LIÇÃO DOS MENINOS ( 4º ANO )

SEMANA 14/12  A 18/12 


DIA 16/12/2020


Leitura inicial: 📚💖🎧🌻👇


Atividade de Matemática
Livro EMAI  - Volume 2 - Sequência 18: Páginas- da 87 a 95. Revisão de conteúdos. 
Resolver no próprio livro.


DIA 15/12/2020



Atividade de Matemática
Livro EMAI- Volume 2 - Sequência 26 - Atividades: 26.1 a 26.6 Perímetros
Páginas: 74 a 81. 
E sequencia 27.1 a 27.5  paginas 82 a 86

Resolver no próprio livro 📚💕📝



DIA 14/12/2020


Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰


A Pequena Vendedora de Fósforos 


EDUCAÇÃO FÍSICA







SEMANA 07/12  A 11/12 



DIA 10/12/2020


O Cavalo e o Burro 


Atividade de Português
Livro Didático Buriti Mais: Páginas 197, 198,199, 200 e 201. Resolver no próprio livro.
Finalizamos hoje o livro "Buriti Mais", Parabéns a todos!📚👣🥰😷💋

   ARTE










DIA 09/12/2020

Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰

João e Maria 


Atividade de Matemática
Livro EMAI - Volume 2 - Sequência 24 - Atividades: 24.1 e 24.2 - Resolver no próprio livro









DIA 07/12/2020

Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰

O PATINHO FEIO

EDUCAÇÃO FÍSICA 

 Vamos as atividades de Educação Física desta semana... Destaco que escrevi um texto sobre o Squash e que vcs precisam clicar nele para abrir..tá legal? 
Há uma proposta adaptada para casa com materiais fáceis pessoal.. 👍🏻










SEMANA 30/11  A 04/12




DIA 04/12/2020


Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰


Chapeuzinho Verde



Atividade de Português
Leia atentamente o cordel e registre no seu caderno toda a atividade. Faça uma boa leitura silenciosa!! 




Atividade de Matemática
Registre e resolva as situações problema no seu caderno com muita atenção e capricho!
Você é muito inteligente!!🌈🌎🌞💐










DIA 03/12/2020

Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰




Hora da história: O que cabe no meu mundo: AMIZADE.



Atividade de Português
Leia atentamente a notícia abaixo é escreva 1 carta a edição do jornal, dando sua opinião sobre a matéria.  Siga a risca a estrutura de uma carta. Ok?
Segue a notícia a ser lida👇🏻🌻📚😍




Você pode escolher uma das duas notícias acima para produzir a carta de leitor!👆🏻😷🥰🌹📝


ARTE !!






DIA 02/12/2020

Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰



História contada: O amigo do rei 👑


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Livro Didático Buriti Mais - Páginas 194, 195, 196 e 197.
Resolver no próprio livro. Leia atentamente para resolver as atividades propostas.
🥰😷📚💕👣




DIA 01/12/2020

Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰


O Espelho Mágico 



Atividade de Português
Livro Didático Buriti Mais - Páginas 189, 190, 191,192 e 193. Leia o texto Expositivo na página 190 "Respeitando o piso tátil" e Resolva as páginas seguintes. Capriche na letra! 
Você é capaz!! Acredite!!!😍😷📝📒


Atividade de Matemática
Livro EMAI-  Volume 2 - Páginas 47 e 48. Sequência 22 - Atividades 22.1 e 22.2
Resolver no propío livro.


DIA 30/11/2020
Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰


O menino que criou lobo 


                 Educação Física 






SEMANA 23/11  A 27/11

NÃO FOI ENVIADO 
A ROTINA  DA SEMANA !!

DIA 27/11/2020

Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰

  o cavalo preguiçoso (Vídeo Engraçado)



Atividade de Português
Leia atentamente o texto abaixo e registre perguntas e respostas.

Você é capaz!! Acredite!🙏🏻💋💕🥰😍






DIA 26/11/2020


Os Cisnes Selvagens


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Livro Didático Buriti Mais - Páginas 185, 186 e 187. Para ler e escrever melhor.
Resolver no próprio livro📚😎🥰🌹




DIA 25/11/2020


LEITURA INICIAL !!

       

                                      O AMIGO DO REI - RUTH ROCHA - 


Análise de carta de leitor: Ler e Escrever - Páginas 157, 158 e 159. Segue abaixo a carta para fazer a análise. Atenção!!! Leia e observe a opinião do leitor para responder às questões do livro📚🌻👇🏻





DIA 24/11/2020




Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰


O Livro da Selva em Português 


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Livro Didático Buriti Mais - Leia atentamente o texto: "Discurso de Malaia Yousafzai no prêmio Nobel da Paz", nas páginas 180 e 181 e resolva no próprio livro as páginas 182, 183  e 184. 
Capriche!!! Você sempre pode fazer melhor!📚📝🤝🏻🌞😎🌹


DIA 23/11/2020

Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰



Ali Babá e os 40 Ladrões | Historia completa 




EDUCAÇÃO FÍSICA


É importante que leiam as explicações... Há propostas adaptadas para fazerem em casa a vivência.. e tem perguntas tbm...🤓👍
Lembrando que não é necessário copiar as questões..



HEITOR - ATIVIDADE ED. FÍSICA


VITOR - ATIVIDADE ED. FÍSICA





Atividade de Matemática
Livro EMAI- Volume 2 - Sequência 21 - Atividade 21.1 - Páginas 37 e 38. Multiplicação (Sistema Monetário).




SEMANA 16/11  A 19/11 


DEDICAÇÃO EXCLUSIVA APPs MATEM´TICA E PORTUGUÊS 


  
SEMANA 09/11  A 13/11                          


TAREFA DIA 13/11/2020

Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰


A Lebre e a Tartaruga (O Coelho e a Tartaruga) 


Atividade de Português
Leitura e interpretação. Leia atentamente o texto e registre no seu caderno as perguntas e respostas.
Você é capaz!! Capriche!📚📝😍

Tenha em mãos o Livro EMAI, página 75, atividade 26.2.



Atividade de Matemática
Resolver no seu caderno as situações-problema abaixo. Registre no seu caderno somente as respostas📉🧮📊📗📚💋












TAREFA DIA 12/11/2020

Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰

Enquanto Fico Em Casa - 

HistóriaInfantil/LivroAudio/AudioLivro/DesenhoAnimado/Contos/Historinha


Atividade de Português
"CARTA DE LEITOR". Segue abaixo a explicação do que é uma carta de leitor. Leia atentamente.👇🏻👇🏻



E abaixo as suas principais características👇🏻👇🏻






Modelo de carta do leitor👆🏻
Agora, leia atentamente a notícia abaixo👇🏻👇🏻


*Agora é sua vez de escrever ao jornal que publicou a notícia acima uma carta de leitor. Você poderá dar a sua opinião sendo essa de elogio ou reclamação. Não esqueça dos padrões normais de uma carta. 🥰🌻🙏🏻💋😍📚


ARTE





TAREFA DIA 11/11/2020

Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰




Leitura do livro: ''O menino azul'', de Cecília Meireles e Elma



Atividade de Português

Livro Ler e Escrever - Página 154. Atividade 3E. A ordem dos fatos em uma notícia
Segue a notícia abaixo para a realização  da questão 2 e 3.








Atividade de Matemática
Livro EMAI - páginas 34 e 35. Atividade 20.5
Resolver no próprio livro.📚📒🌻



TAREFA DIA 10/11/2020

Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰


LOLO BARNABÉ, de Eva Furnari - uma história para refletir sobre a humanidade...



Aula de Português
Livro Didático "Buriti Mais", páginas- de 174 a 177. Resolver no próprio livro. Ortografia e Comunicação escrita: Conto (Leitura e interpretação).




TAREFA DIA 09/11/2020

Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰


A Roupa Nova do Rei 


EDUCAÇÃO FÍSICA 




SEMANA 02/11  A 06/11



TAREFA 06/11/2020

Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰


Livro: Nós - Eva Furnari


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Leitura e interpretação: Leia atentamente o texto abaixo e registre no seu caderno as perguntas e respostas.  
Capriche na sua letra!📚🥰🌻😎



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
Resolva e registre no seu caderno as situações- problema abaixo. Faça os cálculos com muita atenção. Você é  capaz!!!! Capriche.






TAREFA 05/11/2020

Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰


O GANSO DE OURO (Irmãos Grimm) 



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Livro Ler e Escrever- Volume 2- Atividade 3C. O olho da notícia
Páginas 151 e 152.
Segue abaixo a notícia a ser analisada👇🏻📚📗💋🥰



Um passo de cada vez, tudo dará certo!!!💖🌻🥰


ARTE 






TAREFA 04/11/2020

Leitura inicial de hoje👇🏻📚😎🌹🥰



A Princesa e a Ervilha - em Português 


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS:
 
LIVRO LER E ESCREVER - VOLUME 2. ETAPA 3 

Atividade 3A - Texto e Interpretação: Marcas no Texto e no Título - Parte 3.

Atividade 3B - As Declarações e os Efeitos que Provocam no Leitor.
( Páginas 148 à 150).


Segue abaixo uma notícia para  responder às questões 1 e 2 das páginas 149 e 150 do Ler e Escrever - Volume 2👇🏻👇🏻😍🤝🏻💕😷



EDUCAÇÃO FÍSICA !!






TAREFA 03/11/2020
LEITURA INICIAL



Atividade de Português
Livro Didático Buriti Mais - Páginas ( de 171 a 173)  Ortografia: C, S, SS, SC, SÇ e XC.





SEMANA 26/10 A 30/10


TAREFA DIA 29/10/2020

Leitura inicial 📕🎧🌻🥰


Mil pássaros pelos Céus - Ruth Rocha



Atividade de Português
Livro Ler e Escrever - Volume 2 - Etapa 3 - Atividade 3A - Notícia: Contexto de produção. Atividade 3A - Parte 2 - Páginas 145 a 147.




TAREFA DIA 28/10/2020

Leitura inicial 📕🎧🌻🥰



A velha misteriosa - Ana Maria Machado


Livro Ler e Escrever- Página 143 - Atividade 2D. Recuperando o contexto de produção de Notícias. Semelhanças e diferenças entre jornal e revista.



Continuação da atividade Página 144 - Atividade 2E - As partes que compõem uma notícia. Para realizar essa atividade você deverá voltar e ler as páginas 140 e 141.
Você sempre pode fazer melhor🌹😎😍



Aula de Matemática
Livro EMAI  - Volume 2 - Sequência 19 - Atividade 19.3 ( Sistema Monetário/ Compras) Página 23.

Para finalizar as atividades de hoje, faça com muito capricho a tabuada da Multiplicação,  casas 3, 4, 5 e 7 no seu caderno.📝🧮😷😍🌞




TAREFA DIA 27/10/2020

Leitura inicial 📕🎧🌻🥰

MICO MANECO–ANA MARIA MACHADO–CLAUDIUS 


Atividade de Português
Livro Didático Buriti Mais  - Páginas 168 a 170. Para falar e Escrever melhor.( Gramática).
Resolver no próprio livro. Capriche!📚📝🥰🌹






TAREFA DIA  26/10/2020 

Leitura inicial 📕🎧🌻🥰



Leão E O Ladrão - Contos Infantis - Historia completa - Desenho animado infantil com Os Amiguinhos





Atividade de Matemática
Livro EMAI (Volume 2) Sequência 18. Atividade 18.5 (malha quadriculada) Páginas 19 e 20.



Educação Física : Acima as atividades de Educação Física desta semana ok?! Começando a falar de jogos de invasão...  😊 Com praticas possíveis em casa..👍🧏




Atividade de Matemática
Livro EMAI (Volume 2) Sequência 18. Atividade 18.5 (malha quadriculada) Páginas 19 e 20.





SEMANA 19/10 A 23/10


                                       TAREFA 23/10

                             Leitura inicial 📕🎧🌻🥰


               QUEM SOU EU? - Hora do Conto


Atividade de Português
Leitura e Compreensão. Leia atentamente e responda no seu caderno as perguntas do texto abaixo:
Capriche na letra! 📚😍💕






Atividade de Matemática Resolva as situações problema abaixo e passe pro seu caderno somente as respostas.📒📝🧮📚💕😍📉





                             TAREFA DIA 22/10 

                                Leitura inicial 📕🎧🌻🥰

                       Mil pássaros pelos Céus - Ruth Rocha


Atividade de Português
Livro Ler e Escrever - Volume 2 - Projeto didático: Jornal. Páginas 140 a 142.

                                  ARTE 




                      TAREFA DIA 21/10




 





Atrás Da Porta - por Ruth Rocha -




Atividade de Português
Livro Ler e Escrever - Volume 2
Projeto Didatico: Jornal. Página 139. Explorando os cadernos do jornal.📚📔








      TAREFA DIA 20/10    

  Leitura inicial 📕🎧🌻🥰               



Eugênio, O Gênio - por Ruth Rocha


Atividade de Português
Livro Didático Buriti Mais - Conto: Vivendo com a vaca. Leitura e interpretação.  Páginas: 163 a 167.
Resolver no próprio livro. Capriche!📚📒📔🥰😷🌻🤝🏻


Atividade de Matemática
Livro EMAI- Volume 2 - Sequência 18 - Atividades: 18.1(Faces) e 18.2 (Polígonos). Páginas: 15 e 16.
Você pode sempre fazer melhor! Capriche!🌻🥰💋😷


TAREFA DIA 19/10

Leitura inicial 📕🎧🌻🥰



Melhores momentos de Tom & Jerry 🇧🇷 | Coletânea de desenhos clássicos | WB Kid


Atividade de Português
Estudando uma notícia: Leia atentamente a notícia abaixo e responda no seu caderno as perguntas. Capriche na letra📚🥰🌹💋
















                               Atividade realizada
                     

    SEMANA 12/10 A 16/10

TAREFA 15/10/2020


Leitura inicial 📕🎧🌻🥰


Era uma vez (2002) | Turma da Mônica



Atividade de Português
(Leitura e compreensão leitora)
Leia atentamente o texto: Memórias de um cabo de vassoura e registre perguntas e respostas no seu caderno.







Atividade de Matemática
Resolva no seu caderno com bastante capricho as situações problema abaixo:



ARTE 








TAREFA 14/10/2020

Leitura inicial 📕🎧🌻🥰


               O LEÃO MEDROSO EM PORTUGUÊS LINDA HISTÓRIA MOMENTO DA CRIANÇA



Atividade de Português
Livro Didático Buriti Mais - Páginas 160 e 161. Ortografia: terminações EZ e EZA.
Resolver no próprio livro📚






LINKS DESSA ATIVIDADE : https://www.ngime.ufjf.br/a-importancia-dos-jogos-indigenas



Jogos Indígenas: brinquedos e brincadeiras



Atividade de Matemática
Escreva os números por extenso e coloque nas ordens corretas.
Capricho!📚





TAREFA 13/10/2020


Leitura inicial 📕🎧🌻🥰


A Onça e o Sapo - Conto Popular Brasileiro. Conto Popular de Esperteza.



Atividade de Português
Livro Didático Buriti Mais - Páginas 158 e 159. Poema: Pipa. Trabalhando revisāo - Dicionário e verbo. 
Resolver no próprio livro📚📝

Atividade de Matemática Revisão: Composição e Decomposição. Resolver no seu caderno com bastante capricho.😷🧮🌻





SEMANA 05/10 A 09/10

TAREFA 09/10


Leitura inicial 📕🎧🌻🥰


A Casa Amarela 


Atividade de Português
Leitura e interpretação
Texto: Assembleia geral dos ratos.
Leia o texto e registre no seu caderno as perguntas e respostas.
Faça com muito capricho!👇🏻


Atividade de Matemática Resolva no seu caderno as situações problema abaixo. Somente as respostas no caderno.


TAREFA  08/10

Leitura inicial 📕🎧🌻🥰



A Onça doente - Audio livro - Monteiro Lobato





TAREFA 07/10

Leitura inicial 📕🎧🌻🥰



Audiolivro - Livro - Disney - O Magico de Oz - Com livreto ilustrado - Histórias


Atividade de Português
Produção de texto:Continue
a história abaixo.
Seja criativo!!! Você pode fazer sempre melhor!😎🥰😷👇🏻



Atividade de Matemática
Registre  e resolva no seu caderno a Atividade abaixo. 
Composição e Decomposição.
Capriche na letra!🥰😷💋




TAREFA 06/10
Leitura inicial 📕🎧🌻🥰

Quem Soltou o Pum? - por Blandina Franco e José Carlos Lollo 


Atividade de Português
Trabalhando com notícias
Explorando o jornal: Leitura e compreensão.  Descobrindo quais são as notícias.
Faça uma leitura do jornal abaixo: "Correio do Estado" e escreva no seu caderno os principais assuntos e a noticia que você achou mais interessante.






TAREFA DE 05/10

Leitura inicial 📕🎧🌻🥰


O Livro da Selva em Português 


Atividade de Português
Livro Buriti Mais - Memória visual:  Bola ao cesto! 
Subtítulo de notícia: Rei e Rainha do Mar chega ao Recreio. Páginas 148 a 151.



GINÁSTICA GERAL

AO LONGO DE TODO ESTE BIMESTRE, TEMOS VIVENCIADO A GINÁSTICA GERAL, SEUS ELEMENTOS, MOVIMENTOS BÁSICO E MANOBRAS MAIS CONHECIDAS QUE PODEMOS FAZER EM CASA COM SEGURANÇA. VIMOS IMPORTÂNCIA DE TOMARMOS CUIDADO COM O NOSSO CORPO DURANTE A EXECUÇÃO DE MOVIMENTOS, QUAIS PARTES DO CORPO NOS APOIAM, FAZEM FORÇA, O IMPULSO, ETC.

TERMINAMOS A ÚLTIMA SEMANA MONTANDO A SÉRIE, MOMENTO EM QUE COMBINAMOS VÁRIOS MOVIMENTOS APRENDIDOS PARA SEREM FEITOS EM SEQUÊNCIA.

 

E VOCÊ PAROU PRA PENSAR QUE PARA FAZERMOS TODOS ESSES MOVIMENTOS O NOSSO CORPO SE COMPARTA COMO UM ELÁSTICO..? MAIS PRECISAMENTE OS MÚSCULOS, QUE FAZEM O NOSSO CORPO SE MOVIMENTAR. POIS É.

ESSA ELASTICIDADE TODA SE CHAMA FLEXIBILIDADE

1) O QUE É FLEXIBILIDADE

Flexibilidade pode ser definida como a capacidade dos músculos se esticarem, sem machucar, permitindo fazer um movimento com o corpo.



E COMO PODEMOS SER MAIS FLEXÍVEIS?

Realizando os alongamentos... Você conhece algum alongamento? Talvez já tenha visto na tv, ou praticado fora da escola também.


São exercícios voltados para o aumento da ßexibilidade muscular, que esticam os músculos, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento

QUANDO ACORDAMOS, MUITAS VEZES ALONGAMOS SEM PERCEBER... =)



E PRA QUE TER FLEXIBILIDADE ? É BOM PRA QUE?

Uma boa FLEXIBILIDADE reduz o risco de se machucar, melhora a postura e faz bem até para a circulação sanguínea do corpo.

Além disso, diminui a tensão muscular e provoca relaxamento.

 

PERGUNTA: 1) VOCÊ SE LEMBRA EM QUAIS MOMENTOS VOCÊ ALONGOU O SEU CORPO? EM QUE SITUAÇÃO OU QUAL O LUGAR QUE VOCÊ ESTAVA 

2) ALONGAMENTOS EM

VAMOS PRATICAR ALGUNS ALONGAMENTOS EM PÉ!? CHAME ALGUÉM PARA TE ACOMPANHAR E ACHE UM ESPAÇO NA SUA CASA . AS FOTOS ABAIXO NOS DÃO EXEMPLOS DE ALONGAMENTOS EM PÉ. TENTE FAZÊ-LOS CONTANDO ATÉ 15,




  3)   ALONGAMENTOS DEITADO E SENTADO

EM UM TAPETE OU COLCHONETE VAMOS ACOMPANHAR ALGUNS ALONGAMENTOS QUE PODEMOS PRATICAR DEITADOS E SENTADOS. CONTANDO ATÉ 15 E RESPEITANDO O LIMITE DO SEU CORPO

LEMBRE DE FAZER COM OS 2 BRAÇOS E PERNAS, LADO DIREITO E ESQUERDO.








4)   PERGUNTAS

1)DURANTE OS ALONGAMENTOS, VOCÊ CONSEGUIU PERCEBER OS SEUS LIMITES? O QUE VOCÊ SENTIU NA PARTE DO CORPO QUE ESTAVA SENDO ALONGADA?

2)QUAL DOS EXERCÍCIOS VOCÊ ENTIU DIFICULDADE DE FAZER, OU ALGUM INCÔMODO NO SEU CORPO?

3)VOCÊ ACHA QUE PRECISA MELHORAR NO ALONGAMENTO? PRECISA ALONGAR MAIS?





 SEMANA  28/09 a 02/10 
          



TAREFA DIA 02/10

ARTE


Atividades

Vamos montar este Personagem. Material:

Você vai precisar de ( 4 rolinhos de papel higiênico vasio )

Tinta guache para pintar os rolinhos tesoura

papel ( para fazer os olhinhos) canudinho para anteninha. canudinho



como fazer:

com ajuda do adulto, pinte os rolinhos com guache, depois de seco corte ao meio em anéis, e cole um no outro formando uma sequência, cole outro anel em cima do primeiro da sequência.

Depois desenhe um par de olhos e cole como no desenho. Cole também os canudinhos formando as antenas. Pronto seu personagem é uma linda lagarta verde 



                                         



Leitura inicial 📕🎧🌻🥰



Atividade de Português
Compreensão leitora. Registre no seu caderno somente as perguntas e respostas. Faça uma boa leitura silenciosa e capriche na sua letra.



Sugestão Faça uma linda ilustração da música " Era uma vez".👆🏻👆🏻



Atividade de Matemática
Resolva as situações problema abaixo. Capriche e tenha sempre muita atenção na hora de fazer os seus cálculos.




TAREFA 01/10/2020



Leitura inicial 📕🎧🌻🥰


                    MAFALDA! #Quino # quadrinhos imortais!


Atividade de Português
Livro Buriti Mais - Gramática  - Pronome de tratamento - Ortografia: C e Ç. 
Páginas: 144 a 147.
Resolver no propío livro.📚



TAREFA DIA 30/09

Leitura inicial 📕🎧🌻🥰



                                           De Hora Em Hora - por Ruth Rocha - 



Atividade  de Português.
Livro Ler e Escrever- Volume 2 - Atividade 3 - Sequência didática: Pontuação. Como pontuar um texto.
Atividade 4 - Uso da pontuação. 
Páginas 136 a 138.
Cada dia um avanço! Estamos no caminho certo!❤💝😍💋

Atividade de Matemática
Livro EMA  Volume 2 - Sequência 17 - Atividade 17.3 (Desafios) 
Atividade 17.4 (Divisão) Páginas 11 e 12.
Muita atenção! Você é capaz de fazer sempre melhor!😍❤💋

TAREFA DIA 29/09

Leitura inicial 📕🎧🌻🥰


        Chapeuzinho Cor de Abóbora


Atividade de Português
Livro Ler e Escrever - Volume 2 Sequência didática: Pontuação. Atividade 1 - frases e parágrafos. Atividade 2 - Sinais de pontuação  - Páginas 133  à 135.  

Atividade de Matemática
EMAI - Volume 2 Sequência 17 - Atividade 17.1 ( Desafios) e 17 2 ( SItuações problema). Páginas: 9 e 10.
Muita atenção! Resolver no próprio livro.


TAREFA DIA 28/09

                  A Menina Que Não Gostava De Fruta




Atividade de Português
Livro Didático Buriti Mais - Páginas  124 e 125 - Ortografia . Completar no próprio livro.
126 e 127 - Memória Visual - Quais são as palavras? 
Capriche, faça com uma letra bem bonita!💖😍📒📚

EDUCAÇÃO FÍSICA 

GINÁSTICA GERAL

NA ÚLTIMA SEMANA VIMOS O MOVIMENTO DO RODANTE , COMO ELE É FEITO, O POSICIONAMENTO DOS BRAÇOS E PERNAS, O IMPULSO              CONVERSAMOS TAMBÉM SOBRE OS CUIDADOS PARA TERMOS SEGURANÇA NESSES MOVIMENTOS E NÃO NOS MACHUCARMOS, RESPEITANDO OS LIMITES DO NOSSO CORPO.

MUITAS VEZES PRECISAREMOS TREINAR AS ETAPAS PARA CHEGAR AO MOVIMENTO FINAL.TAMBÉM COMPARAMOS O RODANTE COM A ESTRELA PARA VERMOS A DIFERENÇA NA POSIÇÃO DAS PERNAS.


1)  PERGUNTAS

PENSANDO NA EXPERIÊNCIA QUE VOCÊ COM A PRÁTICA DA ESTRELA E DO RODANTE NA AULA PASSADA, RESPONDA:QUAL PARTE DO CORPO PRECISA AGUENTAR O NOSSO CORPO QUANDO ESTAMOS PRATICAMENTE DE CABEÇA PARA BAIXO DURANTE ESTES MOVIMENTOS?


    1)QUAL PARTE DO CORPO PRECISA AGUENTAR O NOSSO CORPO QUANDO ESTAMOS PRATICAMENTE DE CABEÇA PARA BAIXO DURANTE ESTES MOVIMENTOS?

R-

2) QUANDO VAMOS FAZÊ-LOS É IMPORTANTE QUE CONSIGAMOS IMPULSO, COMO FAZEMOS ISSO PARA VIRAR A ESTRELA E O RODANTE? QUAL A PARTE DO CORPO NOS AJUDA A TOMAR ESSA VELOCIDADE?

R

3)) VOCÊ CONSEGUIU REALIZAR ALGUM DOS MOVIMENTOS? MESMO QUE VOCÊ TENHA FEITO COM AS PERNAS MAIS BAIXAS..

QUAL PARTE FOI MAIS DIFÍCIL PRA VOCÊ FAZER? R-


 

2)  SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS

NA AULA PASSADA APRESENTEI O QUE É O CONCEITO DA SÉRIE NA GINÁSTICA, COM A COMBINAÇÃO DE

ALGUNS MOVIMENTOS EM SEQUÊNCIA, CERTO? A PROFESSORA DO CMSP

CHAMOU DE 'COREOGRAFIA'.

E VOCÊ JÁ DEVE TER ASSISTIDO NA TV.


"As séries da ginástica são os exercícios que os praticantes apresentam em uma sequência.A estrutura da série, ou seja, a ordem dos elementos e movimentos que a integram, também é chamada de composição". "

 

E NA GINÁSTICA GERAL AS SÉRIES PODEM SER ACOMPANHADAS DE MÚSICA COM RITMO. PODEM APARECER ELEMENTOS DA DANÇA E ELAS TAMBÉM SÃO PENSADAS COM UM TEMA. VAMOS ASSISTIR UM EXEMPLO NO VÍDEO ABAIXO


GGU no IASP Hortolândia - CAIXA de BRINQUEDOS

3)  SÉRIE (COREOGRAFIA DA GINÁSTICA)

SEMANA PASSADA PEDI QUE VOCÊS ECREVESSEM OS NOMES DOS MOVIMENTOS PARA COMPOR A SÉRIE QUE VOCÊS GOSTARIAM DE FAZER.

ABAIXO EU VOU DEIXÁ-LOS PARA AJUDAR NOVAMENTE A MONTAR OUTRA SÉRIE, PORÉM DESSA VEZ, PENSEM EM UM NÚMERO MAIOR DE MOVIMENTOS E SE POSSÍVEL ESCOLHA UMA MÚSICA DO SEU GOSTO PARA FAZER OS EXERCÍCIOS SEGUINDO O RITMO.



1)PONTE;  

2)VELA;  

3)ROLAMENTO  PARA  FRENTE    E  PARA  TS  (CAMBALHOTA); 4)ESTRELA;  

5)BANANINHA/BANANEIRA;

6)SALTOS  DIFERENTES;    

7)GIROS;

8)ROLAMENTOS  

9)RODANTE;

DICA- ESCREVA NO CADERNO A SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS PARA NÃO ESQUECER NA MONTAGEM. LEMBRE-SE DE CHAMAR ALGUÉM PARA TE ACOMPANHAR, AJUDAR COM IDÉIAS E REGISTRE POR FOTO OU PEQUENO VÍDEO.


                        SEMANA 21 A 25/09



TAREFA 25/09/2020

Leitura inicial 👇🌻📘


A BONDADE DO MENINO - HISTORINHA INFANTIL!!


Atividade de Português
Leia o trecho abaixo e responda as perguntas no seu caderno. (Compreensão de texto)
Capriche, você pode sempre fazer melhor!😍💖🤝😷






Atividade de Matemática
Resolva em seu caderno as situações problema abaixo.
Atenção aos cálculos
💝❤💋😍




E. E. Sargento Joaquim Pedroso Professora: Laura F.S. Faria Disciplina: Arte       4º Ano E F



Atividade:

Tema Primavera:


OBSERVE A IMAGEM E CRIE O SEU TRABALHO DE ARTE !!



Material necessário:

Papel sulfit Canetinha Tinta guache

Garrafa pete para modelar as flores.

Prato para por a tintas, vermelha e branca.

Modo de fazer

Risque o galho no papel ou no seu caderno, faça riscos largos de cor escura imitanto caule de uma árvore, em seguida coloque uma (colher de sopa) de tinta vermelha e (uma colher de chá) de tinta branca no prato, vai misturando até obter o rosa de sua preferencia. mergulhe o fundo da garrafa nela e imprima nos galhos que você desenhou. Pronto você verá um lindo trabalho.










TAREFA 24/09/2020


LEITURA INICIAL 


A Vaca Que Botou Um Ovo 



A nossa primeira aula de hoje é do Livro Didático de Português: Gramática. Páginas 122 e 123. Realizem essa atividade em seu livro com bastante capricho!!!😉🤩🥰




TAREFA 23/09/2020




História em Quadrinhos nº 1039-Magali em-O menino mais egoísta do mundo



Aula de Português
Livro Ler e Escrever - Volume 1 - Atividade 4 B - Leitura de Notícia - Páginas 147 à 149.  Responder no próprio livro📚✏️


Atividade de Matemática
Fascículo Aprender Sempre - Atividade: Dados em tabela. Páginas 15 e 16. Passe para o seu caderno somente os cálculos




Observação: Hoje conseguimos finalizar o Fascículo Aprender Sempre de Matemática. Parabéns a todos!!! Vamos seguir!!! Estamos no caminho certo!!!🥰💖💋😍😷











TAREFA 22/09/2020

Hoje dia 22 de Setembro, início da Primavera! Feliz Primavera a todos!🌹🌷💐🌸🌺🥀🌻🌼


LEITURA INICIAL 


         A Primavera e a Festa das Flores Contos da Tia Sil



Aula de Língua Portuguêsa. A nossa primeira atividade de hoje será: Leitura de Notícias: Queimadas Consomem o Pantanal Brasileiro. Realizem a Leitura do texto e faça um relato em seu caderno, colocando a sua opinião sobre a Notícia!!📝📙✏️📘



Queimadas no Pantanal: moradores se unem a bombeiros para combater fogo :


                click abaixo !!




Atividade de Matemática Fascículo Aprender Sempre - Páginas 13 e 14 - Sequência 4- Quilômetros, metros e centímetros
Escrever no seu caderno somente as respostas.







TAREFA 21/09/2020
Leitura inicial 👇🌻📘


A ÚLTIMA ÁRVORE DO MUNDO - HISTÓRIA.



Hoje dia 21 de Setembro é o dia da Árvore, por isso preparei essa atividade para comemorarmos esse dia!!

Atividade Interdisciplinar (Português e Ciências)  Leitura e interpretação de texto. Assista ao vídeo abaixo para responder no seu caderno as perguntas. 
Muita atenção!!! Você sempre pode fazer melhor!!
Escrever no seu caderno somente as respostas



       DIA DA ÁRVORE - 21 DE SETEMBRO



21  de setembro – DIA DA ÁRVORE

Assista ao vídeo com muita atenção e responda as questões abaixo. 


    1)   Qual o objetivo da criação desta data?

 

2)   Quais são os benefícios que temos com a existência das árvores? Cite ao menos 3 mencionados no vídeo.


3)Qual a razão para a escolha dessa data 21 de setembro para o “DIA DA ÁRVORE” ?  


PRODUÇÃO DE TEXTO : 


4)   Se você fosse uma árvore, o que diria para as pessoas sobre a preservação da natureza?



Depois de realizar essa atividade, faça um lindo desenho sobre a árvore em seu caderno ou na folha impressa



4ºA - GINÁSTICA GERAL


NA ÚLTIMA SEMANA TRABALHAMOS COM AS MANOBRAS DA BANANEIRA E DO ROLAMENTO PARA TRÁS. PUDEMOS VIVENCIAR E PERCEBER A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS PARA NÃO MACHUCARMOS NOSSO CORPO DURANTE A

ESTA SEMANA VAMOS CONHECER O MOVIMENTO DO

RODANTE.


O RODANTE TAMBÉM É UM APOIO INVERTIDO PARECIDO COM A ESTRELA (AFINAL OS BRAÇOS SEGURAM O NOSSO CORPO POR UM TEMPO), MAS AS PERNAS SE UNEM NO AR E FICAM JUNTAS ATÉ O FIM DO MOVIMENTO.

 

A FOTO ABAIXO NOS TRAZ UMA IDÉIA DA SEQUÊNCIA DOS MOVIMENTOS.

 



2)  QUESTÕES:

ANTES DE TENTARMOS, VAMOS COMPARAR O MOVIMENTO DO RODANTE COM A ESTRELA!?

 

VEJA A FOTO ABAIXO.

REPARE NA DIFERENÇA ENTRE OS DOIS MOVIMENTOS NAS FOTOS ABAIXO. O PRIMEIRO DESENHO É A ESTRELA, O SEGUNDO É O RODANTE.

DEPOIS RESPONDA:

 

1)  QUAL A DIFERENÇA NOS MOVIMENTOS DE ENTRADA DA ESTRELA E DO RODANTE?

2)   O QUE ACONTECE COM AS PERNAS? COMO ELAS FICAM DURANTE O MOVIMENTO DA ESTRELA E DO RODANTE?

3)   EM QUAL DOS MOVIMENTOS PODEMOS PERCEBER MAIOR VELOCIDADE DE MOVIMENTO?



COMO PESQUISA, PROCURE VÍDEOS NA INTERNET SOBRE O RODANTE. 



3)PRÁTICA 1 - PASSO A PASSO

CHAME UM ADULTO PARA TE ACOMPANHAR.

TENTE REALIZAR A PARADA DE MÃO, COMO ALGUNS ALUNOS FAZEM NA PAREDE... E VOLTE A POSIÇÃO INICIAL COM AS PERNAS ESTICADAS. PODE SER FEITO DIRETAMENTE NO CHÃO.


OBSERVE NA FOTO O IMPULSO DAS PERNAS PARA VOLTAR.

É IMPORTANTE CONTROLAR O TRONCO,COMO FIZEMOS EM OUTROS EXERCÍCIOS.

 

REGISTRE A VIVÊNCIA POR FOTOS OU PEQUENO VÍDEO, SE PUDER.



4)  PRÁTICA 2 - PASSO A PASSO 2

AGORA VAMOS PARA O EXERCÍCIO MAIS PRÓXIMO DO RODANTE.

AINDA COM A AJUDA DE UM ADULTO, TENTE REALIZAR O

APOIO DE MÃOS COMO SE FOSSE VIRAR A ESTRELA. PEÇA AO ADULTO QUE SEGURE AS MÃOS NO SEU QUADRIL PARA TE AJUDAR.

NO ALTO, AS PERNAS DEVEM SE UNIR PARA TERMINAR O RODANTE COM ELAS UNIDAS.

5)  A SÉRIE DA GINÁSTICA

NA AULA DO CENTRO DE MÍDIA SP, VIMOS A COMBINAÇÃO DE ALGUNS MOVIMENTOS EM SEQUÊNCIA QUE A PROFESSORA CHAMOU DE 'COREOGRAFIA'.

ESSA COREOGRAFIA TAMBÉM É CONHECIDA COM O NOME DE SÉRIE.

DE ACORCO COM SITE DICIONÁRIO OLÍMPICO :

"As séries da ginástica são os exercícios que os praticantes apresentam em uma sequencia.A estrutura da série, ou seja, a ordem dos elementos e movimentos que a integram, também chamada de composição".


PENSANDO NOS MOVIMENTOS DA GINÁSTICA QUE FIZEMOS ATÉ AQUI:

PONTE; VELA; ROLAMENTO PARA FRENTE (CAMBALHOTA); ESTRELA; BANANINHA/BANANEIRA; ROLAMENTO PARA TRÁS; SALTOS E GIROS .

ESCREVA NO CADERNO A SEQUENCIA DE MOVIMENTOS QUE VOCÊ GOSTARIA PARA FORMAR A SUA SÉRIE. EM SEGUIDA, TENTE REALIZÁ-LA NA PRÁTICA. LEMBRE-SE DE CHAMAR ALGUÉM PARA TE ACOMPANHAR. REGISTRE POR FOTO OU PEQUENO VÍDEO.




   SEMANA 14 A 18/09                             



TAREFA 18/09/2020

Escola: E E Sargento Joaquim Pedroso

Professora: Laura Ferreira silva de Faria

Disciplina: Arte

Data: 15 de setembro, 2020

Aluno: série 5º ano

Leia e observe a cena, escolha um personagem desenhe em seu caderno.


ATIVIDADE DO HEITOR  18/09 



                        ATIVIDADE DO VITOR  18/09 



Leitura inicial 👇🌻📘


                   Cachinhos Dourados e os Três Ursos 


Atividade de Matemática
Livro EMAI - Volume 1 - Atividade 16.5 - Páginas 102 e 103 - Localização no mapa.📒🧮✏️📚





TAREFA 17/09/2020

Leitura inicial 👇🌻📘

               Turma da Mônica - Respeito e Tolerância


Atividade de Matemática 
Livro EMAI - ( Volume 1) páginas 100 e 101 - Atividades 16.4 e 16.5 - Localização em malha quadriculada. 
Muito Capricho!!! Você pode sempre fazer melhor!💋💖🥰




TAREFA 16/09/2020

Leitura inicial 👇🌻📘


        O Problema Da Centopéia Zilá 



Atividade de Português-
Livro Ler e Escrever - Páginas (de 143 a 145) Atividade 3A. Ortografia.
Você pode ir longe, é só querer!!💖💋🥰


Atividade de Português
Livro Didático  " Buriti Mais", páginas 120 e 121. Como ler o texto.
Capricho e atenção!!💖💖💖



TAREFA 15/09/2020

Leitura inicial: O Bairro do Marcelo - Ruth Rocha💖🥰😍👇🏻👇🏻👇🏻

    O Bairro Do Marcelo


Atividade de Português
Livro Didático  de Português "Buriti Mais"- Páginas  117 a 119. Expondo emoções e artigo de divulgação científica: Cérebro congelado

Atividade de Matemática
Fascículo Aprender Sempre - Sequência 3 - Páginas 12 e 13. Medir, pesar é só praticar!
Passe para o seu caderno somente os resultados dos  cálculos.📒📚🧮✏️






TAREFA 14/09/2020

Pessoal... Professor Leandro novamente...
Gostaria de deixar um esclarecimento sobre as propostas de atividades da Ginástica Geral. 
Tenho proposto atividades que estimulem os movimentos básicos e manobras com o corpo.. e acredito que são possíveis para a maioria dos alunos. Sempre destaco a importância da segurança e do acompanhamento de um adulto. Se não for possível no horário de aula, façam depois. 
Ressalto tbm que o objetivo não é focar no  movimento perfeito... E sim se envolver, vivenciar, experimentar com cuidado os movimentos respeitando sempre os limites do corpo.  
Caso uma criança não esteja confiante, ou não tenha possibilidade de fazer com segurança e acompanhada, peço que não realize, conto com bom senso dos pais.  
Não gostaria que nenhum aluno se machucasse, tá legal !? 💻📝👍🙏 Obrigado.

Assim foi a aula prática do Professor Leandro !! 




                        Leitura inicial 👇🌻📘


O AMIGO DO REI - RUTH ROCHA - 


Atividade de Matemática
Situações- problema. 
Muita atenção!!! Passe para o caderno somente os resultados dos cálculos 
Fascículo Aprender Sempre - Páginas 11 e 12.






                           SEMANA 08 A 11/09


                                TAREFA 11/09/2020

               A Nossa história inicial de hoje👇🏻👇🏻




Acalmando a Fera | História em Quadrinhos Narrada


Atividade de Português
1- Leitura e interpretação: Texto - O Vento e o Sol.
Faça uma leitura silenciosa
Em seguida passe para o caderno somente as perguntas e responda com bastante atenção.📒📚✏️



Atividade de Matemática
Livro EMAI - Volume 1 - Página 98 - Atividade 16.1 (Situações- problema campo multiplicativo)
Resolver no próprio livro
🧮✏️📚📒🥰




                        TAREFA 10/09/2020


                    LEITURA INICIAL DE HOJE 




             Duelo em quadrinhos (1998) | Turma da Môni


Atividade de Português
Livro Ler e Escrever - Atividades: 2B e 2C. Páginas 141 e 142. Refletindo sobre as palavras e observando as diferenças. 
Resolver no próprio livro📚✏️📒


EDUCAÇÃO FÍSICA :

4A - GINASTICA GERAL


LEANDRO DELAZARO 08/08/20, 18:18 HS


GINÁSTICA GERAL

NA SEMANA ANTERIOR FIZEMOS ALGUNS EXERCÍCIOS PARA FORTALECER O TRONCO, AFINAL, EXPLICAMOS QUE ELE É MUITO IMPORTANTE DURANTE ALGUNS MOVIMENTOS DA GINÁSTICA, E TAMBÉM COMENTAMOS SOBRE AS POSIÇÕES BÁSICAS DA GINÁSTICA: GRUPADO, CARPADO E ESTENDIDO. CERTO?

ESTA SEMANA REVISAREMOS OS MOVIMENTOS BÁSICOS DA GINÁSTICA.



1)  MOVIMENTOS BÁSICOS DA GINÁSTICA.


                            OS MOVIMENTOS BÁSICOS SÃO:

CORRER, GIRAR, ROLAR, SALTAR E EQUILIBRAR.


São chamados básicos porque estão sempre presentes durante ou na transição entre as acrobacias da Ginástica. Um bom domínio deles ajuda o praticante da ginástica a fazê-la com mais facilidade.

Pratique os movimentos na sua casa explorando diferentes maneira de fazê-los, por exemplo:

 

CORRIDA de frente, de costas, de lado.

SALTOS com pernas unidas, pernas, separadas, de um pé só, saltos laterais, para frente, para trás... e assim também com o GIRAR, ROLAR, EQUILIBRAR.

 

PEÇO CUIDADO PARA NÂO SE MACHUCAR.




2)  ESTRELA

AGORA QUE REVISAMOS OS MOVIMENTOS BÁSICOS, VEJAMOS NOVAMENTE A ESTRELA, UM MOVIMENTO CLÁSSICO E SUPER CONHECIDO NA GINÁSTICA GERAL.

 


POR UM MOMENTO FICAMOS COM OS BRAÇOS APOIADOS NO CHÃO E DEVEMOS TER FORÇA PARA SEGURAR NOSSO CORPO ENQUANTO AS PERNAS PASSAM POR CIMA DA GENTE, COMO SE FOSSEMOS UMA RODA GIRANDO.


O VÍDEO ABAIXO VAI EXPLICAR UM PASSO A PASSO DA ESTRELA.

ALGUNS DETALHES PODERÃO TE LEMBRAR DE ATIVIDADES QUE FIZEMOS NA ESCOLA.

DEPOIS DE ASSISTIR RESPONDA:

 

1)    PARA FAZER A ESTRELINHA , O CORPO DEVE SE POSICIONAR DE LADO OU DE FRENTE?

2)      QUAL PARTE DO CORPO APOIA NOSSO CORPO NO CHÃO E QUAL NOS DÁ IMPULSO PARA VIRARMOS A ESTRELA?

3)   QUAIS DOS MOVIMENTOS BÁSICOS DA GINÁSTICA ESTÃO PRESENTES NA ESTRELA? PENSE COMO PODEMOS TER MAIS IMPULSO.

 

CHAME ALGUEM EM CASA PARA TE AJUDAR E PRATIQUE AS VIVÊNCIAS DO VÍDEO, DA ESTRELA PARTINDO DO MACAQUINHO, COM AS PERNAS DOBRADAS, E SE VOCÊ CONSEGUIR, ESTENDA AS PERNAS PARA A ESTRELA COMPLETA.




                     APRENDA A FAZER ESTRELA EM 3 PASSOS


ESSA É A ESTRELA COMPLETA E O SEU PASSO A PASSO. OBSERVE A MUDANÇA DE APOIOS ENTRE MÃOS E PÉS.VAMOS FECHAR A SEMANA CO DESAFIO DA BANANINHA. VOCÊ SE LEMBRA?


FIZEMOS NA ESCOLA. É UM DESAFIO DE FORÇA E EQUILÍBRIO.



COMO NA ESTRELA, É PRECISO TER ATENÇÃO NO APOIO DO BRAÇOS E FIRMEZA DO TRONCO.UMA DICA: QUANDO COLOCAR A CABEÇA NO CHÃO, MANTENHA O QUEIXO ENCOSTADO NO PEITO E OS COTOVELOS A FRENTE DA CABEÇA, COMO MOSTRA A FOTO. TENTE ENCAIXAR UM JOELHO POR VEZ SOB OS COTOVELOS.

 

POR QUESTÕES DE SEGURANÇA, CHAME ALGUÉM NA SUA CASA PARA TE ACOMPANHAR E AJUDAR A PROTEGER DE UMA QUEDA. REGISTRE SUA VIVÊNCIA COM FOTO E LEMBRE-SE DE RESPEITAR SEU CORPO. NÃO TEM PROBLEMA ERRAR. VAMOS TENTAR.

 


1-Pose da Bananinha



Materiais que deverão ser entregues:
As Avaliações de Língua Portuguesa e Matemática Avaliação de Aprendizagem em Processo AAPs e as
atividades realizadas de Educação Física e Arte.
Coloquem tudo em um saquinho com o nome do aluno para entregarem na quinta feira, ok?
Qualquer dúvida nos chamem.
Atenciosamente Professoras: Márcia e Luiza 💖🌹😘





                           TAREFA DIA 09/09/2020

                                     Leitura inicial 

         A Árvore sem Folhas - História Contada/Infantil 


 Atividade de Português
Livro Didático Buriti Mais - Páginas 113 e 114 ( Gramática).
Respostas no próprio livro.




                  Atividade de Matemática
Resolva as situações-problema no seu caderno. Capriche na letra e muita atenção aos cálculos.


Atividade de Matemática
Fascículo Aprender Sempre - Sequência 2 - Artesanato da mãe de Cauã e de Tainá. Páginas 7 e 8.
Passe para o seu caderno somente os resultados dos cálculos.



Atividade de Matemática
Fascículo Aprender Sempre - Sequência  2 - Atividade 2 ( continuação) Página 9 e 




                                SEMANA 31/08 A 04/09


                             TAREFA 04/09/2020


HORA DA HISTÓRIA: 7 De Setembro - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL!!


                      A Nossa leitura inicial de hoje:📚👂📒




HINO NACIONAL BRASILEIRO PARA CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR


Atividade Interdisciplinar 
Leitura e compreensão de texto. Leia atentamente o texto informativo e passe para o caderno somente a atividade. Preencha corretamente as lacunas.





                       TAREFA 03/09/2020

                 Leitura inicial 👇🌻📘

                           A Rua Do Marcelo - por Ruth Rocha -




Atividade de Matemática
Medidas de tempo - Leia com bastante atenção a cada questão.  Em seguida escreva no seu caderno somente as respostas. (Estamos aprendendo um pouco mais sobre horas).
Acredito no seu crescimento, você é muito inteligente!💖💖💖💖






                                       TAREFA 01/09/2020

LEITURA INICIAL 

O Menino Que Não Gostava De Sopa 


Atividade de Português
Fascículo Aprender Mais.  Leia atentamente o texto: Na sala de reunião. Em seguida escreva e resolva no seu caderno as perguntas da página 16.




 TAREFA 31/08/2020

Atividade de Matemática
Fascículo Aprender Sempre - Página 6. Transcreva para o seu caderno somente os cálculos. Muita atenção ao resolver cada um!! 



                                         
 LEITURA INICIAL 


                                                     O Elefante e a Formiga



                                Educação Física 

Ginástica Geral

SEMANA PASSADA RELEMBRAMOS ALGUNS MOVIMENTOS CONHECIDOS DA GINÁSTICA GERAL E VIMOS A SUA DEFINIÇÃO.



1)POSIÇÕES BÁSICAS DA GINÁSTICA.

É COMUM NA PRÁTICA DA GINASTICA GERAL O ENVOLVIMENTO DE ELEMENTOS DA DANÇA E DO RITMO. POR CONTA DISSO, É IMPORTANTE TAMBÉM A POSIÇÃO QUE O CORPO PODE ADOTAR EM DETERMINADOS MOVIMENTOS E MANOBRAS.

 

VOCÊ LEMBRA DAS POSIÇÕES BÁSICA DA GINÁSTICA? ESSAS POSIÇÕES SÃO:


1) GRUPADO ; 2) CARPADO


3) ESTENDIDA



SALTO ESTENDIDO


2)  A IMPORTANCIA DO TRONCO

A PARTE DO TRONCO QUE COMPÕE O CORPO HUMANO AFETA A FORÇA QUE OS BRAÇOS E PERNAS CONSEGUEM PRODUZIR E TAMBÉM A SUA ESTABILIDADE (EQUILÍBRIO).

UM TRONCO FORTALECIDO AJUDA NA PRÁTICA DE DIVERSOS MOVIMENTOS E MANOBRAS NA GINÁSTICA.

AS FOTOS ILUSTRAM ESSA PARTE DO CORPO.








OBSERVE COMO MUDAM AS POSIÇÕES DAS PERNAS E A MOVIMENTAÇÃO DO TRONCO E JOELHOS.

 

TAIS POSIÇÕES APARECEM EM VÁRIAS MANOBRAS E MOVIMENTOS DA GINÁSTICA.

VAMOS PEGAR O EXEMPLO DO SALTAR, COMO MOSTRAM AS FOTOS A SEGUIR. O SALTO É REALIZADO E DURANTE O MOVIMENTO UMA DAS POSIÇÕES BÁSICAS EXPLICADAS PODE SER COLOCADO JUNTO. E ISSO TAMBÉM PODE OCORRER COM OUTRAS HABILIDADES DE MOVIMENTOS ..PIRUETAS, SALTOS MORTAIS, PARADA DE MÃO, ETC.

 

SALTO CARPADO



SALTO GRUPADO



2)  Práticas desafiadoras para o tronco.

As fotos 1 e 2 abaixo mostram duas posições chamadas PRANCHA.

 

Vamos tentar ficar alguns segundos nestas 2 posições??

 

 Tente ir aumentando aos poucos... 1) 15 segundos.

2) 20 segundos

 

Após a vivência repare na região do corpo que foi usada para manter o corpo firme e parado.

 

FOTO 1 - prancha frontal





FOTO 2 PRANCHA LATERAL













4) Prática do Equilíbrio - 'João Bobo'

OUTRO EXERCÍCIO INTERESSANTE PARA CONTROLE E FORTALECIMENTO DO TRONCO É A BRINCADEIRA DO "JOÃO BOBO",IMITANDO AQUELE BRINQUEDO COM O NOSSO CORPO. CHAME DUAS PESSOAS AÍ NA SUA CASA PARA PARTICIPAREM E SE MOVIMENTAREM!!


DETALHE IMPORTANTE, QUEM ESTÁ NO MEIO NÃO PODE TIRAR OS PÉS DO CHÃO NEM DO LUGAR, E DEVE MANTER O CORPO RETO E "DURO". AS PESSOAS DAS LATERAIS NÃO DEVEM FICAR TÃO LONGE DE QUEM ESTÁ NO MEIO PARA PODER SEGURÁ-LO.












                      SEMANA DE 17 A 21/08/ 2020
           


                                     TAREFA 21/08/2020

Atividades de  Matemática: Emai - Atividade:14.3 e 14.4.                                    Páginas 88 e 89.

A nossa Leitura Inicial 


               
                             
          TAREFA 20/08/2020



ATIVIDADE DE ARTE ( ENVIADO AS 17:00 hs  )


Atividade:

Vejam as imagens.

1-     Quantos são os personagens?

2-     Em que cenário podemos contar esta história?

3-     Estes personagens pertencem a qual  história conhecida?

4-     Agora conte esta história do seu jeito


A nossa Leitura inicial de hoje !


A Princesa e a ervilha

Atividade de Matemática
Livro EMAI - páginas 88 e 89 - Atividades 14.3 e 14.4  - Resolver no próprio livro.



TAREFA 19/08/2020


Leitura inicial de hoje: Personagens do folclore brasileiro





Personagens do folclore brasileiro (adaptação)


Atividade de Português
Livro Ler e Escrever - Página 138 - Ortografia.
Para realizar essa atividade, você precisa voltar na página 137 e ler atentamente  a Atividade 1E ( Trecho do conto: O Peixinho e o Gato).








                            TAREFA :  18/08/2020

Atividade de Matemática
Fascículo Aprender Sempre - Página  5 - Multiplicação por estimativa - (Registrar somente os cálculos no caderno).




A nossa leitura inicial de hoje👇🏻👇🏻 


     Fábula de  Monteiro Lobato

Atividade de Português
Fascículo Aprender Sempre - Atividade 3 - Comparando Informações Questões A e  B. (Página 15)


COPIAR NO CADERNO  !!!






                               17/08/2020


Atividade de Português
Fascículo Aprender Sempre. Página 14. Escreva apenas as respostas no seu caderno.


 

Video da apoio

Aprender Sempre Vol. 2 - 4º ano - Atividade 2 - Parte 2





                             Leitura inicial de hoje

                               

                     A Rua do Marcelo- Ruth Rocha

4A - GINASTICA GERAL -  Prof. Leandro 

1) GINÁSTICA GERAL ESCREVA ABAIXO O QUE É GINÁSTICA PARA VOCÊ? ESSA PERGUNTA FOI FEITA NO CMSP ESTA SEMANA. SERÁ QUE TODAS AS FIGURAS PODEM SER CHAMADAS DE GINÁSTICA? 

2) PENSANDO NA GINÁSTICA É PRECISO SABER DIFERENCIAR O QUE É GINÁSTICA DAS OUTRAS PRÁTICAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, QUE MUITAS VEZES SÃO CHAMADAS PELAS PESSOAS NO DIA-DIA COMO 'GINÁSTICA'. EIS UMA DEFINIÇÃO DE GINÁSTICA.

É UMA MODALIDADE QUE PERMITE PRATICAR VÁRIOS MOVIMENTOS COM O CORPO (ACOBRACIAS, PIRUETAS, ROTAÇÕES, SALTOS, GIROS ) OS QUAIS PODEM OU NÃO SER ACOMPANHADOS DE ELEMENTOS DA DANÇA E DAS ARTES. 

GINASTICA GERAL A GINASTICA GERAL TAMBÉM É CHAMADA DE GINÁSTICA PARA TODOS POR 2 MOTIVOS: 

1) NÃO É COMPETITITIVA; 

2)A PRÁTICA RESPEITA OS LIMITES DO CORPO DE CADA PESSOA. 

                                    O VÍDEO ABAIXO NOS DÁ UM EXEMPLO.





                                           Apresentação de Ginástica Acrobática



3) PRÁTICA VOCÊ É CAPAZ DE LEMBRAR DOS MOVIMENTOS GINÁSTICOS DA PONTE, DA VELA E DA CAMBALHOTA? VAMOS TENTAR? LEMBRE-SE DE TER CUIDADO E RESPEITAR SEU LIMITE.. PONTE 

PONTE






                              vela

                        CAMBALHOTA PARA FRENTE




 SEMANA DE 10 A 14/08/ 2020



                             TAREFA 14/08/2020


Srs. Pais/ Responsáveis!

Hoje os alunos realizarão  a Avaliação em Processo de Aprendizagem (AAP) de Português. Vou postar o vídeo  Orientador referente a aplicação, para que eles realizem com muita calma e atenção.  Ok?
Atenciosamente: Professora Luiza

Acredito na capacidade de cada um. Boa Avaliação a todos!💖💖💖




4º ano AAP Língua Portuguesa - Anos Iniciais 2020 / 2º Bimestre



                             TAREFA 13/08/2020



                          ATIVIDADE DE ARTE  



Observe a imagem

Agora use a criatividade e crie uma bela história para dramatizar com seus amigos, cada dedo será um personagem. Dê um nome a cada um e envolva todos em uma animada brincadeira.

Lembre-se: Que a história tem começo, meio e fim


Bom trabalho!



                  APLICAÇÃO DE AAP - MATEMÁTICA 







                                 Tarefa dia 12/08


                              Atividade de Matemática
Livro EMAI - Página 82. Resolução de Problemas. Atividade 13.3. Resolver no próprio livro.




Atividade de Português 
Livro Buriti Mais - Páginas 138 e 139. Ortografia G e J. Resolver no próprio livro.





Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias - por Ruth Rocha - (AudioBook Infantil/Leitura Infantil


                                 Tarefa dia 11/08



                                        Enquanto Fico Em Casa



Atividade de Matemática
Fascículo  Aprender Sempre. Página 3. Resolva com bastante atenção.  Passe para o caderno somente os cálculos.






                         Tarefa dia 10/08


A nossa leitura inicial de hoje: Advinha quanto te amo...💖💖💖



            
      DIA DA DANÇA : VOCÊ SABIA QUE O DIA 29 DE ABRIL É O DIA INTERNACIONAL DA DANÇA ??








                           A Dança Tradicional Africana | Mwana Afrika Oficina Cultural



1) DANÇA AFRICANA

NA SEMANA PASSADA VIMOS UM POUCO DA DANÇA INDÍGENA. HOJE CONHECEREMOS ALGUMAS DANÇAS AFRICANAS, AFINAL, INDÍOS E NEGROS INFLUENCIARAM MUITAS PRÁTICAS DE DANÇAS NO BRASIL.

DEPOIS DE ASSISTIR RESPONDA:


1)    POR QUAIS MOTIVOS SOCIAIS E CULTURAIS OS AFRICANOS DANÇAM?

QUAIS TIPOS DE INSTRUMENTOS ELES USAM? SÃO PARECIDOS COM ALGUM INSTRUMENTO USADO PELOS ÍNDIOS ?



2) ELEMENTOS DA    DANÇA

   NO CMSP NOS FOI APRESENTADO OS ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DAS DANÇAS

1)  RITMO: A DANÇA PODE VARIAR EM RITMO LENTO, MODERADO E RÁPIDO;


2)   DIREÇÕES DE MOVIMENTOS: ALTERNANDO MOVIMENTOS EM LINHAS RETAS, DIAGONAIS, 


CIRCULARES;

3)   PLANOS DE MOVIMENTOS: ENVOLVENDO MOVIMENTOS CORPORAIS NOS PLANOS ALTO, MÉDIO E BAIXO.


2)   DANÇAS DO BRASIL

O BRASIL É UM PAÍS MUITO GRANDE COM UM NÚMERO INCRÍVEL DE DANÇAS REGIONAIS.

O VÍDEO ABAIXO PERCORRE O PAÍS NO APRESENTANDO DIFERENTES COSTUMES DE DANÇAS, DE NORTE A SUL. VAMOS ASSISTIR?

EM SEGUIDA, ANOTE EM SEU CADERNO:


1)    QUAL O RITMO DAS DANÇAS APRESENTADAS?

2)      AS DANÇAS OCORREM EM QUAIS DIREÇÕES ? SÃO EM GRUPOS, DUPLAS, OU INDIVIDUAIS ?


3)      EXISTE ALGUMA MUDANÇA DE PLANO DE MOVIMENTOS ?




                                                       Danças típicas do Brasil




                                                  Chula aula alunos Sigma Bsb




A CHUVA É UMA DANÇA TIPICA DOS GAÚCHOS DO SUL DO BRASIL . FAÇA UM RISCO NO CHÃO OU PEGUE A VASSOURA E TENTE PRATICAR O RITMO COMO MOSTRA NO VÍDEO  
  ( tire foto / vídeo )




                 SEMANA DE 03 A 07/08/ 2020




                                                 TAREFA 07/08/2020


Atividade de Matemática
 (MMR - Método de Melhoria de Resultados )
Resolva com muita atenção às situações problema. 
Acredito na sua capacidade!✏️📒🧮



Nossa Leitura Inicial de hoje: Ali Babá e os 40 ladrões👇🏻👇🏻




                             Ali Babá e os 40 Ladrões

👇🏻
👇🏻



Atividade de Português (MMR - Método de Melhoria de Resultados)
Leitura : silenciosa do poema: A invenção do abraço

Passe para o seu caderno com uma letra bem linda e se caso quiser fazer um áudio da sua leitura e postar no grupo, ficarei muito contente.




                                Tarefa dia 06/08

Atividade de Português 
Fascículo Aprender Sempre - Página 12.
Assim como os três estudantes, faça a leitura da orelha do livro: " A reunião dos Planetas" e procure descobrir o que ocorreu para os planetas se reunirem e outras informações sobre a história.  E em seguida 
transcreva para o seu caderno as perguntas ( A, B, C e D ) e responda



OLIVEIRA, Marcelo L. R. A reunião dos Planetas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000.

 a.        Você costuma ler as orelhas dos livros e as contracapas? Por quê?


 b.        O que você descobriu ao ler a orelha do livro A Reunião dos Planetas?


 c.        Segundo o texto da orelha do livro, quais informações lhe ajudam a compreender a história?


d. Corpo celeste é qualquer objeto situado no espaço. Segundo a orelha do livro, o que acontece quando os corpos celestes viram personagens desta história?


 

 














                                   Tarefa dia 04/08


Nossa Leitura inicial: 





                            O Lobo e os Sete Cabritinhos

Fascículo de Português - A reunião dos planetas - Página 11



Escreva no seu caderno a sua opinião: Por que será  que os planetas decidiram fazer uma reunião?  Relate as suas hipóteses!!!💖💋


Atividade de Matemática. Registre no seu caderno somente as respostas. Com bastante capricho!!!👆🏻👆🏻👆🏻🥰🤩😍







1)  Danças

NO CMSP COMEÇAMOS A FALAR DE DANÇA E NOS FOI PERGUNTADO: O QUE É DANÇA ?
É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE USA UMA SEQUENCIA DE MOVIMENTOS COM O CORPO

FAZENDO UMA BREVE REVISÃO, AS PRIMEIRAS DANÇAS SURGIRAM HÁ MUITOS ANOS, NAS CAVERNAS.
E DURANTE OS ESTUDOS, OS HISTORIADORES PERCEBERAM QUE AS PRÁTICAS DE DANÇA SEMPRE ESTIVERAM RELACIONADAS A EVENTOS DA VIDA DO HOMEM, POR EXEMPLO, A COLHEITAS, RELIGIÃO, UMA CELEBRAÇÃO, FESTAS E A SENTIMENTOS.










3)  Pratica do Break
A SEGUIR VAMOS MOVIMENTAR O CORPO DENTRO DO RITMO E SEGUINDO OS PASSOS DO BREAK, UMA DANÇA BEM POPULAR NO BRASIL.
APROVEITE E REGISTRE UM DESENHO DE VOCÊ DANÇANDO, OU FAÇA UM PEQUENO VÍDEO PARA ENVIAR AO PROFESSOR.

      (  Fazer e Enviar !!  )


Festa Junina

Um exemplo de dança que ocorre no Brasil nos meses de Junho e Julho são as QUADRILHAS.
Escreva no caderno quais outras danças você conhece no Brasil? Você pratica alguma dança?
O CMSP nos deu o exemplo da CATIRA



4)  INFLUÊNCIAS DOS ÍNDIOS E DOS AFRICANOS

QUANDO FALAMOS DE DANÇA, É INEVITÁVEL PENSARMOS NAS INFLÊNCIAS INDÍGENAS E AFRICANAS QUE TIVEMOS NO BRASIL. DANÇAS QUE ENVOLVEM MUITO RITMO, BATIDAS E PERCUSSÃO DE INSTRUMENTOS.
O VÍDEO ABAIXO É BEM EXPLICATIVO PARA ENTENDERMOS E RESPEITARMOS A DANÇA INDÍGENA. A SEGUIR RESPONDA

1)  De acordo com vídeo, por que os indíos dançam? 
2) Como os índios marcam o ritmo das músicas?
3)   O que muda de uma dança para outra?

4)   Por que as danças nunca são apresentadas sozinhas? O que mais as acompanham?


VIDEO PARA APRENDER BREAK :




                                   SEMANA 27 A 31/07 /2020



                              31/07/2020 - TAREFA




Atividade de Português
Semana de Estudos Intensivos : Revisão 
Faça uma boa leitura silenciosa do texto abaixo: Gol descalço. 

Em seguida transcreva para o seu caderno somente as perguntas e respostas.



Nossa Leitura Inicial de hoje: Cachinos Dourados e os Três Ursos🐻🐻🐻







                           30/07/2020 - TAREFA 

Atividade de Matemática
"Semana de Estudos Intensivos."

Leia atentamente a Atividade ( medidas de tempo) , e registre no caderno somente suas respostas.







 A Fábula da Tia Anastácia- Sítio do Pica- pau- amarelo👇🏻👇🏻



Atividade de Português
"Semana de Estudos Intensivos"

Faça uma leitura silenciosa do texto abaixo: Hábitos Indígenas e escreva no seu caderno somente as perguntas e respostas do texto. 





                        29/07/2020 - TAREFA 

Atividade de Matemática

Fascículo Aprender Sempre: Atividade 3 - Calcule , resolva as multiplicações e depois confira o resultado na calculadora.



                               CLICK NO LINK ABAIXO !!

Nossa Leitura Inicial de hoje: Poeta da Lanchonete - Turma da Mônica


Atividade de Português
Fascículo Aprender Sempre: Quem é essa boneca de pano falante? Canção 2 - "Li Emi Ali Emília"
Faça uma leitura silenciosa da música.




De acordo com o que você leu na canção, registre e responda no seu caderno as perguntas abaixo:👇🏻👇🏻


Pra contribuir com  as informações acima, segue o vídeo da canção: "Li Emi Ali Emília" CLICK NO LINK ABAIXO 👇🏻👇🏻


Li Emi Ali Emília - Jorge Foques e Tony King Brown





28/07/2020 - TAREFAS 
Agora temos a atividade de Matemática: Medidas de Tempo. Registre apenas as respostas em seu caderno. Caprichem nas letrinhas!!!😍😍



Nossa Leitura Inicial de hoje: A GALINHA que sabia ler - Sandra Aymone( somente ouvir)

A Galinha Que Sabia Ler - por Sandra Aymone

Conforme a nossa rotina, temos a atividade de Português: Leitura e Compreensão de Texto: Mutirão da Limpeza. Realize a leitura e registre somente as perguntas com as respostas em seu caderno. Com bastante Capricho!!!! *



*









                FABULA   27/07 :  O Sapo e O Boi 




Atividade de Português Fascículo Aprender sempre( volume 2 ).
Quem é essa boneca  de pano falante? *Emília ( A boneca  - Gente ).
Responda as perguntas abaixo no seu caderno com muita atenção.





       Emília, a boneca gente - Baby Consuelo                                    (com imagens)







                     SEMANA DE 20 a 24/07



                                                        Leitura inicial ( 21/07 )




                                          Menina Bonita do Laço de Fita. ( Somente ouvir )



                              Atividade de Português

Livro de textos do aluno, página 42. Poema Transitório. 


Faça uma leitura silenciosa e em seguida faça o registro no seu caderno.
Responda sobre o Poema

1 - Do que fala?

2 - Dê um novo título para o poema:

3 - No poema fala de um meio de transporte, qual?

4 - As moças da cidade vinham olhar o trem passar? Qual era a intenção delas

5  - Faça uma ilustração do poema                       



                                                            4 ANOS - Lutas ( 20/07 )
                                                                      LEANDRO DELAZARO


1) Definição de LUTA
Após vermos a diferenças entre LUTA X BRIGA, é mais fácil entendermos o conceito do que é LUTA:


São disputas em que os oponentes se utilizam de técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão para o desenvolvimento de ações de ataque e defesa. Ocorrem em um espaço delimitado e respeitam regras.
Além da força no corpo, o que mais os praticantes de lutas desenvolvem com a sua prática? Escreva no caderno.


2)Classificação de lutas pelos tipos de golpe .

Na aula do CMSP vimos que as lutas podem ser divididas em :

Luas de domínio e lutas de percussão ; explique a diferença e de exemplos no caderno .


























03)  Vivência com os pés
Nas lutas observamos que várias partes do corpo são usadas. As pernas, os braços, o tronco..
Nesta vivência usaremos as pernas.
Desenhe uma linha no chão e chame alguém para participar. Um de frente para o outro de cada lado da linha, vocês deverão posicionar os pés como mostra a foto.
Quem conseguir invadir o espaço do outro e desequilibrá-lo marca o ponto.


4)  Desamarrar o cadarço.

A tarefa é mais difícil agora.. Vocês ficarão um de frente para o outro, como no desenho abaixo. Dado o sinal, o objetivo é tocar ou desamarrar o tênis do oponente. Vence o ponto quem tocar os 2 pés primeiro.
Esse exercício simula muito bem o posicionamento para diversas lutas.
Tenha cuidado com o espaço.


                  SEMANA 13 a 17 /07



Leitura Inicial:A Fada que tinha idéias- Fernando Lopes.  (somente ouvir) 




👇🏻👇🏻👇🏻FABULA 17/07- 
 A Cigarra e a Formiga.



Ela faz parte de um projeto de melhoria da Leitura e da Compreensão  do texto. Propus  que se possível  você fizesse um vídeo  ou caso prefira, pode ser feito um áudio e mandasse aqui no grupo.  A leitura é fundamental para a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento 

Foco feliz com a sua devolutiva!!!












Encontre os erros ortográficos no texto A, analisando com o B. Em seguida grife e passe para a tabela  da questão 2

Registre no seu caderno apenas a tabela. Ok?



Vamos iniciar nossa aula de hoje com uma leitura de um conto: PINÓQUIO.
 (somente ouvir)


                                            


HISTÓRIA DO PINÓQUIO 

                                  

                             Histórinha 




                O Livro dos Sentimentos



Realize a leitura silenciosa e responda as perguntas abaixo:
a) Aonde vivem?

b) Qual o problema que as borboletas enfrentam nas cidades grandes?

c)Na área urbana de São Paulo, quantas espécies de borboletas existem?

d) Entre as borboletas urbanas mais comuns encontradas na Cidade de São Paulo. Cite os nomes de algumas:


e) Qual a melhor forma de preserva- las?


Faça uma linda ilustração do texto: As Borboletas Urbanas.🦋🦋🦋




Na sexta feira na nossa Rotina temos a atividade de Leitura de Fábula. Vou postar o texto aqui para  vocês irem treinando a leitura. Ok




Peçam que alguém faça um vídeo de vocês enquanto realizam a Leitura da Fábula. Entenderam?


                          FÁBULA 13/07



       Leitura Advinha quanto eu te amo - Livro digital - história Infantil | Daiana Silva


4 ANOS - Brincadeiras e Jogos Jogar e brincar é tão antigo quanto a própria história do homem e podemos aprender muito com essas atividades.



                             1)  Princípios das LUTAS

Dando continuidade as diferenças que vimos entre LUTAS x BRIGAS, o artigo "ENSINANDO LUTAS" mostra para gente quais são os principios e características dessas modalidades:




                            2)   Golpes da Capoeira e o Ritmo

No CMSP vimos alguns golpes que fazem parte da Capoeira. Abaixo, deixo um link com mais sugestões de movimentos etambém com o acompanhamento do ritmo da música, que é muito conhecida no Brasil.
Assista ao vídeo e tente realizar os movimentos. Fique atento a coordenação e respeite os limites do seu corpo.

Depois de assistir, escreva no caderno os nomes dos movimentos e aponte aqueles de maior dificuldades.


                            

20 Movimentos de Capoeira para Iniciante (Ataques / Esquiva / bases) - Corda branca

                

                                 3)   Vivência do Equilíbrio


Cada LUTA possui as suas próprias regras para praticá-la. Pensando naquelas que envolvem 2 pessoas, podemos dizer que na LUTA ocorrerá uma disputa de equilíbrio de forças.
CHAME ALGUÉM EM SUA CASA, LAVEM AS MÃOS E TENTEM FAZER ESTE DESAFIO.
UM DE FRENTE PARA O OUTRO, AGACHADOS NAS PONTAS DOS PÉS.

NÃO VALE TOCAR O JOELHO NO CHÃO PARA APOIAR. QUEM DESEQUILIBRAR O OUTRO LEVA O PONTO. DEPOIS TENTE FAZER DE COSTAS UM PARA O OUTRO. FOTOGRAFE !! =)





                  SEMANA DE 06 A 10/07


                                         
                                             
                            



                       

                              LIÇÃO 10/07/2020




  Atividade Diária de Português



Faça uma boa leitura silenciosa e uma boa interpretação do 

texto abaixo. Canção: Emília.




                              FABULA 09/07/2020 





            A Galinha Dos Ovos De Ouro 



Atividade Diária de Português(COMPREENSÃO LEITORA)

Livro de textos do aluno. Páginas 85, 86 e 87. Conto: Os sete corvos. 

Leia e reescreva o conto. Faça uma linda ilustração. Você é  capaz!! Capriche em cada detalhe da sua reescrita.



                                FABULA 08/07/2020       

                                A Raposa e o Corvo 


Atividade Diária de Português(COMPREENSÃO LEITORA)
Livro de textos do aluno, página 128. Faça uma boa leitura silenciosa, em seguida registre as principais informações desse conto em seu caderno.Sugestāo: Faça uma linda ilustração.E pra finalizar a Atividade, responda as seguintes perguntas:

a) Quem são os personagens do texto?

b) Qual a parte que você achou mais interessante? 

c) O macaco se saiu bem no final?


d) Como termina a história?






                                                           


                                    
FÁBULA DE 07/07 2020 

                       










     

                                   
                                                     A FESTA NO CÉU 


    












Educação Física : Prof. Leandro 

Jogar e brincar é tão antigo quanto a própria história do homem e podemos aprender muito com essas atividades.

1)    LUTAS

Na aula do Centro de Mídia SP vimos a diferença entre LUTA x BRIGA. Com isso em mente responda:
1)  Você aprenderia uma luta para brigar? Explique-se.
2)  A violência está presente em todas as modalidades de lutas?
3)  Quais os objetivos em uma LUTA e os objetivos em uma
 BRIGA? 



2)    LISTA
Faça uma lista com os nomes de modalidades de LUTAS que você se lembra.
E vamos pensar no que elas tem em comum.

Caixa de Texto: 1) Envolvem  2  pessoas  (  um  oponente);
2) Possuem  regras  e  um  juíz;
3) Têm  um  objetivo  para  vencer;
(marcar  pontos,  derrubar  o  adversário,    tirá-lo  do  espaço, entre outros;
4) São  realizados  em  um  espaço  próprio;


Bem diferente da BRIGAS ou tretas, não é?


3)  VIVÊNCIAS - Princípios da Luta

Chame alguém na sua casa. Desenhe um círculo no chão com giz, pedaço de tijolo ou pedra.

Nesta atividade, o colega que começar dentro do círculo não pode deixar o outro do lado de fora tirá-lo. Não vale machucar colega. Somente usar o equilíbrio de forças. Depois troquem de lugar.

Responda, quais partes do seu corpo você usou para fazer mais força? Pense nos dois momentos da brincadeira



4)    VIVÊNCIAS - Princípios da Luta
Agora, façam um círculo maior para que as duas pessoas possam ficar dentro dele. Dado o sinal, o objetivo é levar o seu adversário para fora deste círculo. Ele tentará fazer o mesmo com você.



Campinas , _ de julho de ______
Escola_____________________________
Professora____________________
Ano______________

Hoje é____________ feira.
                       

                            Fábula dia 06/07



         O Sapo e O Boi  - Fabula - Desenho animado infantil com os Amiguinhos



              SEMANA DE 29 A 03/07




                                                


                                                          TAREFA EXTRA  DE 03/07 







A Bela Adormecida em Português | Historia completa | desenho animado com Os Amiguinhos





                       Fazer atividade de Português, é uma Compreensão Leitora!


 Realize a leitura da História da bela Adormecida e faça um resumo no seu caderno


 Depois que realizarem o resumo da história no caderno. Registrem tambem essas 4 perguntas  e respondam 

 1) Qual é o Título do Texto?


2) O que a Malévola falou para a Rainha?


3) Quem conseguiu modificar o Feitiço?


4) O que aconteceu no final da história?




                                           TAREFA EXTRA  DE  30/06 ( FAZER O RESUMO )


  FABULA : CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSOS





2- Dê exemplo de 10 palavras com:
a) NH

b) LH

c)RR

d)SS

e) CH


Faça a pesquisa acima no livro de textos.(trabalhando ortografia)


Agora vamos ouvir uma linda Fábula! A Raposa e as Uvas🦊 🍇





           SEMANA DE 22 A 26 / 06






Fabula :  O Rato do Campo e o Rato da Cidade




Atividade Diária- Hoje a nossa Leitura inicial faz parte da nossa primeira atividade. Você  vai ler esse Gibi maravilhoso da Turma da Mônica  e depois vai fazer um resumo do que você  leu. Capriche, coloque o título, fale dos personagens e suas ações.  Faça um registro bem legal!!!






PROF. LEANDRO ED. FÍSICA

4ANOS - Brincadeiras e Jogos Jogar e brincar é tão antigo quanto a própria história do homem e podemos aprender muito com essas atividades.
#HigieneSempre #COVID19 #DICAS
1) JOGO DO ALERTA                                            .
Já jogamos este jogo na escola com as regras abaixo.:

Antes da brincadeira começar,cada jogador escolhe um apelido. Pode ser uma cor, um número, outro nome, uma fruta enfim, o que a imaginação permitir.

Um dos participantes é escolhido para começar e ficará com a bola nas mãos no centro da roda.

O jogador lança a bola com força para cima ao mesmo tempo em que fala o apelido de uma das outras crianças do grupo. Esta, por sua vez, deve correr para pegar a bola, enquanto os outros participantes correm no sentido oposto. Ao pegar a bola o jogador deve gritar: “Alerta”.

Nesta hora, todos os jogadores param no lugar onde
estão. O jogador com a bola pode dar três saltos e tentar queimar alguma outra criança.Se conseguir, quem foi atingido ficará no centro da roda para jogar a bola. O jogador que conseguir agarrar a bola jogada contra ele se salvará.(adaptado de
Quando jogamos na escola, alguns colegas reclamaram de não terem participado e daqueles que "deixavam" serem queimados. Para resolver isso, quais regras vocês inventariam para melhorar o jogo? Escreva no caderno. Se houve espaço em sua casa, chame as pessoas para jogar.

2) JOGO DA AMEBA

Vocês lembram do Jogo da Ameba? O vídeo abaixo ajudará na lembrança e a responder algumas questões:
1.  Existe equipe neste jogo? As bolas tem dono? Explique.

2.   Quais as regras para um jogador se tornar "ameba" e também 'desvirar" da ameba neste jogo?

3. Quem vencerá o jogo? Após verem o vídeo, pense, será que é fácil vencer?

4.   Qual tática você adotaria para conseguir sobreviver as amebas e aos colegas com bola neste jogo?

LIÇÃO EXTRA PROFa. MARCIA 26/06

ATIVIDADES:







Os três  porquinhos





24/06 vídeo Motivacional



Vou postar a nossa historia de hoje! A casa Sololenta🥰





Façam o resumo da história no caderno está bem !!






23/06 - E agora como Leitura Inicial, irei postar uma historia para vocês!

                       -

     No livro didático !!






Atividade Complementar de Português
1 - Leitura silenciosa da fabula: O Lobo e o Cão.  Livro de Textos do aluno, página 142.

2- Registro da fábula no caderno, com uma letra bem linda.

3- Interpretação do texto:
a) Quem são os personagens?

b) Qual a parte da fábula que você mais gostou?

c) Qual a moral?

d) Com suas palavras, escreva o que você entendeu da moral, qual ensinamento?


Registre essas perguntas em seu caderno🥰 !!




                             22/06- Iremos iniciar com essa linda Fábula! A Cigarra e a Formiga.
                        Não se esqueçam de registrar em seu caderno o Cabeçalho de hoje

          A Cigarra e a Formiga | Fabula | Desenho animado infantil com os Amiguinhos



SEMANA DE 15 A 19 / 06




                   LIÇÃO EXTRA PROFa. MARCIA 19/06


Na nossa rotina tem a observação para fazermos o cabeçalho todos os dias! Não se esqueçam!!!


Escola Estadual Sargento Joaquim Pedroso. 
Campinas___ de junho de 2020.
Nome completo:________
_ano __.


            Agora vou postar uma historia como Leitura Inicial para vocês ouvirem!






             Vou postar outra história para vocês realizarem o resumo esta bem?







LIÇÃO EXTRA PROFa. MARCIA 18/06




                                       O Casamento da Dona Baratinha (2020)


ARTE -  dia 17/06



E. E._________________________________________
Disciplina: Arte                                                            
Professora: Laura f.S.Faria
 Nome do aluno__________________________________        data ___/____/_____
4º ano  atividades  VII

Mesmo sem ainda não conhecer a escrita, 40 mil anos atrás o homem pré-histórico já era capaz de se manifestar. Utilizando a arte rupestre como uma comunicação artística, eles produziam obras de arte como as pinturas em cavernas!
Compostas de símbolos, desenhos e sinais, suas representações gráficas ficaram gravadas, até hoje, em locais como grandes rochas e cavernas.
Essa forma de representação artística é essencial para estudarmos um período muito distante dos dias de hoje: a pré-história.





Queridos alunos  Nesta semana  Nossas atividades devem  ser sobre a linguagem da  Dança mas resolvi reunir Patrimônio Histórico Cultural  e Dança.

Agora é com  vocês

Faça uma pesquisa como eram feitas as pinturas em cavernas. Quais os tipos tintas usavam na época 















       Livro Didático de Matemática, páginas 76, 77 e 78. Realizem com atenção e bastante capricho🤩  ENVIADO EM 16/06/20     



Vou postar aqui para vocês uma atividade de Língua Portuguesa. Realizem no caderno🥰 Páginas 80 e 81👆🏻👆🏻ENVIADO EM 17/06/20     














                        ARTE 16/06






Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas ... As cavernas e superfícies rochosas estão tipicamente atulhadas com resíduos de diversas épocas. ... se multiplicaram rapidamente procurando definir melhor as especificidades tipológicas, técnicas, cronológicas e geográficas.

Esta Arte é também Patrimônio  Histórico  da humanidade.
Hora da prática

Querido aluno agora é com você!

Atividade  para fazer com ajuda de seu responsável


Material

·         Uma folha de árvore  seca
·         Caderno ou folha de sulfite
·         Tinta guache
·         pincel
·         Suas mãos

·         Como fazer
·         Passe a tinta na folha seca, pode ser do lado das costas da folha
·         Em seguida prensa na folha do caderno.
Faça várias cores sobre o papel crie uma linda arte.




                Resultado da Atividade 








4ºANOS - Brincadeiras e Jogos

https://padlet.com/leandrojd/t9z62uoy4kpd




Jogar e brincar é tão antigo quanto a própria história do homem. E as formas das vivências foram mudando ao longo do tempo, de acordo com a época e o interesse das pessoas.

1)Vamos criar novos cumprimentos em casa?
Pelo CORONA VÍRUS não devemos tocar as pessoas. Sem beijos e abraços por enquanto!! Então, usando nosso corpo, que tal criarmos uma nova maneira de dizer OLÁ para as pessoas em casa? Vale piscar, um gesto combinado ou um sorriso, por exemplo. Converse com seus familiares. =)


1) Pessoal, em outros anos nós vimos este quadro e conversamos que as brincadeiras nele ainda são praticadas até hoje porque foram passadas de geração em geração.

Faça uma lista com nomes de brincadeiras antigas. Você pode aproveitar e entrevistar alguém da sua família.



1) Partimos então para o jogo da QUEIMADA, tanto a tradicional, como as variações deste jogo. No caderno ou folha, desenhe o campo do jogo mostrando seus limites, e explique o objetivo da queimada, quando um jogador é queimado, as principais regras do jogo e a diferença do jogo normal para as outras variações que fizemos.




3 - Como podemos jogar agora , devido ao isolamento do COVID 19  1)   quais das brincadeiras e jogos da figura são possíveis de serem feitas na sua casa. Anote no caderno, brinque e depois LAVEM as mãos!! 
As anotações do caderno ou em sua folha serão entregues depois ao Prof. Leandro








Heitor  ( ATIVIDADES EDUCAÇÃO FÍSICA )









    Vitor   ( ATIVIDADES EDUCAÇÃO FÍSICA )




      Aula -Desafio Karatê  11/06 


                                                       Sensei Jaqueline 






                                                     DESAFIO CUMPRIDO !!


                                                                         
                                                      HEITOR !






                                                    VITOR  !                



SEMANA 08/06 A 12/06













E. E._________________________________________
Disciplina: Arte                                                            
Professora: Laura f.S.Faria
 Nome do aluno__________________________________        data ___/____/____
4º ano











A Musica resgata e valoriza a arte brasileira tradicional. Este  um espetáculo de dança que faz algo parecido.

Agora é com você. Pensa e Responda.

1-      Descreva  o que você  vê na imagem?

2-      Que local é esse?

3-      Observe o cenário e o figurino. Eles fazem você  lembrar de algum evento?

4-      Que tipo de  musica você acha que está tocando?

    




5-      



Leia e descubra!



Em Fuezinho a Companhia de Aruanda apresenta musica, contação de histórias e diversas danças  como coco, ciranda, boi bumbá e jongo. O espetáculo  é educacional e interativo, ou seja todo mundo pode participar. Assim  todos aprendem juntos a dançar e a manter vivas as tradições brasileiras, construindo para a preservação do patrimônio cultural








O jongo  é uma  Dança  de roda  em que os dançarinos  se movimentam em sentido Ante- horário. Eles fazem  movimentos como pulos para  a frente e giros em torno do próprio corpo.

No meio da roda ficam um ou dois dançarinos. Para sair do centro da roda, o dançarino deve dar uma Umbigada na pessoa que vai substitui-lo











Agora é com você



Escolha uma musica, e produza uma linda dança.

E registre  sua criação aqui, com desenho ou escrita














Hora da Pesquisa



Agora é você 



Faça uma pesquisa na internet com ajuda dos pais sobre outra companhia de Danças populares brasileiras.



1-      Nome da companhia pesquisada

2-      Lugar de origem

3-      Características principais

4-      Como surgiu

5-      Onde se apresentam


       A pesquisa : 





                                          Cia. de Dança TXAI - VII FIFOLC



 TXAI - Nosso Histórico



A Companhia de Danças Populares Txai (leia-se tchai) fundada a 11 de Setembro de 1999.  Hoje com 29 integrantes, entre músicos e bailarinos, foi criada com o objetivo de pesquisar e desenvolver os diversos aspectos da cultura popular brasileira. Acreditando na pesquisa como fonte histórica de informações, tem ainda, como veia, tudo o que se diz respeito ao folclore (nacional e internacional).

Valorizando o talento dos nossos artistas da terra, a Companhia de Danças Populares Txai tornou-se um dos principais atrativos turísticos de Fortaleza - CE, realizando trabalhos em todos os meios artísticos, como congressos, casa de shows, convenções, workshop, festas, atividades em colégio e ainda dedicando-se a eventos beneficentes e outras manifestações populares.
Entre inúmeras pesquisas, oficinas de arte, estudos bibliográficos e dinâmicas de grupo para informar, debater, desenvolver e descobrir outros meios de lidar com a cultura popular, tem no seu repertório a montagem dos espetáculos Uma Metade de Mim, Dançando Nordeste, Ceará: Nossa arte nossa cultura, Alma Nordestina, Vida de Negro, Nos Ritmos do Ceará e Raça Brasil.

1999 - HAVANA - CUBA - APAVT

2000 - V  FESTIVAL DE DANÇA DO RECIFE-PE / I  FESTIVAL DE DANÇA DE FORTALEZA (FENDAFOR)

2001 - PORTO - PORTUGAL - APAVT - BENTO GONÇALVES-RS -43º ASSEMBLÉIA DOS GOVERNADORES DO BID

2002 - FESTIVAL PORTO ALEGRE EM DANÇA EM PORTO ALEGRE-RS, QUE FOI PREMIADO EM 2º LUGAR NA CATEGORIA "FOLCLORE DE PROJEÇÃO"

2004 - FESTIVAL PORTO ALEGRE EM DANÇA EM PORTO ALEGRE-RS, PREMIADO EM 1º LUGAR NA CATEGORIA "FOLCLORE DE PROJEÇÃO" - Iª  FEIRA DE TURISMO EM RIBEIRÃO PRETO-SP

2005 - SANTIAGO - CHILE, REPRESENTANDO O NORDESTE

2006 - V FESTIVAL BRASILEIRO DE FOLCLORE DE BELÉM DO PARÁ

2007 - VI FESTIVAL BRASILEIRO DE FOLCLORE DE BELÉM DO PARÁ

2008 - XXXII ENCONTRO NACIONAL DE FOLGUEDOS DO PIAUÍ - DE 20 A 29 DE JUNHO

2009 - 6ª MOSTRA PRODANÇA - CEARÁ - DE 03 A 05 DE ABRIL

III PASSO DE ARTE NORTE E NORDESTE, NA CATEGORIA DANÇAS POPULARES AVANÇADO - COMPETIÇÃO DE DANÇA DE 04 A 07 DE JUNHO, ONDE CONQUISTAMOS O 1º LUGAR COM A DANÇA CABOCLINHOS.

XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE FOLGUEDOS DO PIAUÍ - DE 19 A 28 DE JUNHO

17º PASSO DE ARTE COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE DANÇA - INDAIATUBA-SP, NA CATEGORIA DANÇAS POPULARES AVANÇADO, DE 04 A 13 DE JULHO, CONQUISTANDO O 2º LUGAR COM A DANÇA CABOCLINHOS.

VIII FESTIVAL BRASILEIRO DE FOLCLORE DE BELÉM DO PARÁ - DE 22 A 30 DE AGOSTO

2010 - Iª MOSTRA RV NORDESTE - 07 DE MARÇO COM A DANÇA BUMBA MEU BOI

IV PASSO DE ARTE DE - DE 31 DE MARÇO A 04 DE ABRIL, ONDE CONQUISTAMOS O 2º LUGAR COM A DANÇA BUMBA MEU BOI

XXXIV FESTIVAL DE FOLGUEDOS DO PIAUÍ - DE 18 A 27 DE JUNHO

38º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE NOVA PETRÓPOLIS-RS - DE 31 DE JULHO A 15 DE AGOSTO

31º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE CARUARU-PE - DE 21 A 28 DE AGOSTO

2011 - 39° FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE NOVA PETRÓPOLIS-RS - DE 30 DE JULHO A 14 DE AGOSTO

10° FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP - DE 20 A 22 DE AGOSTO

3º FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇAS FOLCLÓRICAS DE CRICIÚMA-SC - DE 16 a 17 DE SETEMBRO

2012 - 40º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE NOVA PETRÓPOLIS-RS - DE 27 DE JULHO A 12 DE AGOSTO

VII MOSTRA PRODANÇA - CEARÁ - DE 02 A 06 DE OUTUBRO

V ENCONTRO DOS GRUPOS POPULARES TRADICIONAIS (FOLGANÇA) - CEARÁ - DE 03 A 20 DE NOVEMBRO

I FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DO CEARÁ - DE 23 A 25 DE NOVEMBRO

2013 - I FESTIVAL SUL-AMERICANO DE FOLCLORE DE PONTA PORÃ-MS - DE 23 A 26 DE MAIO

FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA PENHA / PALCO CULTURA VIVA - SERRA TALHADA-PE - DE 29 DE AGOSTO A 08 DE SETEMBRO

II FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DO CEARÁ - DE 20 A 24 DE NOVEMBRO

V FESTIVAL CULTURAL DA TERRA DOS INHAMUNS - TAUÁ-CE - DE 27 DE NOVEMBRO A 01 DE DEZEMBRO

Encontros Culturais:

Apresentações de grupos folclóricos autênticos, maracatus, mestres, cantadores, violeiros, repentistas e grupos de danças de todas as categorias populares. O Projeto Encontro das Culturas Populares é realizado no mês de Agosto em homenagem ao folclore. Os grupos convidados, os quais respeitamos muito, valoriza e ajuda sempre que possível na divulgação,  ressaltando sempre que a amizade e confraternização é o maior elo de paz de todos os povos.



Fonte : http://txaiciadedanca.com.br/2-principal








Pesquisa e Exercícios de Arte - Heitor


SEMANA 25/05 A 29/05

AAP´s 
















SEMANA 18/05 A 22/05














                                    VÍDEO DO PROFESSOR LEANDRO !!  







Malala - A história de uma menina ... 


 LINK ITAU      Malala - HISTORIA





    VÍDEO YOUTUBE






SEMANA 11/05 A 15/05 









AULA : LINK ABAIXO :


TEXTO /PORTUGUÊS

HABILIDADE DE UM GRANDE AMIGO

Cientistas comprovaram que cães sabem reconhecer emoções humanas como a raiva e a alegria. (foto: Chatter Stone / Flickr / CC BY 2.0)

Quem tem um cachorro em casa talvez já desconfie de que eles são muito atentos aos sentimentos de seus donos. Mas reconhecer emoções de um ser de outra espécie – a humana, no caso – é uma habilidade muito complexa, e os cientistas queriam testar se realmente os cães tinham essa capacidade. Por isso, realizaram um experimento com 17 cachorros de raças distintas. Em uma tela, eram projetadas fotos de humanos ou cães com expressões positivas (felicidade/brincadeira) ou negativas (raiva/agressividade). Ao mesmo tempo, os animais ouviam sons que podiam combinar ou não com as imagens. Como resultado, os cachorros observaram por mais tempo as imagens quando os sons ouvidos transmitiam a mesma emoção. Segundo a bióloga Natalia Albuquerque, da Universidade de São Paulo, isso mostra que os cães conseguiram interpretar as emoções retratadas nas fotos e reforçadas pelos sons. Os cientistas já sabiam que os cachorros eram capazes de interpretar expressões faciais de humanos, mas unir os estímulos visuais (as fotos) e auditivos (os sons) demonstra uma habilidade ainda mais impressionante. “Outros estudos mostraram que cães são capazes de discriminar expressões emocionais, mas nós mostramos que eles podem fazer mais do que isso: eles conseguem acessar seu conteúdo”, comemora a pesquisadora
PERGUNTAS:
 1 - O texto informativo trata de qual assunto?

2 - Quantos cães participaram? E de que forma fizeram o experimento?

3 - Que conclusão os cientistas chegaram depois do experimento com os cachorros?
(  ) Não compreendem as emoções humanas.
(  ) Compreende só quando estão felizes.
(  ) Compreendem as emoções humanas.
(  ) Compreendem só quando á emoção e a tristeza. BIL OOM 



Um Apólogo


                Machado de Assis

Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
       — Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo?
       — Deixe-me, senhora.
       — Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
       — Que cabeça, senhora?  A senhora não é alfinete, é agulha.  Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.


 Entre as opções abaixo, qual a que melhor explica o sentido da expressão destacada?
 — Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo?
(  ) Com esse Hálito
(  ) Com esse Sotaque
(  ) Com esse jeito.
 — Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo?
 (  ) Meiga
 (  ) Orgulhosa
 (  ) Entristecida
— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
(  ) Deus.
(  ) Novelo de linha.
(  ) Agulha

GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário