domingo, 16 de junho de 2019

AVALIAÇÃO SOCIOLOGIA - ENSINO MÉDIO


Disciplina SOCIOLOGIA:    Professor: Régis


Nome:_____________________________________n0:_______ Série/Ano:  1º ANO _______



1- (UEM) Toda sociedade desenvolve mecanismos de controle social com o objetivo de fazer com que cada indivíduo adote comportamentos esperados.

Sobre esse assunto, assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e Falsa(s) .

I) A família, como esfera privada da vida regida por sentimentos e laços de sangue, não participa dos processos de controle social.  ( F )

II) A polícia e o judiciário são instituições que exercem controle social de tipo formal e são próprias de sociedades complexas.( V )

III) A religião é uma importante instituição de controle social, devido a sua alta eficiência na definição de comportamentos socialmente aceitos.(  V )

IV) O controle social para ser eficiente deve combinar a transmissão de valores com estratégias de coerção. ( V )

V) Nas sociedades complexas, ocorre uma tendência de substituição de estratégias difusas de controle pela sua institucionalização formal, o que pode ser observado pelo incremento do aparato jurídico e policial  ( V )

a)  F , V , V ,V ,V
b) V , F , F , V , V
c)  F , F , V ,V , F
d)  V , V , V, V, F
e) F , F , V , V , V

Leia o texto a seguir:

2 - “Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social.”

(BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200).


Podemos concluir do texto que

I) os indivíduos, desde o nascimento, são influenciados pelos valores e pelos costumes que caracterizam sua sociedade. ( V )

II) a relação que a criança estabelece com o seu corpo não deveria ser do interesse das ciências biológicas, mas apenas da sociologia. ( F )

III) o fenômeno tratado pelo autor corresponde ao conceito de socialização, que designa o aprendizado, pelos indivíduos, das regras e dos valores sociais. ( V )

IV) as experiências individuais, até mesmo aquelas que parecem mais relacionadas às nossas necessidades físicas, contêm dimensões sociais. ( V )

V) o desconforto físico que uma criança sente, como a fome, o frio e a dor, pode receber dos adultos distintas respostas de satisfação, dependendo da sociedade na qual eles estão inseridos. ( V )

Sobre esse assunto, assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e Falsa(s) .

a) F , V, V , V , F
b) V , F , F , V , V
c) V , F ,V , V, V
d) F , V, V , F , V
e) V , V , F , V, V

3- (UNIOESTE) ASSINALE o item que melhor completa a frase “Os dois conceitos sociológicos: família e parentesco, ajudam no desenvolvimento sociológico ao

a) desvelarem a forma, a intensidade e finalidade da reprodução sexual da humanidade, pela qual a humanidade se perpetua.”

b) provocarem a constatação de que estão na origem das classes sociais, por meio do nascimento dos indivíduos.”

c) serem o local do amor e outras tantas e importantes relações afetivo-emocionais experimentadas pela sociedade.”

d) possibilitarem a compreensão da organização social apenas nas sociedades de menor densidade.”

e) tornarem compreensíveis as relações de afinidade e consanguinidade experimentadas pelos membros de um determinado grupo.”

4- (UFPR) Normalmente, quando se fala de socialização, se pensa no processo de interiorização de normas e de comportamentos sociais pela criança. Durkheim afirma que a socialização primária da criança, que ocorre nos primeiros anos de vida, é de responsabilidade da família, e a socialização secundária se faz em instituições como a igreja e a escola.
Considerando que vivemos no século XXI, que outras instituições participam hoje da socialização da criança? Cite duas e justifique sua escolha.

 resposta: O aluno poderia discorrer sobre a participação da mídia, grupos de referências, como as bandas favoritas, clubes e várias outras instituições que participam do processo de socialização das crianças. Aí, naturalmente, vai do poder de argumentação do candidato.____________________________________


5- O filósofo e teórico social Michel Foucault (1926-1984) dedica sua obra “Vigiar e punir” (1999) para o entendimento das formas de controle social externas e internas. Segundo o autor, a construção do sujeito dócil, útil e submisso à ordem estabelecida é possível apenas por meio de processos “disciplinadores”, nos quais o corpo e a mente do sujeito são moldados de acordo com o que se pede no meio social. Para entender esse fenômeno, Foucault voltou-se para a observação de instituições disciplinadoras, como a escola e os quartéis, onde os indivíduos que ali permanecem vivem sob o controle da instituição.

Podemos concluir que, para Foucault, controle social é:

a) a forma de controlar a reprodução biológica de um grupo social.

(b) a forma de estabelecer critérios em relação à reprodução humana em países superpopulosos.

(c) um conjunto entre formas externas e internas de intervenção no comportamento do sujeito desviante.

d) um conjunto de regras que limita a interação entre indivíduos de classes e estratos diferentes em sociedades estamentais.

e) um conjunto entre formas externas e internas de não intervenção  no comportamento do sujeito desviante.

6- Sobre as relações entre o consumo de conteúdos televisivos e o processo de socialização, é correto
afirmar que a

a) socialização é centralizada pela família, pelo círculo de amigos e por aparelhos ideológicos
específicos em uma relação interpessoal primária, podendo a televisão reforçar costumes já existentes, ainda que se ausente do estabelecimento de novos hábitos ou crenças.

b) socialização ocorre em todo convívio social de forma ativa e consciente, podendo o indivíduo escolher
quais padrões de comportamento deseja seguir ou não, inclusive aqueles exibidos na televisão e sincronizados pelo cotidiano social a partir do agendamento midiático.

c) televisão é um importante meio de socialização, por meio do qual são pautados, recepcionados e
incorporados os principais valores e crenças dos indivíduos de uma sociedade.

d) televisão funciona como um importante instrumento de socialização, por meio do qual o indivíduo
observa e aprende comportamentos e valores comuns e normalizados na sociedade.

e) televisão não é um  meio de socialização, por meio do qual são os pais se utilizam na criação dos filhos  , pois os principais valores principais crenças dos indivíduos de uma sociedade são transmitidos exclusivamente pelas famílias .

6- Observe a imagem abaixo. Fonte: FACEBOOK, 2015.
 Analisando a imagem a partir da definição socioantropológica de cultura e diversidade, é correto afirmar que a cultura é





a) dinâmica, em constante conflito com pensamentos diferentes. Mudanças culturais são específicas do processo em que duas ou mais culturas se encontram e se modificam.
b) dinâmica, em constante mudança. Comportamentos e atos aceitos em uma época podem não ser mais aceitos em outra época.
c) padronizada para aqueles pertencentes a ela. Comportamentos considerados certos serão assumidos como certos pelos membros de um agrupamento cultural específico.
d) padronizada para dirimir a existência de preconceito e discriminação entre diferentes sujeitos e culturas. Mudanças culturais nessa direção são possíveis por meio da instituição de regras sociais e leis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário