sábado, 31 de agosto de 2013

GEOGRAFIA PARA O NONO ANO A e B - TEXTO - VÍDEO E EXERCÍCIOS

                                                


        :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::                             :::   Os alunos devem copiar ou imprimir o texto , colar no caderno ; pois os :::                             :::  alunos passarão por avaliação . Devem ainda  responder as questões     ::: 
        :::     abaixo  relativas ao assunto   . A resposta somente sera aceita               :::                             :::                                         com justificativa .                                                          :::                           :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


                                 URBANIZAÇÃO E DENSIDADE DEMOGRÁFICA




As áreas de maior concentração demográfica localizam-se no Hemisfério Norte da Zona Temperada, na Eurásia (3/4 da população mundial), sendo os países mais populosos do Mundo: a China, Índia e EUA. Os países mais povoados do mundo são: Bangladesh, Holanda, Bélgica, Formosa, Porto Rico. Existem fatores condicionais para esta concentração que são: Clima favorável, presença de recursos naturais, riqueza em minérios para indústrias e riqueza em solos para agricultura. E apesar de existirem desde a Antigüidade, as cidades passam a ocupar o centro da economia e populacional somente a partir da Revolução Industrial. O processo de urbanização começa interligado à industria. A cidade atrai a população do campo devido a presença da indústria e a necessidade de mão de obra e mercado consumidor. A urbanização pode ser considerada a marca registrada do século XX. E, em decorrência dela, surgem vários problemas como, por exemplo, os ambientais. Como o ritmo de expansão da cidade é mais acelerado do que a ampliação da sua infra-estrutura, esses problemas tendem a agravar-se com o tempo, principalmente nas regiões mais pobres porque se somam a miséria, a falta de saneamento básico e a ocupação desordenada dos espaços urbanos. A perda da cobertura vegetal, provocada pela ocupação humana e industrial e pela instalação de vias de circulação, diminui a infiltração da água no solo, aumenta a impermeabilização do solo, acentua as chamadas "ilhas de calor afeta a fauna, reduz a umidade atmosférica, aumenta a erosão, acaba com os mananciais. Com isso, a cidade passa a conviver com o assoreamento de canais, rios e represas, a falta d’água, os deslizamentos de morros e as inundações constantes. A poluição do ar, causada pelas indústrias e, principalmente, pela fumaça lançada pêlos veículos, provoca doenças e intensifica o efeito estufa. O lixo doméstico e os resíduos industriais são outro problema: o lixo, além de poluição é fonte de doenças, e desperdício de matérias-primas. O lixo orgânico tem três destinos: incinerado, o que polui o ar; transformado em adubo nas usinas de compostagem; depositado em aterros sanitários, o que produz um líquido altamente tóxico, conhecido como "chorume", e o gás metano, boa fonte energética. O lixo não-orgânico pode ser reciclado por meio de coleta seletiva, e a reciclagem é uma fonte de renda, diminui o desperdício de matérias-primas e reduz a poluição. Para assegurar a melhoria da qualidade de vida em uma cidade e de sua população é necessário um desafio que não só adote uma prática político-administrativa que contemple os aspectos diretamente ligados ao meio ambiente, como efeito estufa, poluição do ar, deslizamento de morros, desmatamento, destino do lixo, falta d’água, contaminação de água e outras no mesmo sentido, mas também que se invista muito em infra-estrutura e em estratégias de desenvolvimento tecnológico, econômico, social e cultural.

VALIDO SOMENTE COM JUSTIFICATIVA ... VALIDO SOMENTE COM JUSTIFICATIVA  ... VALIDO SOMENTE COM JUSTIFICATIVA ...  VALIDO SOMENTE COM JUSTIFICATIVA ...  VALIDO SOMENTE COM JUSTIFICATIVA 



INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - De acordo com o texto responda:

1- Onde se localizam as áreas de maior concentração demográfica do mundo?
2- Qual é a diferença entre populoso e povoado?
3- Quais são os países mais populosos do mundo?
4- Quais são os países mais povoados do mundo?
5- O que facilita a concentração populacional?
6- Quando as cidades passaram a ser centro econômico e populacional?
7- Porque a população deixou o campo em direção as cidades?
8- Quais são os problemas causados pela urbanização?
9- Quais são os problemas causados pela perda da cobertura vegetal, provocada pela ocupação humana e industrial e pela instalação de vias de circulação?
10- O que causa a poluição do ar?
11- Quais são os problemas causados ela poluição do ar?
12- Quais são os destinos dados ao lixo?
13- O que é necessário para assegurar a melhoria na qualidade de vida?

                                                
Distribuição da População Rural e Urbana. Brasil  1940 / 1991
Ano
Urbana %
Rural %
1940
31,23
68,77
1950
36,16
63,84
1960
44,67
55,33
1970
55,92
44,08
1980
67,60
32,40
1991
75,47
24,53
Fonte: IBGE / 1991
14- De acordo com a tabela ao lado quando a população urbana ultrapassou a rural?

15- Assinale a alternativa que explica a tabela ao lado:

a) Devido à grande industrialização nas cidades, o período de 1940-1950 registrou as maiores taxas de crescimento da população urbana.
b) O intenso processo de modernização do campo explica o acentuado esvaziamento da população rural entre 1950 e 1960.
c) A forte industrialização registrada, no campo e na cidade, explica as taxas iguais de crescimento da população urbana e rural entres 1950 e 1960.
d) Após 1950, o processo de industrialização gerou forte migração da população do campo para a cidade, praticamente invertendo sua distribuição no final dos anos 80.

                                                   
16 -  Considerando-se a distribuição da população mundial por atividades econômicas, é incorreto  afirmar que:

      a) o setor terciário apresenta-se em expansão principalmente nos países em  desenvolvimento e desenvolvidos.
      b) em diversos países subdesenvolvidos, o número de pessoas empregadas no setor secundário vem  
      aumentando devido à existência de um processo de industrialização;
      c) os países subdesenvolvidos apresentam geralmente um setor terciário hipertrofiado;
      d) em todos os países subdesenvolvidos, de economia capitalista, o predomínio dos setores terciário e secundário       reflete o elevado poder aquisitivo da sociedade.


17- A população do Brasil é:

a) irregularmente distribuída, predominando etnicamente o negro e etariamente o velho;
b) de elevado crescimento vegetativo, elevado nível educacional e com predominância étnica do negro;
c) regularmente distribuída, predominando os brancos e etariamente o jovem;
d) de grande crescimento vegetativo, etariamente jovem e com  predominância étnica de brancos e negros.

                                                            
Taxas de Crescimento da População Brasileira
Ano
%
1950/1960
3,17
1960/1970
2,76
1970/1980
2,48
1980/1991
1,89
1995
1,32

18- Estudos recentes sobre a população brasileira explicam a situação apresentada na tabela ao lado (diminuição do crescimento da população) , como resultado da:

a) queda da taxa de fecundidade das mulheres, associada a um mínimo de programação familiar;
b) grande concentração da renda após 1970, acentuando o aumento da taxa de mortalidade infantil;
c) queda do índice de fertilidade das mulheres, nas duas últimas décadas, e o aumento da taxa de mortalidade  infantil.
c) diminuição da entrada de imigrantes associada à saída de brasileiros para o exterior, em busca de melhores condições de vida.
       
Org. Reg!s
Fonte :http://profclaugeohist.blogspot.com.br 

TEXTO e VÍDEO DE HISTORIA PARA O " SÉTIMO ANO A , B e C "

            :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::                             :::   Os alunos devem copiar ou imprimir o texto , colar no caderno ; pois os :::                             :::  alunos passarão por avaliação . Devem ainda  responder as questões     ::: 
            :::     abaixo  relativas ao assunto   . A resposta somente sera aceita               :::                             :::                                         com justificativa .                                                          :::                             :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

              PARA TER ACESSO AOS TEXTOS E VIDEOS ,  CLICK NO LINK ABAIXO ( Maio /2011 )

           http://regisper.blogspot.com.br/2011/05/resumo-sobre-reforma-protestante.html


Questão 01
No início do século XV, era crescente a insatisfação dos fiéis com a Igreja Católica na Europa, em função do comportamento dos sacerdotes e de determinadas medidas em que era flagrante o desrespeito às bases da doutrina cristã. Em consequência disso, o monge Martinho Lutero inicia um movimento conhecido como Reforma Protestante por meio da qual critica
A - a excessiva preocupação dos altos dignitários da Igreja Católica com questões relacionadas ao poder e aos bens materiais.
B - as ordens mendicantes, notadamente a dos franciscanos, por seu despojamento e valorização da natureza ao invés da alma.
C - o pensamento de Santo Agostinho, considerado excessivamente rígido nas questões morais e comportamentais dos fiéis.
D - a estrutura da Igreja Católica, que não possuía níveis hierárquicos suficientes para manter o controle sobre os cristãos.
E - a imposição dos votos de castidade, obediência e pobreza a todos aqueles que quisessem se tornar sacerdotes católicos.

EXPLIQUE : --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão 02:
A respeito do período renascentista, analise as afirmativas.
I - A partir da cultura e do conhecimento greco-romano, os renascentistas colocavam o homem como a figura central no desenvolvimento da arte e da ciência.
II - O Renascimento afetou diretamente o poder da Igreja Católica a partir da defesa da liberdade do homem, mas a Igreja reprimiu suas expressões pela Europa especialmente por meio da Santa Inquisição e do Index.
III - O pensamento renascentista colocou o homem em segundo plano e revalorizou a relação com o divino a partir da retomada do conhecimento greco-romano.
IV - O Renascimento significou um retorno ao estudo do pensamento da antiguidade clássica e uma ruptura com o mundo medieval a ponto de não haver coexistência entre, por exemplo, os deuses e deusas clássicos e os santos medievais da arte italiana.
Estão corretas as afirmativas
A - II e IV, apenas.
B - I e II, apenas.
C - III e IV, apenas.
D - I, II e III, apenas.
E - I, III e IV, apenas.
EXPLIQUE : --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão 03: 
No século XVI, a unidade religiosa da cristandade europeia é rompida em consequência da propagação da Reforma. Lutero, a principal e controvertida figura do movimento, que em 1517 lança suas 95 teses contra a Igreja, pertencia a ordem religiosa dos:
A - cistercienses
B - lazaristas
C - dominicanos
D - franciscanos
E - agostinianos.
EXPLIQUE : --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão 04:
Leia estes trechos:
I - “Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justificar”.
II - “O rei é o chefe supremo da Igreja [...] Nesta qualidade, o rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir [...] a fim de conservar a paz, a unidade e a tranquilidade do reino...”
III - “Por decreto de Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.”
A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que as concepções expressas nos trechos I, II e III fazem referência, respectivamente, às doutrinas:
A - católica, anglicana e ortodoxa.
B - luterana, anglicana e calvinista.
C - ortodoxa, luterana e católica.
D - ortodoxa, presbiteriana e escolástica.
EXPLIQUE : --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão 05:
No século XVI, nas palavras de um estudioso, “reformar a Igreja significa reformar o mundo, porque a Igreja era o mundo”. Tendo em vista essa afirmação, é correto afirmar que:
A - os principais reformadores, como Lutero, não se envolveram nos desdobramentos políticos e socioeconômicos de suas doutrinas.
B - o papado, por estar consciente dos desdobramentos da reforma, recusou-se a iniciá-la, até ser a isso obrigado por Calvino.
C - a burguesia, ao contrário da nobreza e dos príncipes, aderiu à reforma, para se apoderar das riquezas da Igreja.
D - a os cristãos que aderiram à reforma estavam preocupados somente com os benefícios materiais que dela adviriam.
E - o aparecimento dos anabatistas e outros grupos radicais são a prova de que a reforma extrapolou o campo da religião.
EXPLIQUE : --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Questão 06:
Na base das ideias defendidas por Martinho Lutero estavam:
A - A restrição da autoridade do papa a assuntos da fé e do gerenciamento das ordens religiosas.
B - A condenação ao lucro, a exploração do homem pelo homem e do domínio material exercido pela igreja de Roma.
C - O rompimento com o papa e defesa do rompimento da sujeição do homem à qualquer autoridade temporal.
D - Sua reforma da igreja não excluía todos os sacramentos, mantendo o batismo, a eucaristia e a unção dos enfermos.
E - A condenação da venda de indulgências, do culto aos santos e imagens e a crença de que a fé era um estado interior do crente e, portanto, um estado interior do crente.
EXPLIQUE : --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão 06:
A Reforma Protestante, iniciada por Lutero, foi um movimento de mudanças sociais de caráter fundamentalmente religioso, com importantes desdobramentos políticos e econômicos. No que se refere aos princípios políticos e religiosos, o luteranismo defendia a:
A - submissão da Igreja ao Estado e a valorização da fé individual;
B - implementação de políticas econômicas na Europa e a quebra da autoridade religiosa;
C - jurisdição real sobre terras da Igreja e a cobrança de impostos sobre esse patrimônio;
D - extinção das rendas feudais e a oposição às pregações morais do clero;
E - cessação do poder político-administrativo da Igreja sobre os reinos e o fim da condenação da usura.



Org : Reg!s
FONTE : WWW.GODIM.NET 







8-12-24-26-28-30-39

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

TEXTO DE HISTORIA PARA O " NONO ANO C "

            :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::                             :::   Os alunos devem copiar ou imprimir o texto , colar no caderno ; pois os :::                             :::  alunos passarão por avaliação . Devem ainda  responder as questões     :::
            :::   relativas ao assunto  ao final . A resposta somente sera aceita                  :::                           :::                                         com justificativa .                                                          :::                           ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


                                         A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - RESUMO 

Causas
A Segunda guerra mundial pode ser entendida a partir das relações internacionais, do imperialismo, do crescimento do nacionalismo e do desenvolvimento da indústria bélica. Com a crise mundial de 1929, o nacionalismo cresceu, bem como a extrema direita (os regimes totalitários).

                       ASSISTA  AOS FILMES EXPLICATIVOS

                                             




Política expansionista
Na Alemanha, com a implantação do III Reich, o Tratado de Versalhes foi desrespeitado, levando a reorganização das Forças Armadas e ao desenvolvimento da produção de armamentos. Iniciava-se então a política de expansão territorial – proclamando a necessidade de que toda a raça germânica (considerada a superior).

A expansão alemã iniciou-se em 1938 com o Anschluss, ou seja, a união da Áustria e da Alemanha. Em seguida foi anexada a região dos Sudetos ( Tchecoslováquia ). A ocupação da região foi aprovada pela Conferência de Munique ( Alemanha, Itália, França e Inglaterra). Em 1939 a Alemanha realiza um acordo com Itália e Japão – surgindo assim o EIXO ( Roma, Berlim, Tóquio).
Já o governo fascista da Itália conquistou a Abissínia (Etiópia) e a Albânia.No extremo oriente, o Japão anexava a Manchúria e outras regiões da China.


Política de apaziguamento
Enquanto os países do EIXO realizavam a expansão territorial, e colocando em risco a paz mundial, a Liga das Nações, a França e Inglaterra limitavam-se à pequenas reprimendas – procurando evitar a guerra. No entanto, a ausência de medidas mais duras só contribuíam para o fortalecimento do EIXO.

Política de neutralidade
Postura internacional adotada pelos Estados Unidos da América – muito mais preocupados em solucionar os efeitos internos da crise de 1929 – que não interferiram nas relações políticas da Europa até a guerra começar.


Política de isolamento
A União Soviética encontrava-se isolada nas relações- e decisões – políticas, pelo fato do regime comunista, imposto desde 1917. A URSS ainda acreditava que a política do apaziguamento servia para jogar a Alemanha contra ela ( exemplificada na Conferência de Munique ).

Procurando romper seu isolamento a URSS assinou um pacto de não-agressão com a Alemanha. Este pacto, denominado Ribbentrop-Molotov, atendia aos interesses da URSS, livrando-a ( inicialmente) de uma agressão alemã e conseguindo maior tempo para se preparar; beneficiava a Alemanha que evitava uma guerra em duas frentes (oriental e ocidental).
Porém, tanto comunistas quanto nazistas sabiam que o tratado teria curta duração. Garantida a neutralidade da URSS a Alemanha, em 1 de setembro de 1939 invadiu a Polônia, iniciando a Segunda Guerra.

Fases da guerra
A primeira fase da guerra foi marcada pela vitória do EIXO – de 1939 a 1941. A Alemanha adotou a Blitzkrieg – “guerra-relâmpago”- tática de operação combinanda (naval,aérea e terrestre).

A Alemanha ocupou a Polônia, Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica e França. A França, após a invasão, ficou dividida em duas áreas: uma zona de ocupação pelos nazistas e uma zona “livre”- governada pelos simpatizantes do nazismo. Em agosto de 1940 iniciou-se o ataque a Grã-Bretanha, neutralizada pela ação da RAF (força aérea britânica).
Em 1941 o EIXO recebeu apoio da Hungria, Romênia e Bulgária, houve a ocupação da Iugoslávia e da Grécia. No mesmo ano houve o desembarque da Afrikakorps (comandada por Rommel) com o objetivo de conquistar o canal de Suez. Entre os anos de 1941 a 1943 houve um período de equilíbrio entre as forças na guerra. Em junho de 1941 a Alemanha deu início à Operação Barbarossa – a invasão da União Soviética. A ofensiva nazista, inicialmente, foi vitoriosa.
Em dezembro de 1941, o Japão durante seu expansionismo pela Ásia, atacou Pearl Habor – fato que marca a entrada dos EUA no conflito.Entre 1943 e 1945 a guerra é marcada pela vitória das forças contrárias ao EIXO.
A Batalha de Stalingrado, vencida pelos comunistas, marca o início da derrocada dos nazistas; em 1944 inicia-se a Operação Overlord (Dia D) e o desembarque dos aliados na Normandia. A Itália já havia se retirado do conflito em julho de 1943. O Japão cede em 1945 após os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagazaki.

As consequências da guerra
A Segunda Guerra provocou um desenvolvimento da indústria bélica e um grande número de mortes: a União Soviética teve 20 milhões de mortos; 6 milhões de alemães; 1,2 milhões de mortos japoneses; e o extermínio de judeus, nos campos de concentração chegou a cerca de 7 milhões de vítimas.

Outra consequência foi a reunião dos aliados e da União Soviética, procurando reorganizar o mapa político alterado pela guerra. As conferências e suas principais decisões foram:
Conferência do Cairo- Realizada ainda durante a guerra (1943), reuniu Churchill (Grã-Bretanha), Roosevelt (EUA) e Chang Kai-chek (China) que discutiram o mapa da Ásia – alterado pelo Japão.
Conferência de Teerã- Dezembro de 1943 que reuniu Churchill, Roosevelt e Stalin (União Soviética). Selaram a decisão do Dia D , formularam a criação de organismo internacional para preservar a paz mundial e decidiram dividir a Alemanha em zonqas de influência.
Conferência de Ialta- Com a participação de Churchill, Roosevelt e Stalin que confirmaram a divisão da Alemanha e dividiram a Coréia em zonas de influência: o Sul controlado pelos EUA e o Norte pela União Soviética.
Conferência de Potsdam- Participação de Clement Attlee (Grã-Bretanha), Harry Truman (EUA) e Stalin. Efetivou a divisão da Alemanha em zonas de influência, a criação de um tribunal para julgar os crimes nazistas (Tribunal de Nuremberg) e estipulado uma indenização de 20 bilhões de doláres à Inglaterra, URSS, França e EUA.

Outras conseqüências:
A criação da ONU; O Plano Marshall, plano de ajuda econômica dos EUA para recuperar a economia européia. A nação que quisesse receber a ajuda deveria combater- internamente-o avanço das idéias comunistas;

A Guerra Fria, um conflito ideológico entre o capitalismo- sob a liderança dos EUA – e o comunismo, liderado pela União Soviética. A Guerra Fria foi inaugurada pela Doutrina Truman, que justificava uma intervenção militar para evitar que os comunistas chegassem ao poder em qualquer país.
Por conta guerra fria foi criada, em 1949, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e em 1955 firmado o Pacto de Varsóvia- bloco militar dos países comunistas. O primeiro conflito da Guerra Fria foi a Guerra da Coréia (1950/53) quando a URSS ajudou a Coréia do Norte a invadir a Coréia do Sul, auxiliada pelos EUA.
Houve ainda o processo de descolonização da Ásia e da África.

Org: Reg!s
Fonte:http://www.mundovestibular.com.br/articles/4379/1/SEGUNDA-GUERRA-MUNDIAL-Resumo/Paacutegina1.html


               EXERCÍCIOS        JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA

1) – O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Checoslováquia
b) a tomada do “corredor polonês” que desembocava na cidade-livre de Dantizg (atual Gdansk), pelos italianos;
c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra eda França em socorro de sua aliada, declarando guerra ao Terceiro Reich
d) a efetivação do “Anschluss”, que desmembrou a Áustria da Alemanha; e) a invasão da Polônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germano-Soviético.

2)  – Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas; b) Os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki
c) de Gaulle foi o chefe do governo de Vichy
d) com o ataque alemão a Pearl Habor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.

3) - Assinale a alternativa errada no contexto da Segunda Guerra Mundial:
a) A anexação da Albânia pelas tropas fascistas italianas
b) A invasão, pelos japoneses, de regiões chinesas de grande importância econômica;
c) A anexação da região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, pelos alemães;
d) A vitória alemã na batalha de Stalingrado, que consolidou a hegemonia nazista;
e) A crise do Corredor Polonês, que culminou com a invasão da Polônia por tropas nazistas.



4)  – O plano Marshall, assinado em abril de 1948 pelo presidente Truman:
a) isolou completamente os Estados Unidos da Europa, através do congelamento dos empréstimos que o país havia feito aos aliados durante a Segunda Guerra Mundial
b) proposto pelo general George Marshall, chefe do Estado-Maior do Exército norte-americano, visava recuperar a economia interna dos Estados Unidos, abalada pela Guerra do Pacífico
c) foi criado com a finalidade de reconstruir os países comunistas abalados pela Grande Guerra de 1939 a 1945
d) deu ênfase inicial ao fornecimento de alimentos, rações para animais e fertilizantes, com o objetivo de aumentar a produtividade agrícola
e) destinou recursos financeiros aos países europeus de pequeno porte, tendo em vista que a França, Inglaterra, Alemanha e Itália eram nações altamente desenvolvidas.