AULA DE HISTÓRIA 9º ANO IMPERIALISMO - NEOCOLONIALISMO 15/07
AULA 05 - 2º BIMESTRE
AULA 1º SOCIOLOGIA - 01.07 - INDIVIDUO E SOCIEDADE
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
A rotina faz com que percorramos os mesmos caminhos todos
os dias. Talvez porque facilitam nossas vidas, pelo costume, maior segurança,
entre outros motivos. Temos a tendência em, ao repetirmos muito uma determinada
ação (como no caso de sempre fazer o mesmo trajeto de casa para a escola), não
prestarmos tanta atenção aos detalhes que nos parecem corriqueiros. Assim,
algumas “novidades” acabam passando sem serem notadas. Quando mudamos o trajeto
ou ficamos um período sem passar pelo mesmo lugar, ao retomarmos a rotina de
antes, geral- mente somos surpreendidos com algumas novidades. Seja um novo
prédio que está sendo construído onde antes o terreno abrigava um comércio;
seja por uma casa recentemente pinta- da de outra cor que não a de antes; uma
nova placa de trânsito ou obra, entre outros. Muitos são os exemplos que
podemos considerar quando o assunto é mudança.
Não temos dúvidas de que os seres humanos são seres
sociais, que interagem entre si. Sabemos a forma como se manifestam e expressam
o papel social que desempenham no grupo em que estão inseridos. Contudo, é
preciso desnaturalizar o motivo pelo qual vivem em sociedade, já que não se
trata exclusivamente de sobrevivência. A construção identitária dos indivíduos
depende de uma série de articulações com o meio social.
A partir da reflexão acima, aponte em seu caderno algumas
mudanças sociais que percebeu nos últimos anos e que considera determinantes
para a forma como as pessoas vivem atualmente.
a)Essas alterações na sociedade foram profundas ou lhe
parece que pouca coisa mudou? Explique :
b)E quanto a si mesmo, as mudanças e alterações na vida
cotidiana impactaram sua forma de ser, agir, pensar e se manifestar
socialmente? Explique :
c)Podemos
considerar essas mudanças significativas, como um desdobramento natural no
desenvolvimento humano que aconteceria independentemente de fatores sociais?
Explique :
AULA 04 - 2º BIMESTRE
Aula 1º sociologia - 25.06
Sociabilidade e socialização – A construção do
indivíduo
O mundo em que vivemos possui inúmeros elementos que acabam
influenciando no modo de vida, na percepção sobre as coisas por parte dos
indivíduos e, consequentemente, no comportamento de cada um. As características
culturais, as estruturas sociais, as instituições, os valores, as crenças, as
tradições, entre outros fatores, podem moldar a pessoa e sua vida em sociedade.
Mas, para que o sujeito que nasce nesse meio social entenda
a respeito daquilo que o cerca, será preciso que ele apreenda os elementos
culturais e sociais que envolvem essa sociedade. Esse processo de aprendizagem
que é a socialização é o elemento central que trataremos neste texto.
O que é sociabilidade e socialização?
A socialização permite que sejam incutidos nos seres
humanos os traços culturais relativos ao meio no qual eles estão
inseridos, já que, como sabemos, as crianças não nascem com todas
essas informações dentro de si. Tal aprendizagem ocorrer no convívio diário do
indivíduo desde pequeno, quando ele recebe as informações e os aspectos
culturais da sociedade na qual ele está inserido, devido à sua família.
É a partir dessa sociabilidade, desse contato social entre
os sujeitos sociais, que vão sendo incorporados no indivíduo todos os
conceitos e as visões de mundo que aquele contexto social possui. Isso
ajuda a pessoa a se guiar na vida diante dos vários significados que a
realidade oferece e também influencia o seu comportamento.
Causas
Segundo Tamara Grigorowitschs, no artigo O conceito
“socialização” caiu em desuso?, o sociólogo francês Émile Durkheim (1858 – 1917) foi um dos
primeiros a tratar a respeito do conceito de socialização dentro da Sociologia. Durkheim via esse processo de
socialização como algo específico da infância (ainda que ela ocorra em outras
fases da vida, como veremos à frente), sendo que os adultos eram os indivíduos
responsáveis por conduzir esse desenvolvimento nas crianças, o que acaba
afetando a autonomia desses novos seres humanos.
“A autonomia do agir foi tratada por Durkheim como um
déficit para a vida organizada em sociedade, à qual os indivíduos deveriam ser
integrados, uma vez que incorporavam os saberes e normas sociais vigentes, por
intermédio de indivíduos ‘já socializados’, com a finalidade de manter a coesão
e a ordem social”, observa Tamara Grigorowitschs.
Como podemos notar, entre as causas desse processo de
socialização e sociabilidade, é possível citar o enquadramento do
indivíduo dentro de uma realidade e de valores morais e costumes que regem a
sociedade na qual ele faz parte. O sujeito só irá começar a
conseguir formar suas próprias convicções e observações a partir da
adolescência e, de forma mais fundamentada, quando adulto.
No entanto, isso ocorrerá dentro do molde já
estabelecido quando pequeno. Ou seja, mesmo que a pessoa mude muitas
concepções recebidas quando criança, certos elementos dificilmente serão
modificados dentro dela.
Características da sociabilidade e socialização
Entre as características do processo de socialização na
construção do indivíduo, a autora Tamara Grigorowitschs comenta que ele envolve
um ser humano individual e tudo o que nele consta, como experiências,
posicionamentos, saberes, estruturas emocionais e capacidades cognitivas.
Ainda de acordo com ela, o processo de socialização leva em
conta, também, “suas interações, comunicações e atividades no meio
social em que vive (relações familiares, escolares, interações com outras
crianças, meios de comunicação de massa, religião etc.), bem como as distinções
sociais que podem se manifestar em todas essas relações (sua pertença racial,
de gênero, de estratificação social etc.)”.
Exemplos
Para citar os exemplos, é necessário tratar dos tipos de
socialização, retirados do texto “O processo de socialização: indivíduo,
sociedade e cultura: primária, secundária e terciária”, que
levam em conta a fase da vida do indivíduo:
- Socialização
primária: ocorre na infância a partir dos agentes socializadores
da família e da escola, que proporcionam uma relação didática. Pode haver
também influência dos meios de comunicação, que promovem uma relação mais
direta e impessoal;
- Socialização
secundária: na fase adulta, quando o sujeito tem sua
personalidade relativamente formada e tem maior estabilidade
comportamental. Isso faz com que os agentes tenham uma influência mais
superficial, embora alguns abalos possam ocorrer na pessoa, causando
crises pessoais. Em casos assim, surgem outros agentes socializadores,
como os grupos de trabalho, para dar suporte e influenciar o sujeito;
- Socialização
terciária: acontece na velhice. Aqui podem ocorrer crises
pessoais, já que o mundo pode parecer-lhe restrito e tedioso. Pode haver
ainda uma dessocialização em relação a critérios e valores, por conta das
mudanças ocorridas na sua vida. Ao mesmo tempo, se desenrola uma nova
aprendizagem para este indivíduo, fazendo com que ele se adapte à nova
realidade, o que implica em uma ressocialização.
Conclusão
Neste texto abordamos a importância da socialização e da
sociabilidade na construção do indivíduo. Também foi explorado como esse
processo é desenvolvido, bem como suas características que mostram como os
traços culturais e os aspectos sociais da vida em sociedade influenciam e
afetam no aprendizado dos indivíduos. Por fim, como os agentes socializadores
atuam nas diferentes etapas da vida da pessoa. Como vimos, o processo
de socialização é totalmente afetado pelo convívio diário do sujeito social no
contexto ao qual ele está inserido.
Org: Rég!s
Fonte : https://www.gestaoeducacional.com.br/sociabilidade-e-socializacao-o-que-e/
QUESTÕES
Questões
A sociabilidade é uma capacidade natural dos seres humanos
para viver em sociedade, que se desenvolve pelo processo de socialização. Destaca(
m)-se neste processo:
a) assimilação dos hábitos, das regras e dos costumes
característicos de um grupo, em que o processo de socialização varia de cultura
para cultura.
b) capacidade da pessoa em assimilar regras e hábitos de sua
cultura como única.
c) conflitos sociais no todo.
d) apenas os aspectos individuais do homem.
e) uma assimilação dos hábitos, das regras e dos costumes
característicos de um grupo.
Observe a foto a seguir:
Ela apresenta a interação entre pessoas de um mesmo grupo. O
processo de sociabilidade se desenvolve no grupo, com base em um conceito
sociológico expresso na foto acima. Sobre ele, analise as alternativas abaixo e
assinale a CORRETA.
a)A sociabilidade de
novos membros de uma sociedade só é possível quando há mudanças radicais na
estrutura social.
b)Os espaços físicos
de uma sociedade são destinados a vários processos sociais. Na foto percebe-se
o único espaço destinado ao processo que permite a sociabilidade entre os
indivíduos.
c)A competição é um
processo de sociabilidade evidenciado na foto, pois os contatos primários
caracterizam as interações dos membros desse grupo.
d)As relações
presentes na foto são um processo contínuo no qual o indivíduo, ao longo da
vida, aprende, identifica hábitos e valores característicos, que o ajudam no
desenvolvimento de sua personalidade e na sua integração com o grupo.
e)As interações
mostradas na foto são baseadas em estratégias de competição com o objetivo de
organizar movimentos de mudança da estrutura social vigente.
AULA 03
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ASSISTIR A AULA DE SOCIOLOGIA
DO CENTRO DE MÍDIAS -SP
AULA-SOCIOLOGIA - 3.1
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA TER ACESSO AO TEXTO/EXERCÍCIO E AO VÍDEO DA AULA DE SOCIOLOGIA
AULA SOCIOLOGIA 1° ANO (PROF. RÉGIS )
Nenhum comentário:
Postar um comentário