segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

DIVERSIDADE SOCIAL - SOCIOLOGIA 2º ANO 1º BIMESTRE



Diversidade Social

A desigualdade social vem muito acentuada no Brasil, que é o oitavo país que tem o maior índice de desigualdade social e econômica no mundo. Um bom exemplo que pode ser dado da desigualdade do Brasil é o estado da miséria, a extrema condição de renda, os salários baixos, a fome, o desemprego, a violência, a marginalidade, etc.
A Diversidade social baseia-se em três realidades humanas:
  1. Cada indivíduo é único
  1. Os indivíduos e suas sociedades estão inter-relacionados e interdependentes.
  1. As sociedade e culturas são dinâmicas: as mudanças podem ser rápidas ou graduais, mas irão sempre afetar diferentes membros da sociedade de modo a refletir as diferenças em termos de poder e status.
Podemos dizer que a diversidade social é composta por todas as raças, crenças, modos de vida, todo tipo de cultura, todas as classes sociais, etc. Significam expressões culturais, diferenças físicas, étnicas, crenças, modos de vida, classes sociais, etc.
A desigualdade social não é acidental, e sim produzida por um conjunto de relações que abrangem as esferas da vida social. Na economia existem relações que levam a exploração do trabalho e a concentração da riqueza nas mãos de poucos. Na política, a população é excluída das decisões governamentais.
Costumamos dizer e ouvir que somos o povo brasileiro! Que vivemos no país do futebol e do carnaval. Pelo menos é assim que nos veem os outros povos, na maioria das vezes. Contudo, quando somos indagados e questionados sobre nossa identidade nacional, ou seja, que povo realmente somos, e qual o sentido da nossa formação enquanto nação, ficamos na maior “crise de identidade”. Ora, como definir quem realmente somos em meio à diversidade cultural? Dessa forma, o Brasil da diversidade é, ao mesmo tempo, o país da desigualdade.


Org . Rég!s
Fonte :  http://www.sociologialegal.com.br/diversidade-social/

VÍDEO SOBRE DIVERSIDADE SOCIAL  : 






Acesse !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário