terça-feira, 30 de setembro de 2014


AVALIAÇÃO DE HISTORIA 7ºANO
1 - Em 1095, o papa Urbano II convocou expedições com o intuito de retomar a Terra Sagrada. Os cruzados (como ficaram conhecidos os expedidores) receberam esse nome por carregarem uma grande cruz, principal símbolo do cristianismo, estampada nas vestimentas. Em troca da participação ...
a ) ganhariam o reconhecimento do papa .
b ) ganhariam a salvação eterna .
c )  ganhariam o direito de comandar feudos .
d ) ganhariam o direito de saquear as posses dos infiéis
e ) ganhariam o perdão de seus pecados.

2 - A primeira (1096 – 1099) não tinha participação de nenhum rei. Formada por cavaleiros da nobreza, em julho de 1099, tomaram Jerusalém. A segunda (1147 – 1149) fracassou em razão das discordâncias entre seus líderes Luís VII, da França, e Conrado III, do Sacro Império. Em 1189, Jerusalém foi retomada pelo sultão muçulmano Saladino. A terceira cruzada (1189 – 1192), conhecida como ‘”Cruzada dos Reis”, contou com a participação do rei inglês Ricardo Coração de Leão, do rei francês Filipe Augusto e do rei Frederico Barbarruiva, do Sacro Império. Nessa cruzada foi firmado um acordo de paz entre Ricardo e Saladino, autorizando os cristãos a fazerem peregrinações a Jerusalém. A quarta cruzada (1202 – 1204) foi financiada pelos venezianos, interessados nas relações comerciais. A quinta (1217 – 1221), liderada por João de Brienne, fracassou ao ficar isolada pelas enchentes do Rio Nilo, no Egito. A sexta (1228 – 1229) ficou marcada por ter retomado Jerusalém, Belém e Nazaré, cidades invadidas pelos turcos. A sétima (1248 – 1250) foi comandada pelo rei francês Luís IX e pretendia, novamente, tomar Jerusalém, mais uma vez retomada pelos turcos. A oitava (1270) e última cruzada foi um fracasso total. Os cristãos não criaram raízes entre a população local e sucumbiram. Neste sentido podemos afirmar que :
a ) As Cruzadas não conseguiram seus principais objetivos, mas tiveram outras consequências como o enfraquecimento da aristocracia feudal, o fortalecimento do poder real, a expansão do mercado e o enriquecimento do Oriente.
b) As Cruzadas conseguiram seus principais objetivos, mas tiveram outras conquistas como o enriquecimento da aristocracia feudal, o enfraquecimento do poder real, a retração do mercado e o além do empobrecimento do Oriente.
c ) As Cruzadas não conseguiram seus principais objetivos, mas tiveram outras conquistas como o enriquecimento da aristocracia feudal, o enfraquecimento do poder real, a retração do mercado e o além do empobrecimento do Oriente.
d ) As Cruzadas não conseguiram seus principais objetivos, mas tiveram outras conquistas como o enriquecimento da aristocracia feudal, o fortalecimento do poder real, a expansão do mercado e o além do empobrecimento do Oriente.
e ) As Cruzadas não conseguiram seus principais objetivos, mas tiveram outras consequências como o fortalecimento da aristocracia feudal, o enfraquecimento do poder real, a diminuição do mercado e o empobrecimento do Oriente.

3- Segundo o bispo de Laon , Aldeberão  , do século X , a casa de Deus era formada por três  grupos : os que oravam , os que guerreavam e os que  trabalhavam . A sociedade a que ele faz referencia denomina-se :

a ) Feudal
b ) estamental
c ) cristã
d ) medieval
e ) religiosa

4 – A relação que mantinha os trabalhadores presos à terra e subordinados a uma serie de obrigações em serviços e impostos estava baseado na ( no ) :

a ) Servidão
b ) Colonato
c ) feudalismo
d ) campesinato
e ) escravidão

5 - Havia vários ritos entre os nobres para celebrar esse pacto de __________. No momento da assinatura do termo de doação de terras ou concessão de favores do _____________ (senhor mais rico) ao ___________ (senhor mais pobre) um beijo entre os dois poderia selar o acordo, além de o __________ ajoelhar-se perante o ____________. Podia-se receber também a investidura, que era um ramo de folhas ou outro objeto entregue pelo ____________ ao ___________. As investiduras funcionavam como símbolo das terras que a eles estavam sendo concedidas. As lacunas  podem ser  preenchidas corretamente  com a alternativa :

a ) fidelidade , suserano , vassalo , vassalo , suserano , suserano , vassalo .
b ) fidelidade , vassalo , vassalo , vassalo , suserano , suserano , suserano
c ) lealdade , vassalo , vassalo , suserano , suserano , vassalo , suserano
d ) fidelidade , vassalo , vassalo , vassalo , suserano , suserano , suserano
e ) lealdade , suserano , vassalo , vassalo , suserano , suserano , vassalo .

6 -  Ao convertermos os séculos (  V ;  XV e  XVII )   teremos que o  inicio e o termino destes são :

a ) 401 – 499 , 1501 – 1600 e  1601 – 1799
b ) 401 – 501 , 1501 – 1601 e  1601 – 1701
c ) 400 – 500 , 1499 -  1500 e  1601 – 1700
d ) 401 – 500 , 1401 – 1500 e  1601 -  1700
e ) 499 – 500 , 1499 – 1500 e  1699 -  1700

7 - Assinale  com  (  V  ) para verdadeiro e ( F ) para falso ; as características do sistema feudal , que começou a se estruturar na Europa ao final do Império Romano do Ocidente (século V), atingiu seu apogeu no século X e praticamente desapareceu ao final do século XV:

(    ) Regime de trabalho servil
(    ) Fragmentação política
(    ) Economia agrária
(    ) Estado centralizado.
(    )Ausência de mobilidade social
(    ) Intensa mobilidade social
(    ) economia urbana
(    ) Ausência de moedas
(    ) Principal setor de produção : agricultura
(    ) Intenso comércio

a)      V ,V ,V,F ,V , F ,F ,V ,V e F
b)      V ,F ,V,F , F , F ,F ,V ,V e F
c)      F ,V ,F, F ,V , F ,F ,V ,V e F
d)      V ,V ,V,F ,V , F ,F ,V ,V e V
e)      V ,V ,F,F ,V , F ,F ,V ,V e F
8 - Arte de ilustração dos livros antigos, manuscritos, preparada a mão, em geral destinada a ornamentar as primeiras letras de uma página, que ocupavam boa parte do espaço destinado ao texto. Os motivos das pinturas eram folhas, cipós, ramos, florais. Por vezes, a pintura margeava toda a página. In:  www.dicionarioinformal.com.br/iluminura  / Os monges da Abadia sabiam lidar bem com as iluminuras, dedicavam boa parte do dia nessa tarefa, que entre eles era um sinal de status.  .  Qual dessas imagens  é uma iluminura ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário