segunda-feira, 13 de novembro de 2017

APRENDENDO UM POUCO SOBRE RELEVO - BASICÃO !!!

 Complete   os   textos  abaixo  com as palavras corretas !      Depois de    algum   parágrafo   você    pode   conferir       a resposta, o preenchimento correto  das   lacunas.    Após  cada   conjunto de lacunas, o asterisco ( * ) vermelho mostra onde estão as respostas. 
      
      O texto, abaixo,  é   de   muita   qualidade,   e   saiba   que   o   importante    é entender. Para o bom entendimento da Geografia é necessário ter uma boa interpretação dos textos . É  nesse quesito  que esse   tipo   de  exercício  pretende  auxiliar,  além  de  tornar a leitura um pouco   mais    divertida    e atrativa. 

     Os textos foram transcritos do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009

Brasil
   "    Estrutura Geológica e relevo
   Chamamos de estrutura geológica as __________ que compõem um determinado local e podem ser dispostas em diferentes __________ , ser de diferentes tipos, idades e originadas por distintos processos __________ . A importância da estrutura geológica depende das riquezas minerais a ela associadas e do seu papel na construção do __________ e do solo do local.    (*) 

RESPOSTA  -  rochas ; camadas ;  naturais ;  relevo . 


   O ponto de partida para compreender a estrutura geológica de um lugar é saber quais são os tipos de rochas predominantes. Dependendo do tipo de rocha, podemos reconhecer três tipos principais de estruturas geológicas. 

 -  Escudos cristalinos ou __________ antigos : compostos de rochas __________ (ígneas, ou magmáticas, e metamórficas), são estruturas bastante resistentes e rígidas. De idades __________ bem antigas (das eras Pré-Cambriana e Paleozoica), originam relevos planálticos e, eventualmente, algumas __________ (isto é, áreas rebaixadas).      (*)

RESPOSTA -   maciços  ; cristalinas ; geológicas ;  depressões . 




Geografia Newton Almeida
Imagem : Parque Nacional do Pico da Neblina, no estado do Amazonas. O pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil, é formado por rochas cristalinas. 


-   Bacias sedimentares : mais recentes que os escudos, datam das eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Constituídas por __________ acumulados e compostas de rochas sedimentares, originam planícies, planaltos __________ e depressões.    (*)

RESPOSTA  -   detritos  ; sedimentares . 



Geografia Newton Almeida
Imagem : Com formações areníticas esculpidas pela ação dos ventos e das chuvas, o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa (PR), está localizado em uma área de bacia sedimentar.


-    Dobramentos __________ : áreas que sofreram grandes dobramentos (__________ do terreno) em consequência de pressões originadas no __________ do planeta, no período Terciário (era Cenozoica), e que formam relevo montanhoso, como as grandes __________ de montanhas jovens ou terciárias (Alpes, Andes, Himalaia, Rochosas e outras).     (*) 

RESPOSTA  - modernos ; elevações ; interior ; cadeias . 



Geografia Newton Almeida
Imagem : Montanhas da cordilheira dos Andes, no Chile, área onde ocorrem grandes dobramentos.


    A estrutura geológica do relevo brasileiro é constituída por escudos cristalinos, que abrangem pouco mais de um terço (36%) do território __________ , e por bacias sedimentares, que ocupam cerca de dois terços (64%). Não existem __________ modernos no Brasil. 
   Como o território brasileiro é predominantemente __________ , com elevadas temperaturas, chuvas normalmente abundantes e reduzida atividade geológica __________ (vulcanismos, terremotos, dobramentos), os agentes que provocam maiores modificações no relevo brasileiro, além do ser humano, são o clima (chuvas, ventos, temperatura) e a hidrografia ( __________ ).     (*) 

RESPOSTA  -    nacional ; dobramentos ; tropical  ; interna  ; rios .


   As altitudes do relevo brasileiro, em geral, são modestas. Apenas __________ picos se aproximam de 3 mil metros de altitude : o pico da __________ (2 993 m) e o pico 31 de Março (2 972 m), ambos localizados próximo à fronteira do estado do Amazonas com a __________ . Cerca de 41% do território nacional tem, no máximo, 200 __________ de altitude, 78% tem até 500 metros e 92,7% até 900 metros de altitude.      (*) 

RESPOSTA  -  dois ; Neblina ;  Venezuela ; metros . 


   Isso se deve à __________ de dobramentos modernos no Brasil, pois o território que atualmente configura o país não foi, durante o período Terciário, atingido pelos dobramentos que se verificaram na costa __________ da América do Sul e deram origem à Cordilheira dos __________ . Além disso, a antiguidade dos terrenos mais elevados do país - os escudos cristalinos do período Arqueozoico - fez com que eles se desgastassem pelo constante processo __________ , que modificou as formas de relevo mais salientes.    (*)

RESPOSTA  -  inexistência ; oeste ;  Andes  ;  erosivo . 


   Entretanto, o predomínio de __________ altitudes não significa que o relevo brasileiro seja predominantemente de __________ , como se pensava no passado. Na realidade, o relevo brasileiro é constituído basicamente por __________ , com chapadões e serras, além de depressões. As planícies ocupam bem menos de um quinto do território __________ .    (*) 

RESPOSTA  -   baixas  ;  planícies  ; planaltos ;  nacional . 


   É importante lembrar que a diferença entre planaltos e __________ não está apenas na __________ , mas principalmente nos processos que constituíram essas __________ . As planícies em geral são áreas mais ou menos __________ , de baixa altitude e onde predomina a acumulação de material __________ . São áreas de sedimentação . Os planaltos são áreas mais acidentadas do que as planícies, embora bem menos do que as montanhas. Salvo raras exceções, apresentam __________ mais elevada do que as planícies e neles predomina a erosão ou __________ . Desse modo, podemos dizer que as planícies são relevos em construção e os planaltos são relevos em __________ .      (*) 

RESPOSTA  -  planícies ; altitude ; formas ; planas ; sedimentar ; altitude ;  desgaste ; destruição  . 

   Muitas áreas outrora tidas como planícies são, de fato, depressões ou planaltos de baixas __________ (os planaltos sedimentares típicos). O maior exemplo é a planície Amazônica. Há alguns anos, costumava-se considerar planície toda a imensa área que margeia o rio __________  e seus afluentes (mais de 1600 km², com altitude de 0 a 200 metros). No entanto, apenas cerca de 1% dessa área é, de fato, planície: os 99% restantes são depressões ou baixos platôs (áreas bastante aplainadas pela __________ , com inúmeras colinas).      (*) 

RESPOSTA  -  altitudes  ; Amazonas ;  erosão 




Org.: Rég!s 
Fonte : http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br/2014/02/geografia-do-brasil-7-ano-do-ensino.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário