domingo, 1 de setembro de 2013

QUESTÕES PARA O OITAVO ANO - HISTORIA REVOLUÇÃO FRANCESA E PERÍODO NAPOLEÔNICO


        :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::                             :::   Os alunos devem copiar ou imprimir as questões , colar no caderno ;      :::
        :::   pois os alunos passarão por avaliação . Para responder as questões       :::
        :::   realizar pesquisas na internet e no livro didático   . As respostas              :::
        :::                     somente serão  aceita com justificativas .                                     :::                           ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

                   
    VEJA UM VÍDEO PARA MELHOR FIXAR A HISTORIA 
  VEJA UM VÍDEO PARA MELHOR FIXAR A HISTORIA 


1. Quais das afirmativas abaixo apresentam, de modo correto, acontecimentos da Revolução Francesa nos quais os diversos grupos sociais e políticos implementaram ações que transformaram a sociedade da época?

I - Instalada a Assembléia Nacional ( 1789 ), os constituintes se apressaram em formular a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
II - Grupos camponeses promoveram invasões e saques em propriedades rurais, influenciando a decisão da Assembléia Nacional de abolir os direitos feudais.
III - Durante a Convenção ( 1792-1794 ), houve a implantação da República e a adoção do sufrágio universal.
IV - O governo de Napoleão Bonaparte decretou o Código Civil, que incorporou na legislação francesa os princípios liberais burgueses.

Estão corretas:
 a) Se somente I, III e IV estão corretas.
b) Se somente I, II e IV estão corretas
c) Se somente II, III e IV estão corretas
d) Se somente I e III estão corretas.
e) Se todas as afirmativas estão corretas
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. A Revolução Francesa (1789-1799) marca o início da chamada Idade Contemporânea. Suas realizações constituem-se nos fundamentos de nossa sociedade atual.
Sobre esse evento tão importante, é correto afirmar:
a) O Diretório foi a fase mais curta da Revolução, sendo o responsável pela promulgação da constituição e pelo decreto do ensino público e gratuito como direito do cidadão e dever do Estado.
b) O Império Napoleônico foi a fase mais longa da Revolução, proclamado pelo plebiscito que derrubou a república em favor do general comandante do exército revolucionário francês.
c) A Convenção foi a primeira fase da Revolução, sendo a mais longa de todas e a responsável pela manutenção do Rei, formando uma monarquia constitucional que só veio a cair com o Golpe do 18 Brumário.
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. A determinação do rei Luís XVI, em maio de 1789, de convocar a Assembléia dos Estados Gerais com o objetivo de solucionar a crise econômica, é identificada como um dos momentos iniciais da Revolução Francesa. A Assembleia era formada por representantes dos principais setores da hierarquia social. Nesse contexto, relacione os Estados Gerais à sua respectiva composição social.

(1) Primeiro Estado.

(2) Segundo Estado.

(3) Terceiro Estado.

( ) burguesia.

( ) nobreza.

( ) camponeses.

( ) clero.

A seqüência correta é

a) 3, 2, 2, 1

b) 2, 1, 3, 2

c) 3, 2, 3, 1
  JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  
4. Dentre os acontecimentos político-sociais abaixo, NÃO pertence à Era Moderna (Século XVI–XVIII):
a) Defenestração de Praga
b) Tomada da Bastilha
c) Revolta do Chá em Boston
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. O texto a seguir é uma carta escrita na França em 1767 pelo senhor Rohan-Chabat:

“(...) vosso sogro nasceu rendeiro e camponês das terras de Jarnac; ele não pode se subtrair; sem autorização do rei, nosso senhor comum, ao mais leve direito imposto, desde séculos pelos antigos possuidores da terra que seus pais cultivaram (...) Deve saber também que lhe acontecerá uma desgraça, a ele e a todos com quem se juntar.”

OSTERMAN, Nilse W. e KUNZE, Iole C. Às armas cidadãos. São Paulo: Atual, 1995, p. 20.

A carta demonstra que

a) os nobres eram solidários com os milhões de camponeses submetidos à miséria, às vésperas da Revolução Francesa.
b) os camponeses eram ameaçados por uma aristocracia agrária no Antigo Regime.
c) a Revolução Francesa havia garantido a liberdade ao cidadão e era impossível ao senhor o controle de seus camponeses.
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. O Tratado de Viena, assinado em 1815, tinha por principal objetivo
a) estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revoluções, consolidando o princípio da legitimidade monárquica.
b) ratificar a supremacia da Prússia, no contexto político da Europa Ocidental, para garantir o triunfo de uma onda contra-revolucionária.
c) assegurar ao Império Austro-Húngaro o controle da Europa Continental, assim como da Inglaterra, a fim de impedir a expansão da Rússia.
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. O fim da Era Napoleônica implicou em novas relações internacionais e coincidiu com o questionamento dos domínios coloniais das grandes nações européias.

Sobre o mundo político ocidental, após o Congresso de Viena, é correto afirmar:

a) A Santa Aliança buscava combater as ameaças internas da Europa e as independências na América.

b) A separação entre questões de fé e razões de Estado foi pilar básico da ideologia da Santa Aliança.

c) A conjuntura foi favorável à França, pois ampliou do seu território.
  JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


8. Sobre o Império Napoleônico, assinale o que for correto.
I. Napoleão decretou o Bloqueio Continental contra a Inglaterra com o claro objetivo de prejudicar sua economia.
II. Napoleão, ao decretar o Bloqueio Continental , planejava derrotar a Rússia, posto que a vastidão territorial do país impossibilitava sua invasão.
III.Bloqueio Continental, entre outras coisas, pretendia garantir a exclusividade dos produtos franceses nos mercados da Europa.

Estão corretas:
a) Apenas I e II.
b) Apenas III.
c) Apenas I e III.
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Sobre o Império Napoleônico, assinale o que for correto.
a) O poder de Napoleão, gradativamente, tornou-se absoluto.
b) Com a derrota de Napoleão, a França implantou definitivamente a República.
c) Obras públicas, como canais, estradas, portos, atividades industriais e agrícolas, foram impulsionadas, possibilitando o fortalecimento da economia francesa.
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. NÃO era objetivo do Congresso de Viena (1815):
a) Redefinir a política européia segundo os interesses conservadores e dificultar a expansão das idéias
revolucionárias.
b) Desenvolver uma política de neutralidade, onde quer que o regime absolutista estivesse ameaçado.
c) Reorganizar o mapa político europeu, profundamente alterado durante a expansão napoleônica.
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 - Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que representou uma consolidação das idéias da Revolução Francesa.
a) O impedimento do retorno do uso de títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e pela burguesia francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.
b) A criação do Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência, vigora até hoje na França.
c) A abolição da escravidão nas colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
d) A realização de uma reforma agrária, prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.
e) A criação da Constituição Civil do Clero, que proibiu toda forma de culto religioso no território francês.
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12 - Entre 1814-1815, representantes das nações européias reuniram-se no chamado Congresso de Viena. As principais discussões desses encontros giraram em torno:
a) Da adoção do Código Napoleônico por todos os Estados europeus, como forma de modernizar as instituições sociais e adequá-las ao desenvolvimento capitalista do período.
b) Da reorganização da Europa após as guerras napoleônicas, procurando garantir à burguesia os avanços conquistados após anos de revoluções.
c) Da definição de fronteiras e governantes europeus a partir da idéia de legitimidade, isto é, a restauração do poder e das divisões territoriais anteriores à Revolução Francesa.
d) Da necessidade de banir definitivamente os princípios fundamentais do Antigo Regime, tais como a desigualdade jurídica, a dominação aristocrática e o absolutismo.
e) Da implementação do Parlamentarismo como a única forma de garantir a dominação aristocrática e a restauração das dinastias destronadas pelas revoluções.
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13 - Por volta de 1811, o Império napoleônico atingiu o seu apogeu. Direta ou indiretamente, Napoleão dominou mais da metade do continente europeu. Tal conjuntura, no entanto, reforçou os sentimentos nacionalistas da população dessas regiões. A idéia de nação, inspirada nas próprias concepções francesas, passou a ser uma arma desses nacionalistas contra Napoleão.
Assinale a afirmação correta, relativa à conjuntura acima delineada.
a) Após o bloqueio continental, em todos os Estados submetidos à dominação napoleônica, os operários e os camponeses, beneficiados pela prosperidade econômica, aluaram na defesa de Napoleão contra o nacionalismo das elites locais.
b) A Inglaterra, procurando manter-se longe dos problemas do continente, isolou-se e não interveio nos conflitos desencadeados pelos anseios de Napoleão de construir um Império.
c) A Espanha, vinculada à França pela dinastia dos Bourbon desde o século XVIII, não reagiu à dominação francesa. Em nome do respeito às suas tradições e ao seu nacionalismo, a Espanha aceitou a soberania estrangeira imposta por Napoleão.
d) Em 1812, Napoleão estabeleceu sólida aliança com o Papa, provocando a adesão generalizada dos católicos. Temporariamente, os surtos nacionalistas foram controlados, o que o levou a garantir suas progressivas vitórias na Rússia.
e) Herdeira da Filosofia das Luzes, a idéia de nação, tal como difundida na França, fundou-se sobre uma concepção universalista do homem e de seus direitos naturais. Essa concepção, porém, pressupunha o princípio do direito dos povos de dispor sobre si mesmos.
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14 - A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, encontra-se associada, EXCETO:
a) à submissão lusitana em relação aos interesses ingleses.
b) à expansão napoleônica no continente europeu.
c) à necessidade de recrudescimento do pacto colonial.
d) à busca de segurança para o trono português.
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15 - Considere as afirmações a seguir, referentes ao período napoleônico.
I - Um dos objetivos do Bloqueio Continental era anular a defasagem industrial da França em relação à Inglaterra.
II - As Guerras Napoleônicas produziram desdobramentos de cunho político na América do Sul.
III - A expansão napoleônica debilitou os fundamentos do Antigo Regime europeu e estimulou o surgimento dos nacionalismos.
IV - O Bloqueio Continental possibilitou a hegemonia do capitalismo industrial francês em toda a Europa.
V - O Congresso de Viena confirmou, na Europa, os avanços sociais e políticos conquistados durante a Revolução Francesa.
Quais estão corretas?
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas III, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

16 - A respeito do Golpe do 18 Brumário é correto afirmar que:         
a) a ditadura bonapartista atendeu aos interesses da burguesia francesa.
b) provocou a convocação da Assembléia Nacional Constituinte.
c) reforçou a composição política entre girondinos e jacobinos.
d) a ditadura napoleônica instituiu o Terror.
e) aprovou a Declaração dos Direitos do Homem
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

17 - “Minha maior glória não consistiu em ter ganho quarenta batalhas; Waterloo apagará a memória de tantas vitórias. O que nada apagará, o que viverá eternamente, é o meu Código Civil.”         Napoleão Bonaparte
O Código Civil Napoleônico, promulgado em 1804, assegurava:
a) que os reis franceses só poderiam aumentar impostos ou alterar as leis com a aprovação do Grande Conselho, composto por membros do clero, burgueses e nobres.
b) as conquistas burguesas, como a igualdade do indivíduo perante a lei, o direito à propriedade e a proibição da organização de sindicatos de trabalhadores e das greves.
c) uma organização da Europa em novas bases econômicas e sociais, fixando uma bipolarização ideológica marcada pela tensão internacional, o que reativou o confronto com a Inglaterra.
d) a harmonização dos interesses conflitantes do capital e do trabalho dentro dos quadros das corporações, defendendo que tudo deveria ser feito para a nação, pois esta representava a mais alta forma de sociedade.
e) um planejamento econômico e social baseado na intervenção do Estado na economia, através de investimentos estatais de monta, estimulando uma política de pleno emprego.
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

18 - O Congresso de Viena, de 1815, reuniu representantes dos países europeus com o objetivo de:
a) apoiar a Doutrina Monroe para impedir a recolonização da América.
b) organizar uma aliança militar para conter a expansão napoleônica no continente.
c) combater as idéias socialistas difundidas pelos operários nas indústrias.
d) reorganizar o mapa político europeu e promover a paz entre os países beligerantes.
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

19 - Assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas:
Sobre o Código Civil elaborado no período napoleônico, podemos afirmar:
(    ) Na elaboração houve a atuação direta de Napoleão, embora houvesse uma comissão de quatro membros para elaborá-la.
(    ) Traduziu concretamente os princípios da Declaração dos Direitos do Homem: liberdade individual, de trabalho, de consciência; Estado leigo; igualdade perante a Lei.
(    ) Proibia a fortuna herdada, a fortuna adquirida e a propriedade privada.
(    ) Destacava e protegia o trabalho assalariado e estimulava as coalizões operárias.
(    ) Subordinava a mulher ao homem, mantinha o divórcio e restabelecia a escravidão nas colônias.
a) F, V, V, F, F
b) V, F, F, V, F
c) F, V, F, V, V
d) V, V, F, F, V
e) V, F, V, V, F
 JUSTIFIQUE __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


10 - Forme uma frase com as seguintes palavras: Bloqueio Continental, Inglaterra, Napoleão e França.

FRASE____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________














































1 e – 2 b – 3 c – 4 a – 5 b
6 a –7 a – 8 c – 9 c –10 a


29 comentários:

  1. Leticia Alves Amatti numero 19 serie 7c..... o vídeo fala como o napoleão virou imperador... primeiro o golpe 18 brumario segundo a burguesia e políticos do diretório escolhe o napoleão terceiro o fim da grise pois o povo estava com medo e o pais estava com uma grise financeira quarto o napoleão conquista a confiança do povo francês e por fim ele se declara imperador

    ResponderExcluir
  2. A Era Napoleônica tem ínicio após o Golpe de Estado do 18 Brumário, que foi o que marcou o final do processo revolucionário na França.
    Napoleão Bonaparte é considerado, para muitos franceses, o governante mais bem-sucedido da história da França. Algumas pessoas dizem que ele foi tão bem-sucedido devido sua habilidade como estrategista, seu espírito de liderança e seu talento para empolgar os soldados com promessas de glória e riqueza após cada vitória.
    Podemos dividir o governo de Napoleão em três períodos: Consolado, Império e Governo dos cem dias.
    Império
    O Império foi implantado definitivamente após a mobilização da opinião pública.
    Consulado
    Este período se caracterizou pela recuperação econômica e pela reorganização jurídica e administrativa na França.
    Governo dos cem dias
    Napoleão conseguiu fugir da Ilha de Elba e voltar a França em março de 1815. Ele foi recebido em Paris como herói e com gritos de “viva o imperador!”, ele se instalou no poder, obrigando a família real a fugir, mas a sua permanência no poder durou apenas cem dias.
    Rafael nº27 7ªC

    ResponderExcluir
  3. professor eu sou Gustavo h 7ª c eu assisti só o video pois nao achei o texto este video explica muito bem mas nao acho que estou ronto para prova pq nao achei o texto mas deu para indenter um pouco mais a matéria

    ResponderExcluir
  4. Eu Leticia Alves Amatti 7serie c numero 19.... o video fala do golpe 18brumario,brugeuseia e politicos do diretorio a escolhe do napoleao, o fim da grise pois o povo estava com medo e o pais estava com uma grise financeira, o napoleao coquista a cofiança do povo frances e por fim ele se declara imperador da fraça e ele lidero por 15anos

    ResponderExcluir
  5. Bruno Henrique, número 5, 7a. série C - O vídeo fala de quem foi Napoleão. Ele foi general na França em 1796 e se destacou na campanha da Itália durante a Revolução Francesa.
    Minha opinião: Gostei muito do vídeo, me ensinou bastante.

    ResponderExcluir
  6. Sou o Bruno Henrique, número 5, da 7a série C.
    O vídeo fala de quem foi Napoleão, que foi general da França em 1796 e se destacou na campanha italiana durante a Revolução Francesa. Gostei muito do vídeo, me ajudou a entender a matéria.

    ResponderExcluir
  7. Eu matheus marques 6serie c nomero 27
    o video fala do golpe 18 brugeuseia burguesia politicos do diretoreo e fim da crise generalizada que conquista confiança dos franseces

    ResponderExcluir
  8. Eu matheus marques 6serie c nomero 27
    o video fala do golpe 18 brugeuseia burguesia politicos do diretoreo e fim da crise generalizada que conquista confiança dos franseces

    ResponderExcluir
  9. Eu matheus marques 6serie c nomero 27
    o video fala do golpe 18 brugeuseia burguesia politicos do diretoreo e fim da crise generalizada que conquista confiança dos franseces

    ResponderExcluir
  10. Eu Vitor de Paula 7ªC número 32 - Gostei Bastante do Vídeo Pois é Fácil de se Entender e dá uma Boa explicação sobre quem foi Napoleão também sobre o golpe 18 brumário,burguesia e políticos do diretório a escolha de Napoleão .

    ResponderExcluir
  11. ana laura ferreira alexandre n3 7seriec .....napoleao foi um homem do general exercito, que liderou a frança por 15 anos, pois o povo confiou nele.e houve a crise do dinheiro e da pilitica.

    ResponderExcluir
  12. EU Hugo Henrique Huck da 6serie C numero13.
    O video fala do golpe 18brumario,brugeuseia e politicos do diretorio a escolhe o Napoleao,a sim o fim da grise pois o povo tava com muito medo e o Pais em crise financeira .O Napoleao conquistou a confianca do povo frances,e por utimo ele se declara imperador de toda a Franca e ele liderou por 15 anos.

    ResponderExcluir
  13. eu Hugo Henrique Huck,numero13 da 6serie C
    O video fala do golpe 18brumario,brugeuseia da politicos do diretorio a escolher o napoleao. O fim da grise pois o povo estava com muito medo, e o pais estava com uma grise financeira grave. O Napoleao coquista a cofiança do povo frances. E por fim ele se declara imperador da fraça, e ele liderou por 15anos

    ResponderExcluir
  14. eu Hugo Henrique Huck,numero13 da 6serie C
    O video fala do golpe 18brumario,brugeuseia da politicos do diretorio a escolher o napoleao. O fim da grise pois o povo estava com muito medo, e o pais estava com uma grise financeira grave. O Napoleao coquista a cofiança do povo frances. E por fim ele se declara imperador da fraça, e ele liderou por 15anos

    ResponderExcluir
  15. eu Hugo Henrique Huck,numero13 da 6serie C
    O video fala do golpe 18brumario,brugeuseia da politicos do diretorio a escolher o napoleao. O fim da grise pois o povo estava com muito medo, e o pais estava com uma grise financeira grave. O Napoleao coquista a cofiança do povo frances. E por fim ele se declara imperador da fraça, e ele liderou por 15anos

    ResponderExcluir
  16. eu Hugo Henrique Huck,numero13 da 6serie C
    O video fala do golpe 18brumario,brugeuseia da politicos do diretorio a escolher o napoleao. O fim da grise pois o povo estava com muito medo, e o pais estava com uma grise financeira grave. O Napoleao coquista a cofiança do povo frances. E por fim ele se declara imperador da fraça, e ele liderou por 15anos

    ResponderExcluir
  17. eu sou HUGO HENREQUE HUCK da 6serie C
    o video fa-la do golpe 18brumario,brugeuseia e politicos do diretorio a escolhe do napoleao, o fim da grise pois o povo estava com medo e o pais estava com uma grise financeira, o napoleao coquista a cofiança do povo frances e por fim lee se declara imperador da fraça e ele lidero por 15anos

    ResponderExcluir
  18. ana laura ferreira alexandre n3 7 serie c.... napoleao foi um general do exercito,e foi escolido para covernar a frança e a frança estava passando por a crise do dinheiro e da politica, o povo confiou no napoleao e assim liderou a frança por 15 anos.

    ResponderExcluir
  19. Eu sou guilherme henrique gomes leal 7 serie c numero 13 eu vi o video ele fala sobre o Napoleao Bonaparte um general do exercito frances e com a revoluçao fracesa se tornou o imperador e ele era absolutista e com isso conquistou muitas teras para a frança ele foi imperador frances por 15 anos o video e muito bom por q eu pude aprender sobre a historia da frança

    ResponderExcluir
  20. cleyton da 7c numero 8 . Regis eu tbm nao achei o texto,mais o video ajuda muito para a prova

    ResponderExcluir
  21. Oi Regis,

    Napoleão foi General do exército francês que dominou a Itália em 1796.
    Cobrava altos impostos dos ilatianos para salvar a França da crise finaceira da época.
    Participou do Golpe de 18 Brumario em 1799, onde chegou ao poder na França e ficou até 1815.

    ResponderExcluir
  22. Oi Regis,

    O video fala:
    Napoleão foi General do exército francês que dominou a Itália em 1796.
    Cobrava altos impostos do italianos para salvar a França da crise da época.
    Participou do Golpe de 18 Brumario em 1799, onde chegou ao poder na França e ficou até 1815.

    ResponderExcluir
  23. Paola Alves 7°c numero 23
    O video fala sobre quem foi Napoleão,e sobre sua tragetoria na frança, do golpe 18 de brumario, burguesia e politicos do diretorio,o fim da crise..

    ResponderExcluir
  24. vinicius de oliveira 7 serie c numero 31
    o vídeo fala sobre o 18 brumario , o pais estava em crise financeira e napoleão conquistou os francês e se declarou imperador da frança e se liderou por 15 anos

    ResponderExcluir
  25. vinicius de oliveira numero 31 7 serie c
    o vídeo fala sobre o 18 brumario,e a crise financeira do pais e napoleão conquistou os povos e se declarou imperador e se liderou por 15 anos

    ResponderExcluir
  26. Carlos Henrique Martinelli nº07 7ªC

    O vídeo mostra quando Napoleão foi general na frança e quando se destacou na Itália em uma campanha na Revolução Francesa.

    ASSISTI O VÍDEO PRA FAZER A PROVA DE RECUPERAÇÃO!

    ResponderExcluir
  27. minha prova ta igaul a esta que eu vou ter amanha

    ResponderExcluir