quinta-feira, 6 de setembro de 2018

TEXTO E QUESTÕES PARA O 2º ANO SOCIOLOGIA




          A INDUSTRIA CULTURAL

A cultura de massa associa-se ao processo de desenvolvimento tecnológico que caracterizou a industrialização e, em especial, à criação de meios de comunicação de massa, veículos de difusão de “modas” de consumo padronizado. Assim, a cultura de massa é produto de uma “indústria cultural”.
O conceito de indústria cultural foi elaborado primeiramente na obra Dialética do esclarecimento (1947), de Theodor Adorno (1903-1969) e de Max Horkheimer (1895-1973), integrantes do Instituto de Pesquisa Social que ficou conhecido internacionalmente como Escola de Frankfurt.
Para esses autores, a indústria cultural era prejudicial tanto para a cultura erudita quanto para a popular, pois retirava o rigor da primeira e a espontaneidade da segunda, sem falar na proliferação da alienação cultural ou na perda dos referenciais históricos e sociais de ambas as formas de cultura.

Como funciona a indústria cultural

Primeiramente, há uma produção em larga escala de produtos para consumo em massa. Estes são veiculados pelos meios de comunicação de massa que propagandeiam modismos inerentes aos produtos “culturais” da indústria.
Na maioria das vezes, esses meios de comunicação são os mesmos “produtores industriais de cultura”. Após a assimilação das referências “culturais” propagadas, o consumo é realizado em massa, gerando lucros astronômicos para seus produtores.
A imagem abaixo exemplifica como funciona a chamada indústria cultural.
Como funciona a indústria cultural.

Outro olhar para a indústria cultural

Apesar do viés crítico em relação à indústria cultural empreendido pela Escola de Frankfurt, não foram todos os estudiosos que assinalaram o caráter empobrecedor da indústria cultural. Por exemplo, o pensador Marshall McLuhan (1911-1980), estudioso dos meios de comunicação e da relação destes com as sociedades humanas, via o avanço da indústria cultural como algo interessante e de caráter positivo.
Para este intelectual, a disseminação de uma cultura de massa atrelada à indústria cultural, em especial por meio da televisão, reduziria as distâncias entre os diversos povos do planeta, favorecendo a constituição de uma espécie de “aldeia global”.
Outro autor que também criticou a visão pessimista acerca da cultura de massa foi o italiano Umberto Eco, em sua obra intitulada Apocalíticos e integrados, publicada em 1964. Para Eco, a indústria cultural pode estabelecer uma padronização de consumo, mas não consegue impedir que a assimilação dos produtos culturais seja diferente, pois isso depende não da indústria, mas daqueles que a absorvem em conformidade com sua percepção de mundo.

Importância da teoria crítica de Frankfurt para o estudo da indústria cultural

Embora exista uma visão diferente sobre a indústria cultural, a contribuição da Escola de Frankfurt sobre o assunto ainda tem importância e seu conteúdo crítico tem mais validade. É impossível tratar do assunto sem compreender a correspondência entre capitalismo, tecnologia e consumo cultural em massa. É também relevante o tratamento dado pelos frankfurtianos ao ato de alienar e de ideologizar, inerente à indústria cultural.
Importância da indústria cultural.
A imagem remete não apenas à questão da padronização do consumo, mas também ao poder infinitamente maior dos meios de comunicação de massa em exercer o controle sobre seus receptores. Esta afirmação refere-se à ideia desenvolvida pela Escola de Frankfurt de que tais meios são responsáveis pela ideologização e manutenção do controle social. A indústria cultural seria mais um exemplo de tal poder da mídia.

Meios de comunicação de massa, indústria cultural e mudança social

Apesar desse teor crítico direcionado à indústria cultural, os meios de comunicação que a promovem são também produtores culturais – e não podem ser desprezados em qualquer processo de mudança social, afinal são veículos poderosos, com abrangência de público de massa.
Esta capacidade comunicativa, a depender de seu uso, pode ser fonte de mobilização em prol de causas pensadas justas pela sociedade civil organizada. Por isso, alguns autores defendem que a democratização de tais meios (rádio e TV, em especial) deve ser uma diretriz das ações governamentais. Tal democratização torna aptos os cidadãos comuns a produzirem conteúdos culturais em massa, alterando, de certa maneira, a lógica capitalista que preside a indústria cultural.
Os meios de comunicação de massa e da indústria cultural são importantes para qualquer mudança significativa na sociedade, mas há uma limitação intrínseca a esse modelo, que estaria no seu caráter eminentemente capitalista, assinala o estudioso Teixeira Coelho.
Bibliografia:
  • MARCUSE, Hebert. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
  • ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, s/d.
  • COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1993.

Org. Rég!s
Fonte : https://www.coladaweb.com/cultura/industria-cultural



QUESTÕES  - TRABALHO DE INTERAÇÃO  -  ON LINE 


1-  (UEL PR/2009)  Leia os Textos  V e VI.

Texto V
Eis aqui, portanto, o princípio de quando se decidiu fazer o homem, e quando se buscou o que devia entrar na carne do homem.Havia alimentos de todos os tipos. Os animais ensinaram o caminho. E moendo então as espigas amarelas e as espigas brancas, Ixmucaná fez nove bebidas, e destas provieram a força do homem. Isto fizeram os progenitores, Tepeu e Gucumatz, assim chamados.A seguir decidiram sobre a criação e formação de nossa primeira mãe e pai. De milho amarelo e de milho branco foi feita sua carne; de massa de milho foram feitos seus braços e as pernas do homem. Unicamente massa de milho entrou na carne de nossos pais.
(Adaptado: SUESS, P. Popol Vuh: Mito dos Quiché da Guatemalasobre sua origem do milho e a criação do mundo. In: A conquista espiritual da América Espanhola: 200 documentos – Século XVI. Petrópolis:Vozes, 1992, p. 32-33.)
Texto VI
“Se você é o que você come, e consome comida industrializada, você é milho”, escreveu Michael Pollan no livro O Dilema do Onívoro, lançado este ano no Brasil. Ele estima que 25% da comida industrializada nos EUA contenha milho de alguma forma: do refrigerante, passando pelo Ketchup, até as batatas fritas de uma importante cadeia de fast food – isso se não contarmos vacas e galinhas que são alimentadas quase exclusivamente com o grão.O milho foi escolhido como bola da vez devido ao seu baixo preço de mercado e também porque os EUA produzem mais da metade do milho distribuído no mundo.
(Adaptado: BURGOS, P. Show do milhão: milho na comida agora vira combustível. Super Interessante. Edição 247, 15 dez. 2007, p. 33.)
De acordo com a crítica à “indústria cultural”, na sociedade capitalista avançada, a produção e a reprodução da cultura se realizam sob a égide da padronização e da racionalidade técnica.

No contexto dessa crítica, considerando o fast food como produto cultural, é correto afirmar:

a)      O consumo dos produtos da indústria do fast food e a satisfação dos novos hábitos alimentares contribuem com a emancipação humana.
b)      A racionalidade técnica e a padronização dos valores alimentares permitem ampliar as condições de liberdade e de autonomia dos cidadãos.
c)       A padronização dos hábitos e valores alimentares obedece aos ditames da lógica material da sociedade industrializada.
d)       A homogeneização dos hábitos alimentares reflete a inserção crítica dos indivíduos na cultura de massa.

e)   A massificação dos produtos alimentares sob os ditames do mercado corresponde à efetiva democratização da sociedade.

JUSTIFICAR____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-   (UEM PR/2013) “As ideias de ordem que ela [indústria cultural] inculca são sempre as do status quo. Elas são aceitas sem objeção, sem análise, renunciando à dialética, mesmo quando não pertencem substancialmente a nenhum daqueles que estão sob sua influência. O imperativo categórico da indústria cultural, diversamente do de Kant, nada tem em comum com a liberdade.”
(ADORNO, T. W. A indústria cultural. In: COSTA, C. Sociologia – Introdução à ciência da sociedade. 4ª. ed. São Paulo: Moderna, 2010, p. 349)
Sobre a indústria cultural e o excerto citado, assinale o que for correto.

a) O resultado da indústria cultural é emancipador, pois coloca em evidência, por meio da razão esclarecida, as estruturas de dominação e alienação da sociedade.

 b)  A indústria cultural reflete a manipulação da imagem proveniente da técnica. Ao identificar ser e aparência, o recurso à imagem revolucionou a cultura no fim do século XX.

c) O alvo das críticas de Adorno à indústria cultural é a sociedade unidimensional, em que a imaginação, os desejos e os projetos subjetivos não são críticos, mas unívocos.

d) Ao reagir contra o domínio dos meios de comunicação de massa, Adorno põe em questão o mecanismo de produção e divulgação da informação, que é responsável, em larga medida, pela manipulação do campo simbólico.

e)São decorrentes da indústria cultural a padronização do gosto popular, a estratificação de culturas dominantes sobre culturas não dominantes e a produção de uma sociedade de consumo.

JUSTIFICAR____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-   
(UEPG PR/2013) O conceito de comunicação de massa se tornou conhecido no século XX e está ligado à expansão e popularização dos grandes veículos de comunicação como os jornais, as emissoras de rádio e de TV e o cinema. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

 a) Os meios de comunicação de massa se preocupam sempre com um segmento social: aquele que verdadeiramente detém maior poder aquisitivo. As camadas populares não são atingidas por esses veículos de comunicação.

b) Líderes políticos vinculados a regimes autoritários, como Hitler e Mussolini, controlaram e utilizaram fartamente os meios de comunicação para estabelecer contato direto com as massas.

c)Comunicação de massa e indústria cultural são elementos que se complementam. Essa indústria se utiliza dos meios de comunicação de massa para difundir valores e estimular comportamentos coletivos.

d) Uma das principais características dos meios de comunicação de massa, desde a sua origem, foi o estabelecimento de um diálogo entre emissores e receptores, o que chama-se atualmente de interatividade. 

e) A informação, a educação e o entretenimento são funções que podem ser exercidas pelos meios de comunicação de massa.

JUSTIFICAR____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


OS ALUNOS DEVERÃO PARTICIPAR DESTA ATIVIDADE ATRAVÉS DOS COMENTARIOS SEGUINDO O EXEMPLO ABAIXO :

ALUNO :  Rég!s        Série  : 2º Ano G   : EE Benevenuto Torres 

1A -  Justificativa  : Porque o céu é azul , e quando esta verde pende para o amarelo , no entanto pode se notar que quando é roxo , fica verde .

2 C-  Justificativa  : Porque o céu é azul , e quando esta verde pende para o amarelo , no entanto pode se notar que quando é roxo , fica verde .

3A -  Justificativa  : Porque o céu é azul , e quando esta verde pende para o amarelo , no entanto pode se notar que quando é roxo , fica verde .

4B -  Justificativa  : Porque o céu é azul , e quando esta verde pende para o amarelo , no entanto pode se notar que quando é roxo , fica verde .

5D -  Justificativa  : Porque o céu é azul , e quando esta verde pende para o amarelo , no entanto pode se notar que quando é roxo , fica verde .














99 comentários:

  1. ALUNO:Julia dos Anjos Machado Série: 2º Ano B: EE Benevenuto Torres

    1C: Pois a indústria de comida cria uma certo tipo de necessidade consumista para os clientes em relação a comida, os lanches enganosos e a necessidade de comer o lanche quando não precisa e as industrias de fast food lucram com a lógica do consumismo.

    2BCDE:As indústrias culturais usam a manipulação de imagens para atrair a população a algo que não se e tão necessario quanto alguns pensam que é.

    3BCE: Hoje em dia as redes de comunicação sao os meios de trazer os produtos ate os clientes e fazer os produtos parecer mais necessitado e a propaganda fazer as pessoas querer porque na Televisão parece tão bonito tao mais facil de uso e fazem varias industrias lucrarem.

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  2. EE. Benevenuto Torres

    Nome: Bruna Pícolo dos Reis. Número: 3. Série: 2 ano B.

    1C: Porque a Industria de Comida para lucrar cada vez mais, lança alguns lanches enganosos, para criar um certo tipo de necessidade para os clientes quererem comprar e serem cada vez mais consumistas,e assim as industrias de Fast Food lucrarem cada vez mais.




    2BCDE:As Industrias Culturais manipulam e criam algumas imagens, fazendo o consumidor e a população se atrair para algo que não é tão necessário, quanto algumas pessoas pensam.






    3BCE: Atualmente são usados as redes de comunicação, para fazer os clientes ficarem interessados em tal Produto, fazendo com que o consumidor ache que é realmente necessário consumir aquilo, quando na verdade não é. Também usam a Propaganda de Televisão para atrair o Consumidor, com imagens perfeitas, e com produtos que prometem muita mais utilidade para o nosso dia a dia, e muito mais fácil, e assim varias Industrias lucrarem cada vez mais.


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  3. E. E. Prof Benevenuto Torres
    Aluno: Victor Emanuel C. Ribas N°: 40 Série: 2°Ano B

    1C - justificativa: pois o que é mais fácil de se produzir, é mais barato e se torna mais conveniente que toda uma massa usufrua daquilo, para a industria utilizar por exemplo o milho é muito vantajoso e utilizando o fast food para popularizar os produtos produzidos a base dele, o lucro é maior.

    2E - Justificativa: a industria cultural cria "padrões" comuns, e faz a sociedade acreditar que aquilo é o certo, é o que se precisa, produzindo uma sociedade de consumo.

    3C - Justificativa: a comunicação de massa cria um desejo, por exemplo, quando você vê um ator famoso usando um tênis, você logo pensa "PRECISO DE UM TÊNIS IGUAL AO DAQUELE CARA" assim alimentando a industria cultural, pois se cria uma cultura onde, se por exemplo "algum famoso usa algo, eu tenho que usar".

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  4. Aluno: Daniel Frebone dos Santos Nº46 Série: 2º ano B E.E.Benevenuto Torres

    1-C - Justificativa: São padronização de hábitos que são aplicados pela indústria cultural, onde o individuo acaba adotando determinados hábitos alimentares, onde os meios de comunicação ajudam a disseminar esses hábitos.

    2-B,C,D e E - Justificativa: Para mim a uma enorme influência da indústria cultural nas decisões da população onde os indivíduos estão cegos e tem somente uma única direção em que baseiam todas as suas escolhas, onde a pessoa perde totalmente sua liberdade se tornando assim alienado. Isso é uma das técnicas usadas para influenciar o consumo de determinados produtos.

    3-B, C e E - Justificativa: Os meios de comunicação facilitaram a influencia e estimulação de comportamentos na sociedade, devido sua disseminação de informação rápida. A industria cultural quer atingir a população, usando assim a mídia para influenciar o máximo de pessoas possível a consumir seus produtos.

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  5. aluno: Eduardo augsto silva Serie: 2anoB Benevenuto torres

    1E :porque a massificaçâo dos produtos tendem a democratizar a sociedade por conta de tudo isso

    2D :Porque adorno colocou em pratica o mecanismo que manipula o campo simbolico

    3D :Porque isso foi a caracteristicas das comunicaçôes em massa e foi um estabelecimento de emissores e receptores

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  6. E.E.BENEVENUTO TORRES- BEATRIZ DE CASTRO SANTOS- Nº48 - 2º ANO B

    1D- O fast-food é um ótimo exemplo de cultura de massa,pois a maioria da população mundial consome, e há em qualquer lugar do mundo.

    2C- a mídia junto a industria gera tendencias,onde as pessoas são manipuladas e tem uma necessidade de consumo criada,sendo assim não há criticas e sim consumismo.

    3C- pois é como funciona hoje em dia,as empresas usam a mídia para manipular o consumidor e assim criar neles um desejo,ou ate mesmo uma necessidade de algo,que antes não tinha.

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  7. Suelen Lays da Silva
    Escola: Benevenuto torres 2° B


    1- a) justificativa:com o paçar dos tempos e dos avanços nas indústrias alimentícias o povo se acustumou-se mau, por conta da praticidade das comidas industrializadas que se adaptam com mais facilidade com o dia-das corrido da humanidade

    2- B,C,D,E) a cultura mudou com o passar dos tempos. Com a quantidade de diferentes culturas uma se afastaram das outra ou foram alteradas com o passar do tempo.

    3- B,C,E) com o avanço da comunicação em massa, a forma de se conhecer o mundo mudou, junto com com o forma de conhecimentos educativos e culturais.

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  8. E.E.BENEVENUTO TORRES- BEATRIZ DE CASTRO SANTOS- Nº48 - 2ºANO B

    1D- o fast-food é um ótimo exemplo de cultura de massa,pois a maioria da população mundial consome, e tem há em qualquer lugar do mundo.

    2C- a mídia junto a industria gera uma tendencia onde as pessoas são manipuladas para consumir e tem uma necessidade criada,sendo assim não há criticas e sim consumo.

    3C- pois é como funciona hoje em dia,as empresas usam a mídia para manipular o consumidor e assim gerar um desejo,ou até mesmo uma necessidade de tal produto,o que antes não existia.

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  9. Aluno: Alison Ferreira de Oliveira Nº2 2ªB Benevenuto Torres

    1)A = Porque, o consumo de comida e a satisfação é independente da pessoa que vai estar se alimentando com aquela comida.

    2)E = Porque, como diz, elas são aceitas sem objeção, sem analisar e mesmo aqueles que estão em sua influência não estará negando mesmo se for bom ou ruim o consumo e a produção de uma sociedade.

    3)C = Porque, a comunicação de massa está interligada ao mundo todo e isso ajuda nos elementos da indústria cultural, melhorando na cultura.

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  10. Rayani Heloisa n°33 2°B Benevenuto Torres.
    1-a) porque a cultura se torna cultura de massa, um produto que vai ser vendido e consumido pelas pessoas, segundo a lógica de acumulação capitalista.
    2- alternativas b, c, d, porque a indústria cultural reflete na manipulação das imagens que vendem ao público.
    3- alternativas b, c, e, porque os meios de comunicação de massa acabam atuando nas diversas áreas.

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  11. Thiago Henrique n:39 2B E.E.PROFESSOR BENEVENUTO TORRES

    1)c= pois a industria gera uma padronização de gostos criando uma população alienada e apta a consumir.

    2)E= por causa das influencias da mídia a população começou a consumir produtos mesmo que não tenham necessidade.

    3)c= a comunicação de massa está ligada a tudo e isso ajuda nos elementos da industria cultural.

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  12. Aluno: Nícolas da Silva Fortunato Serie:2°b EE Benevenuto Torres
    1A.Eu concordo com essa alternativa pois nela fala da liberdade humana sobre aquele determinado alimento,e também fala da satisfação de novos hábitos alimentares....
    2B. Pois fala de como as estratégias de divulgação do produto está sendo realizada...
    3D. Pois fala sobre a expansão dos meios de comunicações, e da interatividade do público

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  13. Aluno: Vitor Magno serie: 2°ano B E E Benevenuto torres

    1)A = Porque, o consumo de comida e a satisfação é independente da pessoa que vai estar se alimentando com aquela comida.

    2)E = Porque, como diz, elas são aceitas sem objeção, sem analisar e mesmo aqueles que estão em sua influência não estará negando mesmo se for bom ou ruim o consumo e a produção de uma sociedade.

    3)C = Porque, a comunicação de massa está interligada ao mundo todo e isso ajuda nos elementos da indústria cultural, melhorando na cultura.

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  14. Nome:Maria Eduarda Alves N50 série:2B

    1-C-Pois valores alimentar reflete em crítica indivíduos na cultura massa
    2B-imagem identifica Aparência revolucionou cultura
    C-Cultura da sociedade imaginacao os desejos
    D-Adono põe em questão mecanismo
    E- Descorrentes da indústria cultural
    3-B-conseguiram forte apoio popular
    C- como visto acima

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  16. E.E.PROF.BENEVENUTO TORRES

    NOME:Nadyaia Kimberly Nº31 2ºAno B

    1B- Pois consumimos muitos alimentos industrializados , principalmente contendo milho por conter um valor menor no mercado como diz o texto.

    2A- Pois a sociedade de hoje se alimenta muito mal , e coloca em risco à saúde por comer muita coisa industrializada.

    3D- Porque realmente o diálogo está entre nós até hoje.

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  17. Aluna: Rebeca Fornazzari Labadessa 2° ano B E.E Benevenuto Torres

    1.C. A indústria gera esteriótipos que acaba causando um padrão de pensamento e gostos, criando uma sociedade consumista.

    2.E. Porque elas são elas são aceitas sem muito questionamentos,e mesmo que seu consumo seja bom ou ruim não há negação de seu uso .

    3.C. Porque a comunicação em massa está completamente ligada a indústria,música ,estilo etc..

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  18. Mayara Siqueira N°29 2°B Benevenuto Torres.

    1-(C) As pessoas deixaram de lado a essência de fazer comida,preferindo comprar comida em redes de Fast food por ser mais rápido e prático.
    2- (B) Porque para algumas pessoas ela era prejudicial
    3-(B) Eles queriam ter contato direro para poder reverter alguma situação que não favorece algum deles

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  19. Kamilly Cristina De Sousa F.
    Benevenuto Torres 2A Numero:24


    1) C) o consumo gera lucros astronômicos para seus produtores

    2) D)
    poder infinitamente maior dos meios de comunicação de massa em exercer o controle sobre seus receptores


    3) e)
    meio de comunicação atua em varias áreas

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  20. ALUNO: Débora Camuri Série: 2º B : EE Benevenuto Torres

    1D- Justificativa:Opera com a concepção de que o homem não resulta de um longo processo histórico de desenvolvimento e sim de um ato de vontade dos deuses que, ainda que atribuindo aos homens livre arbítrio, continua a reger suas vidas após a criação, atribuindo-lhes, inclusive, as melhores qualidades dos deuses.

    2Corretas- b, d, e, c

    3Corretas- b, c

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  21. isaque de oliveira: BENEVENUTO TORRES: SERE:1C

    1a- justificativa:e porqque os produtos ajudam as pessoas.

    2b- justificativa: a porque a imagem ajudou mudar o mundo para as pessoas abrir os olhos e enchergar o mundo do jeito que ele e.

    3e-justificativa: E PORQUE A EDUCAÇÃO PODE EXERCIDA PELA MASSA DE COMUNICAÇÃO.

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    1. Késia Ribeiro Teixeira N°47
      Benevenuto Torres 2°anoA

      1-c)justificativa: O que se observa, portanto, é a padronização dos gostos e a constituição de uma massa amorfa, alienada e a apta a consumir.

      2- B,C,D e E justificativa:A industrias culturais tentam vender os produtos com imagens que atraem o publico a consumirem o produto por isso observa se que é a padronização dos gostos e a constituição de uma massa amorfa, alienada e a apta a consumir.

      3- B,C,D justificativa: por isso, conseguiram forte apoio popular ,
      Os meios de comunicação de massa acabam atuando nas diversas áreas e as apontadas nessas afirmativas sendo apresentadas nos programas de tv como o mais útil e necessário para atrair os consumidores

      Excluir
    2. 1 - 1,0
      2 - 1,0
      3 - 1,0
      total - 3,0

      Excluir
  22. Matheus Henrique de Souza 2A n:33

    1-a) porque a cultura se torna cultura de massa, um produto que vai ser vendido e consumido pelas pessoas

    2- (B) Porque para algumas pessoas ela era prejudicial

    3D :Porque isso foi a caracteristicas das comunicaçôes em massa e foi um estabelecimento de emissores e receptores

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  23. Sabrina Lima De Oliveira.N°41
    E.E Prof.Benevenuto Torres

    1•C_ É bem mais fácil de se produzir, é mais barato.

    2•E_Criaram os "padrões" comuns e faz a sociedade achar que é certo e necessitamos do que ė produzido e assim gera sociedade com maior consumo.

    3•C_As empresas usam as "redes sociais "para manipular o consumidor para aderirem mais do produto.

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  24. ALUNO Vitor Dos Santos Farias nº 43 2ºA E.E Benevenuto Torres

    1 - (A) Por conta que a humanidade vive dias muitos corridos, os produtos tem a ser mais pratico no dia a dia e acaba beneficiando os seres humanos.

    2 - (B,C,D e E) A mídia e a industria tem como manipular as pessoas para consumir e criam uma necessidade de se ter.

    3 - (B, C e E) O meio de comunicação abrange diversas áreas.

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  25. Matheus scapin valderrama
    Benevenuto torres 2A N°35

    1-c
    A sociedade coloca. ir ao fast food
    Como uma coisa boa e que comer produtos ingustrializados nao faz mal. sendo assim enriquece os donos das marcas de fast food.

    2-B,C,D e E
    A sociedade virou consumista nao se importando com o bem estar e com sua saude apenas se importando em satisfazer seus desejos. E as grandes empresas descobriram que com o marketing

    3-b,c,e
    A comunicacao é a melhor maneira de controlar as massas fazendo a
    Acreditar que o que estao fazendo e o "melhor" para eles.

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  26. ALUNO:Blaian Henrique Olegario Braz N°8 SÉRIE:2°A EE.Benevenuto Torres

    1)C- as indústrias alimentícias criam produtos enganosos para as pessoas comprarem achando que é uma coisa, mas acaba sendo outra totalmente diferente, assim as indústrias acabam lucrando em cima disso.

    2)B,C,D e E- as indústrias usam seu jogo de marketing com base em propagandas contendo imagens enganosas para chamar a atenção dos seus clientes fazendo eles gastarem dinheiro mesmo até sendo sem necessidade.

    3)B,C e E- na atualidade de hoje às empresas usam o meio das redes sociais ou sites de compras para fazerem seu marketing assim vendendo seus produtos para as pessoas, usando propagandas que fazem as pessoas sentirem vontade de comprar tais produtos e lucrando em cima disso.

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  27. E.E. Benevenuto Torres

    Nome: Adôni Mathias Boletti da Silva Número: 1 Série: 2 ano A

    1- C. Justificativa: As indústrias atrai os indivíduos a consumirem o produto, com propagandas que induzem o cidadão a pensar que ele deve consumir o produto, quando não há necessidade, e as indústrias de comida lucram com isso.

    2- B,C,D e E. Justificativa: As indústrias culturais manipulam a sociedade com imagens que atraem às pessoas a consumirem aquilo que acreditam ser necessário, quando a falta do mesmo, não iria modificar nada.

    3- B,C e E. Justificativa: A relação estabelecida entre os meios de comunicação e industrias culturais, são fundamentais para o lucro da mesma. São eles (meios de comunicação) que nos trazem às informações à respeito de algum produto, sendo apresentado nas propagandas de TV como o mais útil e necessário possível, para atrair os consumidores.

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  28. Aluna:Barbara Melissa
    BENEVENUTO TORRES 2A número:50

    1a- justificativa: Porque a indústria alimentícia para lucrar,cria uma necessidade nas pessoas lançando lanches enganosos para que a população sinta um desejo desnecessário e acabem gastando dinheiro com os alimentos que na verdade não são como aparentam e assim a indústria lucra muito mais

    2A,B,C e E- justificativa: porque a uma enorme influência da indústria cultural onde a população está cega por terem somente uma única direção para se basear e assim acaba se enganado e perdendo seu direito de escolha por falta de outros conhecimento.

    3B,C e E- justificativa: os meios de comunicação influência muito o comportamento da sociedade. A mídia pode influenciar muitas partes da população para que fazem o que ela quer

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  29. Rafael de Lucca Rodrigues L.aluno do Benevenuto torres série 2*A número 40


    1)resposta-(C) Pois a indústria de comida cria uma certo tipo de necessidade consumista para os clientes em relação a comida, os lanches enganosos e a necessidade de comer o lanche quando não precisa e as industrias de fast food lucram com a lógica do consumismo.

    2)resposta-(E),Porque, como diz, elas são aceitas sem objeção, sem analisar e mesmo aqueles que estão em sua influência não estará negando mesmo se for bom ou ruim o consumo e a produção de uma sociedade.

    3)resposta-(C),pois é como funciona hoje em dia,as empresas usam a mídia para manipular o consumidor e assim gerar um desejo,ou até mesmo uma necessidade de tal produto,o que antes não existia.

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  30. Nome : Ingrid Duarte N : 16 Série : 2A Benevenuto torres


    1)C)Pois as industrias de comida vendem o que é pratico para nos seres humanos comprar-mos,e com isso ficamos com habitos de consumir o Fast Food .

    2)BCE) Com o passar do tempo a sociedade cria sua propria imagem , fazendo que nos consumir-mos algo que não é tão necessário .


    2)C E)Hoje em dia os meios de comunicação influenciam muitos os consumidores , pois as indútrias cuturais com suas propagandas nos atinge com seus produtos , fazendo a gente comprar .

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  31. Nayan Martineli 2 A N 38 E.E Benevenuto torres.
    1c pois as pessoas ooiopi em comprar comida pronta para não terem trabalho de fazer, pois isso está virando abito entre as pessoas.

    2BDE pois hoje se usa muito imagens para atrair ao público alvo pois o consumo aumento muito com essas novas gerações que se atraem pelas imagens

    3b pois eles querem tem mais contato para poder atrair e se comunicar através das massas

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  32. Nome:Melissa Giuvanelli da Conceição/N°36 série:2°A
    Escola:Benevenuto Torres

    1:C. O que se observa no texto, é a padronização dos gostos e a constituição de pessoas consumistas.

    2:B. A indústria,cria manipula as pessoas a consumir,possuir,produtos muitas vezes sem necessidades.

    3:C. A indústria aliena as pessoas através da mídia a possuir um produto a qualquer custo como se houvesse uma necessidade muito grande de possuir aquilo. E nisso nos torna cada vez mais consumistas.

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  33. Melissa Giuvanelli da Conceição/ N°36
    Serie: 2°A escola: Benevenuto Torres

    1:C. O que se observa no texto,é a padronização dos gostos e a constituição que alina as pessoas a consumir

    2:C A indústria manipula as pessoas com coisas da moda e etc para gerar status e alienado a pessoa a possuir e consumir aquele produto.

    3:C A indústria cria no consumidor desejo de possuir coisas sem haver a necessidade.

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  34. luiz donizete N:28 2ºa
    benevenuto torres

    1-c:as empresas padronização gostos pois assim podendo optar por produtos mais baratos ou de suas preferencia
    2-e:com o uso da midia assim conseguem criar um padrao de gosto com isso poucas vezes pessoas irão criticar coisas erradas que estejam dentro desse padrão por nao acharem que estão erradas
    2-c:por conta de conseguir moldar os atos das pessoas eles conseguem abusar disso e criar coisas que vão vender muito e ganhar muito pra assim conseguir lucrar sobre o padrão da massa imposta pela midia e meios de comunicação

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  35. 1-E, porque por conta da popularidade desses produtos eles imfluenciam a democratizaçao em massa de sua sociedade.
    2-A, pois a sociedade influencia a polulaçao por meio de tv,rede social etc,e assim mesmo que nao pertence a certo grupo etc acaba se interessando por meio da (alienaçao) influencia.
    3-A, pois esses meios de comunicaçao estao ligado ao mundo e eles sempre seguem a risca por audiencia e derrubam as emissoras mais fracas.

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  37. Isaac Martins n°18:Benevenuto Torres:série:2°A

    1-C) Pois a indústria de comida cria uma certo tipo de necessidade consumista para os clientes em relação a comida, os lanches enganosos e a necessidade de comer o lanche quando não precisa e as industrias de fast food lucram com a lógica do consumismo.

    2- BCDE) a cultura mudou com o passar dos tempos. Com a quantidade de diferentes culturas uma se afastaram das outra ou foram alteradas com o passar do tempo.

    3-BCE) Atualmente são usados as redes de comunicação, para fazer os clientes ficarem interessados em tal Produto, fazendo com que o consumidor ache que é realmente necessário consumir aquilo, quando na verdade não é. Também usam a Propaganda de Televisão para atrair o Consumidor, com imagens perfeitas, e com produtos que prometem muita mais utilidade para o nosso dia a dia, e muito mais fácil, e assim varias Industrias lucrarem cada vez mais.

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  38. ALUNO: Carlos Guilherme Pimpinat Vieira NUMERO:09 SÉRIE: 2A
    ESCOLA: E.E professor Benevenuto Torres

    RESPOSTAS.
    (1A) - A padronização dos hábitos e valores alimentares obedece aos ditames da lógica material da sociedade industrializada.

    2. Alternativas B , C , D porque a indústria cultural reflete na manipulação das imagens que vendem ao público.

    3. Alternativas B , C , E porque os meios de comunicação de massa acabam atuando nas diversas áreas.

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  40. Aluno (a):Dayana Cordeiro Silva 2°A BENEVENUTO TORRES
    1-C ) as pessoas com o intuito de comer algo de fácil preparo acaba sempre consumindo fest food.
    2-E) a mídia influencia muito com propagandas e etc.. fazendo com que as pessoas compram coisas sem a maior necessidade.
    3-C) porque a comunicação é muito forte,propagandas em todos os lugares de todos os tipos de produtos,e esta sempre incentivando os consumidores comprarem,coisa que antes não erra assim.

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  41. Breno Moreira Barbosa. N:51. 2A. Benevenuto Torres.

    1:D -> Pois o fast-food ele é exemplo bem grande fique é cultura de massa, pois ele está em vários pontos do mundo.

    2:c -> pois a indústria junto a com a mídia gera tendências, que aí faz o pública ter a necessidade de consumo.

    3:c -> pois é assim que as empresas usam a mídia para manipular o consumismo entre as pessoas e assim criar o desejo de ter que consumir algo.

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  42. Nome: Matheus Eduardo Smirelli N:32 2 Ano A

    1A: Acredito que o novo habito alimentar seja mais liberal em relação a alimentação, sendo assim maior emancipação para os seres humanos ao escolher seus alimentos, gerando assim sua satisfação

    2E: Como os processos de produção visavam principalmente o lucro, todos os produtos culturais eram pensados para que houvesse um grande consumo por parte das massas gerando mais lucro para a Indústria Cultural

    3C: A Comunicação de massa e a Indústria cultural se complementam, pois, com as vendas dos instrumentos de comunicação de massa vai gerando cada vez mais lucros para a industria cultural, instrumentos como celulares, computadores, jornais, rádios e televisores.

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  43. Thainara Ferreira EE.Benevenuto Torres Serie 2ºA

    1-C ,O consumo gera um lucro muito grande para os seus produtores, e as pessoas deixam o costume de fazer comida para comprar os industrializados .

    2- B,C,D e E, Bom na minha opinião acho que tem uma grande influencia da industria cultural na vida da população onde muitos ficam cegos com o que é oferecido e acabam consumindo o que não tem nescidade

    3- B,C e E .O s meios de comunicação ao passar do tempo foi expandido criando varias outras formas de se conhecer o mundo ,assim fica mas fácil de fazer uma coisa parecer mas necessária para o consumo .

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  44. Aluno: Luis Felipe Série: 2°B n°27 E.E Benevenuto Torres.

    1.(C)- Justificativa: São inclusões de hábitos alimentares feita pelos ditames da industria cultural, que devido a grande facilidade de transportar esse hábitos por meios de veículos como (internet, comercias etc..) grande é a porcentagem de pessoas que assimilam esses costumes alimentares.

    2.(C)e(E)- Justificativa: Com a manipulação da imagem a industria cultural consegue implantar nas cabeças de certa massa da população, que tal produto é necessário para elas, mesmo que quando comprado ela não use.

    3.(C).(D)- Atualmente os grandes meios de comunicação (internet,TV,Rádio) são fortemente influenciadores e contem grande facilidade na locomoção de informação para a população mundial, com isso qualquer produto mostrado é assimilado e gera o desejo de compra e troca de comportamento caso for esta a informação a ser passada.

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  45. Aluno: Beatriz Vitoria Serie: 2ano A - Benevenuto torres

    1- (A) O consumo dos produtos da indústria e dos novos hábitos alimentares contribuem com a emancipação humana.
    2- (b) A indústria cultural reflete a imagem proveniente da técnica, sendo assim,a imagem refletiu na cultura do seculo.
    3- (e) a educação é a principal função para uma boa comunicação.

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  46. Nome:Matheus Eduardo Smirelli M: 32 2 Ano A

    1A: Acredito que os novos hábitos alimentares sejam mais liberais em relação a alimentação, sendo assim o ser humano tem mais emancipação para escolher seus alimentos, e com isso, vem a satisfação de comer o que desejar

    2E: Como os processos de produção visavam principalmente o lucro, todos os produtos culturais eram pensados para que houvesse um grande consumo por parte das massas para então gerar lucro

    3C: A Comunicação de Massa e a Indústria Cultural se complementam porque a industria cultural lucra com as vendas dos instrumentos da comunicação de massa, eles sendo celulares, computadores, rádios, jornais e televisores

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  47. ALUNO: Carlos Guilherme Pimpinat Vieira NUMERO:09 SÉRIE: 2A
    ESCOLA: E.E professor Benevenuto Torres

    RESPOSTAS.
    (1A) - A padronização dos hábitos e valores alimentares obedece aos ditames da lógica material da sociedade industrializada.

    2 - Alternativas B , C , D porque a indústria cultural reflete na manipulação das imagens que vendem ao público.

    3 - Alternativas B , C , E porque os meios de comunicação de massa acabam atuando nas diversas áreas.

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  48. Matheus Oliveira da Silva 2° ano A número:34

    1-C: pois as indústrias quer um padrao de consumo gerando um padrão ou seja cultura em massa
    2- porque a imagem mostra oque revolucionou
    3-porque a comunicação em massa está ligado a tudo musicas , estilos até mesmo gêneros e etc

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  49. Paulo Henrique n39 2*A BENEVENUTO TORRES

    1-C. Porque o padrão alimentar se define ao Processo das indústrias de alimentos

    2-B,D,E.Porque os conceitos de indústria cultural manipula a população atual

    3-C,D.Porque a comunicação em massa serve para se comunicar ou a própria venda e divulgação de produtos predominantes no mercado indústrial

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  50. Aluno: Felipe Henrique de Barros N°12 2°A Benevenuto Torres

    1C) As industrias de comidas são as que mais lucra com os comerciais elas fazem as pessoas que assistem os comerciais fiquem com vontade de comer assim as indústrias de comida lucra

    2B) as indústrias manipulam as pessoas com os comerciais atraindo elas a compra algo que não é necessário comprar

    3c) a comunicação de massa cria um dessej nas pessoas de ter algo que elas vem em um comercial um ator famoso usan então ela também tem vontade de ter nisso cria a indústria cultural

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  51. Ana Júlia Stempiak N°04 E.E Benevenuto Torres

    1-(E) Pois se a massificação corresponde a criação de meios de comunicação onde a grande parte da população se alicia através de recursos de grande atração como o comercial , posso entender que muitas escolhas do seres humanos que passam a virar gosto são então escolhas alineadas pelas grandes empresas que por vez se adpitam ao gostos de seus públicos alvos ficando sempre atentos ao que mais sai em disparada nas vendas.

    2-(B,D,E) Essas questões remete a forma na qual as empresas manipula os clientes até que ele possa percebe que realmente precisa daquele produto de forma que induza a comprá-lo

    3-(C) Pois são semelhantes pelo simples fato de que indualizam as pessoas a pensarem que precisam daquele especico produto para te satisfazer e realizar em algum aspecto. Além disso um liga ao outro pelo simples fato de que nos dias atuais á muita concorrência entre todas as redes de produto seja lá qual for e a empresa ou comércio precisa demonstrar o seu produto de forma única para que alcance o sucesso , para isso é oferecido como forma de recurso e escolha a comunicação de massa como meio de um deles.

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  52. Olá Régis, dei uma navegada pelo seu blog e gostei muito, principalmente pelo fato de ter muitos links, isto é, percebe-se que você trabalha o blog já faz muito tempo(...). Parabéns!!! Vou indicar seu blog também às pessoas que se interessam por sociologia, geografia e história. Grande abraço !!

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