segunda-feira, 24 de junho de 2013

AVALIAÇÕES DO SEGUNDO BIMESTRE 2013' COM GABARITO

AVALIAÇÃO - HISTORIA  -   7º ANO   - 2º BIMESTRE 


1 - A Peste Negra dizimou boa parte da população européia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (…) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.” O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do século XIV, sugere que :

a) o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.
b) a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.
c) a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.
d) houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.
e) o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.

 2 - A peste negra, que dizimou grande parte da população européia no século XIV, provocando escassez de mão-de-obra e alimentos, e sendo uma das causas da decadência do feudalismo, pode ser descrita como:
a) a peste bubônica, transmitida por ratos infectados.
b) uma seca violenta que devastou as lavouras.
c) Nuvens de gafanhotos provenientes do norte da África.
d) a cólera, trazida pelos cruzados quando retornavam da terra santa.
e) fungos que surgiram pelo excesso de umidade, atacando as plantações de cereais.

 3 -  Entre os fatores que explicam o renascimento do comércio, a partir do século XI na Europa ocidental, podemos apontar: 
I - A invasão da Europa por diversos povos bárbaros que estimularam as trocas comerciais.
II - Uma renovação das práticas agrícolas com a difusão de instrumentos de trabalho como o arado de ferro, a foice e a enxada.
III - O movimento das cruzadas que, ao reabrir o Mediterrâneo, intensificou os contatos com o Oriente.
 Quais estão corretos?
a) Apenas I
b) Apenas I e II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e III

 4 -  “Há um consenso entre os historiadores que a partir de meados da Baixa Idade Média, teria se iniciado o processo de crise do sistema feudal, então predominante na Europa Ocidental." São características da crise feudal, EXCETO 
a) constantes invasões de povos bárbaros na Europa, que teriam aumentado a partir do século V;
b) expansão predatória da exploração de terras, que teria contribuído para o desgaste de sua fertilidade;
c) intenso desmatamento, que  teria gerado a alternância de períodos chuvosos e secos e alterações climáticas e ecológicas;
d) diminuição da produção agrícola associada ao encarecimento dos produtos e ao esgotamento das minas de ouro e prata da Europa;
e) aumento do número de nobres e de suas necessidades de consumo, que teria aumentado consideravelmente o grau de exploração sobre a massa camponesa.

5 - Todas as alternativas apresentam fatos que podem ser associados à decadência do feudalismo, EXCETO:
a) a ocorrência da fome e da Peste Negra que dizimaram a Europa na primeira metade do século XIV.
b) o aumento do número de cidades tanto de origem rural como surgidas de acampamentos de mercadores.
c) o desenvolvimento da cavalaria, quase empenhou nas Cruzadas e difundiu pelo mundo os valores cristãos.
d) o desenvolvimento das atividades comerciais nos mares Mediterrâneo, Negro, do Norte e Báltico.
e) uma série de insurreições e perturbações sociais que ocorreram na Europa Ocidental e atingiram a cidade e o campo.

 6 -  "Durante o século XII, toda a extensão da Flandres converteu-se em um país de tecelões e batedores.
O trabalho de lã, que até então se havia praticado somente nos campos, concentrou-se nas aglomerações mercantis que se fundavam por toda parte e animou um comércio cujo progresso era incessante. Formaram-se assim as incipientes manufaturas de Bruges, Ypres, Lille, Douai e Arras."  (Henri Pirenne)


Podemos relacionar o conteúdo deste texto com: 
a) as invasões bárbaras, que aceleraram a formação de "vilas" durante o Baixo Império Romano;
b) o Renascimento Comercial, que atingiu o interior o da Europa a partir do século XI;
c) as feiras de comércio local e internacional que se desenvolveram no interior da Europa;
d) as mudanças econômicas européias, que exigiram adaptações e mudanças no regime feudal;
e) as ligas de mercadores que impulsionaram o desenvolvimento mercantil no Mar do Norte, a exemplo da 
Liga Hanseática.
7 - As cidades medievais desenvolveram-se entre os séculos XI e XII devido:

a) à ampliação do comércio interno e externo;
b) ao desejo dos senhores feudais de vê-las emancipadas;
c) ao amparo dado pela Igreja aos burgueses;
d) à compra de suas liberdades pelos vilões;
e) n.d.a.

8 - As cruzadas no Oriente Médio (séculos XI-XIII) tiveram profunda repercussão sobre o feudalismo porque, entre outros motivos,
a) diminuíram o prestígio da Santa Sé, em virtude da separação das Igrejas cristãs de Roma e de Bizâncio.
b) impediram os contatos culturais com civilizações refinadas como a bizantina e a árabe.
c) aceleraram o comércio e o desenvolvimento de manufaturas, promovendo o crescimento de uma nova camada social.
d) desintegraram o sistema de comércio com o Oriente, gerando a decadência dos portos de Veneza, Gênova e Marselha.
e) estimularam a expansão da economia agrária, que minou a economia monetária dos centros urbanos.

9 - A peste negra, que dizimou cerca de um terço da população européia, as revoltas camponesas ocasionadas pelo precário equilíbrio da produção agrícola, e a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, foram responsáveis:
a) pela formação da sociedade feudo-clerical.
b) pela crise do mercantilismo econômico.
c) pelo fortalecimento da nobreza em detrimento do poder real.
d) pela aceleração da crise do absolutismo.
e) pela crise do feudalismo e consolidação do poder real.

10 - Uma das conseqüências das Cruzadas foi a consolidação do renascimento comercial europeu, ao
a) interromper a expansão dos francos do Norte da Europa e ao impedir que o comércio ficasse monopolizado pelas cidades de Antuérpia e Amsterdã.
b) expulsar os árabes do Mediterrâneo e ao permitir o domínio do comércio pelas cidades italianas, na região, principalmente Gênova e Veneza.
c) estender o controle comercial do pontificado romano a todo o continente, favorecendo as cidades de Flandres e Champagne.
d) possibilitar a apropriação pelos mercadores europeus dos centros comerciais dominados pelos bretões e florentinos.

e) generalizar o comércio baseado na troca direta, herdado dos povos germanos e saxões.




AVALIAÇÃO  - HISTORIA  8º ANO   - 2º BIMESTRE 

1. Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:

A - A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.
B - A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
C - As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.
D - As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.

2. Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é verdadeiro afirmar que:

A - Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de renda.
B - A estrutura social da população francesa não era estratificada.
C - Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais privilegiadas.
D - O clero e a nobreza possuíam muitos privilégios, entre eles a isenção tributária (não pagavam impostos).

3. Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa foi:

A - A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa) em 14 de julho de 1789.
B - A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e implantação da República.
C - A decretação de leis que garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
D - O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI.

4. Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam?

A - Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
B - Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na política francesa.
C - Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
D - Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.

5. Qual era o lema dos revolucionários francesa, que resumia muito bem os anseios do Terceiro Estado?
A - "Liberdade, Paz e Justiça".
B - "Paz, Pão e Terra".
C - "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
D - "Liberdade ainda que tardia".

6 - A Revolução Francesa representou um marco da história ocidental pelo caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime. Dentre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:

a) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia contra os privilégios do clero e da nobreza.
b) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial.
c) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert.
d) o apoio da monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza.
e) o fortalecimento da monarquia dos Bourbons, após a participação vitoriosa na guerra de independência dos E.U.A.

7-  No contexto da Revolução Francesa, a organização do Governo Revolucionário significou uma forte centralização do poder: o Comitê de Salvação Pública, eleito pela Convenção, passou a ser o efetivo órgão do Governo... . Havia ainda o Comitê de Segurança Geral, que dirigia a polícia e a justiça, sendo que estava subordinado ao Tribunal Revolucionário que tinha competência para punir, até a morte todos os suspeitos de oposição ao regime. O conjunto de medidas de exceção adotadas pelo Governo revolucionário deram margem a que essa fase da Revolução viesse a ser conhecida como:

a) os Massacres de Setembro.
b) o Golpe do 18 de Brumário.
c) o Grande Medo.
d) O Período do Termidor.
e) o Período do Terror.

8- Na Revolução Francesa, foi uma das principais reivindicações do Terceiro Estado:

a) a manutenção da divisão da sociedade em classes rigidamente definidas.
b) a concessão de poderes políticos para a nobreza, preservando a riqueza dessa classe social.
c) a abolição dos privilégios da nobreza e instauração da igualdade civil.
d) a união de poderes entre Igreja e Estado, com fortalecimento do clero.
e) o impedimento do acesso dos burgueses às funções políticas do Estado.


AVALIAÇÃO  - GEOGRAFIA  -  9º ANO   - 2º BIMESTRE 



Questão 01

Texto 01
O Presidente americano Franklin D. Roosevelt foi o idealizador da ONU . Mas , desde 1943 , ele enxergava a futura organização não como uma “ liga da paz “ , fraca e impotente , mas como um instrumento das grandes potencias para  conservar a paz pela força .

Texto 02
Em 2000 a ONU lançou os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio como um compromisso para diminuir a desigualdade e melhorar o desenvolvimento humano no mundo .

         A partir da analise do texto , é correto afirmar que :
 a) Os dois textos apontam a ONU como uma instituição internacional cujo objetivo é promover a paz e o desenvolvimento mundial
 b) Os dois textos questionam a representatividade mundial da ONU
 c) A atuação da ONU esta restrita às negociações  para impedir conflitos armados entre os paises .
 d) os dois textos são contraditórios e retratam a atuação da ONU na  promoção de intervenções militares
 e ) NDA

Questão 02

Todos os seres humanos  nascem livres e iguais em dignidade e em direitos . São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade ( ... )  ( Artigo 1º )

Entende-se que o documento da ONU recomenda a todos os paises a :

 a ) Manutenção da liberdade de comunicação e informação .
 b ) Garantia de direitos , independente de sexo , cor ou crença .
 c ) Prisão arbitraria daqueles que fazem oposição aos governos
 d ) Restrição à liberdade de pensamento e ir e vir .
 e ) NDA

Questão 03

Abaixo  esta uma postagem feita no blog do Professor Reg!s  :



Neste sentido podemos afirmar que :

a )  25°- Toda pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar  à sua saúde e  bem-estar, principalmente quanto à vestuário, ao alojamento, à assistência médica e aos serviços sociais necessários, e o direito à segurança em caso de  desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias que dependam da  sua vontade.

b )  25°- Toda pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e aos serviços sociais necessários, e o direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.



c)  01°- Nem Toda pessoa tem direito a um bom nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a satisfação pessoal ,, principalmente quanto à educação , ao vestuário, ao acesso a informação  e aos serviços sociais necessários, e o direito à segurança em caso de assaltos , e ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.

d)  01°- Toda pessoa tem direito a um bom nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a satisfação pessoal ,, principalmente quanto à educação , ao vestuário, ao acesso a informação  e aos serviços sociais necessários, e o direito à segurança em caso de assaltos , e ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.


e)  NDA


AVALIAÇÃO  - HISTORIA   -  9º ANO   - 2º BIMESTRE 

1 - Assinale a alternativa correta  :

a)      O Fascismo, que predominou na Itália com Mussolini (desde 1922) e o nazismo, que predominou na Alemanha com Hitler (desde 1933), surgiram após a Primeira Guerra Mundial e tem características semelhantes, são manifestações do ideal totalitário.
b)      O Nazismo  que predominou na Itália com Hitler  (desde 1922) e o nazismo, que predominou na Italia com Hitler (desde 1933), surgiram após a Primeira Guerra Mundial e tem características semelhantes, são manifestações do ideal totalitário.
c)      O nazismo e o fascismo são forças conservadoras que se manifestam na aliança com grupos cujos direitos são mantidos por meio de tarifas protecionistas. Em troca, o estado obtém o financiamento que possibilita a “manutenção da ordem pública”.
d)      O nazismo e o fascismo não são forças conservadoras que se manifestam na aliança com grupos cujos direitos são mantidos por meio de tarifas protecionistas. Em troca, o estado obtém uma divida que possibilita a “manutenção da ordem pública”.
e)      O nazismo e o fascismo não são forças conservadoras que se manifestam na aliança com grupos cujos direitos são mantidos por meio de tarifas protecionistas ; além disso , tem características semelhantes, são manifestações do ideal totalitário.


2 –  Não há independência dos poderes legislativo e judiciário, subordinados ao executivo, e a direção de toda a economia se encontra também centralizada. Há também a concentração de todos os meios de propaganda, a fim de veicular a ideologia oficial dirigida ao “homem-massa”, o que garante forte base de apoio popular. Há o controle das informações pela censura, tanto de notícias quanto de produção artísticas e culturais. A educação é orientada no sentido de de valorização das disciplinas de moral e cívica, da disciplina, do amor a pátria. Dedica especial atenção as atividades de educação, visando o ideal de corpos sadios.  são características de qual tipo de regime :

a)      Totalitário
b)      Democrático
c)      Liberal
d)      Autoritário
e)      Republicano

3 - Depois de tentativas frustradas de tentar chegar ao poder por vias legais, em 1919, Mussolini percebeu que outra via era possível, e assim o fez. Com o agravamento da situação no país, mais grupos demonstravam apoio ao fascismo. Em 1922, Mussolini chegava ao poder para três anos depois eliminar a oposição e estabelecer o seu :

a)      regime totalitário
b)      regime soviético
c)      regime  Abusivo
d)      Democrático
e)      Autoritário

4 - Os sovietes eram os comitês de soldados, operários e camponeses; II - O partido Kadet era formado por representantes da burguesia; III - A DUMA era a assembléia formada pelos representantes dos sovietes. Sobre as afirmativas referentes aos antecedentes da Revolução Russa:

      a) I e a II são corretas.
      b) II e a III são corretas.
      c) I e a III são corretas.
      d) todas são corretas.
      e) todas são incorretas.

5 - A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:

     a) Stálin, em agosto de 1929.
    b) Kornilov, em setembro de 1921
   c) Trotsky, em abril de 1924.
  d) Kerensky, em fevereiro de 1917.
  e). Lênin, em outubro de 1917.

6  -   A respeito da Revolução russa de 1917, julgue os seguintes itens.

(  ) Ocorrida em meio à Primeira Guerra Mundial, estabeleceu uma ruptura política e social, iniciando uma radical transformação da Rússia dos czares.
(  ) Em um primeiro momento, a burguesia russa assumiu o poder; em seguida, com a ascensão bolchevista, a revolução tornou-se proletária.
(  ) Nos primeiros anos do novo regime, sob a liderança de Lenin, foram tomadas medidas de nacionalização da indústria, de reorganização da sociedade e de combate à contra-revolução.
(  ) Com Stalin, que governou a União Soviética durante vários anos, consolidou-se a abertura política do regime, pela adoção do pluripartidarismo e de medidas descentralizadoras.
Indique na ordem de cima para baixo  V – para verdadeiro e F para falso :

a ) V V V F
b ) V F V F
c ) F F V F
d ) V V F F
e ) V V F F








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