AVALIAÇÃO - HISTORIA - 7º ANO - 2º BIMESTRE
1 - A Peste Negra dizimou boa parte da população
européia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da
época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di
Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram
jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias,
cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (…) E
morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.” O testemunho de
Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante
parte do século XIV, sugere que :
a) o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos
tempos.
b) a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.
c) a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.
d) houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.
e) o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.
b) a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.
c) a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.
d) houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.
e) o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.
2 -
A peste negra, que dizimou grande parte da população européia no século XIV,
provocando escassez de mão-de-obra e alimentos, e sendo uma das causas da
decadência do feudalismo, pode ser descrita como:
a) a peste bubônica, transmitida por ratos infectados.
b) uma seca violenta que devastou as lavouras.
c) Nuvens de gafanhotos provenientes do norte da
África.
d) a cólera, trazida pelos cruzados quando retornavam
da terra santa.
e) fungos que surgiram pelo excesso de umidade,
atacando as plantações de cereais.
3
- Entre os fatores que explicam o
renascimento do comércio, a partir do século XI na Europa ocidental, podemos
apontar:
I - A invasão da Europa por diversos povos bárbaros que
estimularam as trocas comerciais.
II - Uma renovação das práticas agrícolas com a difusão
de instrumentos de trabalho como o arado de ferro, a foice e a enxada.
III - O movimento das cruzadas que, ao reabrir o
Mediterrâneo, intensificou os contatos com o Oriente.
Quais estão corretos?
a) Apenas I
b) Apenas I e II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e III
4
- “Há um consenso entre os historiadores
que a partir de meados da Baixa Idade Média, teria se iniciado o processo de
crise do sistema feudal, então predominante na Europa Ocidental." São
características da crise feudal, EXCETO
a) constantes invasões de povos bárbaros na Europa, que
teriam aumentado a partir do século V;
b) expansão predatória da exploração de terras, que
teria contribuído para o desgaste de sua fertilidade;
c) intenso desmatamento, que teria gerado a
alternância de períodos chuvosos e secos e alterações climáticas e ecológicas;
d) diminuição da produção agrícola associada ao
encarecimento dos produtos e ao esgotamento das minas de ouro e prata da
Europa;
e) aumento do número de nobres e de suas necessidades
de consumo, que teria aumentado consideravelmente o grau de exploração sobre a
massa camponesa.
5 - Todas as alternativas apresentam fatos que podem
ser associados à decadência do feudalismo, EXCETO:
a) a ocorrência da fome e da Peste Negra que dizimaram
a Europa na primeira metade do século XIV.
b) o aumento do número de cidades tanto de origem rural
como surgidas de acampamentos de mercadores.
c) o desenvolvimento da cavalaria, quase empenhou nas
Cruzadas e difundiu pelo mundo os valores cristãos.
d) o desenvolvimento das atividades comerciais nos
mares Mediterrâneo, Negro, do Norte e Báltico.
e) uma série de insurreições e perturbações sociais que
ocorreram na Europa Ocidental e atingiram a cidade e o campo.
6
- "Durante
o século XII, toda a extensão da Flandres converteu-se em um país de tecelões e
batedores.
O trabalho de lã, que até então se havia praticado somente nos campos, concentrou-se nas aglomerações mercantis que se fundavam por toda parte e animou um comércio cujo progresso era incessante. Formaram-se assim as incipientes manufaturas de Bruges, Ypres, Lille, Douai e Arras." (Henri Pirenne)
Podemos relacionar o conteúdo deste texto com:
a) as invasões bárbaras, que aceleraram a formação de "vilas" durante o Baixo Império Romano;
b) o Renascimento Comercial, que atingiu o interior o da Europa a partir do século XI;
c) as feiras de comércio local e internacional que se desenvolveram no interior da Europa;
d) as mudanças econômicas européias, que exigiram adaptações e mudanças no regime feudal;
e) as ligas de mercadores que impulsionaram o desenvolvimento mercantil no Mar do Norte, a exemplo da
Liga Hanseática.
O trabalho de lã, que até então se havia praticado somente nos campos, concentrou-se nas aglomerações mercantis que se fundavam por toda parte e animou um comércio cujo progresso era incessante. Formaram-se assim as incipientes manufaturas de Bruges, Ypres, Lille, Douai e Arras." (Henri Pirenne)
Podemos relacionar o conteúdo deste texto com:
a) as invasões bárbaras, que aceleraram a formação de "vilas" durante o Baixo Império Romano;
b) o Renascimento Comercial, que atingiu o interior o da Europa a partir do século XI;
c) as feiras de comércio local e internacional que se desenvolveram no interior da Europa;
d) as mudanças econômicas européias, que exigiram adaptações e mudanças no regime feudal;
e) as ligas de mercadores que impulsionaram o desenvolvimento mercantil no Mar do Norte, a exemplo da
Liga Hanseática.
7 - As cidades medievais desenvolveram-se
entre os séculos XI e XII devido:
a) à ampliação do comércio interno e externo;
b) ao desejo dos senhores feudais de vê-las emancipadas;
c) ao amparo dado pela Igreja aos burgueses;
d) à compra de suas liberdades pelos vilões;
e) n.d.a.
a) à ampliação do comércio interno e externo;
b) ao desejo dos senhores feudais de vê-las emancipadas;
c) ao amparo dado pela Igreja aos burgueses;
d) à compra de suas liberdades pelos vilões;
e) n.d.a.
8 - As cruzadas
no Oriente Médio (séculos XI-XIII) tiveram profunda repercussão sobre o
feudalismo porque, entre outros motivos,
a) diminuíram o prestígio da Santa Sé, em
virtude da separação das Igrejas cristãs de Roma e de Bizâncio.
b) impediram os contatos culturais com
civilizações refinadas como a bizantina e a árabe.
c) aceleraram o
comércio e o desenvolvimento de manufaturas, promovendo o crescimento de uma
nova camada social.
d) desintegraram o sistema de comércio com
o Oriente, gerando a decadência dos portos de Veneza, Gênova e Marselha.
e) estimularam a expansão da economia agrária, que
minou a economia monetária dos centros urbanos.
9 - A peste negra, que dizimou cerca de um terço da população européia, as
revoltas camponesas ocasionadas pelo precário equilíbrio da produção agrícola,
e a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, foram responsáveis:
a) pela formação da sociedade
feudo-clerical.
b) pela crise do mercantilismo econômico.
c) pelo fortalecimento da nobreza em
detrimento do poder real.
d) pela aceleração da crise do
absolutismo.
e) pela crise do feudalismo e
consolidação do poder real.
10 - Uma das
conseqüências das Cruzadas foi a consolidação do renascimento comercial
europeu, ao
a) interromper a expansão dos francos do
Norte da Europa e ao impedir que o comércio ficasse monopolizado pelas cidades
de Antuérpia e Amsterdã.
b) expulsar os
árabes do Mediterrâneo e ao permitir o domínio do comércio pelas cidades
italianas, na região, principalmente Gênova e Veneza.
c) estender o controle comercial do
pontificado romano a todo o continente, favorecendo as cidades de Flandres e
Champagne.
d) possibilitar a apropriação pelos
mercadores europeus dos centros comerciais dominados pelos bretões e
florentinos.
e) generalizar o comércio baseado na troca direta,
herdado dos povos germanos e saxões.
AVALIAÇÃO - HISTORIA 8º ANO - 2º BIMESTRE
1. Podemos apontar como uma das principais causas da
Revolução Francesa:
A -
A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e
trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela
monarquia absolutista.
B -
A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema
político da França.
C -
As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e
ministros.
D -
As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
2.
Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é verdadeiro afirmar que:
A -
Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de renda.
B -
A estrutura social da população francesa não era estratificada.
C -
Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais privilegiadas.
D -
O clero e a nobreza possuíam muitos privilégios, entre eles a isenção
tributária (não pagavam impostos).
3.
Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa foi:
A -
A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa) em 14 de
julho de 1789.
B -
A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e implantação
da República.
C -
A decretação de leis que garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
D -
O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI.
4.
Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam?
A -
Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime monárquico
na França.
B -
Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na política
francesa.
C -
Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior participação
popular no governo.
D -
Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria evitar uma
participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
5.
Qual era o lema dos revolucionários francesa, que resumia muito bem os anseios
do Terceiro Estado?
A -
"Liberdade, Paz e Justiça".
B -
"Paz, Pão e Terra".
C -
"Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
D -
"Liberdade ainda que tardia".
6 - A Revolução Francesa representou
um marco da história ocidental pelo caráter de ruptura em relação ao Antigo
Regime. Dentre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:
a) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia contra os privilégios do clero e da nobreza.
b) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial.
c) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert.
d) o apoio da monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza.
e) o fortalecimento da monarquia dos Bourbons, após a participação vitoriosa na guerra de independência dos E.U.A.
7- No contexto da Revolução Francesa, a
organização do Governo Revolucionário significou uma forte centralização do
poder: o Comitê de Salvação Pública, eleito pela Convenção, passou a ser o
efetivo órgão do Governo... . Havia ainda o Comitê de Segurança Geral, que
dirigia a polícia e a justiça, sendo que estava subordinado ao Tribunal
Revolucionário que tinha competência para punir, até a morte todos os suspeitos
de oposição ao regime. O conjunto de medidas de exceção adotadas pelo Governo
revolucionário deram margem a que essa fase da Revolução viesse a ser conhecida
como:
a) os Massacres de Setembro.
b) o Golpe do 18 de Brumário.
c) o Grande Medo.
d) O Período do Termidor.
e) o Período do Terror.
8- Na
Revolução Francesa, foi uma das principais reivindicações do Terceiro Estado:
a) a manutenção da divisão da sociedade em classes rigidamente definidas.
b) a concessão de poderes políticos para a nobreza, preservando a riqueza dessa classe social.
c) a abolição dos privilégios da nobreza e instauração da igualdade civil.
d) a união de poderes entre Igreja e Estado, com fortalecimento do clero.
e) o impedimento do acesso dos burgueses às funções políticas do Estado.
AVALIAÇÃO - GEOGRAFIA - 9º ANO - 2º BIMESTRE
Questão 01
Texto 01
O Presidente americano Franklin D. Roosevelt foi o idealizador da ONU .
Mas , desde 1943 , ele enxergava a futura organização não como uma “ liga da
paz “ , fraca e impotente , mas como um instrumento das grandes potencias
para conservar a paz pela força .
Texto 02
Em 2000 a
ONU lançou os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio como um compromisso para
diminuir a desigualdade e melhorar o desenvolvimento humano no mundo .
A partir da analise do texto , é correto
afirmar que :
a) Os dois textos apontam a ONU como uma
instituição internacional cujo objetivo é promover a paz e o desenvolvimento
mundial
b) Os dois textos questionam a
representatividade mundial da ONU
c) A atuação da ONU esta restrita às
negociações para impedir conflitos
armados entre os paises .
d) os dois textos são contraditórios e
retratam a atuação da ONU na promoção de
intervenções militares
e ) NDA
Questão 02
Todos os seres humanos nascem
livres e iguais em dignidade e em direitos . São dotados de razão e consciência
e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade ( ...
) ( Artigo 1º )
Entende-se que o documento da
ONU recomenda a todos os paises a :
a ) Manutenção da liberdade de comunicação e
informação .
b ) Garantia de direitos , independente de
sexo , cor ou crença .
c ) Prisão arbitraria daqueles que fazem
oposição aos governos
d ) Restrição à liberdade de pensamento e ir e
vir .
e ) NDA
Questão 03
Abaixo esta uma postagem feita no blog do Professor
Reg!s :
Neste sentido podemos afirmar
que :
a
) 25°- Toda pessoa tem direito a um
nível de vida suficiente para lhe assegurar
à sua saúde e bem-estar,
principalmente quanto à vestuário, ao alojamento, à assistência médica e aos
serviços sociais necessários, e o direito à segurança em caso de desemprego, na doença, na invalidez, na
viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por
circunstâncias que dependam da sua
vontade.
b
) 25°- Toda pessoa tem direito a um
nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o
bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à
assistência médica e aos serviços sociais necessários, e o direito à segurança
no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos
de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua
vontade.
c) 01°- Nem Toda pessoa tem direito a um bom
nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a satisfação
pessoal ,, principalmente quanto à educação , ao vestuário, ao acesso a
informação e aos serviços sociais
necessários, e o direito à segurança em caso de assaltos , e ou noutros casos
de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua
vontade.
d) 01°- Toda pessoa tem direito a um bom nível
de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a satisfação pessoal ,,
principalmente quanto à educação , ao vestuário, ao acesso a informação e aos serviços sociais necessários, e o
direito à segurança em caso de assaltos , e ou noutros casos de perda de meios
de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.
e) NDA
AVALIAÇÃO - HISTORIA - 9º ANO - 2º BIMESTRE
1 - Assinale a alternativa correta :
a) O
Fascismo, que predominou na Itália com Mussolini (desde 1922) e o nazismo, que
predominou na Alemanha com Hitler (desde 1933), surgiram após a Primeira Guerra
Mundial e tem características semelhantes, são manifestações do ideal
totalitário.
b) O
Nazismo que predominou na Itália com
Hitler (desde 1922) e o nazismo, que
predominou na Italia com Hitler (desde 1933), surgiram após a Primeira Guerra
Mundial e tem características semelhantes, são manifestações do ideal
totalitário.
c) O
nazismo e o fascismo são forças conservadoras que se manifestam na aliança com
grupos cujos direitos são mantidos por meio de tarifas protecionistas. Em
troca, o estado obtém o financiamento que possibilita a “manutenção da ordem
pública”.
d) O
nazismo e o fascismo não são forças conservadoras que se manifestam na aliança
com grupos cujos direitos são mantidos por meio de tarifas protecionistas. Em
troca, o estado obtém uma divida que possibilita a “manutenção da ordem
pública”.
e) O
nazismo e o fascismo não são forças conservadoras que se manifestam na aliança
com grupos cujos direitos são mantidos por meio de tarifas protecionistas ;
além disso , tem características semelhantes, são manifestações do ideal
totalitário.
2 – Não há
independência dos poderes legislativo e judiciário, subordinados ao executivo,
e a direção de toda a economia se encontra também centralizada. Há também a
concentração de todos os meios de propaganda, a fim de veicular a ideologia
oficial dirigida ao “homem-massa”, o que garante forte base de apoio popular.
Há o controle das informações pela censura, tanto de notícias quanto de
produção artísticas e culturais. A educação é orientada no sentido de de
valorização das disciplinas de moral e cívica, da disciplina, do amor a pátria.
Dedica especial atenção as atividades de educação, visando o ideal de corpos
sadios. são características de qual tipo
de regime :
a) Totalitário
b) Democrático
c) Liberal
d) Autoritário
e) Republicano
3 - Depois de tentativas frustradas de tentar chegar
ao poder por vias legais, em 1919, Mussolini percebeu que outra via era
possível, e assim o fez. Com o agravamento da situação no país, mais grupos
demonstravam apoio ao fascismo. Em 1922, Mussolini chegava ao poder para três
anos depois eliminar a oposição e estabelecer o seu :
a) regime
totalitário
b) regime
soviético
c) regime Abusivo
d) Democrático
e) Autoritário
4 - Os sovietes eram os comitês de soldados,
operários e camponeses; II - O partido Kadet era formado por representantes da
burguesia; III - A DUMA era a assembléia formada pelos representantes dos
sovietes. Sobre as afirmativas referentes aos antecedentes da Revolução Russa:
a) I e a
II são corretas.
b) II e
a III são corretas.
c) I e a
III são corretas.
d) todas
são corretas.
e) todas
são incorretas.
5 - A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:
5 - A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:
a)
Stálin, em agosto de 1929.
b)
Kornilov, em setembro de 1921
c) Trotsky,
em abril de 1924.
d) Kerensky,
em fevereiro de 1917.
e). Lênin,
em outubro de 1917.
6 - A respeito da Revolução russa de 1917,
julgue os seguintes itens.
( ) Ocorrida
em meio à Primeira Guerra Mundial, estabeleceu uma ruptura política e social,
iniciando uma radical transformação da Rússia dos czares.
( ) Em um
primeiro momento, a burguesia russa assumiu o poder; em seguida, com a ascensão
bolchevista, a revolução tornou-se proletária.
( ) Nos
primeiros anos do novo regime, sob a liderança de Lenin, foram tomadas medidas
de nacionalização da indústria, de reorganização da sociedade e de combate à
contra-revolução.
( ) Com
Stalin, que governou a União Soviética durante vários anos, consolidou-se a
abertura política do regime, pela adoção do pluripartidarismo e de medidas
descentralizadoras.
Indique na ordem de cima para baixo V – para verdadeiro e F para falso :
a ) V V V F
b ) V F V F
c ) F F V F
d ) V V F F
e ) V V F F
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