CIVILIZAÇÃO GREGA
Os gregos (ou helenos) viveram na
extremidade meridional da península balcânica e sua civilização se desenvolveu
a partir da mistura das diversas populações que lá se estabeleceram nos últimos
8000 anos, no entanto, as mais antigas características culturais que se pode
chamar de “gregas”apareceram somente depois de 2000 a.C.
A Grécia Antiga abrangia os povos que
habitavam a bacia do mar Egeu e as ilhas ao redor, e durou desde o surgimento
da civilização minoana, na Idade do Bronze, até a sua tomada pelos romanos, em
146 a.C.
A partir de 500 a.C. a cultura grega influenciou de
tal forma o mundo mediterrâneo que, sem exagero, acabou por constituir um dos
mais sólidos fundamentos de toda a Civilização Ocidental.
As primeiras populações que falavam grego ocuparam,
por volta de 2000 a.C., várias regiões da península balcânica, território
de topografia irregular localizado no sudeste da Europa. Posteriormente, em
sucessivas fases de expansão marítima, os gregos se estabeleceram em outros
locais, notadamente nas ilhas do Egeu e nas margens do Mar Mediterrâneo e do
Mar Negro.
Na Antiguidade, as mais importantes comunidades
gregas se concentravam na própria península balcânica, nas ilhas do Mar Egeu,
na costa ocidental da península anatólica (Ásia Menor), no sul da península
italiana e nas grandes ilhas da Sicília, a oeste, e de Creta, ao sul.
Os gregos antigos constituíram a primeira
civilização duradoura da Europa, que foi a base da cultura ocidental de
tempos posteriores. Deram importantes contribuições nos campos das artes,
literatura, filosofia e ciência, apesar de nunca terem conseguido a unificação
política.Enfim, as mais vastas experiências sociais ocorreram na Grécia,
berço de filósofos, sábios e literatos famosos.
História da
Civilização Grega
A cerca de 2600 a.C., povos da Anatólia, que sabiam
trabalhar o ferro e aperfeiçoaram a navegação e a agricultura, invadiram o
território grego. A partir de 2000 a.C., a região foi novamente invadida, desta
vez por povos indo-europeus (aqueus, eólios, dórios e jônios), que destruíram a
civilização existente, absorvendo seus hábitos e cultura.
Primeiro os aqueus invadiram (2000 a.C.).
destruíram o Império de Creta, assimilaram sua cultura e estabeleceram seu
reino no Peloponeso, construíram as cidades de Micenas Tirino.
Depois vieram os eólios que se fixaram em Tessália,
Etólia e parte do Peloponeso. A cidade mais importante criada por esse povo foi
Tebas.
Mais tarde vieram os dórios, que atravessaram o
istmo de Corinto, conquistaram, obrigando os aqueus a procurarem refugio na
Ásia Menor. Posteriormente conquistaram a cidade de Esparta que
mais tarde se distinguiria como potencia militar.
Os jônios, que vieram junto com os dórios,
estabeleceram-se na região da Ática, fundaram Atenas, criando uma forte
civilização que iria influir fortemente nos destinos dos homens.
Gradativamente, o povo grego começou a absorver a
língua e a religião dóricas, e tornou-se comum a todos os povos da região
cultuar um conjunto de deuses antropomórficos,(que pela forma se assemelhavam
aos homens), chamados Olímpicos, pois habitavam o topo do monte Olimpo. Em
homenagem a esses deuses, eram realizados festivais e competições atléticas,
dentre as quais as mais famosas foram os Jogos Olímpicos, em homenagem a Zeus e
a Hera, que se iniciaram no ano 776 a.C. Esta foi a primeira data registrada na
história da Grécia Antiga, e o calendário grego foi feito a partir dela.
VIDEO SOBRE A GRECIA
Período Arcaico séc.
VIII a.C. a VI a.C.
Durante esse período, o território grego se
expandiu de maneira surpreendente, principalmente devido ao aumento desenfreado
da população das cidades-estados já existentes e do surgimento da propriedade
privada o que estimulou muitas pessoas a migrarem em buscas de novas terras.
Das mais de cem cidades-estados gregas, várias se mantiveram oligárquicas, e
muitas outras desfrutaram de uma democracia.
Na história Grega este período foi o mais longo e é
dividido em três partes.
A primeira fase se tem notícia através dos poemas
de Homero, a Ilíada e a Odisseia. É conhecida como Tempos Heroicos ou
Tempos Homéricos. Foi a fase anterior a ao século VIII a.C.
A segunda fase é mais conhecida, começou a partir
deste século. Nela se deram as grandes invasões gregas e foram criadas colônias
na Ásia Menor e na Magna Grécia (sul da Itália e a Sicília). Esparta, Atenas,
Corinto e outras cidades tiveram seu maior desenvolvimento.
Numa terceira fase que teve início no século VI
a.C., a Pérsia conquista as colônias gregas da Ásia menor, originando vários
conflitos entre esses dois povos (Guerras Médicas do século V a.C.). Nesta
fase, Esparta torna-se poderosa e Atenas cria suas obras artísticas e
literárias.
Também neste período, surgiu a cunhagem de moedas,
aprendida pelos jônios com o povo lídio, um de seus vizinhos. Surgiram na mesma
época a literatura, a filosofia e o alfabeto gregos, também frutos de cidades
jônicas.
Período Clássico 480
a 323 a.C.
Este período foi divididos em duas partes.
A primeira fase, durante os séculos V e IV
a.C., foi marcada pelos seguintes acontecimentos:
·
Rivalidade entre as cidades gregas, levando-as a guerra,
enfraquecendo-as;
·
Dario I, rei dos persas e depois Xerxes, contando com o enfraquecimento
das cidades, tenta dominar a Grécia;
·
Os persas foram vencidos pelos gregos, nas batalhas de Maratona, Salamina
e Plateia;
·
Esparta, invejando o progresso de Atenas, depois das guerras medicas,
aliada com outras cidades gregas, vence sua rival (431 a 404 a.C.);
·
Em 338 a.C. Filipe da Macedônia invade a Grécia.
Durante essa fase, mesmo com tantas guerras, os
gregos conseguiram realizar suas mais importantes obras de arte e literárias.
A segunda fase, século III a II a.C., deu-se
então:
·
A conquista dos persas, por Alexandre, o Grande da Macedônia, que
fundou um novo e grande império, incluindo o da Índia, o Egito, e a Grécia;
·
Um maior contato dos gregos com outros povos transformou a sua cultura;
·
O domínio do Império Alexandrino pelos soldados de Roma, no século II
a.C., ficando a Grécia submissa aos romanos.
Além do estabelecimento de um dos mais duradouros
padrões de beleza artística, os atenienses nos deram a tragédia, a comédia, a
filosofia de Sócrates, a historiografia de Heródoto e Tucídides e um sistema
político original, a democracia (literalmente, “o poder do povo”), talvez a
maior de todas as contribuições.
Período Helenístico
323 a 30 a.C.
Os povos Macedônicos (Felipe II e Alexandre)
conquistaram o povo grego e misturaram sua cultura com a cultura dos povos do
Oriente, sendo que Alexandre, amante da cultura grega, queria formar um Império
Universal onde a cultura grega fosse o ponto unificador dos povos conquistados,
formando assim uma nova cultura, o Helenismo.
Do ponto de vista político o continente grego
afastou-se do centro dos acontecimentos. Com o estabelecimento do Império
Romano em 27 a.C., a Macedônia e os territórios da Grécia Continental
tornaram-se simples províncias romanas.
As antigas póleis, agora meros centros municipais,
beneficiaram-se da Pax Romana e cessaram suas eternas disputas armadas. Os
jogos continuaram sendo disputados e os festivais celebrados; muitas
instituições políticas tradicionais conservaram os nomes e a influência local.
Atenas manteve o status de cidade universitária
A cultura grega foi adotada pela elite romana e a
cidade de Roma se tornou o mais novo e mais importante centro de cultura
helênica. Na cidade, a medicina e o ensino da filosofia e da retórica, tão
prezada pelos romanos, estava na mão de gregos (às vezes simples escravos);
escultores de origem grega trabalhavam para patronos romanos; e os intelectuais
romanos liam, falavam e escreviam fluentemente em grego.
Mas o Império Romano, no fim do século III, começou
a se desagregar. em 395 d.C. os bárbaros visigodos conseguiram saquear Atenas,
Corinto e outras importantes cidades gregas. Nesse mesmo ano, o imperador
Teodósio I dividiu formalmente o Império em dois, e a Grécia foi incorporada ao
Império do Oriente. A sede era a cidade de Constantinopla, fundada em 330 d.C.
pelo imperador Constantino ao lado da antiga cidade grega de Bizâncio
No Ocidente, a península italiana e as províncias
romanas caíram gradualmente nas mãos dos bárbaros. No Oriente, a cultura grega
sobreviveria ainda durante muitos séculos (até 1453 d.C.); sua influência seria
explícita a partir de 610 a 641 d.C., quando o grego se tornou a língua oficial
do Império Bizantino, embora a oposição dos
cristãos, agora dominantes, contra qualquer forma de paganismo.
A Igreja Cristã absorveu muitas coisas da antiga
cultura grega; apesar disso, fez muita pressão para acabar com o paganismo. O
ano de 529 d.C. marcou, o fim do vigor criativo da antiga cultura grega.
Como Surgiram
As cidades evoluíram de acordo com os agrupamentos
dos grupos abaixo citados:
·
Os genos, agrupamentos de famílias chefiadas por um patriarca;
·
As fatrias, conjunto de genos;
·
Os demos, reunião de fatrias e, por último,
·
A polis ou cidade, resultado da união de vários demos.
A autoridade era exercida somente pelos nobres.
Posteriormente o rei (nobre) foi substituído por um chefe que, em Atenas,
recebeu o nome de Arconde. O povo reagia contra a nobreza e alguns indivíduos
tomavam o poder: os Tiranos (pessoas que tomavam o poder de forma irregular).
Como o povo queria continuar mandando, substituíam os tiranos por Magistrados.
Essa organização não era a mesma em todas as
cidades.
Cidades-Estado
As Cidades-Estados eram cidades que progrediam e
ficavam mais independentes.
As principais cidades-estados foram:
·
Esparta e Corinto, no Peloponeso;
·
Atenas, na Ática;
·
Tebas, na Beócia;
·
Delfos, no Monte Parnaso;
·
Mileto, Esmira e Éfeso, na Ásia Menor.
Durante o século V a.C. o poder político se
polarizou entre atenienses e espartanos. Atenas agregou diversas póleis a uma
poderosa aliança política e econômica conhecida por Liga de Delos; os
espartanos, por sua vez, organizaram a igualmente poderosa Liga do Peloponeso
Ciência Grega
Considerando o povo grego em conjunto, notava-se nele
uma curiosidade inventiva em todos os aspectos:
Herdeiros dos cretenses e fenícios na arte de
navegar, aperfeiçoaram e construíram barcos, adaptando-os de acordo com seus
objetivos, seja para transporte, comércio ou competições.
Inventaram a âncora, aperfeiçoando-a de tal maneira
que até hoje é utilizada, sem grandes modificações.
Quanto a moeda, foi aperfeiçoada e transformada
pelos gregos em instrumento normal de troca expandindo-a por toda a parte.
Os gregos inventaram e construíram o relógio de
sol. Foi um sábio grego (Arquimedes) nascido em Siracusa, que estabeleceu o
princípio geral da alavanca, inventou o parafuso e porca, a roldana, as
engrenagens, entre outras.
A ciência desenvolveu-se devido aos grandes
filósofos gregos, homens que se dedicavam ao estudo de vários ramos do
conhecimento humano (Física, Matemática, Astronomia, etc…) assim sendo, a
filosofia (literalmente: amor a sabedoria) englobava todas essas ciências.
Hipócrates de Cós, ( o Pai da Medicina),
estabeleceu que as doenças tinham causas naturais e por isso deveriam ser
tratadas por processos também naturais e não através de magias. Dessa maneira,
os gregos dotaram as criações orientais de um novo espírito, o espírito da
ciência, ou seja, da explicação racional dos fatos.
Alguns Filósofos e
Artistas Gregos
·
Tales de Mileto: admitia a existência de um
elemento básico – a água – do qual derivam todas as coisas do universo.
·
Anaximandro: desenvolveu a teoria de que os
primeiros animais viveram na água.
·
Pitágoras: matemático, pioneiro das ciências
naturais, astrônomo e reformador moral.
·
Ésquilo: primeiro dos grandes dramaturgos
gregos.
·
Fídias: escultor, escultor da estatua de
Atena, protetora de Atenas, do Partenon e da estátua de Zeus Olimpo.
·
Heródoto: grande historiador considerado o “Pai
da Historia”, viajava em busca de fatos.
·
Sócrates: grande filosofo, frase celebre:
“Conhece-te a ti mesmo”.
·
Aristóteles: discípulo de Platão, foi um dos
criadores do método cientifico, valorizando a experiência e comprovação.
VIDEO - HISTÓRIA DA GRECIA
Arte grega
Foi um povo onde a criatividade se fez presente,
tanto na arte quanto na literatura. Na arquitetura, as muitas construções
públicas comprovam uma combinação de conhecimentos arquitetônicos e gosto
artísticos raras vezes igualadas (Partenon e Erecteu), nas letras os poemas
Ilíada e Odisseia, atribuídos a Homero, a poesia lírica de Píndaro, as
tragédias de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes, foram escritos com tanta perícia
que serviram de modelo em épocas posteriores. Até hoje os temas das tragédias
gregas (vida, amor, liberdade, morte, predestinação e religião) não perderam
sua atualidade dramática nem seu valor poético.
Na arquitetura grega prevalecia a linha reta, eles
não empregavam nem arcos nem abóbodas como os egípcios e os povos
mesopotâmicos.Utilizavam muitos as colunas, dando aos templos um aspecto
elegante e imponente. Destacam-se três estilos muito usados na construção
grega:
·
o dórico, estilo mais antigo e simples;
·
o jônico, mais leve e flexível, representado por colunas
finas e graciosas;
·
o coríntio, o mais trabalhado e, sendo assim, o mais
complexo.
Seus prédios públicos e templos eram construídos
empregando muito o mármore, material fartamente encontrado na Grécia.
Na escultura, destacou-se Fídias com suas estátua
de Atena, colocada no Partenon, toda em marfim e ouro e a de Zeus, no Templo de
Olímpia.
A pintura acha-se ligada a escultura, destacando-se
Apolodoro e Apeles.
Criaram também, no teatro, junto com as tragédias,
as comédias, onde se destacou Aristófane.
Os gregos cultivavam a oratória, sendo que
Demósteges e Péricles, (governante de Atenas), empolgavam o povo com seus
discursos vibrantes. Herdamos, também, dos gregos, a maneira de contar estórias
com um fundo moral.
Veja mais: Arte
Grega
Religião Grega
Os gregos eram politeístas, cultuavam vários deuses
e para cada um deles criaram lendas explicando sua origem. É o que se conhece
como Mitologia Grega.
Evoluindo de época para época, os deuses acabaram
por constituírem formas, paixões e aparências humanas. Embora inspirassem temor
e respeito, não inspiravam horror aos mortais. Construíram belos templos para
os adorarem.
Os deuses:
·
Zeus: rei dos deuses, morava no Olimpo.
·
Atena: deusa das artes, ciências, razão e
sabedoria.
·
Hermes: deus do comercio.
·
Ártemis: deusa da lua e da caça.
·
Hefaisto: deus do fogo.
·
Ares: deus da guerra.
·
Afrodite: deusa do amor e da beleza.
·
Hístia: deusa da família e do lar.
·
Posseidon: deus do mar. Irmão de Zeus.
·
Hades: deus do inferno. Irmão de Zeus.
·
Hera: deusa do casamento.
Cultuavam também as musas que representavam as
artes. Como Clio (musa da história), Eutepe (musa da música) e Calíope (musa da
poesia).
Criaram também heróis, aos quais atribuíam
feitos foras do comum, ligados a realização das cidades:
·
Teseu: fundará Atenas e vencera o Minotauro
de Creta.
·
Édipo: construíra Tebas e levara a Esfinge a
se atirar num precipício, após decifrar-lhe o enigma: ‘Quem é que de manhã anda
com quatro pés,ao meio dia com dois, e à noite com três?”
·
Hércules: filho de Zeus, o mais venerado pelos
espartanos, realiza doze trabalhos colossais que serviram de base para muitos
filmes e livros.
·
Orfeu: que dominava as feras com sua lira e
desceu aos infernos para salvar sua amada Eurídice.
Os gregos acreditavam que a Terra fosse chata e
redonda e que seu país ocupava o centro da Terra, sendo seu ponto central, por
sua vez, o Monte Olimpo, residência dos deuses ou Delfos, local famoso pelos
oráculos ( pessoas que consultavam divindades ou espíritos, que davam
conselhos).
Cronograma
1500 a.C. – A civilização minoica atinge seu apogeu.
1400 a.C. – A civilização micênica domina a Grécia; grandes palácios são construídos nas regiões continentais.
1250 a.C. – Época provável das guerras entre os micenas e Troia.
1000 a.C. – Os primeiros povos de língua grega se estabelece na área e fundam as cidades-Estados.
776 a.C. – Realizam-se em Olímpia os primeiros jogos Olímpicos.
750 a.C. – Fundação das primeiras colônias gregas.
505 a.C. – Atenas adota a democracia como forma de governo.
500-449 a.C. – As Guerras Médicas; as cidades gregas se unem para combater os persas.
400 a.C. – Apogeu do teatro grego.
490 a.C. – Os gregos derrotam os persas na batalha de Maratona.
480 a.C. – Os gregos destroem a frota persa na batalha de Salamina.
479 a.C. – Derrota final persa na batalha de Plateia.
461-429 a.C. – Péricles governa Atenas; construção do Partenon.
431-404 a.C. – Guerra do Peloponeso, entre Esparta e Atenas; início da supremacia de Esparta sobre a Grécia.
359 a.C. – Filipe torna-se rei da Macedônia.
338 a.C. – Filipe domina toda a Grécia.
336-323 a.C. – Alexandre o Grande, filho de Filipe, expande o império grego até o Oriente Médio.
1400 a.C. – A civilização micênica domina a Grécia; grandes palácios são construídos nas regiões continentais.
1250 a.C. – Época provável das guerras entre os micenas e Troia.
1000 a.C. – Os primeiros povos de língua grega se estabelece na área e fundam as cidades-Estados.
776 a.C. – Realizam-se em Olímpia os primeiros jogos Olímpicos.
750 a.C. – Fundação das primeiras colônias gregas.
505 a.C. – Atenas adota a democracia como forma de governo.
500-449 a.C. – As Guerras Médicas; as cidades gregas se unem para combater os persas.
400 a.C. – Apogeu do teatro grego.
490 a.C. – Os gregos derrotam os persas na batalha de Maratona.
480 a.C. – Os gregos destroem a frota persa na batalha de Salamina.
479 a.C. – Derrota final persa na batalha de Plateia.
461-429 a.C. – Péricles governa Atenas; construção do Partenon.
431-404 a.C. – Guerra do Peloponeso, entre Esparta e Atenas; início da supremacia de Esparta sobre a Grécia.
359 a.C. – Filipe torna-se rei da Macedônia.
338 a.C. – Filipe domina toda a Grécia.
336-323 a.C. – Alexandre o Grande, filho de Filipe, expande o império grego até o Oriente Médio.
Org. Rég!s
Questões:
1. "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de
bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou
menos digno de sua devoção, fora de si mesma."
(Toynbee, Arnold J. Helenismo, história de uma civilização)
Na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam um(a)
a) forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si.
b) forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega.
c) recurso de expansão das colônias gregas.
d) característica da civilização helenística no sistema político grego.
e) instituição política helenística no sistema político grego.
GABARITO: A
COMENTÁRIO: O mundo grego apresentava características políticas territoriais próprias, como se destaca na
assertiva A, que apresenta o modelo político do mundo grego dividido em Cidades-Estado independentes entre si.
2. São fontes indispensáveis para o conhecimento dos primeiros tempos daquilo que viria a se constituir na
civilização grega os poemas "Ilíada" e "Odisseia", atribuídos a Homero. Seus versos tratam, sobretudo, de
episódios e consequências relacionadas com
a) o domínio do fogo ofertado aos homens por Prometeu.
b) as viagens de Ulisses e a Guerra de Troia.
c) a longa guerra contra a cidade de Tróia.
d) a implantação da democracia em Atenas.
e) a conquista da Grécia pelas tropas romanas.
GABARITO: B
COMENTÁRIO: O mundo grego em sua formação é carente de fontes históricas, e a questão em sua assertiva B apresenta em destaque para esse período as obras de Homero, a Ilíada e Odisseia.
3. “Uma das principais expressões da arte grega, o teatro, tem suas origens ligadas às Dionisíacas, festas em
homenagem a Dionísio, deus do vinho.”
(Myriam Mota e Patrícia Braick. História das Cavernas ao Terceiro Milênio, 2002. p. 65.)
Dois gêneros clássicos do teatro grego originaram-se desses festivais. São eles:
a) melodrama e tragédia
b) drama e pantomima
c) tragédia e drama
d) vaudeville e comédia
e) tragédia e comédia
GABARITO: E
COMENTÁRIO: Um conhecimento fundamental da arte grega que foi o teatro, algo que até os dias de hoje
no contempla. O teatro é um dos destaques na cultura grega, e a assertiva E apresenta a tragédia e a comédia
como gêneros desse teatro.
4. No território da Antiga Grécia, existiam dezenas de cidades-estados, destacando-se Atenas, Tebas, Mégara,
Esparta, Corinto, Mileto e Argos. Acerca das cidades-estados, é correto afirmar que
a) compunham um mosaico de experiências e eram politicamente independentes.
b) estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.
c) possuíam uma organização econômica solidária entre elas.
d) mantinham política e administração comuns.
e) possuíam religiões diferentes.
GABARITO: A
COMENTÁRIO: No mundo grego, as pólis se destacam enquanto estruturas sociais, políticas e econômicas. Fato este
destacado na assertiva A, que apresentava aspectos que demonstram as diferenças entre as polis, com destaque para
a independência política entre tais instituições.
5. Os Genos na Grécia Antiga eram :
a) organização econômica grega após a chegada dos aqueus.
b) comunidades igualitárias unidas por laços de parentesco.
c) propriedades agrárias controladas pela aristocracia.
d) cidades-estado com governo e leis próprias.
e) estrutura econômica da civilização cretense.
GABARITO: B
COMENTÁRIO: Identificar a estrutura igualitária dos genos na formação do mundo grego. Os genos se destacam
no processo de formação do Mundo Grego, e a assertiva B apresenta a questão dos laços de parentesco e do
igualitarismo presentes nessas comunidades.
6. Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar
a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.
b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.
d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
e) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.
GABARITO: B
COMENTÁRIO: As Olimpíadas demostram a importância do legado da Grécia Antiga até a atualidade, e a
assertiva B destaca o espírito de confraternização através do esporte em alusão aos Jogos Olímpicos, presentes
até os dias atuais.
7. Na sociedade grega antiga, desenvolveram-se a Filosofia, a Medicina, a Matemática, a Astronomia e a
História. No campo político, desenvolveu-se um sistema de governo que existe até hoje em muitos países,
inclusive no Brasil atualmente, chamado :
a) Ditadura.
b) República.
c) Democracia.
d) Cidadania.
e) Eleição.
GABARITO: C
COMENTÁRIO: As relações e sistemas políticos são importantes legados da Grécia antiga até os dias atuais, e a
assertiva C apresenta a democracia enquanto legado político grego, sendo esse sistema político praticado até
a atualidade.
8. “É precisamente para assegurar o reino da igualdade, para permitir que os mais humildes cidadãos assumam
uma parte legítima na vida política, que o Estado concede uma remuneração àqueles que se colocam ao seu
serviço na participação das Assembleias.”
O texto referente a Atenas, no século V, expressa o(a)
a) interesse do Estado em criar uma sociedade igualitária, remunerando melhor os funcionários públicos.
b) necessidade de estimular os desinteressados habitantes para participarem das Assembleias políticas.
c) fragilidade da democracia ateniense, uma vez que aos cidadãos não correspondiam direitos políticos,
apenas obrigações.
d) preocupação do regime democrático em garantir o direito de igualdade política aos cidadãos atenienses mais pobres.
e) determinação dos tribunais atenienses em banir a escravidão no vasto território grego sob o seu domínio.
GABARITO: D
COMENTÁRIO: Durante a democracia, os cidadãos com menor poder aquisitivo foram remunerados em cargos
públicos, garantindo maior igualdade. Na pólis de Atenas, destacam-se as características políticas e sociais
durante a democracia, e a assertiva D demostra corretamente o direito de igualdade desse sistema político, até
mesmo para os cidadãos menos favorecidos.
9. Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que
a) em Atenas, desenvolveu-se o laconismo, e em Esparta, a xenofobia.
b) os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
c) o desenvolvimento intelectual ateniense permitiu a instituição da democracia e o fim da escravidão.
d) as relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
e) os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
GABARITO: E
COMENTÁRIO: Em Atenas, as formações intelectual e física eram valorizadas, enquanto em Esparta se
valorizava o militarismo. A educação era um destaque na Grécia antiga, mas não se apresentava na mesma forma
nas diferentes polis, fator demonstrado na assertiva E, que destaca a diferença da educação intelectual ateniense
e a educação militarista espartana.
10. É característica da organização social dos gregos na antiguidade a existência
a) das cidades-estados, cada uma com suas leis, seu calendário, suas moedas, porém, unidas pelo sistema
de federação.
b) da pólis, que compreendia um conceito de participação política por parte dos cidadãos.
c) do trabalho livre em substituição à mão de obra escrava, o que a caracteriza como primeira
civilização comercial.
d) da classe social dos cidadãos, em que todos tinham direitos políticos, direito ao desenvolvimento econômico
e ao trabalho livre.
e) de igualdade e mobilidade entre as classes sociais existentes, proporcionando uma participação coletiva nas
decisões políticas.
GABARITO: B
COMENTÁRIO: Na Grécia antiga, a sociedade se organizava através da Pólis e suas atribuições políticas, característica
apresentada na assertiva B, que destaca o conceito de participação política ligada ao conceito de cidadania.
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