segunda-feira, 6 de junho de 2011

PROVA 8ª SÉRIES - 2º BIMESTRE - COM RESPOSTA

              PROVA    8ª Série - Atenção - as alternativas - respostas  em VERMELHO  estão CORRETAS  
                                     desconsidere provas A e B .

1 - "... derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental e crescente miséria das massas." O quadro descrito no texto conduziu à:
a) derrota dos franceses no Vietnã em 1954.
b)
Revolução Russa em 1917.
c) rebelião Boxer na China em 1900.
d) Segunda Guerra Mundial em 1939.
e) descolonização Afro-Asiática em 1945.

2 - Em O ÚLTIMO CZAR, Eduard Radzinsky cita diversos registros de Nicolau II: - "9 de janeiro. Disposição de ânimo alarmante entre os revolucionários e grande propaganda do proletariado". - "28 de janeiro. Eventos de extraordinária importância, com um potencial de graves conseqüências para a situação do Estado, não estão distantes". - "5 de fevereiro. A animosidade aumenta. Demonstrações espontâneas das massas serão a primeira etapa e também a última no caminho para excessos impiedosos e insensatos, no mais horrível dos acontecimentos: uma revolução anárquica". Sobre a Revolução de fevereiro de 1917, é correto afirmar que
a) a burguesia liberal apoiava a insurreição popular para instaurar no país um regime constitucional e parlamentar, ampliando o poder dos bolcheviques.
b) desejava substituir um regime liberal-burguês por outro operário-socialista.
c) seu caráter revolucionário baseava-se no proletário e no camponês.
d) seu plano baseava-se na reforma agrária e na estatização dos bancos e das fábricas.
e)
as forças no poder eram: burguesia liberal, mencheviques e social-revolucionários.


3 - A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:
a) Stálin, em agosto de 1929.
b) Kornilov, em setembro de 1921
c) Trotsky, em abril de 1924.
d) Kerensky, em fevereiro de 1917.
e).
Lênin, em outubro de 1917.

4 -No contexto da Revolução Russa (1917), os Bolcheviques
a) uniram-se numa organização contra-revolucionária para derrubar o poder conquistado pelos Mencheviques.
b) defendiam a conquista do poder pelos trabalhadores participando normalmente de eleições.
c) formaram o "Exército Vermelho" liderado pelos antigos militares.
d)
defendiam a posição segundo a qual os trabalhadores só chegariam ao poder pela luta revolucionária com a formação de uma ditadura do proletariado.
e) alteraram sua denominação para Partido da Ditadura proibindo toda oposição ao Regime Socialista.

5 - "O êxito da Revolução Russa - (de fevereiro, ou março segundo o calendário ocidental) foi tão inesperado quanto sua eclosão (...) Nas províncias, o antigo poder governamental desapareceu de uma vez. Sem esperar por orientação, o povo instalou imediatamente NOVAS AUTORIDADES." As "NOVAS AUTORIDADES" na Revolução Russa, citadas no texto foram:
a) a Duma - o parlamento russo.
b) o sindicato dos operários industriais.
c) os governadores nomeados pelo imperador.
d) os sindicatos interventores imperiais formados pela aristocracia rural.
e)
os soviets - conselho de representantes de operários, camponeses e soldados.

6 - Os sovietes eram os comitês de soldados, operários e camponeses; II - O partido Kadet era formado por representantes da burguesia; III - A DUMA era a assembléia formada pelos representantes dos sovietes. Sobre as afirmativas referentes aos antecedentes da Revolução Russa:
a)
I e a II são corretas.
b) II e a III são corretas.
c) I e a III são corretas.
d) todas são corretas.
e) todas são incorretas.

7 - Leia o seguinte texto: "É ingênuo esperar a maioria formal dos bolcheviques; nenhuma revolução espera isso. ... Precisamente as ruinosas vacilações da Conferência Democrática devem esgotar e esgotarão a paciência dos operários de Petrogrado e Moscou! A história não nos perdoará se não tomarmos agora o Poder." Diga quem o escreveu o texto ; sabendo que o mesmo assinou o acordo  de Brest-Litovsk com a Alemanha , abrindo mão de territórios como a  Polônia , entre outros .
a) Kerensky
b) Stalin ;
c) Trotsky;
d) Czar Nicolau II;
e).
Lênin;

8 - Vladimir Ilitch Lênin justificou a Nova Política Econômica sob a alegação de que ia dar "um passo atrás, para dar dois passos à frente". A NEP (1921 - 1927) pretendia: 
a)
manter a economia planejada, permitindo, entretanto, a existência de uma economia de mercado e livre iniciativa em certos setores.
b) criar um estado corporativo organizado pelo povo e partido e encontrar a harmonização do capital e do trabalho.
c) instaurar os planos qüinqüenais, estatizando toda a economia.
d) a concessão de empréstimos aos fazendeiros arruinados e o desenvolvimento da previdência social.
e) implantar as fazendas estatais (Sovkhozes) e as cooperativas (Kolkhozes).

9 - A respeito da Revolução russa de 1917, julgue os seguintes itens. 


(  ) Ocorrida em meio à Primeira Guerra Mundial, estabeleceu uma ruptura política e social, iniciando uma radical transformação da Rússia dos czares. 
(  ) Em um primeiro momento, a burguesia russa assumiu o poder; em seguida, com a ascensão bolchevista, a revolução tornou-se proletária. 
(  ) Nos primeiros anos do novo regime, sob a liderança de Lenin, foram tomadas medidas de nacionalização da indústria, de reorganização da sociedade e de combate à contra-revolução. 
(  ) Com Stalin, que governou a União Soviética durante vários anos, consolidou-se a abertura política do regime, pela adoção do pluripartidarismo e de medidas descentralizadoras.

Indique na ordem de cima para baixo  V – para verdadeiro e F para falso :

a )
V V V F
b ) V F V F
c ) F F V F
d ) V V F F
e ) V V F F

10 - "Desde os primeiros dias da Revolução, o nosso partido teve a convicção de que a lógica dos acontecimentos o levaria ao poder." (Leon Trotsky) Tal convicção foi posteriormente confirmada e a Revolução Russa de 1917 caracterizou-se como um dos mais importantes acontecimentos históricos da primeira metade do século XX, na medida em que significou a tentativa de se implantar o primeiro Estado socialista, experiência até então, sem precedentes. Dentre os fatores que favoreceram a eclosão dessa Revolução, identificamos corretamente o(a): 
a)
acirramento da crise econômica e social decorrente da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, que agravou a carestia generalizada de alimentos e as greves, e enfraqueceu a autoridade governamental do Czar. 
b) desenvolvimento tardio do capitalismo industrial na Rússia, que favoreceu o afastamento da aristocracia rural e do exército da base de poder da monarquia czarista, substituídos pela burguesia e o operariado. 
c) substituição da autocracia czarista por um governo fundamentado em uma monarquia parlamentar liberal, que ampliou os direitos políticos individuais fortalecendo os partidos políticos, inclusive os mencheviques revolucionários. 
d) Revolução burguesa de 1905, que concedeu autonomia política e administrativa às nacionalidades que formavam o Império Russo, implementando uma política de reforma agrária que extinguiu os privilégios da aristocracia fundiária e da Igreja Ortodoxa. 
e) vitória dos bolcheviques e mencheviques nas eleições da Duma legislativa (1906) convocada pelo Czar, após o "Domingo Sangrento", na qual obtiveram uma maioria parlamentar que possibilitou a implantação de diversas reformas econômicas socializantes.


11 ) Relacione as duas colunas:

1. Revolução Russa – 1905
2. Revolução Russa - março de 1917
3. Revolução Russa - novembro de 1917

(  ) Derrubou a monarquia.
(  ) Foi resultado das derrotas russas frente ao Japão no auge da crise econômica.
(  ) Convocação da Duma, legalização dos partidos políticos e ampliação do direito de voto.
(  ) Governo Provisório integrado por elementos liberais da Duma.
(  ) Foi grandemente decorrente da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial.
(  ) Levou ao poder os Bolchevistas. A sequência correta é:

a) 1, 3, 2, 2, 3, 2
b)
2, 1, 1, 2, 2, 3
c) 1, 2, 2, 1, 3, 3
d) 3, 1, 1, 2, 3, 1
e) 2, 2, 3, 3, 2, 1


12 - "Hoje ainda é moda (...) falar da Revolução bolchevique como de uma aventura . Muito bem, se for uma aventura, trata-se de uma das mais maravilhosas em que já se empenhou a humanidade, aquela que abriu às massas laboriosas o campo da história,... " John Reed Assinale os acontecimentos que levaram o Jornalista John Reed a entusiasmar-se com a Revolução.
a) A implementação de um projeto socialista desvinculado do elemento democrático e das aspirações internacionalistas, reafirmando os ideais nacionalistas dos sovietes.
b) A substituição do Estado por uma sociedade de homens livremente associados, sem leis codificadas.
c)
A implantação do primeiro Estado socialista, representativo das aspirações operárias e camponesas, alterando, na Rússia, as relações sociais capitalistas de produção e extinguindo a propriedade privada .
d) A construção do Estado comunista, através da organização de uma sociedade de classes.
e) O apaziguamento das agitações operárias, através do fortalecimento dos partidos políticos na Rússia czarista.

13 -  A Revolução Russa, que iniciou o processo de construção do socialismo na antiga URSS, teve o seu desfecho, em 1917, marcado por dois momentos. O primeiro, em fevereiro, quando os mencheviques organizaram o governo provisório e o segundo, em outubro, quando os bolcheviques assumiram a condução da revolução e a tornaram vitoriosa. A respeito dos mencheviques e bolcheviques, afirma-se:

I) Os mencheviques defendiam a construção do socialismo por meio de alianças com os burgueses ligados ao grande capital.
II) Os bolcheviques consideravam o capitalismo consolidado na Rússia e pretendiam a mobilização das massas em direção ao socialismo, sem quaisquer alianças com os setores burgueses.
III) Mencheviques e bolcheviques eram denominações decorrentes da origem geográfica dos revolucionários: os mencheviques tinham sua origem social nos núcleos urbanos e os bolcheviques estavam ligados a bases rurais. Com relação a estas afirmativas, conclui-se que:

a)
Apenas a I e a II são corretas.
b) Apenas a I e a III são corretas.
c) Apenas a II e a III são corretas.
d) Apenas a II é correta.
e) Apenas a III é correta.

14 - A Revolução Russa de 1917 derrubou o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país. Assinale a alternativa correta em relação às medidas adotadas pelo novo governo.

a) Com a abdicação do Czar, estabeleceu-se uma aliança política entre os líderes do regime czarista e os dirigentes do governo provisório.
b) Lênin, prisioneiro político exilado na Sibéria, ficou excluído do processo revolucionário.
c) O governo socialista colocou em prática, imediatamente, o projeto de reconstrução da economia, a Nova Política Econômica (NEP).
d)
A fase inicial do processo caracterizou-se pela alteração nas leis dos direitos civis, pela anulação dos títulos de nobreza, pela separação entre Igreja e Estado, pela reforma agrária e pelo fim da propriedade privada.
e) No nível político, o governo revolucionário promulgou, no mesmo ano, uma nova constituição, que legitimou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

15 - Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:
a) a grande massa da população era camponesa, reflexo das condições econômicas e sociais anteriores, havendo grande concentração fundiária nas mãos de poucos.
b) a industrialização estava restrita a poucas cidades, como Moscou e São Petersburgo, e fora financiada, em grande parte, pelo capital europeu ocidental.
c)
apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista.
d) o proletariado enfrentava péssimas condições de vida nas cidades, fruto dos baixos salários, mas dispunha de um certo grau de organização política, que possibilitava sua mobilização.
e) após o fim da servidão, houve uma intensa migração do campo em direção à cidade, contribuindo para o aumento da mão-de-obra disponível, que seria direcionada, em grande parte, para a indústria.


16 - Na Rússia, a Nova Política Econômica (NEP), de 1922, 
a) implantou o "comunismo de guerra" para promover a eliminação dos menchevistas. 
b)
restabeleceu o princípio da liberdade de comércio interno para recuperação da economia. 
c) fortaleceu o caráter internacional da Revolução Socialista para coletivizar o capital financeiro. 
d) consolidou o poder do Soviet Supremo sustentado pelo Conselho dos Comissários do Povo.
e) consolidou o poder da Duma sustentado pelo Conselho dos Comissários do Czar.


17 - "Quando a terra pertencer aos camponeses e as fábricas aos operários e o poder aos sovietes, aí teremos a certeza de possuir alguma coisa pela qual lutar e por ela lutaremos!" (HILL, Christopher, "Lenin e a Revolução Russa". Rio de Janeiro, Zahar, 1967.) Com essas palavras de ordem, o socialismo tinha por meta: 
a)
abolir a propriedade privada, a luta de classes e a dominação do homem pelo homem. 
b) extinguir as relações religiosas, familiares e filantrópicas, instituindo formas comunitárias de convivência. 
c) promover o desenvolvimento por meio da distribuição da renda e da consolidação de um Estado assistencial. 
d) instaurar uma sociedade organizada em associações profissionais, com base na competência. 
e) garantir a presença do Estado, que funcionaria como mediador das relações interclasses sociais.

18 -19 – 20 )  Imediatamente após a sua ascensão ao poder, Lênin disse: "Este governo declara solenemente sua disposição de concluir imediatamente a paz (...) igualmente justa para todas as nações e nacionalidades, sem exceção." Em março de 1918 foi assinado o armistício de Brest Litovsk e os soviéticos saíram da Primeira Guerra. 

a) Justifique por que a assinatura do armistício de Brest Litovsk foi um ato coerente com a política externa do governo bolchevista. 

b) Por que a Alemanha tinha interesse em concluir a paz com os soviéticos?

Responda a questão  em uma folha separada  - identificada com  Nome , nº e Série  .

Após a revolução Russa Lênin assume o comando dos Soviets ( por conseguinte o comando da Russia ) ; como  primeira atitude Lênin decide retirar o país de uma guerra considerada insana segundo os princípios da revolução proletária , ou seja  , PAZ , PÃO e TRABALHO , pois já havia percebido que seria suicídio manter o exercito Russo na guerra , e enfrentar a oposição do exercito branco internamente  , já que este  apresentava muitas baixas , desde a época de Nicolau II ; além de que a participação da Russia na guerra somente visava atender interesses burgueses , ou seja  , conquistar mercado e territorios para agir de forma imperialista .

A Alemanha em contrapartida viu no acordo de Brest Litovisk a possibilidade de reduzir a força inimiga ( Triplice Aliança  - França - Inglaterra - Russia ) , além de garantir a posse de territórios  importantes , por exemplo a Polônia entre outros . 




5 comentários:

  1. isso me ajudou aqui e muito.. vlw eim

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Professor. Gostaria da sua opinião numa questão. Por que não considerar a alternativa "c" da qeustão número 02 como gabarito da referida questão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja esta anotação do Czar Nicolau II

      " A animosidade aumenta. Demonstrações espontâneas das massas serão a primeira etapa e também a última no caminho para excessos impiedosos e insensatos, no mais horrível dos acontecimentos: uma revolução anárquica".

      ... O contexto em que foi aplicado esta avaliação somente faz concluir a partir da analise do texto utilizado para minhas explicações ... não dando margem para outro tipo de resposta . No entanto isso não quer dizer que a resposta à questão não poderia ser a " C " ; A avaliação foi aplicada ao 9º Ano , que tem uma profundidade de compreensão " LIMITADA " . tendo neste momento que ficar presa à interpretação do material didático utilizado

      Excluir
    2. Bom noite professor gostaria de sua explicação na 8 por que um não entendi

      Excluir