quarta-feira, 5 de maio de 2010

CONSUMO DE MASSAS - TEXTO SOCIOLOGIA 2º ANO

Conceito de Consumo de Massas : A expressão Consumo de Massas designa um tipo de comportamentos e atitudes característicos das modernas sociedade de consumo e cuja principal característica é o facto dos padrões de consumo estarem massificados e a maioria dos produtos e serviços estarem acessíveis à generalidade da população. O consumo de massas leva a que o consumidor adquira os bens apenas porque estão na moda na medida em que estes constituem um forma de integração social e são imprescindíveis para se ser aceite na sociedade de consumo.
Muitas vezes, o consumo de massas conduz a um tipo de comportamentos de consumo muito mais perigosos: o consumismo, o qual se caracteriza pela impulsividade, descontrolo, irresponsabilidade e irracionalidade.
Conceito de Sociedade de Consumo : A expressão Sociedade de Consumo designa uma sociedade característica do mundo desenvolvido em que a oferta excede geralmente a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados. O surgimento da sociedade de consumo decorre directamente do desenvolvimento industrial que a partir de certa altura, e pela primeira vez em milénios de história, levou a que se tornasse mais difícil vender os produtos e serviços do que fabricá-los. Este excesso de oferta, aliado a uma enorme profusão de bens colocados no mercado, levou ao desenvolvimento de estratégias de marketing extremamente agressivas e sedutoras e às facilidades de crédito quer das empresas industriais e de distribuição, quer do sistema financeiro.
Características da sociedade de consumo: As principais características da sociedade de consumo são as seguintes:
. Para a maioria dos bens, a sua oferta excede a procura, levando a que as empresas recorram a estratégias de marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção.
. A maioria dos produtos e serviços estão normalizados, os seus métodos de fabrico baseiam-se na produção em série e recorre-se a estratégias de obsolescência programada que permita o escoamento permanente dos produtos e serviços.
. Os padrões de consumo estão massificados e o consumo assume as características de consumo de massas, em que se consome o que está na moda apenas como forma de integração social.
. Existe uma tendência para o consumismo (um tipo de consumo impulsivo, descontrolado, irresponsável e muitas vezes irracional).
Conceito de Consumismo : O termo Consumismo designa um tipo de atitudes e comportamentos se caracterizam por um consumo impulsivo, descontrolado, irresponsável e muitas vezes irracional. Numa sociedade consumista, o consumidor é permanentemente atraído para a renovação e para novos produtos, os fabricantes adoptam estratégias de obsolescência programada, existe uma condescendência generalizadamente aceite para o desperdício e, acima de tudo, não existem preocupações com as consequências do consumo ao nível social, económico, cultural ou ambiental.
Com o objectivo de lutar contra esta tendência surgida nas sociedades ocidentais, têm vindo a surgir diversos tipos de organizações que procuram promover a educações e consciencialização dos consumidores para um consumo mais responsável e racional, isto é, para aquilo que se chama o consumerismo
Conceito de Consumerismo
O termo Consumerismo designa um tipo de atitude oposta ao consumismo e que se caracteriza por um consumo racional, controlado e responsável e que tem em contas as consequências económicas, sociais, culturais e ambientais do próprio acto de consumir. Este tipo de atitude tem vindo a ganhar forma através da intervenção social de diversos indivíduos, movimentos, associações e outros tipos de organizações, que entre outras actividades, defendem os interesses dos consumidores e promovem o desenvolvimento sustentável do ponto de vista social, económico e ambiental.
Desde meados do séc. XX têm vindo a surgir um pouco por todo o mundo diversos movimentos e organizações de defesa do consumidor que procuram legitimar os seus direitos e contribuir para maior qualidade dos produtos e serviços e, em simultâneo, promover o desenvolvimento sustentável. Em Portugal, a DECO constitui um bom exemplo deste tipo de organizações

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