domingo, 5 de junho de 2016

RETOMADA SOBRE CARTOGRAFIA - CONCEITOS BASICOS






                          Geografia - Cartografia - Mapas e Cartas



                   Cartografia - Elementos Fundamentais de um Mapa







      

            Elementos fundamentais de um Mapa

    Independentemente do tipo de mapa que estivermos a utilizar e da área nele retratada, para que a sua leitura seja facilitada e se considere o mapa completo em termos de concepção deve conter pelo menos quatro elementos. Estes elementos (o título, a orientação, a legenda  e a escala) são chamados os elementos fundamentais de um mapa. Em alguns casos também é possivel determinar a fonte.

1 - TÍTULO

 É o elemento que nos permite identificar o assunto que está representado no mapa. Se dermos respostas a estas três questões: o quê, onde? quando?, podemos elaborar correctamente o título de um mapa.


Apliquemos essas perguntas à imagem de satélite da figura seguinte:


ð O quê? = qual o assunto tratado na imagem  

- Fogos


ð Onde? = espaço a que diz respeito a informação

- na região centro-norte de Portugal


ð Quando? = momento em que foi recolhida a informação

- em 22 de Julho de 2005 (por vezes não temos estes dados)



  TÍTULO - Fogos, na região centro-norte de Portugal, em 22 de Julho de 2005.



2 - ORIENTAÇÃO


Normalmente aparece sobre a forma da Rosa-dos-ventos desenhada no mapa ou com a indicação de uma seta que indica um dos rumos da Rosa-dos-ventos, na maior parte dos casos o Norte.


3 - LEGENDA

            Serve para nos ajudar a descodificar o significado das cores, dos símbolos e dos sinais convencionais utilizados no mapa. É muito importante para que possamos ter uma leitura correcta do mapa.
A figura seguinte representa as linhas de metro de Lisboa. Estão identificadas por cores, na legenda é descodificada o nome da linha e o respectivo percurso.


Figura - Rede de Metro de Lisboa






4 - ESCALA

É o elemento do mapa que estabelece a relação entre a área representada nesse mapa e a correspondente área na realidade.
Pode estar representada na sua forma gráfica ou na sua forma numérica.



Escala Gráfica 


  
       Escala Numérica             


    
escala numérica representada lê-se da seguinte maneira "um para cem mil", isto significa que 1 centímetro no mapa corresponde a 100 000 centímetros na realidade, ou seja, a realidade para ser representada foi reduzida cem mil vezes.



5 - FONTE


Em algumas formas de representação da Terra, podemos ainda ter a indicação da fonte, que é o organismo que construiu essa representação.

  



              







ORG : Reg!s
FONTE :https://sites.google.com/a/agvv.edu.pt/geo-dinamica/conteudos-temas/7o-ano/tema-a/representacoes-da-superficie-terrestre/2---elementos-fundamentais-de-um-mapa




Nenhum comentário:

Postar um comentário