sábado, 7 de maio de 2011

Resumo sobre Reforma Protestante



Reforma Protestante

1. Conceito
* A Reforma Protestante foi um movimento cristão iniciado no século XVI, na Alemanha, que protestava contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. 


2
. Antecedentes
* A força e o prestígio da Igreja Católica ficaram abalados, no século XVI, com as transformações econômicas e culturais na Europa. 
* Até o final da Idade Média, a grande maioria dos cristãos permaneceu unida em torno da autoridade do papa, chefe máximo da Igreja Católica. 
* No início da Idade Moderna, porém, alguns cristãos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. 
* Alguns destes cristãos deixaram de obedecer ao papa e separaram-se da Igreja de Roma. 
* Foram várias as causas que originaram a Reforma, a maioria relacionada com as condições gerais da Europa no século XVI. 

3
. Causas 
* O luxo da Igreja, pois, enquanto pregavam a pobreza e a simplicidade, os papas e bispos vivam rodeados de escritores e artistas, imersos em grande quantidade de riquezas. 
* A condenação da usura (empréstimo a juros) e a noção de que o lucro era pecado, ideias que prejudicavam especialmente a burguesia, que estava em ascensão. 
* O aumento do poder dos reis, que não viam com bons olhos a influência do papa interferindo nas questões locais. Além disso, alguns reis queriam se apoderar das terras da Igreja. 
* A influência do Renascimento Cultural, que espalhou pela Europa uma nova maneira de pensar, caracterizada pelo individualismo e pelo espírito crítico. 
* A simonia, ou seja, a venda de relíquias sagradas e cargos eclesiásticos, que transformava muitas práticas religiosas em comércio. 
* A invenção da prensa móvel por Gutenberg, que possibilitou a divulgação e cópia muito mais rápida de livros. Também possibilitou que a Bíblia fosse traduzida nas línguas locais. 
* A venda de indulgências, ou seja, de perdões. De acordo com esta doutrina, as pessoas obtinham o perdão dos seus pecados mediante pagamento. 
* O conjunto destes fatores impulsionaram as críticas contra as doutrinas católicas, que levaram a instauração da Reforma Luterana, Calvinista e Anglicana. 

4.
Reforma Luterana
* A Reforma Luterana foi iniciada por Martinho Lutero, na Alemanha. Tudo começou quando, para propiciar a construção da Basílica de São Pedro, em Roma, o papa Leão X ordenou a venda de indulgências. 
* Em 1517, o monge Martinho Lutero se desentendeu com o dominicano Tetzel, que vendia indulgências em nome do papa. Isto porque Lutero se recusava a apoiar a absolvição dos pecados mediante pagamento. 
* Ao ser ameaçado por Tetzel, Lutero reagiu, afixando na porta da Igreja de Wittenberg as 95 Teses, documento que condenava a venda de indulgências, entre outras práticas e doutrinas da Igreja. 
* A disputa entre Lutero e a Igreja se prolongou até 1520, quando o papa o excomungou. Lutero queimou publicamente o documento de excomunhão e passou a difundir sua doutrina. 
* Assim, surgiu o luteranismo, doutrina que ganhou adeptos em várias regiões da Europa, principalmente na Alemanha, Suécia, Dinamarca e Noruega. 

5
. Reforma Calvinista
* A Reforma Calvinista foi iniciada por João Calvino, na Suíça. Nascido na França, Calvino teve que fugir para este país, em 1536, para defender as idéias mais radicais de Lutero. 
* Na Suíça, Calvino passou a dar destaque à ideia da predestinação, segundo a qual o trabalho e a prosperidade alcançada por meio dele são sinais de benção divina e salvação da alma. 
* Vale ressaltar que a formação do sistema capitalista foi muito estimulado pelos valores do calvinismo, que encorajava o trabalho e o lucro e condenava os prazeres e os gastos. 
* Por corresponder aos interesses da burguesia, o calvinismo se expandiu para os países onde o comércio era mais desenvolvido. 
* Na França, os calvinistas eram chamados de huguenotes; na Inglaterra, de puritanos; na Escócia, de presbiterianos; na Holanda, fundaram a Igreja Reformada. 

6
. Reforma Anglicana
* A Reforma Anglicana foi iniciada por Henrique VIII, na Inglaterra. Henrique VIII havia solicitado ao papa a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão, para casar-se com Ana Bolena. 
* Diante da recusa do papa – e usando isso como pretexto –, o rei ordenou que seu casamento fosse anulado por um tribunal eclesiástico inglês. 
* Além disso, o rei fez com que o Parlamento lhe outorgasse o título de chefe supremo da Igreja da Inglaterra. Assim, em 1534, nascia o anglicanismo. 
* A Igreja da Inglaterra separou-se de Roma, mas conservou boa parte da doutrina católica. 
* Os puritanos (calvinistas ingleses) entraram em choque com os anglicanos, gerando inúmeros conflitos. No século XVII, estes conflitos levaram às emigrações em massa para regiões da América do Norte. 

7
. Noite de São Bartolomeu
* A Reforma deu origem a conflitos religiosos entre católicos, que queriam manter seu poder, e os protestantes, que pretendiam aumentar sua influência. 
* Um destes conflitos ocorreu na França, em 1572, e foi denominado Noite de São Bartolomeu . 
* Na ocasião, mais de 30 mil protestantes foram assassinados por católicos. 

8
. Contra-Reforma
* A Contra-Reforma foi uma reação da Igreja Católica à Reforma Protestante. 
* As principais iniciativas da Contra-Reforma foram a convocação do Concílio de Trento, a criação da Companhia de Jesus e o aumento das atividades do Tribunal da Inquisição. 
* O Concílio de Trento condenava a doutrina protestante, aconselhava a formação dos sacerdotes em seminários e instituiu uma lista de livros proibidos – o Index. 
* O Tribunal da Inquisição foi um instrumento de terror e obscurantismo utilizado pela Igreja Católica contra todos que divergiam de sua doutrina – os hereges. As práticas envolviam interrogatórios, tortura e morte. Agiu com maior intensidade em Portugal e Espanha. 
* A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa criada por Inácio de Loyola, na Espanha. Sob rígida disciplina, os chamados jesuítas combatiam as idéias protestantes e dedicaram-se a conversão de diferentes povos ao cristianismo. 

34 comentários:

  1. Este texto ficou muito bom,vocês destacaram os elementos principais das reformas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom de maiis o testo pedro.luiz calatroia de souza

      Excluir
    2. Pedro Luiz Calatroia de Souza N 31 6serie A Regis graça a seu testo e video aprendi bem mais sobre a reforma protestante




      Excluir
  2. valeu! muito obrigado eu amei muito bem feito, parabens agora irei tirar um 10 nao prova !! :)

    ResponderExcluir
  3. caio 6b numero 3 eu gostei do texto porque conheci mais do mantinho lutero eo video aprendi um pouco mais sobre o assunto

    ResponderExcluir
  4. hallana carolyna 6B n16: Regis com seu texto e seu vidio entendi ainda mais a Reforma Protestante agora petendo tirar pelo menos 5 na prova!!!!!

    ResponderExcluir
  5. achei muito interessante falar sobre a igreja católica,sobre o conceito , o vídeo ficou bem legal deu pra entender o assunto , o texto também ficou muito legal agora deu pra entender os conflitos da igreja católica , a contra reforma q foi uma reação da igreja protestante o concilio o tribunal a companhia de jesus ajudou bastante o vídeo e o texto porem deu pra entender tudo agora : kênia vitória n- 23 6-B

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interessante os videos e o texto , porem agora deu para entender melhor os conflitos e os conceitos , e tambem pela Igreja Católica , achei bem legal os 95 teses do Martinho Lutero que criticavam varios pontos da doutrina católica com a fundação do Luteranismo , também da necessidade da reforma da igreja católica , e dos elementos da reforma ! agora sim entendi a materia Obrigada . Caroline F Feliciano de Lima n ° 04 6 serie B

    ResponderExcluir
  7. O texto e o vídeo é o resumo e mais um pouco que você nos ensinou, fala sobre as doutrinas protestantes e a reforma da igreja catolica
    Gabriela Vicente Nr°10 6°B

    ResponderExcluir
  8. A Igreja católica só pensava na riqueza. Na Alemanha que surgiu a primeira pessoa que questionou e criticou a igreja, seu nome Martinho Lutero, sua descontentação começou quando fez uma viagem para Roma . Depois da proposta do Papa de comercializar o perdão(em 1517) Martinho Lutero fixa suas 95 proposições atacando a igreja catolica .Em 1521 Lutero é condenado se esconde em um castelo,e traduz a Biblia para o alemão moderno .Tornou possivel o surgimento de novas religiões cristã .Lutero propos mais enovação , ele reduziu os sacramentos , fez com a missa fosse rezada na língua local.Contra reforma (1545) é uma série de medidas da igreja que vão contra reforma protestante.Tribunal do santo ofício selar pela pureza da fé e perseguição dos não católicos.Ordens religiosas:companhia de Jesus(jesuítas).As ideias de Martinho Lutero se frutificou com o surgimento de varias religiões........Ana Beatriz Dourado de Oliveira 6 série A E E Felipe Cantusio

    ResponderExcluir
  9. o texto que li é muito interessante e me ensinou muito .
    com os videos aprendi que sem a contra reforma as igrejas catolicas não seriam como são hoje
    Gabriela Alvarenga da Cunha numero : 09 6 SERIE B

    ResponderExcluir
  10. Júlia Martins, 6 serie B
    Eu achei o textos muito interessante, mais achei que com os videos eu intérpretei, melhor os vídeos fala de Martinho Lutero, e de como começou as críticas da igreja,e da contra-reforma, vi os videos varias vezes para que eu possa entender melhor, espero que esses texto e videos me ajuda na prova, (:

    ResponderExcluir
  11. A igreja Católica só pensava na riqueza, na Alemanha que surgiu a primeira pessoa que questionou e criticou a Igreja, seu nome Martinho Lutero, sua discontentação começou quando fez um a viagem para Roma.
    Depois da proposta do Papa de comercializar o perdão (em 1517) Martinho Lutero fixa suas 95 proposição atacando a igreja.
    Em 1521 Lutero é condenado se esconde em Castelo e traduz a Bíblia para Alemão moderno tornando possível o surgimento de novas religiões cristãs. Lutero propos mais inovações, ele reduziu os sacramentos, fez com que a missa fosse rezada na língua local.
    Contra reforma (1545) é uma serie de medidas da Igreja que vão contra reforma protestante iniciada por Matinho Lutero. Tribunal do Santos Ofício selar pela pureza da Fé e perseguindo os não Católicos.
    Ordens religiosas: companhia de Jesus (Jesuitas).
    As ideias de Martinho Lutero se frutificarão com o surgimento de varias religiões. Ana Beatriz Dourado de Oliveira 6 série A ( E E Felipe Cantusio )

    ResponderExcluir
  12. eu sou GABRIEL 7ano B NUMERO 08


    vou fala um pouco do catolicismo: que é a única religião existente mais nem sempre foi assim
    durante toda idade media a igreja católica reinou sosinha na europa. Ai surgiu um movimento REFORMA RELIGIOSA ai depois disso a igreja caatolica não é mais a única religião.
    o vídeo fala também que os papa não tem mais enterese em resar é só ouro riqueza terra ,fala que elea não aguenta mais a igreja almentando os impostos ,e que eles quer alguém que coloque ponto final nessa historia : Martinho Lutero ( da Alemanha ) ele conhecia muito bem a bíblia. Um di ele foi numa igreja de Vadicano e viu como era linda ( com muito ouro super decorada ) mais o povo tudo na miséria. Lutero voltou para Alemanha e teve uma ideia vamos `` protestar aa igreja ´´ . Ltero disse vamos ficar só na fé mas sem a enterferencia da igreja, a igreja não gosto nada da ideia de Lutero.
    então novo papa LEONDESIO dessidiu fazer indulgencia , em vez te ficar rezando para libertar-se de seus pecados , quem quiser ficar livre de seus pecado tem que pagar a ( indulgencia).
    Martinho Lutero não gosto nada disso porém foi muito criticado por ele, Lutero é condenado pela igreja ai ele se esconde em um castelo e traduz i bíblia para o alemão moderno.
    o Lutero reduzio o sacramento, e disse que a bíblia tem que ser da linguagen local e não mais só LATIM . esse movimento alemão com um tempo se estendeu por toda Europa ,englaterra ,Noruega, suíça E suécia , com tudo isso ganharo força ! , a igreja viu que os protestantes estava evoluindo cada vez mais, ai surgiu a CONTRA -- REFORMA ( contra os protestantes de martinho Lutero ) . A igreja é modificada e ai surgiu tribunal do santo oficío,( era umas pessoa que persiguia os não católico ou protestante quase nunca alguém se livrava do julgamento

    ResponderExcluir
  13. Ficou muito bom esses elementos da reforma prtestante

    ResponderExcluir
  14. Ficou muito bom os elementos dareforma protestsnte

    ResponderExcluir
  15. Bom, eu gostei muito do video e do texto pois destaca as principais parte da contra reforma,o porque a igreija começou aser criticada na idade media, fala sobre martinho lutero que inicio com a reforma da igreija e como a igreija reagil com todos esse acontecimnetos.Uma das precipais calsas foi o grande luxo que os religios com alto poder tinham e os inpostos feitos pela igreija, a influencia que os Reis tinham quanto ao poder que eles disião que vinha de deus.Logo em seguida veio a criação da Companhia de Jesus e o aumento das atividades do Tribunal da Inquisiçãoque conbatiam as ideias protestantes nisso mais de 30 mil protestantes foram assasinados por católicos.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito achei interessante saber sobre as reformas luterana calvinista e anglicana muito bom

    Estela soares n°10 7°C

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante do video havia visto outros mas n raciocinava direito mas com esse video me ajudou muito....e o video e o texto tem todo um conceito elaboraçao e gostei muito do texto da reforma calvinista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola professsor meu nome e LORENA RODRIGUES FREITAS 6 SERIE A NUMERO 24 eu vou fazer a recuperacao achei bem legal o video fala como iniciou a reforma protestante e como a igreja reagiu sobre isso gostei bastante

      Excluir
  18. Gostei do video , o que se destacou mais foi :
    Martinho Lutero, que deflagrou a Reforma Protestante propriamente dita,ou seja a Igreja dizia que qualquer cristão poderia comprar o perdão por seus pecados .
    e também que a Reforma Protestante foi iniciado no século XVI na Alemanha, e que estava protestando contra a doutrina da Igreja Católica querendo uma reforma no catolicismo.
    Me ajudou bastante .


    ResponderExcluir
  19. ola professor meu nome e LORENA RODRIGUES FREITAS DA 6 SERIE A NUMERO 24 eu vou fazer a recuperacao eu vi os videos e li os textos e falam que martinho lutero iniciou a reforma como foi esse tempo e por fim como a igreja rreagiu com a contra reforma

    ResponderExcluir
  20. ola professor meu nome e LORENA RODRIGUES FREITAS NUMERO 24 6 SERIE A com esse video aprendi muito mais sobre a reforma protestante como se iniciou como continuou e como a igreja reagiu com a contra reforma eu quero fazer a recuperacao

    ResponderExcluir
  21. muito bom as esplicou muito os videos e o texto agora to entendendo tudo

    ResponderExcluir
  22. Sou GIOVANNA SILVA FALEIROS , Nº 13 , 6ª B. Muito bom o video, com ele aprendi um pouco mais sobre a reforma protestante , sobre a igreja luterana e as aparições de outras igrejas. E tambem sobre a contra-reforma, o que não é surpresa pois concerteza a igreja catolica não iria se rebaixar!

    ResponderExcluir
  23. ola o meu nome e Julia Muniz de Souza sou da 6 serie A . Regis eu sei muito mais sobre Reforma Protestante. O descontentamento com igreja era geral toda por a Europa.Mais avia um pais que era muito mais a Alemanha,e la tinha uma pessoa que criticava muito a igreja o seu nome e MARTINHO LUTERO. (OBRIGADA)

    ResponderExcluir
  24. Bom vi os videos e li os textos.
    Nº33. Stephany silva de lima

    ResponderExcluir
  25. eae Regis é o Otávio 7ºAno C nº31 - Ja vi Tudo

    ResponderExcluir
  26. Fellipe Stabille N*7..6*B.
    Bom. Tenho o texto no caderno e assisti o video agora.

    ResponderExcluir