quinta-feira, 6 de outubro de 2011

RESUMO - ERA VARGAS ( 1930-1945 ) 8ª Série


Getúlio Dornelles Vargas foi um dos presidentes mais conhecidos e famosos do Brasil. Afinal ele foi o presidente que mais governou o nosso país, ficando no poder de 1930 a 1945. Pelo seu governo ter durado tanto tempo e devido à grande revolução que ele causou durante seu governo, essa época ficou conhecida como a Era Vargas.

Getúlio Vargas nasceu em 1882 na cidade de São Borja e desde muito antes de assumir a presidência do Brasil, ele sempre esteve envolvido com política. Ele foi eleito deputado estadual duas vezes seguidas no Rio Grande do Sul em 1909 e 1913, sendo que nesse último ele renunciou ao cargo nesse mesmo ano. Em 1907 Vargas retornou à Assembléia Legislativa e é reeleito deputado estadual em 1919. Já em 1924 ele é eleito deputado federal, onde permanece até 1926 onde é eleito Ministro da Fazenda, em 1928 Governador do Rio Grande do Sul e finalmente em 1930 Presidente do Brasil.
Vargas ficou conhecido como “pai dos ricos e mãe dos pobres”, pois ele tinha uma grande capacidade de jogar nos dois lados, na elite e no proletariado (parte mais pobre de uma nação). Assim ele fez uma verdadeira revolução no governo brasileiro implantando o Estado Novo, conhecido como a “ditadura” Vargas, onde tudo o que acontecia era bom para a elite brasileira.
Mas ele também fez muita coisa pelo proletariado como a criação da Justiça do Trabalho em 1939, onde os trabalhadores tiveram direito ao décimo terceiro salário, auxílio desemprego, licença maternidade, salário mínimo, assim como a Consolidação das Leis do Trabalho, onde criou os direitos trabalhistas como a carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e férias remuneradas, que não havia antes, assim ele agia para satisfazer as duas classes sociais, era sua estratégia para se manter no poder.

Vargas também investiu na área de infra-estrutura criando a Companhia Siderúrgica Nacional em 1940, a Vale do Rio Doce em 1942, e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco em 1945. Ele ainda criou em 1938, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Mas além disso, a sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora, assim criando o Departamento de Imprensa e Propaganda para controlar e censurar manifestações que fossem contrárias ao seu governo. Assim ele perseguiu opositores políticos e especialmente partidários do comunismo. Uma de suas atitudes mais drásticas e marcantes foi mandar a esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, Olga Benário para o governo nazista.
Em 1945 Vargas foi deposto pelos militares, assim dando o fim à Era Vargas. Após Getúlio Vargas muitos presidentes que vieram depois, tentaram exercer a mesma forma de gover no que ele, mas não conseguiram ninguém foi capaz de servir aos dois lados de maneira tão sagaz quanto ele.

Fonte :
http://dicasgratisnanet.blogspot.com
Org. : Rég!s

Nenhum comentário:

Postar um comentário