.
e) acabou por ficar restrita à Alemanha luterana, à Holanda calvinista e à Inglaterra anglicana.


5 - Dentre os fatores que contribuíram para a difusão do Movimento Reformista Protestante, no início do século XVI, destaca-se
a) o cerceamento da liberdade de crítica provocado pelo Renascimento Cultural.
b) o declínio do particularismo urbano que veio a favorecer o aparecimento das Universidades.
c) o abuso político cometido pela Companhia de Jesus.
d) o conflito político observado tanto na Alemanha como na França.
e)
a inadequação das teorias religiosas católicas para com o progresso do capitalismo comercial.

6 - A "Declaração de Direitos", assinada pelos soberanos ingleses Guilherme II e Maria, resultado concreto da Revolução Inglesa, comprometia-os com cláusulas, como obrigações de cumprir leis votadas pelo Parlamento, sem ter direito a veto; impedimento de lançar impostos sem a aprovação dos representantes populares; proibição de manter um exército permanente, em tempo de paz, sem a anuência do Parlamento. Em relação à Revolução Inglesa, podemos afirmar que
a) concretizou a preponderância católica irlandesa sobre o protestantismo britânico.
b) enfraqueceu o poder político do Parlamento inglês, aumentando o do soberano Guilherme II.
c) introduziu uma crescente influência política francesa sobre o Parlamento inglês
d) proporcionou a ocupação dos principais cargos políticos pelos católicos.
e)
representou a vitória definitiva do sistema parlamentar britânico sobre o absolutismo monárquico.

7 - Leia o texto. "Enriquecendo os cidadãos ingleses, o comércio contribuiu para torná-los mais livres e, por sua vez, a liberdade ampliou o comércio. A grandeza do Estado veio como conseqüência e tornou os ingleses senhores dos mares." (VOLTAIRE. CARTAS INGLESAS) Todas as alternativas estão relacionadas com o texto, EXCETO:
a)
Leis dos Cercamentos / Revolução Industrial
b) Parlamentarismo / Mercantilismo
c) República de Cromwell / Atos de Navegação
d) Revolução Gloriosa / Expansão Comercial
e) Revolução Inglesa / Comercialismo

8 - A Revolução Industrial Inglesa só foi possível pelo processo histórico de acumulação primitiva criador tanto do CAPITAL quanto do TRABALHO. A liberação da mão-de-obra e formação do proletariado ocorreu com:
a)
os cercamentos dos campos e a expulsão dos camponeses das terras comuns.
b) o intenso cultivo de algodão nos campos ingleses.
c) o processo de reforma agrária na Inglaterra.
d) o intenso proceso de imigração de trabalhadores de outras nações européias para as indústrias inglesas.
e) a produção agrícola organizada em técnicas feudais.


9 - A Revolução Industrial Inglesa do século XVIII está ligada aos seguintes fatores: I - expansão do maquinismo com suas múltiplas aplicações na indústria; II - desenvolvimento tecnológico da agropecuária; III - surgimento das indústrias siderúrgica e petroquímica; IV - formação do proletariado urbano e sua organização em sindicatos e partidos políticos. Assinale se estão corretas apenas:
a)
I e II
b) I e III
c) II e IV
d) III e IV
e) I e IV

10 - A Revolução Industrial produziu uma alteração profunda nas condições da vida quotidiana do homem na passagem da época moderna para a contemporânea. O início do processo de desenvolvimento industrial, ocorrido na Inglaterra, relaciona-se com o(a):
a) cercamento dos campos, que provocou a falência do modelo de fornecimento da produção agrícola aos mercados urbanos, o que exigiu a transferência de capitais para a indústria.
b) fim da Revolução Gloriosa, que conduziu ao poder uma série de reis absolutos ingleses, comprometidos com as idéias liberais e industrializantes.
c)
difusão de diversas invenções mecânicas e instrumentos técnicos que permitiram o aumento da produção das manufaturas, principalmente com a mecanização da indústria têxtil e metalúrgica.
d) ampliação maciça dos investimentos geradores de novos empregos, em detrimento da aplicação de capitais em tecnologia e instalações industriais, como forma de se ampliar o mercado consumidor interno.
e) crise demográfica que reduziu drasticamente a população inglesa, permitindo, assim, a concentração das propriedades fundiárias e a elevação do padrão de riqueza nacional.

11 - O avanço científico e o progresso técnico, aplicados à indústria, provocaram durante o século XVIII, transformações sociais tão profundas na sociedade inglesa, difundindo-se, posteriormente, na Europa, na América do Norte e na Ásia, que passaram a ser referenciadas como Revolução Industrial. Sobre esta revolução, é correto afirmar que-  ( marque V – para verdadeiro e F para Falso ) 
(  ) caracterizou a passagem da sociedade rural para a industrial.
(  ) o trabalho assalariado deu lugar ao trabalho artesanal.
(  ) houve um rápido processo de urbanização nas regiões industrializadas.
(  ) com a diversificação dos produtos industriais, houve um aumento da produção e do consumo.
(  ) apesar dos conflitos sociais e da exploração da mão-de-obra, a melhoria das condições de alimentação e de higiene influíram, positivamente, na longevidade das pessoas.
(  ) a crescente exploração da força de trabalho fez com que os trabalhadores se organizassem para a defesa dos seus interesses.

a
) V F V V V V                              c) V F F V V V        e) V F V F V V
b) F V F F F V                                d) V F V F F V


12 - A respeito da Revolução Industrial inglesa, pode(m)-se afirmar: I. Essa revolução foi um fenômeno tecnológico que prescindiu da contribuição de fatores sociais e políticos para sua implantação II. A existência de um grande número de desempregados favoreceu a expansão do sistema fabril, pois permitiu uma mão-de-obra barata. III. O sistema fabril não se expandiria sem a existência de uma burguesia com capacidade de investimento. Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e)
apenas II e III.
7ª Série   PROVA  A


13 - O século XVII é decisivo na história da Inglaterra. É a época em que a Idade Média chega ao fim. HILL, Christopher. "O eleito de Deus". São Paulo: Companhia das Letras, 1988. P. 13. Considerando-se que o marco tradicional do final da Idade Média é o século XV, tal afirmação sobre esse período da história inglesa justifica-se em razão da

a) derrota da Igreja Católica, com a ascensão do anglicanismo e sua adoção como religião oficial do Estado.
b) instauração da república liberal e presidencialista, que se consolidou no poder, apesar da oposição monárquica.
c) unificação da Inglaterra que, sob um monarca absoluto, superou a fragmentação política feudal.
d)
vitória da Revolução Inglesa, que aboliu direitos feudais e submeteu o rei ao poder do Parlamento.


14 - O século XVII é decisivo na história da Inglaterra. É a época em que a Idade Média chega ao fim. HILL, Christopher. "O eleito de Deus". São Paulo: Companhia das Letras, 1988. P. 13. Considerando-se que o marco tradicional do final da Idade Média é o século XV, tal afirmação sobre esse período da história inglesa justifica-se em razão da

a) derrota da Igreja Católica, com a ascensão do anglicanismo e sua adoção como religião oficial do Estado.
b) instauração da república liberal e presidencialista, que se consolidou no poder, apesar da oposição monárquica.
c) unificação da Inglaterra que, sob um monarca absoluto, superou a fragmentação política feudal.
d)
vitória da Revolução Inglesa, que aboliu direitos feudais e submeteu o rei ao poder do Parlamento.


15 - "Os Cabeças Redondas (round-heads) receberam esse nome pelo corte de cabelo que usavam: curto, de forma arredondada, desprezando a moda corrente dos cabelos longos entre os membros da corte... A partir das vitórias militares sobre os Cavaleiros, conseguiram a rendição do rei em 1646. Entretanto, Carlos I reorganizou seus soldados e recomeçou a guerra, sendo derrotado definitivamente pelos Cabeças Redondas de Cromwell. Preso, Carlos I foi julgado pela Alta Corte de Justiça a mando do Parlamento, sendo condenado à morte. Em janeiro de 1649 o rei foi decapitado em frente ao palácio de Whitehall, em Londres." HILL, C. "O eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa". São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 179. Com relação aos fatos citados no texto acima, é correto afirmar que

a)
o Parlamento, ao executar o rei, atacava um princípio central do Estado Absolutista, que era a idéia da origem divina do poder real e de sua incontestável autoridade.
b) os Cabeças Redondas defendiam não apenas a extinção do regime monárquico como também a luta armada contra nações que tivessem esse regime.
c) a Revolução Inglesa questionava a legitimidade do Antigo Regime Monárquico e desencadeou uma série de revoluções, pondo fim ao Estado Moderno na Europa.
d) a Revolução Inglesa estava afinada com os interesses da nascente burguesia, mantendo alguns privilégios da nobreza, ligada à Igreja Anglicana.


16 - A Declaração de Direitos de 1689 (Inglaterra) é o(a):
a) documento que legitima o poder absoluto da monarquia após a Revolução Gloriosa;
b) base jurídica da República Puritana do governo Cromwell;
c) estopim do conflito que leva a Inglaterra à guerra civil;
d)
documento que instaura a subordinação do rei ao Parlamento;
e) documento fundador da curtíssima experiência republicana inglesa após a Revolução Gloriosa.


17- "O século XVII é decisivo na história da Inglaterra.... Toda a Europa enfrentava uma crise em meados do século XVII e ela se expressava por meio de uma série de conflitos, revoltas e guerras civis." (Hill, Christopher, "O eleito de Deus. Oliver Cromwel e a Revolução Inglesa", p. 13.) A esse respeito é CORRETO afirmar:
a) Durante o século XVII, a Inglaterra foi a única região que passou ao largo das turbulências político-sociais que sacudiram as monarquias européia.
b) A "Declaração de Direitos" (Bill of Rights), elaborada em 1689, estabeleceu a monarquia absolutista na Inglaterra, condição fundamental para o poderio britânico que se verificaria nos séculos XVIII e XIX.
c) A chamada Revolução Gloriosa de 1688 consolidou a emergência dos grupos radicais, denominados niveladores e cavadores, em detrimento do poder da aristocracia senhorial inglesa.
d) O resultado final da Revolução Inglesa foi a adoção de um pacto político e religioso entre a burguesia e a nobreza proprietária de terras, que garantiu o reconhecimento da supremacia papal sobre os assuntos religiosos da monarquia.
e)
Após a chamada Revolução Puritana, que resultou na execução do rei Carlos I, e da Revolução Gloriosa, que levou à deposição de Jaime II, a monarquia teve seu poder limitado, tendo que cumprir as leis votadas pelo Parlamento

18 - ... o período entre 1640 e 1660 viu a destruição de um tipo de Estado e a introdução de uma nova estrutura política dentro da qual o capitalismo podia desenvolver-se livremente. (Christopher Hill, A revolução inglesa de 1640) O autor do texto está se referindo
a) à força da marinha inglesa, maior potência naval da Época Moderna.
b) ao controle pela coroa inglesa de extensas áreas coloniais.
c)
ao fim da monarquia absolutista, com a crescente supremacia política do parlamento.
d) ao desenvolvimento da indústria têxtil, especialmente dos produtos de lã.
e) às disputas entre burguesia comercial e agrária, que caracterizaram o período.

19 - Analise os três textos seguintes.
Eu vi o ferro incandescente sair da fornalha; eu o vi como se tecer em barras e fitas, com uma velocidade e facilidade que pareciam maravilhosas. (Engenheiro James Nasmyth, 1830)

... como parecia estranho viajar naquilo, sem nenhuma causa visível do avanço a não ser a máquina mágica, com sua flutuante exalação branca e marcha ritmada, invariável, entre aquelas paredes rochosas ... Senti como se nenhum conto de fadas fosse tão maravilhoso quanto a metade do que via. (Atriz Fanny Kemble, 1829)

Pobreza, pobreza, pobreza, em perspectivas quase infindáveis: e carência e desgraça cambaleando de braços dados por essas ruas miseráveis ... Ali, cerca de quinze pés abaixo da calçada, agachada numa imundice indescritível, com a cabeça inclinada, estava a figura do que fora uma mulher. Seus braços azuis cingiam no colo lívido duas coisas mirradas como crianças, que se inclinavam em direção a ela, uma de cada lado. A princípio eu não sabia se estavam vivas ou mortas. (Herman Melville, 1839)
O contexto histórico dos textos apresentados refere-se

a) ao conflito entre capital e trabalho, na cidade e no campo, provocado por migrações e pobreza nas pequenas cidades inglesas, onde estavam os antigos centros manufatureiros.
b) ao grande desenvolvimento industrial norte-americano e à pobreza vivida por operários na cidade de Nova Iorque.
c) à segunda etapa da Revolução Industrial, realizada pela expansão da indústria do aço, e ao empobrecimento da população como conseqüência das revoltas operárias.
d) à expansão do imperialismo inglês na África e à miséria desencadeada pela imposição às populações locais de um modo de vida urbano e segregacionista.
e)
às contradições geradas pela Revolução Industrial inglesa, que promoveu desenvolvimento tecnológico e, ao mesmo tempo, gerou desemprego e pobreza.

20 - Em meados do século XVII, a Inglaterra mergulhou em uma guerra civil conhecida como Revolução Inglesa de 1640. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO está relacionada com esse contexto histórico.

a)
No ápice da Revolução, o rei Carlos I foi executado, e a República proclamada. Oliver Cromwell tornou-se o dirigente máximo da Inglaterra. Com o fim da guerra civil, Cromwell instituiu um governo democrático, supervisionado pelo conjunto do Parlamento, no qual os direitos humanos passaram a ser respeitados e as classes populares encontraram voz ativa.
b) Os puritanos, grupo político que desejava recuperar os valores do cristianismo primitivo e que recusava a autoridade do rei em matéria de fé, constituíram-se nos principais adversários das idéias absolutistas.
c) Após a morte de Elisabeth Tudor em 1603, ascendeu ao trono da Inglaterra a dinastia escocesa dos Stuart, os quais careceram da habilidade política necessária para negociar com o Parlamento inglês.
d) Uma das medidas da Revolução foi o estabelecimento do Ato de Navegação de 1651, que se tornou uma das bases da prosperidade comercial da Inglaterra. O Ato pretendeu obter para os navios ingleses o comércio de transportes da Europa e excluir do comércio com as colônias inglesas todos os rivais.
e) A queda da monarquia inglesa abriu caminho para o surgimento de reivindicações radicais, como a dos niveladores, que defendiam a abertura do Parlamento às classes populares, ou a dos escavadores, que aspiravam a uma redistribuição de terras que contemplasse os pequenos produtores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário