quarta-feira, 11 de maio de 2016

TEXTO AUXILIAR SEXTO ANO GEOGRAFIA - SEGUNDO BIMESTRE -2016

ORIENTAÇÃO: Rosa dos ventos, uso de bússola e GPS.



         Estamos sempre marcando os lugares, nossa casa, nossa cama, à direita, à esquerda, perto de...
     Assim, temos sempre um ponto de referência. A partir desses objetos, indicamos direções.
Há muito tempo que as pessoas observam o sol nascer de um lado da terra e se pôr do lado oposto todos os dias. Então, ficou combinado usar o sol como referência pra marcar os pontos cardeias: Norte, Sul, Leste e Oeste.
      Para saber em que direção fica a escola, por exemplo, você pode se orientar pelos  pontos cardeais observando o sol. Todos os dias o sol aparece no nascente e desaparece no poente. Estendendo o braço direito para o nascente, você encontra o leste. Seu braço esquerdo indica o oeste. A sua frente o norte, e atrás, o sul.



Esses pontos compõem a ROSA DOS VENTOS.
A rosa dos ventos é um instrumento muito importante por apontar os diferentes pontos de orientação.
Nela podemos observar os quatro pontos cardeias: Norte, Sul, Leste e Oeste.
Os símbolos desses pontos são: N, S, L, O.
Além deles, existem os chamados pontos colaterais: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste. Os símbolos desses pontos colaterais são: NE, SU, SOe NO.


Todos esses pontos nos ajudam a nos orientar no espaço.





A rosa dos ventos é utilizada principalmente nos mapas.






ORIENTAÇÃO PELA BÚSSOLA

       A bússola é um dos mais antigos instrumentos ainda utilizados pelo homem. Não se sabe ao certo onde ela foi inventada, mas acredita-se que os chineses tenham sido os responsáveis.
Ela funciona a partir da atração de seu ímã, que estará sempre apontando em direção à região norte do globo, auxiliando navegantes e outros tipos de aventureiros a não se perderem.


      O uso da bússola, apesar de muito importante, vem caindo em desuso. Isso porque ela mostra-se bastante imprecisa quando está perto de objetos magnéticos ou elétricos e, dependendo da região onde estiver ela para de funcionar. Outro problema é que, de acordo com alguns geólogos, o polo norte magnético da Terra vem lentamente se alterando, deixando as bússolas cada vez menos precisas.


Fonte: http://pablosouza.com.br/site/textos/guie-se-pela-bussola-e-nao-pelo-relogio/

ORIENTAÇÃO PELO GPS

         O GPS significa “Sistema de Posicionamento Global” – é um aparelho pequeno que, com o apoio de mais de 20 satélites e das coordenadas geográficas, é capaz de indicar e localizar qualquer ponto da Terra. Trata-se, portanto, do mais moderno dos aparelhos de localização inventados pelo homem.
       Esse importante instrumento foi inventado na década de 1960, durante a Guerra do Vietnã, e, desde então, vem se aperfeiçoando cada vez mais. Além de fornecer a localização, o GPS possui outras funções.



FONTE : http://aprendercartografia.blogspot.com.br/2014/07/sempre-marcando-os-lugares-nossacasa.html


COORDENADAS GEOGRÁFICAS: LINHAS IMAGINÁRIAS 

Paralelos e Meridianos

Os mapas também trazem a rede de coordenadas geográficas, formadas pelosparalelos e os meridianos. Por meio dessa rede de coordenadas é possível estabelecer a posição absoluta, ou seja, a posição de cada um dos lugares sem a necessidade de tomar algum como referência.
Como sabemos a Terra é um geoide, uma esfera quase perfeita. Sendo assim, podemos traçar linha imaginarias dividindo-a. A linha, chamada de Equador,divide a terra em duas partes iguais: o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul. A partir do Equador, são traçados círculos paralelos para o norte e para o sul, os quais ficam menores conforme se afastam dele.

As linhas imaginárias traçadas de polo a polo, perpendicularmente ao Equador, são chamadas meridianos. Qualquer uma delas poderia ser utilizada como meridiano de referência, mas, por convenção, desde o século XIX o Meridiano de Greenwich é utilizado para dividir a terra em Ocidental Hemisfério (ou Oeste) e Hemisfério Oriental (ou Leste)
O nome desse meridiano deve-se ao fato de ele passar sobre o observatório de Greenwich, situado nas proximidades de Londres, Inglaterra.


                             UM VIDEO PARA TIRAR SUA DUVUDA !!! 


MAIS UM VIDEO PARA TIRAR SUA DUVUDA !!! 


                               
Latitude
A latitude indica a distância de um ponto na superfície da Terra em relação ao Equador. Uma vez que forma da Terra é esférica, essa distância é medida em graus, minutos e segundos e varia de zero a 90 graus, ao norte e ao do sul do Equador.
Por isso, todos os pontos da Terra situados Na linha do Equador estão a zero grau de latitude. O polo Norte e o Polo Sul estão a 90º N (90 graus norte) de latitude e 90º S (90 graus sul) de latitude, respectivamente.
Longitude
longitude é a distância de qualquer ponto na superfície da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich, a leste e a oeste deste.
Podemos indicar a posição de qualquer lugar na superfície da Terra usando a latitude e longitude. Mas demorou muito tempo até que fossem estabelecidas fórmulas realmente eficazes para calcular a distância de um ponto em relação ao Equador (latitude) e ao meridiano principal (longitude).


Questões

1) De que é formada as coordenadas geográficas? 

2)  Em que hemisfério se localiza o território brasileiro?

3) O que é latitude?

4) O que é longitude?

5) Para que é utilizado a o Meridiano de Greenwich?

6) Qual o nome da linha que divide a Terra em dois Hemisfério? Escreva o nome desses Hemisfério?

ORG REG!S
FONTE : http://geografia1318.blogspot.com.br/2015/05/coordenadas-geograficas-linhas.html