segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Conceitos demográficos são importantes no estudo da população.


Conceitos demográficos são importantes no estudo da população.

Entender a configuração de uma população é algo necessário em virtude de diversos aspectos, por isso ao realizar estudos sobre esse tema é preciso considerar os conceitos demográficos que são informações temáticas que servem para observar as carências em determinados seguimentos sociais. Desse modo, a população pode ser: população absoluta, que corresponde ao número total de habitantes de um determinado lugar (município, estado, país, continente ou no mundo); e população relativa, que corresponde à densidade demográfica, que é resultado do total de habitantes dividido pela área territorial.


Exemplo: O Japão possui uma área de 372.812 Km2 e uma população de 127,9 milhões de habitantes.



D= nº de habitantes

área

D= 127,9 milhões de habitantes

372.812 km2



D=341 habitantes por cada quilômetro quadrado.



Países com elevado número de população absoluta são considerados populosos, no entanto, se analisarmos o número de habitantes por quilômetro quadrado e se esse resultar em números baixos, o país é denominado de restritamente ou intensamente povoado.



Outro fator analisado no estudo da população é quanto às taxas de natalidade ou percentual de nascimentos.


- A Taxa de natalidade é calculada através da divisão entre o número de nascidos vivos pelo número da população absoluta ou total.






Exemplo: Taxa de natalidade = número de nascidos vivos

população absoluta



- Taxa de mortalidade é resultado da divisão entre o número de óbitos e a população absoluta.



Exemplo: Taxa de mortalidade = número de óbitos

população absoluta

- Taxa de fecundidade corresponde às estimativas em relação ao número de filhos que uma mulher pode ter ao longo do período de fertilidade, entre as idades de 15 e 49 anos. Esse processo é interessante para saber a quantidade de filhos ou média do mesmo para cada mulher.

- Crescimento populacional representa o crescimento vegetativo que é calculado a partir da subtração entre o número de nascidos em um ano pelo número de óbitos no mesmo período. Desse modo, se uma cidade possui 1.000 habitantes e em um ano houver 30 nascimentos e 13 falecimentos, o cálculo é feito da seguinte forma:


Crescimento vegetativo = 30 nascidos

13 mortos

Crescimento vegetativo= 17


A partir desse resultado fica claro que houve crescimento, pois esse foi positivo.

O crescimento populacional não se baseia somente no número de nascimentos e de falecimentos, é preciso levar em consideração a taxa de migração, pois há um grande fluxo migratório (pessoas saem do país enquanto outras entram), essa variação corresponde à taxa citada a cima, ou seja, a diferença entre imigrantes e emigrantes.

Por Eduardo de Freitas ,Graduado em Geografia - Equipe Brasil Escola
Org. Regi!s

Nenhum comentário:

Postar um comentário